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Composição do Ambiente

Objetivo da tela:

Descreva o principal objetivo da tela.

Ao selecionar a função Manutenção de Composição do Ambiente, botão Inclui, é apresentada a janela a seguir:

 

Na tabela a seguir estão descritos os elementos dessa janela:

Permitir inserir os dados das composições de ambientes.

 

Principais Campos e Parâmetros:

...

Campo:Descrição:

Estabelecimento

Selecionar o código correspondente ao estabelecimento no qual será criada a composição do ambiente.

Informações
titleImportante:

Após a confirmação da inclusão do ambiente de risco não será permitida a alteração do código informado.

Área Segurança

Inserir o código da área de segurança.

Nota
titleNota:

Quando o parâmetro "Utiliza Área Segurança" não estiver assinalado na pasta Segurança, da função do programa Manutenção Parâmetros Medicina / Segurança (MT0004), o campo é apresentado desabilitado.

Nome

Inserir o nome do ambiente que está sendo composto.

Descrição

Inserir uma descrição detalhada do ambiente de risco.

Filtro Laudo Ambiental

Objetivo da tela:

Descreva o principal objetivo da tela.

 

Permitir inserir uma faixa de laudos ambientais, somente serão utilizados os laudos ambientais que estiverem dentro dessa faixa.



Principais Campos e Parâmetros:

...

Cópia de Ambiente de Risco

Objetivo da tela:

Descreva o principal objetivo da telaPermitir copiar o ambiente de risco para outro destino.

 

Principais Campos e Parâmetros:

...

Composição Ambiente de Risco

Objetivo da tela:

Descreva o principal objetivo da tela.

Essa janela é apresentada ao acionar o botão Incluir, localizado na Janela Manutenção Composição do Ambiente.

 

Os campos apresentados nessa janela têm a finalidade de delimitar o ambiente que está exposto aos riscos, indo do cadastro mais amplo de Plano de Lotação a Atividade.

Permitir incluir novas unidades de lotação no ambiente de risco selecionado.

 Na tabela a seguir estão descritos os elementos dessa janela:

Principais Campos e Parâmetros:

...

Campo:Descrição:

Plano Lotação

Inserir o plano de lotação em que será composto o ambiente de risco. É obrigatória a inclusão de um Plano de Lotação nesse campo, não sendo possível à seleção de múltiplos planos para definir um dos ambientes exposto a risco.

Veja mais informações na descrição do programa Manutenção Plano de Lotação (FP0800).

Unid Lotação

Inserir a unidade de lotação em que será composto o ambiente de risco. Para selecionar todas as Unidades de Lotação do Plano de Lotação basta inserir o número 0 (Zero) nesse campo.

Veja mais informações na descrição do programa Manutenção Unidade Lotação (FP0780).

Cargo Básico

Inserir o cargo básico que será relacionado ao ambiente. Para selecionar todos os Cargos da Unidade de Lotação selecionada anteriormente, basta inserir o número 0 (Zero) no campo.

A informação de Cargo é cadastrada por intermédio do programa Manutenção Cargos (CA0002), se o usuário possuir o módulo de Cargos e Salários, ou por intermédio do programa Manutenção Cargo (FP0720), caso o usuário não possua o módulo de Cargos e Salários.

Atividade Funcionário

Inserir a atividade que irá compor o ambiente de risco. Para selecionar todas as atividades do cargo, basta inserir o número 0 (Zero) no campo.

Veja mais informações na descrição do programa Manutenção Atividades (ST0011).

Laudo Ambiental

Inserir o laudo ambiental que irá controlar a composição do ambiente.

Veja mais informações na descrição do programa Manutenção Laudo Ambiental (ST0090).

Início

Inserir a data em que está sendo implementada a composição do ambiente.

GFIP

Inserir o código correspondente à Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (GFIP) referente aos riscos do ambiente informado.

Manutenção Composição do Ambiente – Pasta Cargos

Objetivo da tela:

Permitir consultar os cargos da composição do ambiente.

Informações
titleImportante:

Caso o campo Unidade de Lotação, localizado no programa Composição de Ambiente (ST0020B), estiver informado como zero (0), não será possível composições nesta pasta. Sendo assim, os botões Incluir, Modificar e Eliminar não serão habilitados.

 

Outras Ações/Ações Relacionadas:

...

Ação:Descrição:

Incluir

Quando acionado, é apresentada a janela tela Inclui / Modifica Cargos Composição (ST0020E).

Eliminar

Quando acionado, é possível eliminar o cargo selecionado.

Informações
titleImportante:

Ao acionar esse botão, o programa emite a seguinte pergunta: Confirma Exclusão do Registro?

Inclui / Modifica Cargos Composição

Objetivo da tela:

Descreva o principal objetivo da telaPermitir inserir os dados do cargo da composição do ambiente.

 

Principais Campos e Parâmetros:

...

Manutenção Composição do Ambiente – Pasta Atividades

Objetivo da tela:

Permitir consultar as atividades desempenhada pelo funcionário.

Informações
titleImportante:

Descreva o principal objetivo da tela.

Importante

Caso o campo Unidade de Lotação, localizado no programa Composição de Ambiente (ST0020B), estiver informado como zero (0), não será possível composições nesta pasta. Sendo assim, os botões Incluir, Modificar e Eliminar não serão habilitados.

 

Outras Ações/Ações Relacionadas:

...

Ação:Descrição:

Incluir

Quando acionado, é apresentada a janela tela Inclui / Modifica Atividade Composição (ST0020F).

Eliminar

Quando acionado, é possível eliminar a atividade selecionada.

Informações
titleImportante:

Ao acionar esse botão, o programa emite a seguinte pergunta: Confirma Exclusão do Registro?

Inclui / Modifica Atividade Composição

Objetivo da tela:

Descreva o principal objetivo da telaPermitir inserir os dados das atividades desempenhada pelo funcionário.

 

Principais Campos e Parâmetros:

...

Manutenção Composição do Ambiente – Pasta Funcionários

Objetivo da tela:

Permitir consultar as informações dos funcionários.

Informações
titleImportante:

Caso o campo Unidade de Lotação, localizado no programa Composição de Ambiente (ST0020B), estiver informado como zero (0), não será possível composições nesta pasta. Sendo assim, os botões Incluir, Modificar e Eliminar não serão habilitados.

 

Outras Ações/Ações Relacionadas:

...

Ação:Descrição:

Incluir

Quando acionado, é apresentada a janela tela Inclui / Modifica Funcionários Composição (ST0020G).

Eliminar

Quando acionado, é possível eliminar a atividade selecionada.

Informações
titleImportante:

Ao acionar esse botão, o programa emite a seguinte pergunta: Confirma Exclusão do Registro?

Inclui / Modifica Funcionários Composição

Objetivo da tela:

Descreva o principal objetivo da telaPermitir inserir os dados dos funcionários.

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:Descrição:

Empresa Funcionário

Selecionar o código da empresa na qual o funcionário a ser relacionado ao ambiente de risco desempenha suas atividades.

Estab Func

Selecionar o código do estabelecimento do funcionário.

Matrícula

Selecionar o código da matrícula do funcionário a ser relacionado ao ambiente de risco.

Informações
titleImportante:

Quando da confirmação das informações, caso o grupo homogêneo informado referir-se a um tomador de serviço, o sistema verifica se o funcionário informado possui histórico registrado para tomador de serviço na data informada. Caso negativo, o sistema emite a seguinte mensagem: Funcionário não está lotado no Tomador de Serviço informado.

Laudo Ambiental

Selecionar o código do laudo ambiental correspondente à composição do ambiente.

Data Início

Inserir a data de início da composição do ambiente.

GFIP

Inserir o código correspondente à Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (GFIP) referente aos riscos do ambiente informado.

Manutenção Composição do Ambiente - Pasta Riscos

Objetivo da tela:

Permitir consultar os riscos existentes no ambiente.

Informações
titleImportante:

 Os botões Modificar, Eliminar, Encerrar e Fontes não serão habilitados para os riscos eliminados por intermédio da

Janela

tela Riscos Acidente - Pasta Agente.

 

Outras Ações/Ações Relacionadas:

...

Ação:Descrição:

Incluir

Quando acionado, é apresentada a janela tela Incluir Riscos (ST0020C), por intermédio da qual é possível incluir os riscos existentes no ambiente.

Eliminar

Quando acionado, é possível eliminar o risco selecionado.

Informações
titleImportante:

Ao acionar esse botão, o programa emite a seguinte pergunta: Confirma Exclusão do Registro? 

Encerrar

Quando acionado, é encerrado o risco no ambiente.

Informações
titleImportante:

Ao acionar esse botão, o programa emite a seguinte pergunta: Deseja realmente encerrar o risco existente neste ambiente?

Ao encerrar um risco todos os funcionários que estão abaixo do cargo ou atividade terão automaticamente o risco da sua função encerrado. Sendo assim, é possível que o encerramento influencie na perda de percentuais de periculosidade ou insalubridade originários do mesmo, bem como a não realização de exames e controles necessários para a preservação.

Após ser confirmado o encerramento de um risco esse botão permanecerá desabilitado para o risco em questão.

Fontes

Quando acionado, é permitido que o usuário relacione os riscos às suas fontes geradoras.

...

Objetivo da tela:

Descreva o principal objetivo da tela.

...

Incluir Riscos - Pasta Agente

Objetivo da tela:

Descreva o principal objetivo da telaPermitir inserir os dados dos riscos existentes no ambiente.

 

Principais Campos e Parâmetros:

...

Campo:Descrição:

Laudo Ambiental

Inserir o número do laudo ambiental correspondente ao risco do ambiente.

Agente Risco

Selecionar o código do agente de risco referente ao laudo do ambiente.

Identificação

Inserir a data no qual o risco começou a compor o ambiente informado.

Eliminação

Exibe a data de eliminação do risco naquele ambiente.

Intensidade

Inserir a intensidade de exposição ao risco informado.

Informações
titleImportante:

A unidade de medida será apresentada automaticamente, pois

a mesma

ela foi previamente relacionada ao agente de risco. 

Intensidade NHO

Inserir a intensidade de exposição ao risco com agente do tipo ruído informado permitida pela Norma de Higiene Ocupacional (NHO).

Informações
titleImportante:

Esse campo será habilitado somente quando o campo Agente Risco estiver informado como Ruído.

Para cadastrar um agente de risco do tipo ruído é necessário que o campo Ruído, localizado no programa Inclui / Modifica Agente de Risco (ST0005A), esteja selecionado.

Impressão PPRA

Selecionar o tipo de intensidade a ser impressa no Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA). As opções disponíveis são:§         

  • Intensidade.
§         
  • Intensidade NHO.
Informações
titleImportante:

Esse campo será habilitado somente quando o campo Agente Risco estiver informado como Ruído. Caso contrário o mesmo permanecerá desabilitado e parametrizado como Intensidade.

Nível Ação PPRA

Quando selecionado, indica que o risco informado faz parte do nível de ação.

Informações
titleImportante:

Ao informar a intensidade / intensidade NHO serão comparadas com o percentual do limite de tolerância informado por intermédio do programa Manutenção de Controles por Agente (ST0005). Caso a intensidade / intensidade NHO for igual ou maior que o limite de tolerância esse campo será marcado automaticamente. Caso contrário esse campo será desmarcado. 

Impressão PPP

Selecionar o tipo de intensidade a ser impressa no Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP). As opções disponíveis são:§         

  • Intensidade
§         
  • Intensidade NHO
Informações
titleImportante:

Esse campo será habilitado somente quando o campo Agente Risco estiver informado como Ruído. Caso contrário o mesmo permanecerá desabilitado e parametrizado como Intensidade.

Nível Ação PPP

Quando selecionado, indica que o risco informado faz parte do nível de ação.

Informações
titleImportante:

Ao informar a intensidade / intensidade NHO serão comparadas com o percentual do limite de tolerância informado por intermédio do programa Manutenção de Controles por Agente (ST0005). Caso a intensidade / intensidade NHO for igual ou maior que o limite de tolerância esse campo será marcado automaticamente. Caso contrário esse campo será desmarcado.

Equipamento

Selecionar o código do equipamento utilizado para a medição do risco.

Técnica Utilizada

Inserir o nome da técnica utilizada para identificar o risco informado.

Tempo Exposição

Inserir o tempo diário de exposição dos funcionários do ambiente ao risco informado.

Fator Repetição

Inserir a quantidade de vezes ao dia que o funcionário fica exposto ao risco informado.

Forma Exposição

Selecionar a forma de exposição dos funcionários ao risco informado. A forma de exposição é um cálculo do sistema baseado no tempo de exposição e fator de repetição, podem ser apresentadas as seguintes formas de exposição:§             

  • Ocasional: quando selecionado, indica que o tempo de exposição é de até 30 min e sem fator de repetição.
§             
  • Habitual e permanente: quando selecionado, indica o tempo de exposição é superior a 30 min e sem fator repetição.
§             
  • Habitual e intermitente: quando selecionado, indica o tempo de exposição é superior a 30 min e com repetição.

Intervalo

Inserir o tempo de intervalo entre as exposições ao risco no ambiente informado.

Informações
titleImportante:

Esse campo será habilitado sempre que o campo Fator Repetição estiver informado como maior que um (1). 

Perc Periculosidade

Inserir o percentual de periculosidade a ser pago aos funcionários expostos ao risco informado.

Grau Insalub

Selecionar o grau de insalubridade do risco informado. As opções disponíveis são:§             

  • 10
§             
  • 20
§             
  • 40
§             
  • Inexistente

Incluir Riscos - Pasta Descrição

Objetivo da tela:

Descreva o principal objetivo da telaPermitir inserir as descrições detalhada do risco.

 

Principais Campos e Parâmetros:

...

Formação Fontes Geradoras Riscos

Objetivo da tela:

Descreva o principal objetivo da telaPermitir vincular as fontes geradoras de risco ao risco que está sendo configurado.

 

Outras Ações/Ações Relacionadas:

...

Ação:Descrição:

Vincular

Quando acionado, todas as Fontes Geradoras de Risco selecionadas no campo Fontes Geradoras de Risco são vinculadas ao risco que está sendo configurado.

Desvincular

Quando acionado, todas as Fontes Geradoras de Risco selecionadas no campo Fontes Selecionadas são desvinculadas do risco selecionado.

Implantar

Quando acionado. permite que o usuário cadastre fontes geradoras de risco, apresentando a Função no programa Manutenção Fontes Geradoras de Risco (ST0028).

Medidas

Quando acionado, permite que o usuário consulte ou realize medições para a fonte geradora de risco selecionada, apresentando a Função no programa Manutenção Medidas Diárias Fontes (ST0047).

 

Conteúdos Relacionados:

Manutenção Atividades do funcionário (ST0012)

Manutenção Laudo Ambiental (ST0090)

Manutenção Fontes Geradoras Risco (ST0028)

Função Manutenção Estabelecimento (FP0560)

Função Manutenção Plano de Lotação (FP0800)

Função Manutenção Unidade de lotação (FP0780)

Função Manutenção Cargo Básico (FP0770)

Função Equipamentos para Medição de Risco (ST0044)

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