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Ação:

Descrição:

Informações para Exportação

Quando acionado, é apresentada a tela Informações de Exportação (EX0270), na qual é possível informar os dados pertinentes ao pedido de exportação.

Informações
titleImportante:

Caso alguma informação das despesas de importação forem alteradas, na janela Informações de Exportação (EX0270), o pedido passa a apresentar situação de incompleto, sendo necessário efetuar uma nova efetivação do pedido.

Quando o sistema estiver parametrizado para efetuar a geração automática do processo de exportação, as despesas de exportação serão sugeridas conforme descrito no conceito Geração de Despesas e Impostos.

Esse botão é habilitado quando o módulo de Exportação estiver implantado e o cliente, informado para o pedido, seja estrangeiro ou trading.

Por intermédio da Função Atualização de Parâmetros Globais (CD0101), é permitido habilitar o módulo de Exportação.

Inclusão Facilitada de Pedido

Este botão possibilita a inclusão rápida de um pedido de venda assumindo campos parametrizados no cadastro de clientes. 

Copiar Pedido

Com o acionamento desse botão, é possibilitada a cópia de um pedido. Quando o cliente do novo pedido for o mesmo cliente do pedido atual, o código de entrega deverá ser o mesmo do pedido origem, e esse não poderá ser alterado. Quando o cliente do novo pedido for diferente do pedido atual, o código de entrega será o mesmo cadastrado como padrão do cliente.

Nota
titleNota:

Somente será possível efetuar a cópia de pedidos de espécie Simples, quando da cópia de pedidos, será levada em consideração as quantidades, valores e datas do pedido original. 

Suspender/

Reativar Pedidos

Com o acionamento desse botão é possibilitada a suspensão ou reativação do pedido de venda. Veja mais informações na descrição da janela Suspensão (PD4000A). 

Cancelar Pedido

Com o acionamento desse botão é cancelado o pedido de venda. Veja mais informações na descrição da janela Motivo Cancelamento (PD4000A). 

Alocação Física Manual

Com o acionamento desse botão é possibilitada a alocação dos itens referentes às entregas do pedido. Veja mais informações na descrição da janela Alocação Pedido Cliente (PD4000K).

Informações
titleImportante:

Esse botão é habilitado quando:

O pedido não estiver sendo incluso ou sofrendo manutenção;

Os parâmetros do módulo de pedidos estiverem como alocação Física/Lógica. Veja mais detalhes na descrição da Função Atualização Parâmetros Pedidos (PD0301);

Os parâmetros do usuário permitirem efetuar os alocação Física/Lógica. Veja mais detalhes na função Manutenção Permissão Usuário (CD0821). 

Despesas

Com o acionamento desse botão poderão ser incluídas novas despesas, assim como alterar ou excluir as despesas já geradas para o pedido.Ver mais informações na descrição da janela PD4000L.

Informações
titleImportante:

Caso o pedido tenha sido parametrizado para gerar as despesas automaticamente, serão apresentados na tela os relacionamentos do cliente que estiverem dentro da validade.

Caso o pedido possua uma natureza de operação de cálculo automático, e a despesa estiver parametrizada como Percentual, o sistema buscará o valor líquido da nota, aplicando o percentual de despesa sobre o mesmo. Para aquelas despesas parametrizadas como Valor, o sistema assumirá o valor informado.

Esse botão somente é habilitando quando o pais de imposto usuário for Estados Unidos.

As teclas de atalho para acionamento desse botão são: Ctrl+E.

Totalizar Pedido

Com o acionamento desse botão o pedido é totalizado. 

Efetivar Pedido

Com o acionamento desse botão, é possível completar o pedido para efetuar a efetivação do pedido de venda. Dessa forma o sistema verifica se o pedido possui itens, realiza a avaliação de crédito do cliente, dentre outras consistências e funções, calcula valores dos itens do pedido, assim como disponibiliza o pedido ou não para faturamento.

Nota
titleNota:
Quando optado pela Alocação On-Line é nesse momento que serão realizadas as alocações do pedido. 
Informações
titleImportante:

Quando o cliente for estrangeiro ou trading e na Função Parâmetros de Exportação (EX0180) estiver assinalado para gerar o processo de exportação automaticamente, é no momento do acionamento desse botão que será gerado o processo de exportação. Caso o controle de numeração do processo de exportação seja manual, será apresentada a janela Exportação, na qual será solicitado o número do processo. Caso o controle esteja parametrizado como automático, o processo receberá o número subsequente do último processo, não sendo apresentada essa janela. Para a geração do processo de processo de exportação, são utilizadas as informações previamente definidas na Função Informações de Exportação (ex0270). As despesas previstas também serão consideradas para a geração do processo de exportação.

Quando o cliente for estrangeiro ou trading e na Função Informações de Exportação (EX0270), forem informadas despesas para o pedido de venda, essas serão rateadas para os itens do pedido quando do acionamento desse botão. Informações referentes ao rateio das despesas estão descritas na Função Consulta Despesas Exportação (EX0401).

Faturamento Automático do Pedido

Com o acionamento desse botão, é possível efetuar o cálculo da nota fiscal logo após a implantação do pedido de venda, não sendo necessário sair do módulo de Pedidos de Venda.

Informações
titleImportante:
Para que possa ser efetuada essa funcionalidade é necessário que a natureza de operação do pedido seja de cálculo automático. Veja mais informações na função Manutenção de Natureza de Operação (CD0609). 

Pesquisa

Quando acionado, permite a localização do pedido de venda por intermédio da digitação do código do cliente, nome abreviado ou CGC do mesmo.

Informações
titleImportante:

Quando digitado o código do cliente ou CGC, o sistema substituirá o mesmo pelo nome abreviado, o qual é a chave de acesso ao pedido de venda.

Parâmetros

Com o acionamento desse botão, o usuário poderá definir se as despesas serão geradas de forma automática.

Informações
titleImportante:

Ao acessar a função Implantação de Pedidos, é indicado efetuar a parametrização das atualizações da Natureza de Operação e Data de Entrega, antes da manutenção de pedidos.

Rentabilidade do Pedido

Com o acionamento desse botão, é apresentada a janela Rentabilidade do Pedido (RE4000R2), na qual é possível consultar a rentabilidade do pedido, bem como a rentabilidade e situação do preço de cada item do pedido.

Informações
titleImportante:

Esse campo somente está disponível quando o controle da rentabilidade for por item do pedido, conforme definido na função Parâmetros Administração dos Preços de Venda (PR0301) e for assinalado a opção Aprovação Parcial para o Preço.

Simular Cálculo do Frete

Quando acionado, é apresentada a janela Simular Cálculo do Frete (XC0408C). Nesta tela é possível consultar as simulações.  

Informações
titleImportante:

Este botão somente é apresentado caso o sistema possua integração com o produto TMS e esteja parametrizado no setup-embarcador a opção Simular Frete.

...

Campo:

Descrição:

Cliente

Inserir o código, nome abreviado ou CNPJ do cliente do pedido de venda.

Quando informado um valor neste campo o sistema faz a busca do emitente da seguinte maneira:

  • Primeiro busca um emitente cujo nome abreviado tem o valor informado;
  • Não encontrando busca um emitente cujo CNPJ seja o valor informado;
  • Por último busca um emitente cujo código seja o valor informado. 

Pedido Cliente

Exibe automaticamente o número sequencial do pedido de venda.

Informações
titleImportante:

Esse número poderá ser alterado sempre que o usuário possui permissão, a qual deve ser previamente cadastrada por intermédio do programa "Manutenção de Permissões para Usuários (CD0821)". Quando da alteração, é possível utilizar caracteres alfanuméricos.

A sequência sugerida pelo sistema é gerada quando acionado o botão Incluir Pedido, a qual soma 1 ao número do pedido anterior, mesmo que esse número não tenha sido utilizado (cancelado ou eliminado). 

Estab Pedido

Exibe o código do estabelecimento padrão, conforme parametrização do módulo, determinado na Função Manutenção de Parâmetros de Pedidos de Venda (PD0301). Essa informação pode ser alterada no momento de implantação de cada pedido de venda. 

Espécie

Exibe a espécie do pedido de venda padrão, conforme parametrização do cliente. Ver detalhes no campo "Esp Padrão Ped Venda", pasta "Informações Gerais", função "Atualização Clientes (CD1510)", processo Preparação das Informações na Distribuição, Manual de Referência de Cadastros Gerais.

Essa informação é fornecida como padrão do cliente e pode ser alterada, no momento de implantação de cada pedido de venda.

Para habilitar este campo, deve estar ativado o campo "Espécie Pedido", pasta "Principal", função "Manutenção de Permissões dos Usuários Comerciais  (CD0821)". As opções disponíveis são:

  1. "Pedido Simples" (antigo pedido de venda de espécie Fechado): Veja o conceito "Espécie de Pedido de Venda de Pedido Simples".
  • Exige a informação de um representante.
  • Sofre avaliação de crédito conforme parametrizada no sistema.
  • Pode ser faturado no ato, ou seja, não necessita de um complemento posterior.

2.   "Programação de Entrega" (antigo pedido de venda de espécie Aberto):

  • Exclusivo para pedidos de venda com programação de entrega.

  • Não é necessário informar um representante para o pedido de venda, não havendo, neste caso, nenhuma comissão a ser paga.

  • O pedido de venda não sofrerá avaliação de crédito.

  • Utiliza a rotina de programação de entregas para complementar o pedido de venda.

Informações
titleImportante:
Os pedidos de venda de espécie "Programação de Entrega" podem ser atualizados e completados com a quantidade do item igual a zero, essa funcionalidade está descrita no conceito Item com Quantidade Zero na Programação de Entrega

3.  "Contrato de Fornecimento":

  • Não é necessário informar um representante para o pedido de venda, não havendo, neste caso, nenhuma comissão a ser paga.
  • O pedido de venda não sofrerá avaliação de crédito.
Informações
titleImportante:

Os pedidos de venda de espécie "Contrato de Fornecimento" serão faturados somente via preparação de embarques, onde é verificada na inclusão do pedido de venda que a natureza de operação não pode ser de cálculo automático.

Ver detalhes na pasta "Atualizações", função "Manutenção de Naturezas de Operação (CD0606)".

Pedido Orig

Campo destinado a informar o número do pedido de bonificação que está dando origem ao presente pedido, portanto, deverá ser inserido o número do pedido que deu origem a bonificação.

Esse campo está diretamente vinculado a utilização de uma natureza de operação definida como “bonificação”. 

Nat Operação

Exibe a natureza de operação padrão, conforme parametrização do cliente, cadastrada na função "Atualização de Clientes (CD1510)". Essa informação pode ser alterada no momento de implantação de cada pedido de venda.

Informações
titleImportante:

A natureza de operação, informada, será utilizada como padrão para os itens do pedido, a qual poderá ser alterada diretamente no item.

Quando da manutenção da natureza de operação de um pedido já cadastrado, o sistema poderá ou não exportar a alteração para os itens do pedido, conforme parametrização efetuada na janela "Parâmetros (PD4000B)", a qual é acessada por intermédio do botão Parâmetros.

Se a empresa trabalhar com canal de vendas, o sistema informará a natureza cadastrada para o canal de vendas informado.

A partir da natureza de operação informada, o sistema determina se a venda é interna (dentro do estado) ou externa (fora do estado).

Se a venda for interna, o sistema bloqueará a implantação do pedido de venda, caso o primeiro caractere da natureza de operação seja diferente de 5.

Para vendas interestaduais, haverá bloqueio se o primeiro caractere for diferente de 6.

Já no caso de uma exportação, o sistema só permitirá utilizar uma natureza 7 quando se tratar de um pedido de venda para cliente estrangeiro ou trading.

Para as naturezas que não geram faturamento, o sistema não solicitará condição de pagamento, e também não efetuará avaliação de crédito (a não ser que a natureza esteja parametrizada para remessa em consignação). Por intermédio da natureza informada no cabeçalho, o pedido de venda assumirá o código da mensagem associada a esta natureza.

Canal Venda

Exibe o canal de vendas padrão, conforme parametrização do cliente, cadastrado na função "Atualização Clientes (CD1510)". Essa informação pode ser alterada no momento de implantação de cada pedido de venda.

Ver detalhes na função "Manutenção de Canais de Venda (CD1517)" e "Atualização Clientes (CD1510)".

Informações
titleImportante:

Essa não é uma informação obrigatória no pedido de venda. No entanto, quando a empresa trabalha com canal de vendas, o mesmo é cadastrado nas funções "Manutenção de Naturezas de Operação  (CD0606)" e "Manutenção de Clientes  (CD0704)", e é informado, automaticamente, no momento do cadastro do pedido de venda.

Safra

Inserir o código da Safra a qual o pedido deve ser relacionado.

Informações
titleImportante:

Essa não é uma informação obrigatória independentemente do módulo Grãos estar implantado ou não.

Essa informação permite ao sistema efetuar a avaliação de crédito por safra.

Somente uma safra pode ser informada por pedido e após o atendimento parcial ou total, não é possível alterar a safra relacionada ao pedido.

Cond Pagto

Exibe o código da condição de pagamento padrão, conforme parametrização do cliente, cadastrado na função "Atualização de Clientes  (CD1510)". Essa informação pode ser alterada no momento de implantação de cada pedido de venda.

Informações
titleImportante:

Se a empresa trabalhar com canal de vendas, o sistema informa a condição de pagamento cadastrada para o canal de vendas, informado no pedido de venda. Portanto, quando se cadastra um cliente, é importante saber qual é a condição de pagamento mais utilizada por ele, ou seja, qual a condição de sua preferência.

Por intermédio da tabela de condições de pagamento, o sistema permite que se cadastre várias formas de pagamento, especificando, entre outras coisas, o número de parcelas, e o percentual de cada parcela. Assim, no momento da implantação do pedido de venda, o usuário poderá optar por qualquer uma das condições que foram previamente cadastradas. Caso nenhuma das condições existentes satisfaça a necessidade do cliente no momento, o usuário poderá informar uma condição de pagamento especial. Para isto, o código da condição deverá ser zero. Ao informar o código zero, o sistema habilitará a pasta "Condição de Pagamento" e permitirá que o usuário informe uma condição especial, informando datas e percentuais (ou valores) específicos para o pedido de venda em questão.

Tab

Selecionar a tabela de financiamento/juros a ser aplicada ao pedido. Com essa informação o sistema adiciona a taxa de financiamento escolhida e gera o preço original no momento em que se implanta a sequência do pedido de venda. Inicialmente o sistema apresenta a tabela de financiamento da condição de pagamento informada.

Informações
titleImportante:

Quando o tipo de preço for Preço Informado não é aplicada a taxa para a obtenção do preço original, sendo que o mesmo deverá ser informado manualmente.

Quando a condição de pagamento for uma condição especial “0”, esse campo apresenta a tabela de financiamento padrão, a qual é definida na Função Manutenção Parâmetros Pedidos (PD0301).

Ind Fin

Selecionar a sequência do índice de financiamento/juros da tabela de financiamento informada. Esse número determina qual o índice que deve ser aplicado para a correção dos preços dos itens do pedido de venda. Inicialmente esse campo apresenta a sequência do índice ou percentual de juros de financiamento de acordo com o prazo médio da condição de pagamento de pagamento informada para o pedido.

Informações
titleImportante:

Caso a empresa não faça uso de correção de preços nas vendas a prazo, deve informar "0" (zero) nesse campo. Dessa forma, o programa não corrigirá os preços dos produtos.

Quando a condição de pagamento for uma condição especial “0”, esse campo apresenta índice padrão, o qual é definido na Função Manutenção Parâmetros Pedidos (PD0301).

Tipo de Preço

Selecionar uma das opções que define o tipo de preço a ser considerado no pedido de venda implementado. As opções disponíveis são:

  • Preço Informado: Se for atribuído o preço informado, o programa habilitará o usuário a informar o preço original para a sequência que está sendo implantada. É importante saber que, neste caso, o preço não será corrigido caso haja uma alteração de preço para o item informado no pedido de venda.
  • Preço Tabela Implantação: Deve-se informar uma tabela de preços já cadastrada. Os preços não serão corrigidos caso haja alteração na tabela de preços, após a implantação do pedido de venda.
  • Preço Tabela Dia Faturamento: Caso o usuário tenha informado uma tabela de preços “tabela dia Faturamento”, os preços dos itens estarão sujeitos à alteração sempre que a tabela aplicada for alterada, e, neste caso, no momento do faturamento, serão atualizados, pela nova tabela, apenas os itens dos pedidos de venda em aberto e os pedidos de venda parcialmente atendidos, desde que os campos "Corrige Preço Pedido Aberto" e "Corrige Preço Pedido Parcial" estejam parametrizados na Função Manutenção de Parâmetros de Pedidos de Venda (PD0301).

A tabela dia faturamento informada não pode estar com o prazo de validade vencido, ou seja, deve estar ativa e ter pelo menos um item do pedido de venda ligado à tabela. 

Tab Preços

Exibe a tabela de preço padrão conforme parametrização do cliente, cadastrada na função "Atualização de Clientes (CD1510)". Esta informação pode ser alterada no momento de implantação de cada pedido de venda.

Informações
titleImportante:

Ao se informar uma tabela de preços para o pedido de venda, somente podem ser informados itens que façam parte da tabela de preços informada. Entende-se que um item faz parte da tabela de preços quando existe um preço válido cadastrado na tabela para o item e a quantidade informada na sequência.

Exemplo:   Considere que, na tabela de preços informada, um item possua o preço de 10,00 para um mínimo de 7 peças, e 9,50 para um mínimo de 14 peças. Neste caso, não será possível informar uma quantidade 6 peças, sendo que o programa bloqueará a implantação da sequência, pois não há preço válido para esta quantidade. 

Moeda

Este atributo do pedido de venda especifica em qual Moeda serão informados os preços dos pedidos de venda. Assim, se forem informados valores no pedido de venda em outra moeda, no momento do cálculo da nota fiscal, o programa converterá estes valores para a moeda de faturamento. No caso da avaliação de crédito, o sistema converterá os valores do pedido de venda para a moeda utilizada, para avaliação de crédito. A Moeda do pedido de venda somente pode ser alterada quando não for informada nenhuma Tabela de Preços, caso contrário, a moeda da tabela informada será assumida como moeda padrão. 

Moeda Fatur

Inserir a moeda utilizada para a conversão dos valores informados no pedido de venda no momento do faturamento. 

Usa Tab Descontos

Quando assinalado, indica que a tabela de descontos definida para a relação item x cliente será utilizada para a definição do desconto a ser aplicado ao total do pedido de venda.

Informações
titleImportante:
Funciona como padrão para os itens da nota, evitando assim que o usuário tenha que informar a cada item se usará a tabela de descontos e qual o desconto efetivamente cedido.

Desc Tab Preços

Exibe o percentual de descontos definido para a tabela de preços informada no pedido de venda. Este percentual é definido na função Tabela Preço (CD1508), no campo Desconto. Ver descrição do conceito "Descontos Aplicados ao Total do Pedido de Vendas" no Manual de Descontos e Bonificações. 

Desc Informado

Inserir os percentuais de descontos a serem aplicados ao total do pedido de venda.

Desc Cliente

Exibe o percentual de descontos definido para o cliente no programa "Atualização de Clientes (CD1510)". 

Dt Implantação

Exibe como data de implantação do pedido de venda a data corrente.

Dt Emissão

Exibe como data de emissão do pedido de venda a data corrente.

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