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Produto: Virtual Age

 

Ocorrência: Impressora Fiscal não realiza a impressão ou reimpressão de Cupom TEF rotina fiscal NFC-e.

 

Passo a passo:

Para impressão do cupom TEF existem diversas possibilidades que influenciam direta e indiretamente em seu funcionamento, desde o modelo da sua impressora, até configurações avançadas como configurações de DLL. Nesta base de conhecimento, será descrito alguns dos procedimentos utilizados pela equipe suporte varejo para solução desses casos, ressaltando, que existem peculiaridades que podem interferir  no resultado final do processo.
 

(OBS: Durante o processo, caso identifique algum passo em desacordo com a configuração que está verificando, realize o procedimento descrito neste documento e realize um teste de impressão).

Passo 1 - Verificação de programas ativos.

Para o funcionamento da ferramenta de impressão de cupom fiscal é necessário ter instalado em sua máquina o programa responsável pela comunicação da impressora com o sistema Virtual Age, independentemente de qual seja o programa, é necessário que o mesmo esteja ATIVO para o funcionamento adequado do sistema de impressão. A seguir, exemplo do programa Virtual Extrato e suas respectivas imagens.
 

 1.1 Virtual Extrato: Verifique se o programa está em funcionamento ou ATIVO clicando e visualizando seu ícone conforme imagem abaixo.
Para ativa-lo, encontre a pasta Virtual Extrato dentro do disco (C:) com um duplo clique no executável nomeado VIRTUAL EXTRATO o programa é será ativado.

(OBS: Certifique-se que sua versão do Virtual Extrato é a mais recente conforme imagem abaixo) Versão Atual 3.0.0.4

 

(OBS: é possível que outros programas ou aplicativos de sua máquina estejam ativos interrompendo a comunicação ou funcionamento do Virtual Extrato, como exemplo antivírus. Orientamos a desativar o Virtual Extrato e depois ativar e realizar um teste de impressão via sistema).

1.2 - Configuração do Virtual Extrato

É necessário verificar se as configurações foram realizadas corretamente, conforme base de conhecimento abaixo:

FIS0070_Configuração_Virtual_Extrato


Passo 2 - Verificando as sinalizações da impressora.

Antes de continuar as configurações, certifique-se que sua impressora está ligada, se os cabos estão corretamente instalados, se está carregada com a bobina de papel, se a bobina não está travada com impressões presas. Repare as luzes da sua impressora certifique-se se estão corretas de acordo com o modelo e marca da sua impressora.


Passo 3 - Localização da Impressora.

Dependendo do modelo de impressora ela pode estar diretamente instalada na máquina ou na rede, usar porta USB ou porta Serial. Orientamos que verifique no menu do seu sistema operacional, Dispositivos e Impressoras e certifique-se de que a impressora fiscal esteja selecionada como Impressora Padrão, para que o sistema reconheça no momento que enviar a impressão.


Passo 4 - Configurações de Parâmetros sistema Virtual Age.

Os parâmetros para impressão devem  estar de acordo com a configuração utilizada pela empresa. Os parâmetros podem ser configurados através do componente ADMFM014 Atribuição de Valor a Parâmetro por Empresa, conforme base de conhecimento abaixo:

TEF0002_Configuração_para_Imprimir_Comprovante_TEF_NFCE 

 

Passo 6 - Pasta TEF Dial.

 A pasta TEF Dial fica localizada no disco (C:) dentro desta pasta estão localizadas mais duas pastas nomeadas Resp e Req, estas pastas devem estar sempre vazias, com intuito de não interromper o processo de TEF.

 

Passo 7 - Permissões de usuário Sistema Operacional Windows na pasta Virtual Extrato.

Este procedimento consiste em configurar as permissões do usuário Windows sob a pasta Virtual Extrato, possibilitando que a pasta não trave os procedimentos do usuário.

Conforme imagem abaixo, selecione a pasta Virtual Extrato, Clique com botão secundário, Propriedades, Segurança, selecione o grupo de usuário e clique em Editar, selecione a opção permitir, aplique e clique em Ok para salvar a alteração.

 

 

(Importante: Esse procedimento alterará as configurações do sistema operacional, é de total importância que desligue o computar e a impressora e ligue-os novamente para validação das configurações).


Após a realização desses procedimentos, caso o problema com a impressão persista, entre em contato com a equipe de Suporte Varejo, relate o procedimento realizado para conhecimento do atendente.

 


 

 

Observações: