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Bloqueio de Registro / Cadastro
Produto: | Mricosiga Protheus |
Ocorrência: | Como bloquear um Registro / Cadastro |
Ambiente: | SIGAFAT |
Passo a passo: | O bloqueio de registros / cadastros no Protheus, é realizado pelo campo MSBLQL. Quando ele não existe na tabela, basta criá-lo da seguinte forma: - Acessar o Configurador SIGACFG; - Base de Dados > Dicionário > Bases de Dados > Dicionário de Dados; - Localizar e Editar a Tabela em questão - EXEMPLO SA1 - Cadastro de Clientes (Ou outro cadastro / Tabela que deseje); - Incluir > - Confirmar e Salvar em ambiente exclusivo. - Acessar o cadastro e definir o registro como bloqueado = Sim.
Importante: Este No Módulo FATURAMENTO este bloqueio impede de selecionar este cadastro em novos registros do Protheus. Como por exemplo, a inclusão do 'Cliente' (Ou do Vendedor / Transportadore / Etc.) em novos 'Pedidos de Venda'. Porém, as definições / status / histórico não são invalidados ou desconsiderados. Os registros que já foram gerados para este 'Cliente' permanecem na base e podem ser manipulados normalmente (como, por exemplo, 'faturar um Pedido' em que já contenha o 'Cliente' relacionado). O bloqueio será válido apenas para os novos registros em que tentar selecionar este cadastro - a partir do momento em que bloqueou. Obs: Vale ressaltar que, em caso de bloqueio de Cliente - SA1, o recurso adequado do Protheus que impede o faturamento de Pedidos para determinado cliente é configurar a análise automática de crédito do Protheus, que bloqueio o Pedido (na análise AUTOMÁTICA) se o Cliente estiver configurado com Risco E ou se estiver inadimplente. Detalhes em: FAT0024_Configurações_para_bloqueio_de_crédito
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Observações: | Após a criação do campo, verifique o nível do campo. Não o nível geral e sim o nível de cada módulo. O nível padrão é 9, ou seja, nível para a visualização do campo apenas para o Administrador, para que este seja visível para todos os usuários, é necessário ter o nível de cada módulo alterado. |