Histórico da Página
...
A rastreabilidade é utilizada nos cálculos do sequenciamento automático e em funcionalidades do sequenciamento manual (Gantt de operações). Esta rastreabilidade é dividida em:
Origem - seleciona Seleciona na rede gerada no consumo, todos os materiais que são consumidos pelo material selecionado.
Destino - seleciona Seleciona na rede gerada no consumo, todos os materiais que estão consumindo o material selecionado.
Na figura abaixo existem duas ordens de produção: uma Uma para produção do item A (OPP 1) e outra para produção do H (OPF 2). A ordem de produção do item A está consumindo a ordem do item H. Para exemplo, todos os itens possuem três operações (10, 20 e 30) conforme apresentado para o item B.
...
Neste exemplo, partindo do item C, serão considerados itens destino todos aqueles que estão consumindo este material, ou seja, o A e o B. Os itens origem são todos os utilizados para o processo de fabricação do item B, ou seja, C, J, I, H, L e a rede da ordem que está produzindo o H (J, F, D, G).
Cálculo da Data de Início Mais Cedo:
...
Se a operação for a primeira operação da rede, a data/hora de início mais cedo será a maior entre a data/hora de referência do cenário e as datas/hora dos materiais que atendem a operação.
...
Nota | ||
---|---|---|
| ||
Na fase de Explosão, por não haver ainda a alocação da operação para um centro de trabalho, no cálculo da data/hora mais cedo não será considerado o turno de exceção para o GM. Outros fatores que influenciam a data de início mais cedo são: |
...
As ordens de produção firmes de subconjuntos e os tempos das operações e a rede PERT. |
Rede PERT e seus atributos:
A rede PERT e seus atributos (overlap, lote de transferência e tempo de transporte) , são considerados nos cálculos de datas da rede de operações.
Existem duas formas de cálculo das datas:
Cálculo Forward: utilizada Utilizada para cálculo da Data Mais Cedo.
Cálculo Backward: utilizada Utilizada para cálculo da Data Mais Tarde.
O cálculo Forward consiste em percorrer a rede de operações iniciando pelas matérias-primas, seguindo pelas operações na sequência em que as mesmas são executadas, subindo os níveis dos semidos semi-elaborados até chegar ao produto final. Ao final, aplica-se ainda o pulmão de expedição do produto.
O cálculo Backward percorre o caminho contrário: partindo da data de entrega do produto, é descontado seu pulmão de expedição. Desce a rede de operações da última até a primeira operação, percorrendo desde o produto final passando pelos pelos semi-elaborados e determinando em última instância a data de necessidade das matérias-primas.
...
Mais acima na rede, a operação 10 do item 2887 tem a Data início mais Cedo de 13/10 às 13:20, pois ela consome vários materiais (CI000877, CI000967, etc.entre outros) e o último material a ficar disponível é o CI000973, justamente neste horário. Após os tempos para execução das operações 10 e 20, o item 2887 é concluído em 16/10 às 10 horas. Aplicando o pulmão de expedição de 24 horas (ou 3 dias devido a turno de 8 horas), a data reprogramada de entrega da ordem é 21/10 às 10:00 (isso porque os dias 17 e 18/10/2009 são dias não úteis).
...
Mais abaixo na rede temos a operação 10 do item CI000973, que possui data mais tarde de 24/11 as 08:37. Para que essa operação possa iniciar, o fabricado CI001035 deve estar disponível neste mesmo horário. Assim, a operação 10 do item CI001035, que como já verificamos possui 3 horas de duração, deve iniciar as 23/11 as 15:37.
Rede PERT: a A rede PERT indica a interdependência entre as operações, ou seja, para iniciar uma operação quais operações anteriores devem estar concluídas (ou quando houver sobreposição, executadas até esse ponto).
...