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...

Campo:

Descrição:

Atualização da Natureza de Operação

Qual a reação do sistema quando ocorre a atualização da natureza de operação no cabeçalho do pedido.

Nota
titleNota:

As opções disponíveis são:

  • Não atualizar itens: Indica que quando a natureza de operação do pedido de venda for alterada, esta não será atualizada nos itens do pedido.
  • Atualizar itens com a mesma referência: Indica que quando a natureza de operação for alterada, todos os itens do pedido de venda que possuírem natureza de operação igual a natureza original do pedido de venda serão atualizados.
  • Atualizar todos os itens: Indica que quando a natureza de operação for alterada, todos os itens do pedido serão atualizados com a nova natureza.
Atualização do Local de Entrega

Qual a reação do sistema quando da atualização do local de entrega.

Nota
titleNota:

As opções disponíveis são:

  • Não atualizar itens: Indica que os Itens do Pedido não sofrerão alteração se o Local de Entrega do Pedido de Venda for alterado.
  • Atualizar itens com o mesmo local: Indica que ao alterar o local de entrega do cabeçalho do Pedido de Venda, os itens que possuírem local de entrega igual ao local de entrega original do pedido de venda serão atualizados.
  • Atualizar todos os itens: Indica que em caso de alteração do local de entrega do cabeçalho do Pedido de Venda, todos os itens do pedido serão atualizados.
Atualização da Tabela de Preço

Qual a reação do sistema quando ocorre a atualização da tabela de preço.

Nota
titleNota:

As opções disponíveis são:

  • Não atualizar itens: Indica que independentemente do tipo de preço do pedido, qualquer alteração na tabela de preço do cabeçalho do pedido não influenciará os itens dele. Apenas a tabela de preço do cabeçalho do pedido será alterada.
  • Atualizar itens com a mesma tabela: Indica que independentemente do tipo de preço, apenas os itens que possuem a mesma tabela de preço original do cabeçalho do pedido serão alterados. Se o pedido tiver o tipo de preço "informado", apenas a tabela de preço do item será alteradoalterada, caso contrário, tabela de preço e o preço original dos itens serão alterados. Essa regra vale também para o parâmetro "Atualizar todos os itens".
  • Atualizar todos os itens: Indica que independente independentemente do tipo de preço, todos os itens serão alterados, mesmo aqueles que não possuírem tabela de preço.
Tabela de Preço

Independente Independentemente do tipo de preço do cabeçalho do pedido, na atualização da tabela de preço, o valor do campo "Desconto Tab Preços" deverá ser alterado ou não conforme a nova tabela informada.

Nota
titleNota:
Apenas se a opção "Não atualizar itens" estiver marcada, esse campo fica desabilitado.
Mensagem

O código da mensagem deve ou não ser atualizado quando alterada a natureza de operação.

Destino da Mercadoria

O campo “Destino da Mercadoria”, será atualizado ou não quando da manutenção do código da natureza de operação.

Atualização da Data de Entrega

Qual a reação do sistema quando ocorre a atualização da data de entrega do pedido de venda.

Nota
titleNota:

As opções disponíveis são:

  • Não altera itens: Indica que se a data de entrega do pedido de venda for alterada, esta não será atualizada nos itens do pedido.
  • Atualizar itens com a mesma data: Indica que se a data de entrega for alterada no cabeçalho do pedido de venda, todos os itens do pedido com data de entrega original do pedido de venda serão alterados para a nova data informada.
  • Atualizar todos os itens: Indica que se a data de entrega for alterada no cabeçalho do pedido de venda, todos os itens do pedido serão atualizados com a nova data.
Implantação de Pedidos com Itens

O sistema deve ou não consistir a implantação de pedidos com itens que não possuem a relação Item x Cliente previamente cadastrada.

Nota
titleNota:
Caso não exista relacionamento, o mesmo pode ser efetuado por intermédio da função Atualização Itens Cliente.
Relação Item x Cliente

O sistema deve ou não gerar a relação Item x Cliente quando essa não estiver cadastrada.

Atualização da Unidade de Negócio

A reação do sistema quando da atualização da unidade de negócio.

Nota
titleNota:

As opções disponíveis são:

  • Não atualizar itens: Indica que se a unidade de negócio do pedido de venda for alterada, esta não será atualizada nos itens do pedido.
  • Atualizar itens com a mesma data: Indica que se a unidade de negócio for alterada no cabeçalho do pedido de venda, todos os itens do pedido com a unidade de negócio original do pedido de venda serão alterados para a nova unidade de negócio informada.
  • Atualizar todos os itens: Indica que se a unidade de negócio for alterada no cabeçalho do pedido de venda, todos os itens do pedido serão atualizados com a nova unidade de negócio.

...

Objetivo da tela:

Selecione o papel a ser considerado para inclusão de itens no pedido:

...

Campo:

Descrição:

Número do Pedido

Número do pedido do cliente.

Nota
titleNota:

O número do pedido pode ser utilizado caracteres alfanuméricos. Inicialmente esse campo exibe automaticamente o número sequencial do pedido de venda. Esse número é sugerido pelo sistema adicionando 1 ao número do pedido anterior, mesmo que esse número não tenha sido utilizado (cancelado ou eliminado). Caso o usuário não tenha permissão para alterar o número do pedido do cliente, será considerado o número sequencial sugerido pelo sistema. Essa informação somente pode ser alterada antes do pedido ser salvo e antes da inclusão de itens para o pedido.

Estabelecimento

Estabelecimento no qual o pedido será implantado.

Nota
titleNota:
Inicialmente, o sistema exibe o código do estabelecimento padrão para implantação de pedidos, conforme parametrização efetuada na Função Manutenção de Parâmetros de Pedidos de Venda (PD0301). Essa informação não está disponível para o papel cliente.
Espécie

Espécie de pedido implantado. 

Nota
titleNota:

Inicialmente, o sistema exibe a espécie padrão do pedido de venda, conforme parametrizado no campo Esp Padrão Ped Venda, da Atualização Clientes - CD1510. As opções disponíveis são:

  • Pedido Simples: São os pedidos de venda sem programação de entrega, ou seja, são os pedidos de venda sem um contrato de fornecimento. É o tipo de pedido de venda no qual cada sequência do pedido de venda possui apenas uma data de entrega.
  • Programação de Entrega: São pedidos de venda que podem ser implantados com quantidades e datas de entrega simuladas, em virtude de haver uma frequência de atendimento e quantidades preestabelecidas pelo cliente, por intermédio de uma programação de entregas. Para essa espécie de pedido cada sequência pode ter mais de uma data de entrega.
  • Contrato de Fornecimento: Essa espécie de pedido tem no geral o mesmo tratamento que a espécie de pedido de venda de Programação de Entrega. A diferença está na forma de utilização das quantidades das entregas. No pedido cuja espécie seja Programação de Entrega, as mesmas se encontram sumariadas no item do pedido de venda, enquanto que o pedido de venda de espécie Contrato de Fornecimento as quantidades das entregas são controladas por entregas e não sumariadas nos itens do pedido de venda.
Informações
titleImportante:

Os pedidos de venda de espécie de Contrato de Fornecimento serão faturados somente via preparação de embarques, onde é verificada na inclusão do pedido de venda que a natureza de operação não pode ser de cálculo automático. Ver detalhes na pasta Atualizações, Manutenção de Naturezas de Operação - CD0606. Essa informação não está disponível para o papel cliente.

Natureza de Operação

Natureza de operação do pedido de venda.

Nota
titleNota:

Inicialmente, o sistema exibe a natureza de operação padrão do cliente, conforme na Atualização de Clientes - CD1510. Para a natureza de operação, existem algumas considerações importantes, conforme a seguir:

  1. A natureza de operação, informada nesse campo, será utilizada como padrão para os itens do pedido, podendo ser alterada diretamente no item.
  2. Quando da manutenção da natureza de operação de um pedido já cadastrado, o sistema poderá ou não exportar a alteração para os itens do pedido, conforme parametrização efetuada na tela de Parâmetros - PD4000B. Essa parametrização pode ser efetuada com o acionamento do botão Parâmetros, da tela Manutenção Pedidos - PD4050.
  3. A partir da natureza de operação informada, o sistema determina se a venda é interna (dentro do estado) ou externa (fora do estado).
  4. Se a venda for interna, o sistema bloqueará a implantação do pedido de venda, caso o primeiro caractere da natureza de operação seja diferente de 5.
  5. Para vendas interestaduais, haverá bloqueio se o primeiro caractere for diferente de 6.
  6. Já no caso de uma exportação, o sistema só permitirá utilizar uma natureza 7 quando se tratar de um pedido de venda para cliente estrangeiro ou trading.
  7. Para as naturezas que não geram faturamento, o sistema não solicitará condição de pagamento, e também não efetuará avaliação de crédito (a não ser que a natureza esteja parametrizada para remessa em consignação).
  8. Por meio da natureza informada no cabeçalho, o pedido de venda assumirá o código da mensagem associada a esta natureza, conforme parametrizado por intermédio da Manutenção de Natureza de Operação - CD0606.
 

Canal de venda do pedido de venda.

Nota
titleNota:
Inicialmente, o sistema exibe o canal de vendas padrão da natureza de operação informada. Caso na Manutenção de Natureza de Operação - CD0606 não tenha sido informado o canal de vendas da natureza, será considerado o canal de vendas definido para o cliente conforme parametrização efetuada na Atualização Clientes - CD1510. O canal de vendas não é uma informação obrigatória para a implantação do pedido de venda. Essa informação não está disponível para o papel cliente.
 Data Data Implantação

Data de implantação do pedido.

Nota
titleNota:
Inicialmente, o sistema exibe a data atual. Essa informação não está disponível para o papel cliente.
Data Emissão

Data de emissão do pedido.

Nota
titleNota:
Inicialmente, o sistema exibe a data atual. Essa informação não está disponível para o papel cliente.
Data Preço Flutuante

Data base do preço flutuante.

Nota
titleNota:
Esta informação será utilizada na formação do preço de venda, no momento da implantação do item no pedido de venda, quando for utilizado o conceito de Preço Flutuante. Este campo somente será apresentado se o módulo Grãos estiver implantado.
Tipo de Pedido

Tipo de pedido.

Nota
titleNota:
Esse é um campo livre para classificação/indicação própria do usuário. Essa informação não está disponível para o papel cliente.
 

Prioridade do pedido de venda, a qual pode variar de 0 a 99.

Nota
titleNota:
Inicialmente, o sistema exibe a prioridade de menor importância que é 99. Com esse atributo, é possível estabelecer quais pedidos de venda devem ser alocados primeiro no estoque, nos casos em que haja insuficiência de saldo, para atender a todas as ordens. Já no Pré-Faturamento e no cálculo de notas, a opção “digita” dos programas possibilitará a verificação dos pedidos de venda segundo a prioridade cadastrada, porém, o usuário não é obrigado a seguir a sequência de faturamento apresentado pelo programa. Essa informação não está disponível para o papel cliente.
ContatoNome da pessoa de contato no cliente.
Contato Cliente

Nome do cliente para o qual a mercadoria será enviada a título de remessa triangular.

Nota
titleNota:
Esse campo somente é habilitado quando a natureza de operação indicar operação triangular.
Destino

Destino das mercadorias do pedido.

Nota
titleNota:

As opções disponíveis são:

  • Comércio/Industria: Determina que a base de cálculo de ICMS será composta somente pelos valores da mercadoria.
  • Consumo Próprio/Ativo: Determina que a base de cálculo do ICMS será o valor mercadoria acrescido do IPI.
 Safra

Safra que será relacionada ao pedido.

Nota
titleNota:
Esse campo somente é habilitado se o módulo Grãos estiver implantado e se o usuário possuir permissão ao campo.
ContratoContrato que será relacionado ao pedido.

...

Campo:

Descrição:

Tipo de Preço

Tipo de preço a ser considerado para implantação dos itens do pedido de venda.

Nota
titleNota:

As opções disponíveis são:

  • Informado: Determina que o preço original do item deverá ser informado manualmente. É importante saber que, nesse caso, o preço não será corrigido caso haja uma alteração de preço para o item informado no pedido de venda, mesmo que uma tabela de preço tenha sido usada como referência.
  • Tabela Implantação: Determina que o preço original do item é gerado automaticamente conforme a tabela de preços, tabela de financiamento e índice de financiamento selecionados. Nessa opção o preço original não será corrigido caso haja alteração na tabela de preços, após a implantação do pedido de venda.
  • Tabela Dia Faturamento: Determina que o preço original do item é atualizado automaticamente conforme a tabela de preços, tabela de financiamento e índice de financiamento selecionados. Nessa opção, os preços dos itens estarão sujeitos à alteração sempre que a tabela aplicada for alterada, e, nesse caso, no momento do faturamento, serão atualizados, pela nova tabela, apenas os itens dos pedidos de venda em aberto e os pedidos de venda parcialmente atendidos, desde que os campos Corrige Preço Pedido Aberto e Corrige Preço Pedido Parcial, da Manutenção de Parâmetros de Pedidos de Venda - PD0301, estejam assinalados. A tabela dia faturamento informada não pode estar com o prazo de validade vencido, ou seja, deve estar ativa e ter pelo menos um item do pedido de venda ligado à tabela.
  • Preço Flutuante: Determina o cálculo de preço flutuante no momento da implantação do pedido de venda e a divisão das duplicatas por família de materiais e taxa de pontualidade. Esta opção somente será apresentada se o módulo Grãos estiver implantado.
Tabela de Preços

Tabela de preços a ser considerada para a geração do preço original dos itens do pedido.

Nota
titleNota:

Quando o módulo Administração de Preços estiver implantado, inicialmente esse campo apresenta a tabela de preços padrão (PD0309), considerando as informações do cabeçalho do pedido para determiná-la. Não existindo registros de acordo com as características do cabeçalho do pedido, será considerada a natureza definida na Manutenção de Canais de Cliente - CD1521, não encontrada, considera a natureza da Atualização de Clientes - CD1510, não encontrada, considera a natureza definida na Atualização Parâmetros Pedidos - PD0301. Caso o módulo de Administração de Preços não esteja implantado, inicialmente esse campo apresenta a tabela de preço padrão do cliente conforme determinado na Atualização de Clientes - CD1510. Ao se informar uma tabela de preços para o pedido de venda, somente podem ser informados itens que façam parte da tabela de preços informada. Entende-se que um item faz parte da tabela de preços quando existe um preço válido cadastrado na tabela para o item e a quantidade informada na sequência. Exemplo: Considere que, na tabela de preços informada, um item possua o preço de 10,00 para um mínimo de 7 peças, e 9,50 para um mínimo de 14 peças. Nesse caso, não será possível informar uma quantidade 6 peças, sendo que o programa bloqueará a implantação da sequência, pois não há preço válido para essa quantidade.

Moeda

Moeda utilizada para informação dos preços dos itens do pedido de venda.

Nota
titleNota:

Dessa forma, se forem informados valores no pedido de venda em outra moeda, no momento do cálculo da nota fiscal, o programa converterá esses valores para a moeda de faturamento. No caso da avaliação de crédito, o sistema converterá os valores do pedido de venda para a moeda utilizada, para avaliação de crédito. A Moeda do pedido de venda somente pode ser alterada quando não for informada nenhuma Tabela de Preços, caso contrário, a moeda da tabela informada será assumida como moeda padrão.

Data Preço Flutuante

Data base do preço flutuante.

Nota
titleNota:

Esta informação será utilizada na formação do preço de venda, no momento da implantação do item no pedido de venda, quando for utilizado o conceito de   Preço Flutuante. Este campo somente será apresentado se o módulo Grãos estiver implantado.

Tabela Descontos

Se deve ou não ser usada a tabela de descontos para a pesquisa dos descontos a serem aplicados ao valor total dos itens do pedido.

Nota
titleNota:

Quando o módulo Descontos e Bonificações estiver implantado serão considerados os descontos definidos na Manutenção de Tabela de Descontos - CD1558. Caso contrário, serão considerados os descontos da Manutenção de Descontos - CD1518. A aplicação de descontos está descrita no conceito Descontos Aplicados ao Pedido de Venda Utilizando a Tabela de Descontos.

Percentual Desconto Tabela

Percentual de desconto da tabela de preços.

Nota
titleNota:

Inicialmente, esse campo exibe o percentual de desconto por quantidade vendida do item, conforme definido na Atualização Tabelas Preços - CD1509, quando informada uma tabela de preços para o pedido de venda.

Percentual Desconto Item

Percentuais de desconto para os itens do pedido de venda.

Nota
titleNota:

Esse campo permite que seja informado mais de um percentual de desconto. Para isso, é necessário que os percentuais sejam concatenados pelo sinal algébrico de adição (exexemplo: 5+3,5+2), os quais serão aplicados em forma de cascata ao total do valor do item do pedido de venda. O conceito Descontos Aplicados ao Item do Pedido de Venda apresenta mais detalhes pertinentes a aplicação desses descontos.

Percentual Desconto Cliente

Percentual de desconto do cliente a ser aplicado ao pedido.

Nota
titleNota:

Inicialmente é apresentado o desconto conforme definido na Atualização de Clientes - CD1510.

...

Campo:

Descrição:

Sequência Condição Pagamento

Sequência da condição de pagamento. 

Nota
titleNota:

O sistema inicialmente sugere uma numeração sequencial.

Tipo Vencimento

Tipo de vencimento da condição de pagamento.

Nota
titleNota:

As opções disponíveis são:

  • Dias da Data.
  • À vista.
  • Antecipado.
  • Contra entrega.
  • Fora dezena.
  • Fora quinzena.
  • Fora mês.
  • Fora semana.
  • Apresentação.
Data Vencimento

Data de vencimento da sequência da condição de pagamento.

Nota
titleNota:

Caso se opte em informar o vencimento por data de vencimento, esse critério deve ser seguido para as demais parcelas do pedido. Ao optar por data de vencimento não deve ser informado dias da data.

Dias Vencimento

Número de dias dia do vencimento da sequência da condição de pagamento.

Nota
titleNota:

Caso se opte em informar o vencimento por dias dia do vencimento, esse critério deve ser seguido para as demais parcelas do pedido. Ao optar por dias do vencimento não deve ser informada a data de vencimento.

Percentual Pagamento

Percentual de pagamento a ser considerado para a parcela.

Nota
titleNota:

A soma dos percentuais de todas as parcelas deve ser igual a 100%. Caso se opte em informar as parcelas em percentual, esse critério deve ser seguido para as demais parcelas do pedido. Ao optar por percentual para as parcelas, não deve ser informado o valor das parcelas.

Valor Pagamento

Valor de pagamento a ser considerado para a parcela.

Nota
titleNota:

A soma dos valores de todas as parcelas de ser igual ao total do pedido. Caso se opte em informar as parcelas em valor, esse critério deve ser seguido para as demais parcelas do pedido. Ao optar por informar o valor para das parcelas, não deve ser informado o percentual das mesmas.

ObservaçãoObservações pertinentes a à condição de pagamento especial cadastrada.

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Objetivo da tela:

Definir as informações complementares.

Nota
titleNota:

A definição dos complementos do pedido somente estão disponíveis está disponível para os papéis Implantador de Pedido e Analista de Pedidos. Não está disponível para os papeis cliente e representante de vendas.

Essa opção somente está disponível para os papeis Implantador de Pedido e Analista de Pedidos. Não está disponível para o papel cliente.

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Objetivo da tela:

Cadastrar as observações do pedido, de acordo com os respectivos assuntos.

Nota
titleNota:

A opção de definição das observações de Redespacho e Condição de Pagamento não estão disponíveis está disponível para o papel Cliente.

Pedido Avançado - Antecipações

...

Campo:

Descrição:

Pagamento Antecipação

Determinar se o cliente já efetuou o pagamento de antecipações para o pedido ou não vai efetuar antecipação.

Nota
titleNota:

Caso o cliente já tenha efetuado um pagamento antecipado à empresa, o sistema permite que se informe o valor que foi antecipado. De posse dessa informação, o faturamento, no momento de gerar as duplicatas que darão origem aos títulos no contas a receber, utilizará o código de antecipado para a duplicata. Assim, quando for gerado o titulotítulo, já se saberá que o mesmo ele possui uma antecipação no contas a receber, cabendo ao usuário do módulo proceder a atualização manual do titulo título e da antecipação correspondente. Quando se fatura parcialmente um pedido de venda cujo valor da nota seja inferior ao antecipado, o sistema gera a duplicata com código de antecipado e altera o valor antecipado no pedido de venda deixando apenas o saldo não utilizado. Como o faturamento prevê a possibilidade de junção de pedido de venda, mas não possui histórico para informar de quais pedidos de venda foram adquiridos os valores de antecipação, no caso de haver cancelamento de uma nota com antecipação, o valor antecipado não será reincorporado no pedido de venda, sendo que tal procedimento deve ser realizado manualmente. Porém, a janela para cadastrar essa informação fica habilitada quando o referido parâmetro estiver assinalado.

Data / Valor Antecipação

Datas e os valores das antecipações.

Nota
titleNota:

Esses campos somente são habilitado quanto habilitados quando indicado que o pedido possui antecipação.

Observação

Observações pertinentes as antecipações.

Nota
titleNota:

Esse campo somente são é habilitado quanto quando indicado que o pedido possui antecipação.

...

Campo:

Descrição:

Representante

Representante indireto a ser relacionado ao pedido.

Percentual de Comissão

Percentual de comissão do representante.

Nota
titleNota:

A comissão é definida por item do pedido, o conceito Cálculo do Percentual de Comissão dos Representantes descreve maiores detalhes pertinentes ao cálculo do percentual de comissão.

Percentual Comissão

Percentual da comissão a ser creditado, ao representante do pedido de venda, no ato de emissão de título resultante de venda.

Nota
titleNota:

Se para um representante foi especificado 10% de comissão sobre as vendas e, se o percentual da comissão, a ser creditado na emissão, foi de 50%, o direito efetivo do representante, nesse momento, corresponde a 5% sobre o valor do titulo título (isto é: 10% x 50% = 5%), os restantes 50% de comissão serão creditados por ocasião do pagamento do título. Supondo-se que, em uma nota de R$ 10.000,00 cuja base de cálculo seja R$ 9.400,00, o percentual de comissão 1%, e a comissão na emissão seja 45%, tal representante tem o direito a uma comissão total de 94,00, sendo que, na emissão do titulotítulo, o representante receberá 45% desse valor que corresponde a R$ 42,30.

Liberação Pagamento

Tipo de liberação do pagamento da comissão.

Nota
titleNota:

As opções disponíveis são:

  • Padrão.
  • Final Processo Exportação.
  • Após Liquidação do Último Título.

Esse campo somente está disponível para os papeis Implantador de Pedido e Analista de Pedidos.

Base Cálculo

Tipo de base para cálculo de comissão.

Nota
titleNota:

As opções disponíveis são:

  • Valor FOB.
  • Valor INCOTERM Negociada.

Esse campo somente está disponível para os papeis Implantador de Pedido e Analista de Pedidos.

Comissão Representante

Tipo de comissão do representante.

Nota
titleNota:

As opções disponíveis são:

  • Nenhum.
  • A Receber.
  • Conta Gráfica.
  • Faturada.

Esse campo somente está disponível para os papeis Implantador de Pedido e Analista de Pedidos.

...

Objetivo da tela:

Faturar os pedidos de venda.

Nota
titleNota:

Para que possa ser efetuada essa funcionalidade é necessário que a natureza de operação do pedido seja de cálculo automático. Veja mais informações na Manutenção de Natureza de Operação - CD0606. Esse botão somente está disponível para os papeis Implantador de Pedido e Analista de Pedidos. Não está disponível para os papeis cliente e representante de vendas.

Essa opção somente está disponível para os papeis Implantador de Pedido e Analista de Pedidos. Não está disponível para os papeis cliente e representante de vendas.

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