Páginas filhas
  • 3309 - Configuração e Apuração de Campanha - DR

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Configurar Campanha

Configurar Campanha

  • Tipo Meta: refere-se meta que fará parte da apuração de campanha. Ao selecionar um tipo de meta serão apresentados os critérios disponíveis para o tipo de meta selecionado;
  • Critério: refere-se ao que será apurado para a meta selecionada;

    Observação: as opções disponíveis nesta lista dependem do tipo de meta selecionada no atributo Tipos de Metas. Deste modo, as opções Clientes Positivados Previsto e % Clientes Positivados Previsto não estarão disponíveis para o tipo de meta I – Por Cliente; da mesma forma que a opção Mix Previsto não estará disponível para o tipo de meta P – Por Produto e a opção % Inadimplência apenas estará disponível para o tipo de meta M – Mensal.

  • Tipo de Meta/Critérios: exibe as combinações de tipos de metas e critérios selecionadas para apuração de campanha.

    Observação: setas >> (incluir todos os critérios para a meta selecionada, sendo obrigatório selecionar pelo menos uma (1) meta) ou > (incluir o par "meta-critério" selecionado nas listas de seleção à esquerda para a lista de seleção à direita, sendo obrigatório selecionar uma (1) meta e um (1) critério).

Apurar Campanha 

Apurar Campanha
  • Filial: filial para apuração da campanha. Ao apurar a campanha, caso exista mais de uma empresa informada, é realizada a apuração separadamente para cada filial.
  • Tipo Apuração: refere-se ao tipo de emissão de relatório de apuração de campanhas: Conferência ou Definitivo;

    Observação: a opção Conferência permite consultar a apuração da campanha. Já a opção Definitivo finaliza a campanha registrando os resultados da campanha internamente, onde somente será ativada caso a permissão 2 - Acesso a emitir apuração de campanhas definitiva da rotina 530 - Permitir Acesso a Rotina esteja selecionada. Caso seja marcada, a opção Gerar vales dos valores apurados será habilitada, ou seja, gerar vales para os RCAs com base nos valores apurados em campanha.

  • Apurar Por: exibe as opções por Supervisor ou RCA´s;
  • Supervisor: exibe o supervisor cadastrados na rotina 516 - Cadastrar Supervisor ou RCA cadastrados na rotina 517 - Cadastrar RCA), conforme definido no campo Apurar por. Ao selecionar um supervisor serão disponibilizados somente os RCA’s associados ao supervisor em questão;

Apurar Campanha por Efetividade

Apuração por Efetividade

Exibe os campos:

  • Filial - Para apuração da campanha;
  • Metas - a serem apuradas
  • Período de Faturamento .

 

 

Expandir
titleValidações Gerais

 

Gravação de histórico e geração de vales

Informações Adicionais

Seguem algumas definições relevantes das colunas da planilha da tela Apurar Campanha:

  • Tipo de Premiação: exibe o tipo de premiação indicada na faixa de pontuação;
  • Tipo de Meta: exibe o tipo de meta apurada ( M – Mensal, D – Departamento, S – Seção etc.);
  • Item Analisado: exibe o código e descrição do item ao qual a meta se refere (código e descrição do departamento para meta por departamento, código e descrição do ramo de atividade para meta por ramo de atividade, código e descrição de meta mensal para meta mensal etc);
  • Critério: exibe o nome do critério analisado (exemplo: Valor de Venda Previsto, Quantidade de Venda Previsto, Volume Previsto, etc);
  • Previsto: exibe o valor previsto para meta e critério indicado no cadastro da meta;
  • Realizado: exibe o valor realizado para o item analisado conforme critério pelo RCA no período de apuração com base no faturamento abatendo as devoluções;
  • % (percentual): exibe o percentual que indica quanto da meta foi alcançado (Realizado/Meta x 100);
  • Realizado: exibe o valor realizado para o item analisado conforme critério pelo RCA no período de apuração com base no faturamento abatendo as devoluções;
  • Prêmio: exibe a premiação à qual o RCA tem direito conforme as faixas de pontuação cadastradas para o item analisado no tipo de meta e critérios indicados, onde:

    - PT – Pontos: Prêmio: quantidade de Pontos registrada na faixa onde o % (realizado/previsto) está compreendido entre o início e o final da faixa.

    Observação: caso o prêmio seja configurado na meta como pontos (opção: PT), então a apuração obtida, cuja premiação é baseada em pontos, não poderá dar origem a um vale para o RCA, pois o prêmio não está em valor de moeda. Neste caso, essa rotina não vai gerar os vales automaticamente para as metas configuradas com prêmios em pontos.

    - VL – Valor: Prêmio: quantidade de Pontos registrada na faixa onde o % (realizado/previsto) está compreendido entre o início e o final da faixa;
    - FC - Percentual (%) sobre o Faturamento Líquido do RCA para este Critério (Departamento, Seção, Ramo de Atividade) no mês: Prêmio: (Quantidade de Pontos/100) x Faturamento Líquido do RCA (abatendo-se devoluções) para o item analisado, onde a quantidade de pontos é aquela registrada na faixa onde o % (realizado/previsto) está compreendido entre o início e o final da faixa. Ou seja, se o item analisado é o departamento X, será o percentual de pontos aplicado sobre o valor faturado pelo RCA de produtos do departamento X abatendo-se as devoluções do RCA de produtos deste departamento X;
    - RR - Percentual (%) sobre os recebimentos (contas a receber quitado no mês) do RCA: Prêmio: (Quantidade de Pontos/100) x Recebimentos do RCA, onde a quantidade de pontos é aquela registrada na faixa onde o % (realizado/previsto) está compreendido entre o início e o final da faixa. São considerados apenas os contas a receber do RCA quitados no período da meta;
    - FR - Percentual (%) sobre o Faturamento Líquido do RCA no mês: Prêmio: (Quantidade de Pontos/100) x Faturamento Líquido do RCA (abatendo-se devoluções), onde a quantidade de pontos é aquela registrada na faixa onde o % (realizado/previsto) está compreendido entre o início e o final da faixa.

Se não existir faixa de pontuação cadastrada o Prêmio será considerado zero (0) na meta, critério, item analisado para o RCA.

Gravação de histórico e geração de vales

Quando a apuração for do tipo Definitivo, os resultados buscados serão gravados internamente para histórico. Se a opção Gerar vales dos valores apurados estiver marcada serão gerados vales para pagamento dos RCA's. Será gerado um vale para cada RCA com o valor total dos prêmios recebidos. A data de vencimento da parcela é definida na tela dessa rotina.

Observação: caso o prêmio seja configurado na meta como pontos (opção PT), então a apuração obtida, cuja premiação é baseada em pontos, não poderá dar origem a um vale para o RCA, pois o prêmio não estará em valor de moeda. Neste caso, essa rotina não gerará os vales automaticamente para as metas configuradas com prêmios em pontos.

Os vales gerados têm a numeração inicial indicada no atributo Nº Doc. e seguirão as seguintes regras:

  • Para cada parcela a ser gerada serão lançados registros de vale, movimentação e será alterado o saldo do caixa de vales, ou seja, o vale a ser lançado será de crédito, será subtraído o valor no saldo de vales e será lançada movimentação de crédito na cobrança de vales;
  • Será lançado registro de contas a pagar quitado na conta indicada, ou seja, será lançado registro de contas a pagar quitado de valor positivo em contrapartida a receita que os vales gerados representam para o patrimônio.
Percentual de lucro

A apuração da meta do percentual de lucro poderá ocorrer através da opção %Lucro, inserida na grid Tipo de Metas/Critérios, quando a opção em Tipo de Metas escolhida for M-Mensal na tela Configurar Campanha.

Ao apurar a campanha Mensal por %Lucro será verificado se a lucratividade das vendas ultrapassou o percentual proposto na configuração. A margem de lucro do pedido será calculada da seguinte forma: lucro/preço de venda.

Na planilha Apurar Campanha, apresentada ao selecionar a opção Apurar Campanha na tela inicial, nas colunas tem Analisado e Critério serão exibidas as descrições % Lucro. Na coluna Previsto, será exibido o % de Lucro Previsto. Na coluna Realizado, será exibido o % Lucro de todas as vendas (soma do percentual do lucro de todas as vendas / pela quantidade de notas). Se a margem de lucro for maior do que o percentual de lucro configurado, será gerado o prêmio para o RCA.

...