Histórico da Página
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Função F2 – ALTERAR
O sistema abre a tela de manutenção de cheque para alteração das informações do cheque incluído
Função F7 – BAIXAR
Permite que o cheque selecionado na grade de tela seja baixado.
Função F8 – ESTORNO
Permite que o cheque selecionado na grade de tela seja estornado
Função F10 – DEVOLVIDO
Permite a devolução do cheque selecionado na grade de tela.
IMPORTANTE:
Se o CPF do Terceiro for DIFERENTE do CPF do Titular, na hora de fazer uma devolução do cheque o sistema abrirá uma nova tela solicitando o cadastramento do terceiro.
Preencha os campos necessários e confirme para efetivar a devolução.
Digite a Alínea que descreve o motivo da devolução do cheque e clique em OK.
O cheque devolvido ficará em vermelho na grade de tela.
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- O conteúdo do relatório permite determinar o tipo de relatório selecionando entre analítico ou sintético.
Âncora _toc3130 _toc3130 Âncora _Toc260140823 _Toc260140823 A ordem dos dados:- Data / Filial.
- Filial / Data.
- Filial / Cliente.
- Vencto./ Valor.
Âncora _toc3135 _toc3135 _Toc260140824Âncora _Toc260140824 - As totalizações das quebras:
- Data.
- Filial.
- Cliente.
- Vencimento.
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- Selecione o tipo de relatório:
- Relatório de Cheques.
- Relatório de Críticas.
- Controle de Cheques.
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Relatório de Cheques
Campo do Relatório | Descrição |
Filial | Código e descrição da filial emissora |
Cliente | Código e descrição do cliente |
Bco. | Código do banco do cheque |
Ag. | Código da Agência do banco do cheque |
Conta | Número da conta do cheque |
Cheque | Número do cheque |
Port. | Código do portador |
Agenda | Código da agenda do cheque |
Emissão | Data da emissão do cheque |
Vencimento | Data de vencimento do cheque |
Valor | Valor do cheque |
Status | Situação atual do cheque |
Usuário | Nome do Usuário que gerou o relatório. |
Data / Hora (Inclusão) | Data e hora da inclusão do cheque no sistema. |
Total Cliente | Valor total dos cheques por cliente. |
Total Geral | Valor total do valor dos cheques. |
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Relatório de Críticas
Campo do Relatório | Descrição |
Filial | Código e descrição da filial emissora |
Cliente | Código e descrição do cliente |
Bco | Código do banco do cheque |
Ag. | Código da Agência do banco do cheque |
Conta | Número da conta do cheque |
Cheque | Número do cheque |
Port. | Código do portador |
Agenda | Código da agenda do cheque |
Emissão | Data da emissão do cheque |
Vencimento | Data de vencimento do cheque |
Valor | Valor do cheque |
Status | Situação atual do cheque |
Usuário | Nome do Usuário que gerou o relatório. |
Data / Hora (Inclusão) | Data e hora da inclusão do cheque no sistema. |
Total Cliente | Valor total dos cheques por cliente. |
Total Geral | Valor total do valor dos cheques. |
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Controle de Cheques
Campo do Relatório | Descrição |
CBPJ / CPF | Código do CNPJ se for Cheque Empresa ou CPF se for cheque pessoa física |
Cliente | Código e Descrição do cliente |
Vencimento | Data do vencimento do cheque (pagamento) |
Valor | Valor do cheque |
Total | Valor total dos cheques apresentados no relatório |
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Lista Negra
Ao acionar a tecla F5 – Relatório o sistema irá emitir um relatório com o CPF/ CNPJ, nome e telefone dos clientes inadimplentes.
Selecione o layout e clique na função F5 – Relatório.
Campos do relatório | Descrição |
Código | Código do cliente |
CGC/CPF | CGC no caso de empresa e CPF no caso de pessoa física |
Nome | Nome do cliente |
Telefone | Número Do telefone de contato |
Cheque | Valor em Cheque |
Cad. Eletrônica | Valor em Caderneta Eletrônica |
Convênio | Valor em Convênio |
Lim. Comp. | Valor do Limite de Compra. |
Saldo | Valor do Saldo DEVEDOR. |
Ao acionar a tecla F6 – Exportar, o sistema também irá solicitar o LAYOUT, então gravará um arquivo na DBW para o PDV, especificado no quadro LAYOUT de exportação.
Este arquivo importado no PDV permitirá que, na possibilidade da comunicação entre o sistema de frente de caixa e a retaguarda RMS não estar disponível, o PDV poderá avisar ao operador de caixa da situação do cliente.
Âncora
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Painel de Relatórios
Esta tela concentra os relatórios do sistema de crédito citados anteriormente neste documento.
Basta clicar no relatório escolhido e o sistema redireciona para o mesmo.
Exemplo:
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Relatório de Divergências
Programa que lista as divergências entre os lançamentos do Crédito Clientes e os títulos gerados no Contas a Receber.
IMPORTANTE:
Informe o código de todas as Agendas que quiser verificar.
Esse campo NÃO aceita a opção "GERAL".
Campos do relatório | Descrição |
CNPJ / CPF | Número do CNPJ para Pessoa Jurídica e número do CPF para Pessoa Física. |
Código | Número do código do cliente |
Nome | Nome completo do cliente |
Convênio | Código do convênio |
Saldo Gestão | Saldo no modulo CRM |
Saldo Contas a Receber | Saldo lançado no Contas a Receber |
Diferença | Valor da diferença entre o Saldo Gestão e do Saldo lançado no Contas a Receber. |
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Relatório de Faturados
Este programa emite o relatório do total dos vencimentos no fechamento do convênio dentro do período selecionado.
Campos do relatório | Descrição |
Código | Código do convênio |
CGC | Número do CGC da Empresa Conveniada |
Conveniada | Nome da Empresa Conveniada |
Data | Data do lançamento |
Valor | Valor do Lançamento |
Início | Data Inicial da fatura ou período de faturamento convênio. |
Final | Data Final da fatura ou período de faturamento convênio. |
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EMISSÃO
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Nesta tela o usuário poderá imprimir os plásticos, inclusive com a opção de tarja magnética.
Até o momento apenas o padrão Zebra PN330 está implementado.
Para novas implementações de Layouts o departamento comercial da RMS deverá ser consultado.
- No quadro Layout do Plástico existem duas opções:
- Normal: para cartões com a tarja posicionada no lado superior do cartão.
- Invertida: para cartões com a tarja posicionada na parte inferior do plástico.
Basta escolher o tipo de impressão, as tarjas que deverão ser gravadas, selecionar o arquivo no quadro Caminho do arquivo de clientes, acionar a tecla F9 – Carregar Arquivo e em seguida acionar a tecla F4 – Gravar Cartões.
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Histórico do Cartão
Nesta tela o usuário poderá consultar as faturas emitidas para o cliente na modalidade Cartão de Crédito (Private Label).
Basta digitar o cliente que o sistema fará uma busca de todas as faturas emitidas e exibirá o resultado na grade.
Com um duplo clique na fatura o sistema exibirá uma tela com os detalhes da fatura.
Para emitir a fatura novamente, selecione na grade e acione a tecla F10 – Emitir Fatura.
Âncora
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Manutenção de Extrato
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Extrato
Nesta tela o usuário poderá definir as mensagens de marketing e avisos do extrato.
ATENÇÃO!
O texto é limitado em 7 linhas e 90 caracteres.
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de marketing e avisos do extrato.
ATENÇÃO!
O texto é limitado em 7 linhas e 90 caracteres.
Boleto
Nesta tela o usuário poderá definir os parâmetros do boleto do extrato.
ATENÇÃO!
O texto das mensagens é limitado em 8 linhas e 80 caracteres.
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Envelope
Nesta tela o usuário poderá definir os parâmetros do envelope do extrato.
ATENÇÃO!
O texto das mensagens é limitado em 2 linhas e 50 caracteres.
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Consulta de Financiamento - VCLMFINC
Âncora
Consultando um Cliente:
Para verificar se o cliente tem ou não FINANCIAMENTO é necessário:
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Se esse cliente tiver algum FINANCIAMENTO e estiver com a situação APROVADO OU PEND. DE APROVAÇÃO, o sistema irá mostrar na tela no FINANCIAMENTO do cliente selecionado. Âncora
Incluindo/ Simulando um FINANCIAMENTO:
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Será aberta da tela de MANUTENÇÃO DE FINANCIAMENTO
Âncora
Simulando o FINANCIAMENTO para um cliente pertencente a um CONVÊNIO.
O Nº do cartão do cliente já estará visível, assim como o saldo disponível para compra.
01: Digite a Loja que está sendo realizado o FINANCIAMENTO.
02: Digite o Valor do Bem/Mercadoria.
03: Digite o Valor da Entrada.
O valor de entrada deve ser obedecer os parâmetros de porcentagem mínima e máxima para entrada.
04: O Valor a Financiar vai ser o valor do BEM menos o valor da entrada.
05: Em quantas vezes deseja parcelar o credito.
06: Clique em CONFIRMAR.
07: O CONTRATO DE FINANCIAMENTO É APROVADOR NA HORA.
08: Contrato "APROVADO".
Simulando o FINANCIAMENTO para um cliente SEM CONVÊNIO.
01: Digite a Loja que está sendo realizado o FINANCIAMENTO.
02: Digite o Valor do Bem/Mercadoria.
03: Digite o Valor da Entrada.
04: O Valor a Financiar vai ser o valor do BEM menos o valor da entrada.
05: Em quantas vezes deseja parcelar o credito.
06: Clique em CONFIRMAR.
07: Será aberto o oficio de solicitação de Autorização para se tornar Fiador.
08: O CONTRATO DE FINANCIAMENTO É APROVADOR APÓS APROVAÇÃO DA DIRECÇÃO.
09: Contrato "PEND. APROVAÇÃO"
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Pagando uma Parcela de FINANCIAMENTO:
01: Selecione o cliente e seu contrato.
02: Selecione a PARCELA que deseja realizar o pagamento.
03: Clique em PAGAMENTO.
04: Digite a data do pagamento.
05: Digite o valor do desconto caso tenha.
06: Clique em CONFIRMAR.
*ATENÇÃO!*
O status da parcela deve ser "A PAGAR".
01: Selecione o cliente e seu contrato.
02: Selecione a PARCELA que deseja realizar o estorno.
03: Clique em ESTORNO.
04: Digite a Data Estorno.
05: Digite o Motivo do Estorno.
06: Clique em CONFIRMAR.
Emitindo o CONTRATO DE FINANCIAMENTO
O Contrato de financiamento pode ser emitido a qualquer momento, basta que a situação do contrato esteja como "APROVADO".
Aprovando um CONTRATO
Se a situação do contrato estiver "PEND. APROVAÇÃO" e o oficio voltar aprovado.
01: Selecione o cliente e seu contrato.
02: Clique em APROVAR
A situação do contrato vai mudar para "APROVADO" e o CONTRATO pode ser impresso.
Excluindo um CONTRATO
Para excluir um contrato todas as parcelas devem estar com o status "A PAGAR".
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CRM – Crédito (Portal Empresas Conveniadas)
Site de Empresas Conveniadas.
- Consulta dos Dados dos Convênios.
- Manutenção de Funcionários e Dependentes.
- Consulta de Lançamentos dos Funcionários.
- Manutenção de Limites dos Funcionários.
- Manutenção do Status dos Cartões.
- Consulta do Resumo e do Detalhe da Fatura.
- Emissão de Boleto Bancário.
- Geração do Arquivo para Desconto em Folha.
No site encontramos as seguintes opções de menu:
- Selecionar Convênio.
- Convênios.
- Funcionários.
- Faturas.
- Administração.
- Sair.
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Selecionar Convênio
Selecione o convênio que deseja consultar na grade e confirme.
O sistema apresenta a tela com os dados do convênio selecionado para consulta.
Campos de tela
Campo | Descrição |
Código | Código do Convênio. Será fornecido pelo sistema e não poderá ser alterado. Este número é um número sequencial iniciado em 1 (um). |
Descrição | Nome do Convênio. |
Código da Empresa | Armazena o código da empresa e nome que está fechando o contrato de convênio. Este código deverá estar cadastro no cadastro de Tipos (VABUTIPO) e esta entidade deverá também estar cadastrada como cliente (VABUCLIR). |
Descrição da Empresa |
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Código Host | Grava um número e nome que poderá ser utilizado para identificação do convênio na frente de caixa. |
Descrição Host |
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E-mail do contato (responsável) do convenio. | |
Código Filial | Código da Empresa. |
Descrição da Filial | Nome Fantasia da Empresa. |
Ações |
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Restaura Fechamento de Crédito do Fechamento do Ciclo | Indica ao sistema que ao fechar o ciclo ele deverá disponibilizar novamente o limite de crédito total do cliente. |
Este Convênio segue as normas do cooperado | Indica ao sistema que o convênio possui particularidades para cooperados que estarão disponíveis nas próximas versões |
Bloquear Compras | Indica ao sistema que todas as compras de clientes associados a este convênio serão bloqueadas. |
Permite Compras Parceladas | Permite que o conveniado compre em mais de uma parcela |
Não Emitir Nota Fiscal | Indica que não deve ser emitida Nota Fiscal |
Cobrança por período. | Indica que a cobrança será feita de acordo com o ciclo de cobrança estipulado. |
Ciclo de Cobrança |
|
Cobrança | Grava o dia de vencimento do boleto gerado no Contas a Receber do RMS após o fechamento do ciclo. |
Fechamento | Indica em que dia será fechado o ciclo. |
Limites |
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Total | Grava o valor máximo permitido como limite de crédito. |
Utilizado | Informa o valor já utilizado dentro do total de limite permitido como crédito. |
Excedido | Grava o percentual que o sistema de autorização irá utilizar para decidir se autoriza a venda nos casos do valor ultrapassar o limite disponível para o cliente. |
Ind. Calç. Lim. % | Armazena o percentual que será utilizado para calcular o limite do cliente. |
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Funcionários
Para Incluir, Alterar ou Detalhar dados de funcionários entre na opção de menu de mesmo nome e o sistema abre a tela abaixo:
Escolha a opção de desejada no canto direito na parte inferior da página, como segue:
Incluir.
Pasta Dados Básicos
Campo | Descrição |
CPF | Número do CFP do funcionário |
Nome | Nome completo do funcionário |
Data de Nascimento | Data de Nascimento com dd/mm/aaaa |
Sexo | Masculino |
| Feminino |
Código | Código do cliente (Numeração Automática) |
Naturalidade | Nome da Cidade de Nascimento |
Nacionalidade | Nome do País de Nascimento |
RG | Número do RG |
Expedição | Data de emissão do Registro de Identidade |
Emissor | Local onde o RG foi Emitido (SSP Secretaria de Segurança de São Paulo) |
UF | Leque de Seleção com os Estados da Federação |
Nome do pai | Nome do pai |
Nome da mãe | Nome da Mãe |
Estado Civil | Leque de seleção com as opções de estado civil |
Dados do Cartão |
|
Nome Abreviado | Nome Abreviado do funcionário |
Código do Cartão | Número do Cartão |
Data de Cadastro | Data de cadastro do cartão |
Botão Status do Cartão.
Clicando no Botão, o sistema apresenta todos os dados do cartão.
Quando a opção inicial for ALTERAR, o sistema habilita o botão MODIFICAR, que permite as alterações de Status do cartão e Manutenção.
Nesta tela será disponibilizado também o botão Histórico que permite o detalhamento das movimentações para o cartão em questão.
Exemplo: Cliente Daniela Lopes
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Pasta Endereço
Campo | DESCRIÇÃO |
Informe o e-mail do cliente | |
Cep | Número do CEP correspondente ao endereço residencial do cliente. |
Endereço | Nome do logradouro (Rua, Av, Travessa, Praça, etc). |
Número | Número do logradouro |
Complemento | Complemento do número se houver. |
Bairro | Nome do bairro correspondente ao logradouro e Cep |
Cidade | Nome da cidade correspondente ao logradouro |
UF | Sigla do estado da Federação correspondente ao logradouro |
Pais | Nome do país correspondente ao logradouro |
Tipo Residência | Leque de seleção para o tipo de residência |
Moradores | Número de moradores no endereço indicado |
Tempo de residência | Tempo de residência no endereço indicado |
Contatos | Relação dos telefones para contato com o cliente: |
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Pasta Empresa/ Convênio
Campo | DESCRIÇÃO |
Data de admissão | Data de inclusão no convênio |
Código Funcionário | Código do funcionário |
Setor | Setor onde trabalha |
Cargo | Cargo que ocupa |
Salário | Salário correspondente aos ganhos mensais |
Endereço Comercial |
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Cep | Número do CEP correspondente ao endereço comercial do cliente. |
Endereço | Nome do logradouro (Rua, Av, Travessa, Praça, etc). |
Número | Número do logradouro |
Complemento | Complemento do número se houver. |
Bairro | Nome do bairro correspondente ao logradouro e Cep |
Cidade | Nome da cidade correspondente ao logradouro |
UF | Sigla do estado da Federação correspondente ao logradouro |
Pais | Nome do país correspondente ao logradouro |
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Pasta Dependente
Entrar em INCLUIR.
Campo | Descrição |
CPF | Número do CFP do dependente |
Dependente | Nome completo do dependente |
Data de Nascimento do dependente | Data de Nascimento com dd/mm/aaaa do dependente |
Sexo do dependente | Masculino |
| Feminino |
Código | Código do dependente (Numeração Automática). |
Naturalidade do dependente | Nome da Cidade de Nascimento |
Nacionalidade do dependente | Nome do País de Nascimento |
RG do dependente | Número do RG |
Expedição (do RG do dependente) | Data de emissão do Registro de Identidade |
Emissor (do RG do dependente) | Local onde o RG foi Emitido (SSP Secretaria de Segurança de São Paulo) |
UF (do RG do dependente) | Leque de Seleção com os Estados da Federação |
Nome do pai do dependente | Nome do pai |
Nome da mãe do dependente | Nome da Mãe |
Estado Civil do dependente | Leque de seleção com as opções de estado civil |
Dados do Cartão do dependente |
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Nome Abreviado do dependente | Nome Abreviado do funcionário |
Nesta tela também encontramos os botões:
Informe o tipo de Lançamento e o período desejado.
O botão CONSULTAR apresenta na tela as informações correspondentes ao filtro indicado.
O botão GERAR RELATÓRIO imprime na tela o relatório com os dados demonstrados.
Função ALTERAR
É possível ALTERAR:
Pasta Dados Básicos:
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- Campos do Endereço Comercial
Pasta Dependente:
- É possível alterar o Status do Cartão
Função DETALHAR
Permite a abertura das pastas de cadastro do cliente e a visualização das informações cadastrais.
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FATURAS
Permite consultar a fatura assinalada na grade de tela de acordo com o ciclo.
Colunas de informação
Coluna | Descrição |
Ciclo | Código do ciclo. |
Data Inicial | Data Inicial do período (DDMMAAAA) |
Data Final | Data Final do período (DDMMAAAA) |
Vendas | Valor da venda |
Pagamento | Valor do pagamento |
Ajuste | Valor de ajustes efetuados para maior |
Ajuste | Valor de ajustes efetuados para menor |
Total | Valor total da fatura. |
Dia Vencimento | Dia de vencimento no mês |
Vencimento | Data de vencimento da fatura |
Informe o período que deseja consultar.
Dentre as faturas apresentadas na grade de tela, marque a fatura que deseja consultar.
Clique em CONSULTAR
O sistema apresenta a tela para a fatura indicada.
O sistema permite que três ações sejam executadas:
- Emitir Boleto.
- Detalhar.
- Gerar Arquivo.
Emitir Boleto
O sistema emite boleto para pagamento da fatura.
Detalhar
O sistema apresenta em tela as informações referentes à fatura selecionada.
Colunas de Informação
Coluna | Descrição |
Matrícula | Número da matrícula do cliente |
Nome | Nome do cliente |
Documento | Número do documento |
Emissão | Data de emissão da fatura |
Vencimento | Data de vencimento da fatura |
Valor | Valor da fatura |
Tipo | Tipo de operação |
Loja | Código da loja emissora |
CPF | Número do CPF do cliente |
Titularidade | Grau de titularidade do cliente |
Código | Código do cliente |
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Função Gerar Relatório
Gera na tela o relatório contendo as informações detalhadas na tela.
Gerar Arquivo
Gera arquivo contendo as informações referentes à fatura indicada.
Abre a tela para o usuário selecionar o local de download do arquivo.
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local de download do arquivo.
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ADMINISTRAÇÃO
O sistema permite LIBERAR CONVÊNIO ou LIBERAR USUÁRIO para manutenção de convênio.
Entre primeiramente em LIBERAR CONVÊNIO.
O sistema vai listar os Convênios que estão LIBERADOS e os NÃO LIBERADOS.
Selecione o convênio que deseja liberar e clique em Liberar Acesso.
Agora selecione o convênio liberado e clique em liberar Usuário.
Liberar USUÁRIO.
No campo CONVÊNIOS só irão aparecer os Convênios Liberados.
Selecionando o convênio e clique em consultar.
O programa traz os usuários que podem ter acesso ao sistema.
*Observação:* SEM Convênio são os usuários do varejista.
Escolhendo o usuário e clicando em ALTERAR, o sistema abre a tela para alteração dos dados do usuário.
Nela também é possível alterar o status do usuário: Liberado e Bloqueado.
Ao liberá-lo, o sistema vai permitir o acesso do convênio correspondente deste usuário, somente com ele, sendo o e-mail dele o login e a senha e colocada no primeiro acesso.
Depois de alterar as informações, confirme.
No canto direito (superior da tela), é possível consultar os usuários do sistema selecionando o status desejado e clicando em Consultar.
Âncora
SAIR
Permite sair do site e voltar à tela inicial de login e senha.
No primeiro acesso do usuário só é preciso colocar o e-mail e clicar em ACESSAR, o sistema vai pedir para colocar uma senha, que será a de acesso.
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1.0
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12/07/11
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Carmem Elvira
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- Criação do documento e últimas alterações;
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1.1
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26/12/14
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Mirella Vaqueiro
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- Mudança de Capa e Layout;
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1.2
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07/01/2014
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Mirella Vaqueiro
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