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Crédito Múltiplos Convênios

 

Objetivo

Possibilitar às empresas o Gerenciamento da Carteira de Clientes.

Conceito

O CRM (Customer Relationship Management) possibilita às empresas gerenciarem efetivamente o relacionamento com sua carteira de clientes. O CRM permite o desenvolvimento de estratégias de fidelização e retenção de clientes, objetivando o aumento da Carteira de Clientes e da Margem de Lucro da companhia.
Com a utilização do CRM, as empresas poderão ter uma visão unificada, uma vez que todas as informações são gerenciadas em uma base única de dados, contendo o histórico de cada cliente, suas preferências e o perfil de compra.
O processo de vendas também é administrado pelo CRM, que oferece a possibilidade de criar campanhas específicas para determinados grupos, sempre se baseando no perfil de compra do consumidor.
As operações de varejo podem aplicar as mais modernas práticas de relacionamento com clientes e beneficiar-se dos avançados recursos do CRM do sistema RMS/Retail.
Redução da insolvência de clientes.
Aumento do potencial de vendas com convênios.
Aumento gradativo da margem de lucratividade.

Parametrização

 

Parâmetros e Tabelas

Parâmetros utilizados no modulo de "CRM - Crédito".

Parâmetros Crediário

    • CÓDIGO: 54

ACESSO: EMPRNROTEL
CONTEÚDO:
Descrição: busca telefone da empresa (emissão Carta Cobrança).

...

ACESSO: COMPOSTO
CONTEÚDO: calculo juros CRM  conteúdo 2: Tabela do fator composto.

Gerais

CÓDIGO: 54
ACESSO: LIMDEPAUTO
CONTEÚDO: "S/N" (verifica se limite do dependente será automaticamente igual ao do titular).
 CÓDIGO: 54
ACESSO: DIABXCHEQ (verifica a quantidade de dias após o vencimento para baixa de cheques).
 CÓDIGO: 54
ACESSO: LIBBLOQSTS (verifica se desbloqueia modalidade e/ ou cartão ao baixar cheques).
CÓDIGO: 174
ACESSO: CRITTEFCRM
CONTEÚDO: 1,2 e 3 iguais a zero.
DESCRIÇÃO: Quanto ativado impede que um cupom de venda do cliente seja duplicado no gerencial. Checa o número do cupom, PDV e data.

Parâmetros para Controle CRM/ Contas a Receber

CÓDIGO: 174
ACESSO: CREDCREDIA
CONTEÚDO: 1-PORTADOR / 2-AGENDA / 3-CLIENTE VAREJO.
 CÓDIGO: 174
ACESSO: CREDCHEQUE
CONTEÚDO: 1-PORTADOR / 2-AGENDA CANCEL/ 3-AGENDA DEVOL.
 CÓDIGO: 174
ACESSO: CREDCUSTOD
CONTEÚDO: 1-PORTADOR CUSTODIA DE CHEQUES.
 CÓDIGO: 174
ACESSO: CANCCHEQUE
CONTEÚDO: 1-AGENDA.
 CÓDIGO: 174
ACESSO: CREDELETRO
CONTEÚDO: 1-PORTADOR / 2-AGENDA.
 CÓDIGO: 174
ACESSO: CREDCONV
CONTEÚDO: 1-PORTADOR / 2-AGENDA

Limite de Compra (modalidade 5)

RUBRICA
CÓDIGO: 54
ACESSO: "RUB" + CONVENIO FORMATO "0000" + TIPO LANÇAMENTO
CONTEÚDO: DOCUMENTO
TIPOS DE LANÇAMENTO: "CMP", "PAG", "AJD", "AJC"

Parametrização para Geração de Pedido/ NF no Fechamento do Ciclo

Cadastrar agenda:
CÓDIGO: 110
Acesso: AGDFATPDV
Conteúdo 1: agenda.
Conteúdo 2: produto sem digito (cadastrado no Cadastro de Produtos).
Conteúdo 3: transportadora.
Características da agenda
Figura Fiscal (CFO) = 814.
Operação = 3.
Situação Tributária = 60.
Verificar se já tem cadastrado o parâmetro de Numeração de Pedido.
CÓDIGO: 101
Acesso: PEDFAT
No fechamento do ciclo, se tiver o parâmetro "110-AGDFATPDV" cadastrado corretamente irá gerar pedido no faturamento on-line.

Parametrização para o FINANCIAMENTO

CÓDIGO: 54
ACESSO: PARCPORMAX
DESCRIÇÃO: Valor máximo da entrada a ser paga no ato do financiamento. (Em porcentagem %)
CÓDIGO: 54
ACESSO: PARCPORMIN
DESCRIÇÃO: Valor mínimo da entrada a ser paga no ato do financiamento. (Em porcentagem %)
CÓDIGO: 54
ACESSO: PARCJUROSM
DESCRIÇÃO: Valor da taxa de juros a ser aplicado. (Em porcentagem %)
CÓDIGO: 54
Acesso: PARCMINMES
Descrição: Quantidade mínima de parcelas que pode ser divido o valor a ser financiado.

CÓDIGO: 54
ACESSO: PARCMAXMES
DESCRIÇÃO: Quantidade máxima de parcelas que pode ser divido o valor a ser financiado.
CÓDIGO: 54
ACESSO: PARCQTDMIN
DESCRIÇÃO: Parcela inicial para que o cliente possa adiantar parcelas.

Descrição do processo

 

Castrado de Plástico



No Cadastro de tabelas do RMS é necessário criar duas tabelas contento os percentuais de Juros:
Tabela: CRM JUROS SIMPLES;
Tabela: CRM JUROS COMPOSTO;

No Cadastro de Parâmetros no parâmetro 174 – Cotas a Receber; Campo 1: Código da Tabela dos juros simples; Campo 2: Código da Tabela dos juros composto;
Campo 3: Quantidade de dias em atraso.

...

  • No quadro Pagamento Mínimo serão definidos os valores que irão compor o sistema de pagamento mínimo.
  • O campo Percentual Inicial indica qual o percentual que será utilizado para calcular o valor de pagamento mínimo baseado no valor total da fatura.
  • O campo Percentual Acréscimo controla o percentual que o valor mínimo sofrerá de acréscimo em cada fatura no caso de reincidência do cliente efetuar somente o pagamento mínimo. Para que o percentual de pagamento mínimo em cada fatura permaneça o mesmo este campo deverá estar com o valor zero.
  • No quadro Limites serão definidos os valores que indicarão as ações do sistema de autorização.
  • O campo Off-line grava o valor que o sistema permitirá vender sem que o sistema de autorização seja consultado. Poderá ser exportado para o PDV, e caso o Link entre a Frente de Caixa e a retaguarda RMS esteja desativada temporariamente, o PDV poderá decidir se autoriza a venda ou não.
  • O campo Excedido grava o percentual que o sistema de autorização irá utilizar para decidir se autoriza a venda nos casos do valor ultrapassar o limite disponível para o cliente. O Autorizador acrescenta ao limite disponível o percentual estipulado e verifica se o valor da venda não resultado da operação. Se não for, a venda será autorizada sem consulta a um fiscal de caixa.

 

Cadastro de Cartões Private Label – Vencimentos

  • Na pasta Vencimentos o quadro Dias de Cobrança o usuário irá configurar as datas de vencimento das faturas.
  • O campo Vencimento armazena o dia em que a fatura irá vencer.
  • O campo Dias de Processamento é um valor estimado da quantidade de dias que serão necessários para o processamento dos dados das faturas.
  • O campo Dias de Entrega controla a quantidade de dias que o meio de entrega levará para entregar as faturas aos clientes.
  • O campo Dias de Pagamento grava a quantidade de dias antecedentes ao dia de vencimento que o usuário deseja que o cliente receba a fatura.
  • Baseado nestas informações o campo Dia Corte será calculado automaticamente, partindo da data de vencimento e diminuindo a soma dos demais campos até chegar na data ideal de corte.
  • Após clicar no botão esta data de vencimento será gravada na grade ao lado direito da tela.
  • Para remover um dia de vencimento basta selecioná-lo na lista e clicar no botão .
  • A tecla F2 Alterar habilita a alteração dos campos da tela.
  • A tecla ShF9 Filtrar executa a consulta dos dados.
  • A tecla F5 Ocorrências PDV habilita um filtro para um relatório das ocorrências no sistema da autorização.


Toda transação executada no sistema de frente de caixa que passou pelo sistema de autorização será registrada neste relatório, seja uma autorização de venda ou a confirmação de uma venda.

Layouts


Nesta tela o usuário encontrará os recursos necessários para parametrizar os layouts de arquivos de interface com o sistema RMS e os sistemas de empresas conveniadas.

...

  • Para excluir um campo, basta selecioná-lo na grade e acionar o botão Excluir.

 

Cadastro

Formado por vários blocos de informações, o módulo de Cadastros possibilita a identificação de todos os dados dos clientes, como perfil de compra, hobby, preferências entre outros. Os dados podem ser adicionados ao perfil de cada cliente de forma gradual, na medida em que cada interação for registrada.
O módulo de Cadastro é a base estrutural de todos os recursos e ferramentas do CRM, portanto é essencial a manutenção constante deste módulo.

...

Ao acionar a FUNÇÃO F9 – Bloqueio Automático, indica ao sistema que todas as compras de clientes associados a este convênio serão bloqueadas a partir do número de dias de atraso estipulado na tela.
Abre o formulário de Bloqueio de Compras. Nesse formulário são exibidas todas as faturas em aberto de todos os convênios em uma determinada quantidade de dias.



Cadastrando Clientes

A tarefa seguinte é cadastrar os clientes. Nesse tópico demonstraremos como realizar tal operação.

...



Escolha a opção desejada.
O Sistema disponibilizará os campos para cadastro do cliente.
 Nota:
Os campos em cor "cinza" são opcionais.

Ficha "Dados Básico"

  • Preencha com o Tipo de Pessoa (Física ou Jurídica).
  • Informe o número de CPF ou CNPJ.
  • Digite o nome ou a razão social.
  • Selecione a categoria de cliente entre as opções do leque.
  • Funcionário
  • Geral
  • Aposentado
  • Informe se o cadastro é válido somente para convênio (SIM ou NÃO).
  • Proposta: (Digitar o número da proposta).
  • Data da Proposta.
  • Em caso de Dados Pessoa Física:
  • Digite a data de nascimento do cliente.
  • Selecione o sexo do cliente.
  • Informe a nacionalidade do cliente.
  • Informe a naturalidade do cliente.
  • Informe o número, a Data de Expedição, o Órgão Emissor e UF do RG do cliente.
  • Informe o nome do pai.
  • Informe o Nome da mãe.
  • Informe o Estado Civil.
  • Em caso de Dados Pessoa Jurídica:
  • Informe a Inscrição Estadual.
  • Informe quem assina pela Empresa.
  • Informe o ramo de atividade.
  • Informe o número de filiais.
  • Em caso de Dados do Cartão:
  • Informe se será emitido Cartão (Plástico).
  • O código do cartão será informado automaticamente.
  • O Nome Abreviado – Cartão será informado automaticamente
  • O Status Cartão será informado automaticamente.
  • O vencimento do cartão será informado automaticamente.
  • Informe o código da loja que está cadastrando o cliente.
  • Informe o código do atendente que está efetuando o cadastro.
  • Informe a data do Cadastro.

Ficha "Endereços"

  • Informe o e-mail do cliente.
  • Informe se as correspondências devem ser enviadas para:
  • Endereço Residencial.
  • Endereço Comercial.
  • Endereço de Cobrança.
  • Informe se a empresa participa da Mala Direta.
  • Informe conforme o endereço residencial:
  • C.E.P.
  • Endereço.
  • Número.
  • Complemento.
  • Bairro.
  • Cidade.
  • Selecione na cortina a unidade da federação (Estado).
  • Informe o país.
  • Escolha no leque e informe o tipo de residência.
  • Informe o número de moradores.
  • Informe o tempo de residência em MESES.
  • Informe o endereço para cobrança.
  • C.E.P.
  • Endereço.
  • Número.
  • Complemento.
  • Bairro.
  • Cidade.
  • Selecione na cortina a unidade da federação (Estado).
  • Informe o país.
  • No quadro contatos:
  • Selecione o tipo de contato que será incluído (residencial, comercial, fax, celular).
  • O código DDD.
  • O número de telefone.
  • O número do ramal se for o caso.
  • No campo observações é livre para anotações diversas.


Ao final clique no botão e os dados do telefone serão gravados na grade à direita da tela.

Clique em SIM para dar continuidade a novos contatos.
Caso tenha que excluir um telefone de contato, selecione o telefone na grade e aperte o botão .

Ficha "Empresa / Convênio"

  • Informe o código do convênio associado à Empresa.
  • O nome do convênio e o nome da empresa serão apresentados automaticamente.
  • A Data de admissão do funcionário na empresa que faz parte desse convênio.
  • O código do funcionário conveniado.
  • O setor onde trabalha.
  • O cargo que ocupa na empresa.
  • Salário auferido.

...




Nesta ficha o Número do Convênio e Nome já foram Cadastrados no Módulo Crédito.

Quando forem inseridas trarão as informações já registradas automaticamente, devendo ser preenchidas somente as informações pessoais de cada funcionário que ainda estiver em branco.

Estas teclas de Função permitem a inclusão de características ao cliente definidas no cadastro de características, e também aos endereços.

Função F5 Carac. Cliente

O sistema retorna com o programa correspondente à figura onde são parametrizadas as características do cliente.
 


Selecione o valor desejado nas "cortinas".
Caso não exista nenhuma opção clique em .

O sistema abre a tela .

Informe o novo valor ou opção e confirme.
Clique nas opções da seleção no quadro e clique no botão para a informação ser transferida para a grade à direita.
Caso queira retirar a informação, basta marcá-la com o mouse e clicar em e a informação será excluída.
Ao finalizar essas configurações, aperte o botão "Confirmar" para que o sistema grave as informações e feche a janela.

Função F9 Carac. End.

Será atribuída a característica selecionada, conforme código ao endereço do cliente.
 


Caso não exista nenhuma opção clique em .


O sistema abre a tela .

 

Função F9 – Dados Bancários

O sistema abre a tela para cadastro dos dados bancários do cliente.
 

...

  • Informe a data de abertura da conta.
  • Informe se uma Conta Especial.
  • Cartões de Crédito:
  • Número do Cartão.
  • Nome do Cartão.
  • Nas funções abaixo dos campos da tela:
  • Função F6 – Nova: Limpa os dados de tela e disponibiliza os campos para uma nova conta.
  • Função F10 – Excluir: Exclui a conta cadastrada do cadastro.
  • Função F3 – Fim: Fecha a tela.
  • Função F4 - Confirmar: Confirma os dados inseridos na tela.

Função ShF6 – Finalizadoras

As finalizadoras selecionadas indicam as permitidas para uso do cliente.
 


Função ShF7 – Observações

O sistema abre um campo para anotações relevantes quanto ao cliente cadastrado.

 


Função F8 – RFV (Recência/ Frequência e Valor)

Classificação RFV

 
RFV é a sigla para recência, frequência e valor.
É uma forma de classificar os clientes, atribuindo pontos para cada um desses itens de 1 a 5, para identificar clientes com maiores potenciais de resposta a campanhas.
Os pontos são independentes entre os argumentos, gerando ao final valores de 555 a 111.
A classificação é feita da seguinte maneira:

...


Gera uma nova ocorrência para cada cliente em Histórico RFV.

Ficha "Dependentes"

  • Dados Pessoais. Informe:
  • Número do CPF do dependente.
  • Nome do dependente.
  • Data de Nascimento do dependente.
  • Data de Nascimento do dependente.
  • Selecione a opção indicando qual o sexo do dependente.
  • Nacionalidade do dependente.
  • Naturalidade do dependente.
  • Número do RG do dependente.
  • Data de expedição do RG do dependente.
  • Código do Órgão Emissor do RG do dependente.
  • Selecione a Unidade Federal (Sigla do Estado) ao qual pertence o número do RG do dependente.
  • Nome do pai do dependente.
  • Nome da mãe do dependente.
  • Informe o estado civil do dependente selecionando no leque de opções.
  • Código. Será informado pelo sistema.

...


Depois de preencher os dados da ficha, clique em  para gravar as informações do dependente.


Depois da gravação dos dados tecle em F4 – CONFIRMAR.

Ficha "Outros Convênios"

ATENÇÃO!
Para que pasta "OUTROS CONVÊNIOS" seja habilitada, é necessário que o cliente em questão já esteja associado a um convênio.




Esta ficha permite que o cliente seja cadastrado em mais de um convênio.

...

  • Dados Básicos.
  • Endereços.
  • Empresa/ Convênio.
  • Dependentes.
  • Outros Convênios

Função F5 – Proposta (Dentro da Função F7 - Consultar)

Proposta (Dentro da Função F7 - Consultar).
Entre na função F7 Consultar na tela principal.
Informe o código do cliente.
Espere carregar as informações na tela.
Confira as informações e clique em Função F5 - Proposta

Imprime na tela a proposta de Adesão do Contrato de Crédito e Fidelidade.

Imagem da proposta aumentada.

Função ShF8 - Campos Obrigatórios

O sistema abre uma tela, onde são listados todos os campos de cadastro de clientes e permite selecionar aqueles que devem ser obrigatórios para cada cliente.

Selecione nas opções apresentadas pelo programa, aquelas que desejar tornar como campos obrigatórios no cadastro de clientes.

Layouts


Nesta tela o usuário encontrará os recursos necessários para parametrizar os layouts de arquivos de interface com o sistema RMS e os sistemas de empresas conveniadas.
Ao acionar a FUNÇÃO F6 - Incluir, os campos são habilitados para edição.
O campo Código do Layout é sugerido ao usuário, porém pode ser alterado de acordo com a conveniência.
O campo Descrição será utilizado para posterior identificação do Layout em outras áreas do sistema de crédito.
O Campo Fluxo indica que tipo de LAYOUT esse arquivo deve trazer. Layout de Entrada (IMPORTAÇÃO DE DADOS) ou Layout de Saída (EXPORTAÇÃO DE DADOS).

...

Demais funções:
Função F2 – Alterar: Disponibiliza os campos para alteração dos dados.
Função F9 – Consultar: Apresenta na tela as informações sobre o layout selecionado.
Função F10 – Excluir: Exclui o layout selecionado na grade.

MANUTENÇÃO

Análise de Crédito

Nesta tela o usuário poderá executar a atribuição do limite de crédito ao cliente de forma manual.
No quadro Identificação da Modalidade de Crédito serão selecionados os filtros de seleção de clientes, podendo ser através do campo Código, que buscará um convênio retornando o campo Descrição e Índice Aplicado ou através do Campo cliente.
ATENÇÃO!
Nota Importante:
Se o usuário carregar o campo Limite Sugerido deste quadro com um valor, este será aplicado a todos os clientes da grade.
No quadro Clientes, existem duas opções para indicar qual o status do cliente que se deseja efetuar a análise do crédito.
A primeira, Pendente de Análise, seleciona os clientes recém cadastrados.
A segunda, Crédito Reprovado, seleciona os clientes que não passaram pela análise de crédito anteriormente.
NOTA:
Clientes que sofreram alteração do cadastro não perdem o limite, eles permanecem com o limite de crédito antes concedido, até que se faça uma nova análise.

Análise de Crédito

...


Exemplo:Índice de Correção = 1Fator de Correção = 1 + (26 / 100)
Renda Corrigida = 8.500 * 1.26Índice de Limite = 10.710 / 250 = 42,84 (arredondando 43) Este é verificadono cadastro de limites
Limite de Crédito = 250 * 9 (Por exemplo) R$ 2.250,00

Cheques

Consulta de cheques
Nesta tela o usuário irá visualizar toda a base de cheques incluídos no sistema, seja manualmente ou através da integração com o sistema de frente de caixa.
As opções de filtro para o resultado de uma pesquisa mais específica estão no quadro Filtro para Pesquisa.
Após o preenchimento da grade com o resultado da operação algumas opções serão liberadas na barra de botões, dependendo do status do cheque.
Função F6 – Incluir

Nela será possível incluir um cheque de forma manual.
Quando o parâmetro de código 174 e acesso 'CREDCHEQUE' estiver cadastrado, os campos "Portador" e "Agenda" serão exibidos automaticamente como sugestão, porém poderão ser alterados conforme a conveniência do usuário.

NOTA:
Veja no manual de cadastro de tabelas e parâmetros como fazer para cadastrar um parâmetro.

...


Função F7 – Baixar.
TODOS os cheques marcados na grade terão seu status alterado para depositados, abatendo o valor do cheque do saldo utilizado e disponibilizando no limite disponível de cada cliente.
Função F8 – Estorno.
A operação de baixa será desfeita e os valores baixados serão retornados às posições originais para todos os cheques marcados na grade.
Função F10 – Devolvido.
TODOS os cheques marcados na grade terão seu status alterado para aberto e a agenda alterada para a agenda de cheques devolvidos, será cadastrada no parâmetro citado anteriormente. Esta operação devolve o valor do cheque ao saldo utilizado e retira este mesmo valor do limite disponível.
Função F5 – Relatório.
Uma tela para filtro de opções será exibida e o usuário poderá emitir um relatório dos cheques da base de dados, conforme a opções desejadas.
Função F9 – Portador.
Uma tela será exibida solicitando a entrada de um novo portador. Todos os cheques marcados na grade terão o portador alterado para o novo portador.

Função ShF7 – Liquidado.
Todos os cheques marcados na grade terão o status alterado para liquidado.
Esta opção é utilizada para baixar cheques que estavam em aberto e foram pagos por outro meio que não a Segunda apresentação no banco. Possui o mesmo processo da Baixa.
Função ShF8 – Cancelar.
Todos os cheques marcados na grade serão cancelados. Por motivos de segurança, para evitar fraudes, o sistema nunca exclui um cheque da base de dados. Caso exista um erro na entrada dos dados do cheque que compõe a chave como banco, agência, conta corrente e número do cheque, este deverá ser cancelado e um novo registro, com os dados corretos, deverá ser incluído.
Função ShF9 – Filtrar.
O sistema irá executar a pesquisa baseada nos dados do filtro, caso existam, e a grade de cheques será preenchida com o resultado.
Função ShF10 - Est.Canc.
Será possível estornar os cheques cancelados.
Função ShF6 – Observações.
O sistema disponibilizará uma tela para descrição das observações que se fizerem necessárias.

Limites

Análise de Limites e Dependentes – Crédito.
Nesta tela o usuário irá dispor da situação atual dos limites e saldos dos clientes e de seus dependentes. Basta digitar o cliente, seja através do CPF/ CNPJ ou através do código interno, que o sistema irá preencher os quadros Limites & Saldos e Dependentes, caso exista um dependente cadastrado para o cliente selecionado.


Ao acionar a tecla F2 – Alterar o campo Limite da grade será habilitado para edição, podendo ser alterado para aumentar o valor do limite de crédito ou para diminuí-lo.
No caso dos dependentes o valor do limite não poderá ultrapassar o valor estipulado para o titular.



Caso seja necessário BLOQUEAR alguma modalidade de crédito para o cliente selecionado, o sistema disponibilizará uma tela de campo para descrição do motivo que levou ao bloqueio do crédito.
O mesmo ocorre quando se DESBLOQUEIA alguma modalidade de crédito.

Na tela "HISTÓRICO" será listada a movimentação das contas de crédito, assim como a modificação dos status desse cliente.

Lançamentos

Consulta de Lançamentos

Nesta tela o usuário poderá consultar todos os lançamentos efetuados no sistema de crédito.
Filtro para Pesquisa:

...

Campo de tela

Descrição

DADOS DO LANÇAMENTO

 

Cliente

Número do CNPJ / CPF ou Código do cliente.

Filial

Código da Filial.

Número de Referência

Uma numeração que o usuário segue como referência de lançamento. Disponibilizada para o usuário.

Modalidade

Caderneta.
Convênio.

Convênio

No leque de opção selecione qual e o convênio entre os convênios do cliente.

Data de Emissão

Data da emissão do Lançamento.

Data de Vencimento

Data de Vencimento do crédito. Na tecla HELP o sistema abre uma tela que permite a seleção do CLICO ONDE O LANÇAMENTO SERÁ INCLUÍDO.

Data/ Hora

Data e hora que está sendo efetuada a manutenção de lançamentos. Esse campo é automático.

Autorização

Número da autorização

Fiscal

Código do Fiscal de Caixa que autorizou a operação.

Valor

Valor do lançamento.

Tipo Lançamento

Compra.
Pagamento.
Ajuste (mais).
Ajuste (menos).
 IMPORTANTE:
Na FUNÇÃO F2 – Alterar o lançamento marcado será transportado para a tela de inclusão para que a edição deste registro seja efetuada.
Por motivo de necessidade de se manter o histórico de extratos de Cartão e Convênios, lançamentos destas modalidades não poderão ser alterados.
Se um valor tiver que ser ajustado o usuário deverá efetuar um lançamento de ajuste + ou ajuste -, dependendo da necessidade.

Histórico

001 – Pagamento Efetuado. Mensagem que irá para o histórico da transação.
002 - Pagamento Efetuado em.
003 – Pagamento Efetuado em.
004 - Pagamento Efetuado em.

Documento

Número do documento

Caixa

Número do Caixa que foi realizada a transação.

Cupom

Número do Cupom gerado pela transação.

Usuário

Nome do usuário que efetivou a transação.

DADOS DO CONVÊNIO

 

Convênio

Número do Convênio do cliente. (No caso de)

Início

Data Inicial do período previsto do pagamento.

Fim

Data Final do período previsto do pagamento.

Juros

Percentual estipulado pelo convênio para cobrança de juros no caso de atraso.

Valor

Valor pago

Nova Filial

Tem como finalidade gravar os lançamentos do cliente em OUTRA FILIAL da Empresa.
Por padrão quando é realizado um lançamento este é gravado no filial padrão do cliente, ou seja, a filial que fez o cadastro do cliente.

Para se realizar um lançamento em OUTRA LOJA, são permitidas duas formas diferentes:
Trocando a Filial no campo filial, abaixo do código do cliente.
Colocando o código no campo "NOVA FILIAL".


Fechamento de Ciclo

Nesta tela o usuário irá executar as operações de fechamento dos ciclos.

No quadro Opção de Consulta de Ciclos, apresenta na grade de tela para visualização do usuário:

...


Na função F6 Emitir Arq.
Cria o arquivo com os lançamentos para Desconto em Folha.


Função F10 – Imprimir

Esta função só será habilitada se a opção selecionada para Consulta de Ciclos for "Fechados".
Neste caso, gera o relatório na tela.

Análise de Clientes

Nesta tela é possível ter acesso ao histórico do cliente conveniado.

Campos de Tela

Descrição

Filtro Clientes

 

Nome

Nome do cliente por extenso

CPF/ CNPJ

Número do CPF em caso de Pessoa Física e do CNPJ em caso de Pessoa Jurídica

Cartão

Número do Cartão do Cliente

Convênio

Código do Convênio associado

Resumo – Informações Automáticas pelo Sistema

 

Número do cartão

Número do cartão do cliente

Cliente desde

Data de admissão do cliente

Titular

Nome do titular se for diferente do nome do cliente consultado

Situação

Situação atual do cliente

Nascimento

Data de Nascimento do cliente.

Convênio

Relação de Convênios associados ao cliente

Dia de Corte

Dia do mês para limite de pagamento do cartão

Limites – Informações Automáticas pelo Sistema

 

Cheque

Limite Total: Estipulado para Modalidade cheque.
Disponível Total: Disponível para uso na modalidade para cheque.
Limite Mensal: Estipulado um % do LIMITE TOTAL para Modalidade cheque.
Disponível Mensal: Disponível para uso (MÊS) na modalidade para cheque.

Caderneta

Limite Total: Limite Total estipulado para caderneta.
Disponível Total: Limite disponível total estipulado para caderneta.
Limite Mensal: Limite mensal atual para caderneta
Disponível Mensal: Limite disponível no mês vigente para caderneta

Convênio

Limite Total: Limite Total estipulado para convênio.
Disponível Total: Limite disponível total estipulado para convênio.
Limite Mensal: Limite mensal atual para convênio.
Disponível Mensal: Limite disponível no mês vigente para o convênio.

Crediário

Limite Total: Limite Total estipulado para crediário.
Disponível Total: Limite disponível total estipulado para crediário.
Limite Mensal: Limite mensal atual para crediário.
Disponível Mensal: Limite disponível no mês vigente para crediário.

Cheques - Informações Automáticas pelo Sistema

 

(mais) Em Aberto

Cheques recebidos e não compensado.

(menos) Devolvidos (Em Aberto)

Valor total dos cheques devolvidos (em aberto).

(=) Total em Aberto

Valor total em aberto: Valor dos Cheques em aberto + Valor dos cheques devolvidos (em aberto).
Observação: Entenda por "em aberto" = Recebido e Não pago.

Depositado

Valor dos cheques depositados.

Liquidado

Valor dos cheques pagos.

Devolvidos (Total)

Valor total dos cheques devolvidos em "aberto".

Caderneta - Informações Automáticas pelo Sistema

 

Compras

QTD de compras efetuadas para essa modalidade e o somatório dessas compras.

Pagamentos

QTD de pagamentos efetuados para essa modalidade e o somatório desses pagamentos.

Ajustes (mais)

Por motivo de necessidade de manter o histórico dos lançamentos das modalidades onde os mesmos não poderão sofre qualquer tipo de alteração. Se for necessário fazer algum tipo de modificação (ajuste), é utilizado as opções de Ajustes. Ajuste (mais) uma operação de COMPRA e Ajuste (menos) uma operação de PAGAMENTO, dependendo da necessidade.

Ajustes (menos)

 

Convênio - Informações Automáticas pelo Sistema

 

Compras

QTD de compras efetuadas para essa modalidade e o somatório dessas compras.

Pagamentos

QTD de pagamentos efetuados para essa modalidade e o somatório desses pagamentos.

Ajustes (mais)

Por motivo de necessidade de manter o histórico dos lançamentos das modalidades, onde os mesmos não poderão sofre qualquer tipo de alteração. Se for necessário fazer algum tipo de modificação (ajuste), é utilizado as opções de Ajustes. Ajuste (mais) uma operação de COMPRA e Ajuste (menos) uma operação de PAGAMENTO, dependendo da necessidade.

Ajustes (menos)

 

Crediário - Informações Automáticas pelo Sistema

 

Compras

QTD de compras efetuadas para essa modalidade e o somatório dessas compras.

Pagamentos

QTD de pagamentos efetuados para essa modalidade e o somatório desses pagamentos.

Ajustes (mais)

Por motivo de necessidade de manter o histórico dos lançamentos das modalidades onde os mesmos não poderão sofre qualquer tipo de alteração. Se for necessário fazer algum tipo de modificação (ajuste), é utilizado as opções de Ajustes. Ajuste (mais) uma operação de COMPRA e Ajuste (menos) uma operação de PAGAMENTO, dependendo da necessidade.

Ajustes (menos)

 


Função F5 - Limites

O sistema abre a tela de Análise de Limites e Dependentes para consulta e manutenção dos dados.

Função F6 – Lançamentos

O sistema abre a tela do programa CONSULTA DE LANÇAMENTOS para consulta e manutenção dos dados de todas as modalidades de crédito.


Função ShF2 – Lançamentos da Caderneta

O sistema abre a tela do programa CONSULTA DE LANÇAMENTOS diretamente na MODALIDADE CADERNETA, para consulta e manutenção.


Função ShF3 – Lançamentos de Convênio

O sistema abre a tela do programa CONSULTA DE LANÇAMENTOS diretamente na MODALIDADE CONVÊNIO, para consulta e manutenção.


Função ShF4 – Lançamentos de Limite de Compra

O sistema abre a tela do programa CONSULTA DE LANÇAMENTOS diretamente na MODALIDADE PRIVATE LABEL, para consulta e manutenção.


Função ShF5 – Lançamentos de Crediário

O sistema abre a tela do programa CONSULTA DE LANÇAMENTOS diretamente na MODALIDADE CREDIÁRIO, para consulta e manutenção.


Função F7 – Cheques

O sistema abre a tela do programa CONSULTA DE CHEQUES, para consulta e manutenção.


...



Função F8 - Cliente
O sistema abre a tela do programa CADASTRO DE CLIENTES / Fidelidade para consulta e manutenção.





Função ShF9 – Filtrar
Esta função permite filtrar para a tela as informações, conforme a necessidade do usuário.

Exemplo:

Relatórios

 

Relatório de Cheques

Nesta tela o usuário poderá selecionar as opções desejadas para emissão de um extrato dos cheques cadastrados na base de dados, conforme seleção feita no quadro de Filtro para Pesquisa.

Nos quadros colocados na parte inferior da tela é possível definir:

...

  • Selecione o tipo de relatório:
  • Relatório de Cheques.
  • Relatório de Críticas.
  • Controle de Cheques.





Relatório de Cheques

Campo do Relatório

Descrição

Filial

Código e descrição da filial emissora

Cliente

Código e descrição do cliente

Bco.

Código do banco do cheque

Ag.

Código da Agência do banco do cheque

Conta

Número da conta do cheque

Cheque

Número do cheque

Port.

Código do portador

Agenda

Código da agenda do cheque

Emissão

Data da emissão do cheque

Vencimento

Data de vencimento do cheque

Valor

Valor do cheque

Status

Situação atual do cheque

Usuário

Nome do Usuário que gerou o relatório.

Data / Hora (Inclusão)

Data e hora da inclusão do cheque no sistema.

Total Cliente

Valor total dos cheques por cliente.

Total Geral

Valor total do valor dos cheques.


Relatório de Críticas

Campo do Relatório

Descrição

Filial

Código e descrição da filial emissora

Cliente

Código e descrição do cliente

Bco

Código do banco do cheque

Ag.

Código da Agência do banco do cheque

Conta

Número da conta do cheque

Cheque

Número do cheque

Port.

Código do portador

Agenda

Código da agenda do cheque

Emissão

Data da emissão do cheque

Vencimento

Data de vencimento do cheque

Valor

Valor do cheque

Status

Situação atual do cheque

Usuário

Nome do Usuário que gerou o relatório.

Data / Hora (Inclusão)

Data e hora da inclusão do cheque no sistema.

Total Cliente

Valor total dos cheques por cliente.

Total Geral

Valor total do valor dos cheques.


Controle de Cheques

Campo do Relatório

Descrição

CBPJ / CPF

Código do CNPJ se for Cheque Empresa ou CPF se for cheque pessoa física

Cliente

Código e Descrição do cliente

Vencimento

Data do vencimento do cheque (pagamento)

Valor

Valor do cheque

Total

Valor total dos cheques apresentados no relatório


Lista Negra


Ao acionar a tecla F5 – Relatório o sistema irá emitir um relatório com o CPF/ CNPJ, nome e telefone dos clientes inadimplentes.
Selecione o layout e clique na função F5 – Relatório.

...


Ao acionar a tecla F6 – Exportar, o sistema também irá solicitar o LAYOUT, então gravará um arquivo na DBW para o PDV, especificado no quadro LAYOUT de exportação.
Este arquivo importado no PDV permitirá que, na possibilidade da comunicação entre o sistema de frente de caixa e a retaguarda RMS não estar disponível, o PDV poderá avisar ao operador de caixa da situação do cliente.



Painel de Relatórios

Esta tela concentra os relatórios do sistema de crédito citados anteriormente neste documento.

Basta clicar no relatório escolhido e o sistema redireciona para o mesmo.
Exemplo:


Relatório de Divergências

Programa que lista as divergências entre os lançamentos do Crédito Clientes e os títulos gerados no Contas a Receber.

IMPORTANTE:
Informe o código de todas as Agendas que quiser verificar.
Esse campo NÃO aceita a opção "GERAL".

...

Campos do relatório

Descrição

CNPJ / CPF

Número do CNPJ para Pessoa Jurídica e número do CPF para Pessoa Física.

Código

Número do código do cliente

Nome

Nome completo do cliente

Convênio

Código do convênio

Saldo Gestão

Saldo no modulo CRM

Saldo Contas a Receber

Saldo lançado no Contas a Receber

Diferença

Valor da diferença entre o Saldo Gestão e do Saldo lançado no Contas a Receber.

 

Relatório de Faturados

 

Este programa emite o relatório do total dos vencimentos no fechamento do convênio dentro do período selecionado.


Campos do relatório

Descrição

Código

Código do convênio

CGC

Número do CGC da Empresa Conveniada

Conveniada

Nome da Empresa Conveniada

Data

Data do lançamento

Valor

Valor do Lançamento

Início

Data Inicial da fatura ou período de faturamento convênio.

Final

Data Final da fatura ou período de faturamento convênio.

EMISSÃO

Impressão de Cartões
Nesta tela o usuário poderá imprimir os plásticos, inclusive com a opção de tarja magnética.
Até o momento apenas o padrão Zebra PN330 está implementado.
Para novas implementações de Layouts o departamento comercial da RMS deverá ser consultado.

...


Basta escolher o tipo de impressão, as tarjas que deverão ser gravadas, selecionar o arquivo no quadro Caminho do arquivo de clientes, acionar a tecla F9 – Carregar Arquivo e em seguida acionar a tecla F4 – Gravar Cartões.

Histórico do Cartão

Nesta tela o usuário poderá consultar as faturas emitidas para o cliente na modalidade Cartão de Crédito (Private Label).
Basta digitar o cliente que o sistema fará uma busca de todas as faturas emitidas e exibirá o resultado na grade.
Com um duplo clique na fatura o sistema exibirá uma tela com os detalhes da fatura.
Para emitir a fatura novamente, selecione na grade e acione a tecla F10 – Emitir Fatura.

Manutenção de Extrato

Extrato

Nesta tela o usuário poderá definir as mensagens de marketing e avisos do extrato.
ATENÇÃO!
O texto é limitado em 7 linhas e 90 caracteres.

Boleto

Nesta tela o usuário poderá definir os parâmetros do boleto do extrato.
ATENÇÃO!
O texto das mensagens é limitado em 8 linhas e 80 caracteres.

Envelope

Nesta tela o usuário poderá definir os parâmetros do envelope do extrato.
ATENÇÃO!
O texto das mensagens é limitado em 2 linhas e 50 caracteres.

Consulta de Financiamento - VCLMFINC


Consultando um Cliente:
Para verificar se o cliente tem ou não FINANCIAMENTO é necessário:

...


Será aberta da tela de MANUTENÇÃO DE FINANCIAMENTO

Simulando o FINANCIAMENTO para um cliente pertencente a um CONVÊNIO.
O Nº do cartão do cliente já estará visível, assim como o saldo disponível para compra.
01: Digite a Loja que está sendo realizado o FINANCIAMENTO.
02: Digite o Valor do Bem/Mercadoria.
03: Digite o Valor da Entrada.
O valor de entrada deve ser obedecer os parâmetros de porcentagem mínima e máxima para entrada.
04: O Valor a Financiar vai ser o valor do BEM menos o valor da entrada.
05: Em quantas vezes deseja parcelar o credito.
06: Clique em CONFIRMAR.
07: O CONTRATO DE FINANCIAMENTO É APROVADOR NA HORA.
08: Contrato "APROVADO".
Simulando o FINANCIAMENTO para um cliente SEM CONVÊNIO.
01: Digite a Loja que está sendo realizado o FINANCIAMENTO.
02: Digite o Valor do Bem/Mercadoria.
03: Digite o Valor da Entrada.
04: O Valor a Financiar vai ser o valor do BEM menos o valor da entrada.
05: Em quantas vezes deseja parcelar o credito.
06: Clique em CONFIRMAR.
07: Será aberto o oficio de solicitação de Autorização para se tornar Fiador.
08: O CONTRATO DE FINANCIAMENTO É APROVADOR APÓS APROVAÇÃO DA DIRECÇÃO.
09: Contrato "PEND. APROVAÇÃO"

Pagando uma Parcela de FINANCIAMENTO:
01: Selecione o cliente e seu contrato.
02: Selecione a PARCELA que deseja realizar o pagamento.
03: Clique em PAGAMENTO.
04: Digite a data do pagamento.
05: Digite o valor do desconto caso tenha.
06: Clique em CONFIRMAR.
*ATENÇÃO!*
O status da parcela deve ser "A PAGAR".
Estornando uma Parcela de FINANCIAMENTO:
01: Selecione o cliente e seu contrato.
02: Selecione a PARCELA que deseja realizar o estorno.
03: Clique em ESTORNO.
04: Digite a Data Estorno.
05: Digite o Motivo do Estorno.
06: Clique em CONFIRMAR.


Emitindo o CONTRATO DE FINANCIAMENTO
O Contrato de financiamento pode ser emitido a qualquer momento, basta que a situação do contrato esteja como "APROVADO".
Aprovando um CONTRATO
Se a situação do contrato estiver "PEND. APROVAÇÃO" e o oficio voltar aprovado.
01: Selecione o cliente e seu contrato.
02: Clique em APROVAR
A situação do contrato vai mudar para "APROVADO" e o CONTRATO pode ser impresso.

Excluindo um CONTRATO
Para excluir um contrato todas as parcelas devem estar com o status "A PAGAR".

CRM – Crédito (Portal Empresas Conveniadas)


Site de Empresas Conveniadas.

...

  • Selecionar Convênio.
  • Convênios.
  • Funcionários.
  • Faturas.
  • Administração.
  • Sair.

Selecionar Convênio

Selecione o convênio que deseja consultar na grade e confirme.

O sistema apresenta a tela com os dados do convênio selecionado para consulta.

Campos de tela

Campo

Descrição

Código

Código do Convênio. Será fornecido pelo sistema e não poderá ser alterado. Este número é um número sequencial iniciado em 1 (um).

Descrição

Nome do Convênio.

Código da Empresa

Armazena o código da empresa e nome que está fechando o contrato de convênio. Este código deverá estar cadastro no cadastro de Tipos (VABUTIPO) e esta entidade deverá também estar cadastrada como cliente (VABUCLIR).

Descrição da Empresa

 

Código Host

Grava um número e nome que poderá ser utilizado para identificação do convênio na frente de caixa.

Descrição Host

 

E-mail

E-mail do contato (responsável) do convenio.

Código Filial

Código da Empresa.

Descrição da Filial

Nome Fantasia da Empresa.

Ações

 

Restaura Fechamento de Crédito do Fechamento do Ciclo

Indica ao sistema que ao fechar o ciclo ele deverá disponibilizar novamente o limite de crédito total do cliente.

Este Convênio segue as normas do cooperado

Indica ao sistema que o convênio possui particularidades para cooperados que estarão disponíveis nas próximas versões

Bloquear Compras

Indica ao sistema que todas as compras de clientes associados a este convênio serão bloqueadas.

Permite Compras Parceladas

Permite que o conveniado compre em mais de uma parcela

Não Emitir Nota Fiscal

Indica que não deve ser emitida Nota Fiscal

Cobrança por período.

Indica que a cobrança será feita de acordo com o ciclo de cobrança estipulado.

Ciclo de Cobrança

 

Cobrança

Grava o dia de vencimento do boleto gerado no Contas a Receber do RMS após o fechamento do ciclo.

Fechamento

Indica em que dia será fechado o ciclo.
No dia posterior ao dia especificado neste campo o ciclo estará disponível para o processamento na tela de fechamento de ciclos.

Limites
Serão definidos os valores que indicarão as ações do sistema de autorização.

 

Total

Grava o valor máximo permitido como limite de crédito.

Utilizado

Informa o valor já utilizado dentro do total de limite permitido como crédito.

Excedido

Grava o percentual que o sistema de autorização irá utilizar para decidir se autoriza a venda nos casos do valor ultrapassar o limite disponível para o cliente.
O Autorizador acrescenta ao limite disponível o percentual estipulado e verifica se o valor da venda não é superior ao resultado da operação. Se não for a venda será autorizada sem consulta a um fiscal de caixa.

Ind. Calç. Lim. %

Armazena o percentual que será utilizado para calcular o limite do cliente.
O limite de crédito será o valor resultante do percentual gravado neste campo, calculado sobre o campo de salário do cliente.


Funcionários

Para Incluir, Alterar ou Detalhar dados de funcionários entre na opção de menu de mesmo nome e o sistema abre a tela abaixo:

Escolha a opção de desejada no canto direito na parte inferior da página, como segue:
Incluir.

...


Botão Status do Cartão.  
Clicando no Botão, o sistema apresenta todos os dados do cartão.
Quando a opção inicial for ALTERAR, o sistema habilita o botão MODIFICAR, que permite as alterações de Status do cartão e Manutenção.

Nesta tela será disponibilizado também o botão Histórico que permite o detalhamento das movimentações para o cartão em questão.
Exemplo: Cliente Daniela Lopes





Pasta Endereço

Campo

DESCRIÇÃO

E-mail

Informe o e-mail do cliente

Cep

Número do CEP correspondente ao endereço residencial do cliente.

Endereço

Nome do logradouro (Rua, Av, Travessa, Praça, etc).

Número

Número do logradouro

Complemento

Complemento do número se houver.

Bairro

Nome do bairro correspondente ao logradouro e Cep

Cidade

Nome da cidade correspondente ao logradouro

UF

Sigla do estado da Federação correspondente ao logradouro

Pais

Nome do país correspondente ao logradouro

Tipo Residência

Leque de seleção para o tipo de residência

Moradores

Número de moradores no endereço indicado

Tempo de residência

Tempo de residência no endereço indicado

Contatos

Relação dos telefones para contato com o cliente:
Residencial, Comercial, Celular, FAX e Recado.
Neste momento o sistema abre uma nova tela para cadastro dos contatos e as observações que forem necessárias.
Vide tela abaixo.


Pasta Empresa/ Convênio

Campo

DESCRIÇÃO

Data de admissão

Data de inclusão no convênio

Código Funcionário

Código do funcionário

Setor

Setor onde trabalha

Cargo

Cargo que ocupa

Salário

Salário correspondente aos ganhos mensais

Endereço Comercial

 

Cep

Número do CEP correspondente ao endereço comercial do cliente.

Endereço

Nome do logradouro (Rua, Av, Travessa, Praça, etc).

Número

Número do logradouro

Complemento

Complemento do número se houver.

Bairro

Nome do bairro correspondente ao logradouro e Cep

Cidade

Nome da cidade correspondente ao logradouro

UF

Sigla do estado da Federação correspondente ao logradouro

Pais

Nome do país correspondente ao logradouro


Pasta Dependente


Entrar em INCLUIR.

Campo

Descrição

CPF

Número do CFP do dependente

Dependente

Nome completo do dependente

Data de Nascimento do dependente

Data de Nascimento com dd/mm/aaaa do dependente

Sexo do dependente

Masculino

 

Feminino

Código

Código do dependente (Numeração Automática).

Naturalidade do dependente

Nome da Cidade de Nascimento

Nacionalidade do dependente

Nome do País de Nascimento

RG do dependente

Número do RG

Expedição (do RG do dependente)

Data de emissão do Registro de Identidade

Emissor (do RG do dependente)

Local onde o RG foi Emitido (SSP Secretaria de Segurança de São Paulo)

UF (do RG do dependente)

Leque de Seleção com os Estados da Federação

Nome do pai do dependente

Nome do pai

Nome da mãe do dependente

Nome da Mãe

Estado Civil do dependente

Leque de seleção com as opções de estado civil

Dados do Cartão do dependente

 

Nome Abreviado do dependente

Nome Abreviado do funcionário

...



Função DETALHAR

Permite a abertura das pastas de cadastro do cliente e a visualização das informações cadastrais.

FATURAS

Permite consultar a fatura assinalada na grade de tela de acordo com o ciclo.

Colunas de informação

...

Coluna

Descrição

Matrícula

Número da matrícula do cliente

Nome

Nome do cliente

Documento

Número do documento

Emissão

Data de emissão da fatura

Vencimento

Data de vencimento da fatura

Valor

Valor da fatura

Tipo

Tipo de operação

Loja

Código da loja emissora

CPF

Número do CPF do cliente

Titularidade

Grau de titularidade do cliente

Código

Código do cliente


Função Gerar Relatório

Gera na tela o relatório contendo as informações detalhadas na tela.

Gerar Arquivo  

Gera arquivo contendo as informações referentes à fatura indicada.
Abre a tela para o usuário selecionar o local de download do arquivo.

ADMINISTRAÇÃO

O sistema permite LIBERAR CONVÊNIO ou LIBERAR USUÁRIO para manutenção de convênio.


Entre primeiramente em LIBERAR CONVÊNIO.

O sistema vai listar os Convênios que estão LIBERADOS e os NÃO LIBERADOS.

Selecione o convênio que deseja liberar e clique em Liberar Acesso.

Agora selecione o convênio liberado e clique em liberar Usuário.

Liberar USUÁRIO.

No campo CONVÊNIOS só irão aparecer os Convênios Liberados.

Selecionando o convênio e clique em consultar.
O programa traz os usuários que podem ter acesso ao sistema.

*Observação:* SEM Convênio são os usuários do varejista.

Escolhendo o usuário e clicando em ALTERAR, o sistema abre a tela para alteração dos dados do usuário.
Nela também é possível alterar o status do usuário: Liberado e Bloqueado.
Ao liberá-lo, o sistema vai permitir o acesso do convênio correspondente deste usuário, somente com ele, sendo o e-mail dele o login e a senha e colocada no primeiro acesso.

Depois de alterar as informações, confirme.
No canto direito (superior da tela), é possível consultar os usuários do sistema selecionando o status desejado e clicando em Consultar.

SAIR
Permite sair do site e voltar à tela inicial de login e senha.

No primeiro acesso do usuário só é preciso colocar o e-mail e clicar em ACESSAR, o sistema vai pedir para colocar uma senha, que será a de acesso.

...