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Declaração Única de Exportação (DUE) no SIGAEEC

Linha de Produto:

Microsiga Protheus

Segmento:

Manufatura

Módulo:

Easy Export Control

Rotina:

Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

EECAE100 Embarque
EECDU400Declaração Única de Exportação

Chamados Relacionados

MTRADE-993 / MTRADE-1055

País(es):

Brasil

Banco(s) de Dados:

Todos

Tabelas Utilizadas:

EEC - Capa do Embarque

EE9 - Itens do Embarque

EEM - Notas Fiscais de Saída

EES - Itens das Notas Fiscais de Saída

EYY - Notas Fiscais de remessa

ELO - Código ISO 3166 de Países

SYF - Moedas

SYA - Países

Sistema(s) Operacional(is):

Windows/Linux

Descrição

Implementação da funcionalidade de geração e integração do arquivo XML da Declaração Única de Exportação (D.U-E) com o portal único Siscomex.

A integração necessita de um certificado digital válido do exportador para acesso ao portal único do siscomex no âmbito da declaração única de exportação  e que este esteja acessível ao usuário.

Após a atualização do ambiente a nova coluna "Status DUE" será exibida na capa do embarque de exportação e o botão Declaração Única de Exportação, será criado dentro do menu Outras Ações na rotina de manutenção do embarque de exportação.

Os status possíveis para a coluna "Status DUE" são:

1=Pendente Informações: Esse status é exibido quando o processo de exportação possui campos obrigatórios não preenchidas. Ao clicar no botão Declaração Única de Exportação, o sistema exibirá mensagem informando quais campos precisam ser preenchidos para a geração do arquivo XML da DUE.
2=Aguardando Geração: Reservado para uso futuro.
3=Aguardando Transmissão: Informações obrigatórias preenchidas mas sem número da DUE.
4=Aguardando Retificação: Reservado para uso futuro.
5=Registrada DUE: Número da DUE preenchido.
6=Registro por RE/DDE: Se ao menos um item tiver RE ou DDE ou se estiver preenchido na capa.
7=Não registrado: Caso haja data de embarque e não possua RE/DDE, nem DUE.

Os processos já existentes no ambiente terão seus status D.U-E atualizados automaticamente.

Processos que já possuírem data de embarque ficarão bloqueados para geração do arquivo xml  da D.U-E, sendo necessário que a data de  embarque seja retirada para o sistema apure automaticamente o status atual deste processo.

 

Importante

Antes de executar o compatibilizador UMTRADE968 é imprescindível:

  • Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório \PROTHEUS11_DATA\DATA) e dos dicionários de dados SXs (diretório  \PROTHEUS11_DATA\SYSTEM).
  • Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
  • Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
  • Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
  • O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.

 

Atenção

O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional   qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!

A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar   drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto,   antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:

  1. No   Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade   Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação   (APCFG60A).
  2. Se não   há Integridade Referencial ativa,   são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas   para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário   qualquer outro procedimento de ativação   ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar   normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
  3.  Se há Integridade Referencial ativa   em todas as empresas e filiais, é   exibida uma mensagem na janela Verificação   de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a   verificação seja concluída, ou;
  4.  Se   há Integridade Referencial ativa   em uma ou mais empresas, que não   na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e   filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em)   integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou   filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para   posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework   para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
  5. Nestes   casos descritos nos itens “iii” ou   “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).
  6.  Quando desativada a Integridade Referencial,   execute o compatibilizador, conforme instruções.
  7. Aplicado o compatibilizador, a Integridade   Referencial deve ser reativada, SE E   SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as   informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da   integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.

 

Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!

 

  1. Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client (se versão 10), digite o U_UMTRADE968 no campo Programa Inicial. Descreva se o compatibilizador deve ter uma data específica ou superior para que a atualização nos dicionários seja efetuada corretamente. Importante: Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a ___/___/____.
  2. Clique em OK para continuar.
  3. Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado ou é apresentada a janela para seleção do compatibilizador. Selecione o programa xxxx().
  4. Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
    1. Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
      É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
    2. Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
    3. Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
    4. Clique em OK para encerrar o processamento.

 

Descreva se há algum procedimento necessário após a aplicação do compatibilizador.

Procedimento para Implantação

O sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações (Patch) deste chamado.

  1. Aplique o patch do chamado e execute uma vez a rotina U_UMTRADE968
  2. No módulo SIGACFG acesse Base de Dados/Dicionários/Base de Dados/Parâmetros e verifique que o parâmetro MV_EEC0053 é criado conforme especificações abaixo:

Nome da Variável:

MV_EEC0053

Tipo:

Lógico

Descrição:

Define se utiliza a Declaração Única de Exportação

Valor Padrão:

.F.

Atualizações do Compatibilizador

1.    Criação de tabela no arquivo SX2– Tabelas:

Chave

Nome

Modo

PYME

ELO

Cod.País Orig.Item Com.ISO3166

C

N

2.  Criação de Campos no arquivo SX3 – Campos:

  • Tabela ELO - Cod.País Orig.Item Com.ISO3166

Campo

ELO_FILIAL

Tipo

Caracter

Tamanho

2

Decimal

0

Formato

-

Título

Filial

Descrição

Filial do sistema

Nível

-

Usado

NAO

Obrigatório

NAO

Browse

NAO

Opções

-

When

-

Relação

-

Val. Sistema

-

Help

Filial do sistema

Campo

ELO_COD

Tipo

Caracter

Tamanho

2

Decimal

0

Formato

-

Título

Código

Descrição

Código do país ISO 3166

Usado

SIM

Obrigatório

SIM

Browse

SIM

Opções

-

When

-

Relação

-

Val. Sistema

ExistChav("ELO",M->ELO_COD)

Help

Código do País de Origem de um Item Comercial formato ISO 3166

Campo

ELO_DESC

Tipo

Caracter

Tamanho

60

Decimal

0

Formato

@!

Título

Descrição

Descrição

Descrição do País

Nível

-

Usado

SIM

Obrigatório

NAO

Browse

SIM

Opções

-

When

-

Relação

-

Val. Sistema

-

Help

Descrição do país conforme o código

  • Tabela EEC - Embarques

Campo

EEC_EMFRRC

Tipo

Caracter

Tamanho

3

Decimal

0

Formato

-

Título

Tipo despacho

Descrição

Tipo do Despacho Export.

Nível

-

Usado

SIM

Obrigatório

NAO

Browse

SIM

Opções

22=Despacho fora Recinto;281=Recinto Alfandegado

When

-

Relação

-

Val. Sistema

-

Help

Tipo do Despacho Aduaneiro para efeitos da declaraçao única de exportaçao (D.U.E)

Campo

EEC_RECALF

Tipo

Caracter

Tamanho

7

Decimal

0

Formato

-

Título

Recinto Alf.

Descrição

Recinto Alfandegado

Nível

-

Usado

SIM

Obrigatório

NAO

Browse

SIM

Opções

-

When

-

Relação

-

ConsultaSJA

Val. Sistema

ExistCpo("SJA",M->EEC_RECALF)

Help

Recinto Alfandegado para efeitos da declaração única de exportação (D.U.E)


Campo

EEC_STTDUE

Tipo

Caracter

Tamanho

1

Decimal

0

Formato

-

Título

Status DU-E

Descrição

Status de integração DU-E

Nível

-

Usado

SIM

Obrigatório

NAO

Browse

SIM

Opções

#DU400StDue()

When

-

Relação

DU400Relacao("EEC_STTDUE")

Consulta-

Val. Sistema

-

Help

Status de integração da Declaração Única de Exportação (DU-E)


  • Tabela SYA - Países

Campo

YA_PAISDUE

Tipo

Caracter

Tamanho

2

Decimal

0

Formato

-

Título

Cód.País DUE

Descrição

Código do país para D.U-E

Nível

-

Usado

SIM

Obrigatório

NAO

Browse

SIM

Opções

-

When

-

Relação

-

ConsultaELO

Val. Sistema

ExistCpo("ELO",M->YA_PAISDUE)

Help

Código do país para D.U-E em formato ISO 3166



Importante:

O tamanho dos campos que possuem grupo pode variar conforme ambiente em uso.

 

5.  Criação de Consulta Padrão no arquivo SXB – Consulta Padrão:

  • Pesquisa ELO

Alias

ELOELOELOELOELOELOELOELO

Tipo

12244445

Sequência

0101020101020201

Coluna

DB01020102010201

Descrição

Cod.País ISO 3166CódigoDescriçãoCódigo PaísDescriçãoDescriçãoCódigo do País 

Contém

ELOELO_CODELO_DESCELO_CODELO_DESCELO_DESCELO_CODELO_COD

 

6.   Criação ou Alteração de Índices no arquivo SIX – Índices:

AA1CODVEN

ÍndiceAA1

ELO

ELO

Ordem6

1

2

ChaveAA1

ELO_FILIAL+ELO_COD

ELO_FILIAL+ELO_DESC

Descrição

CódigoCod. Vendedor

Descrição

Proprietário

S

S

 

7.  Criação ou Alteração de Parâmetros no arquivo SX6 – Parâmetros:

Nome da Variável(X6_VAR)

MV_EEC0053

MV_EEC0054

Tipo(X6_TIPO)

Lógico

Numérico

Descrição(X6_DESCRIC + X6_DESC1 + X6_DESC2

Define se utiliza a Declaracao Unica de Exportacao

Integrador deve efetuar integracao com a base de Testes (1) ou com a base de Producao (2)

Valor Padrão(X6_CONTEUD)

.T.

1

 

8.  Criação ou Alteração (mantenha somente a instrução correspondente) de Gatilhos no arquivo SX7 – Gatilhos:

  • Tabela BD5 – Contas Médicas:

Campo

Informe o conteúdo do (X7_CAMPO)

Sequência

Informe o conteúdo do (X7_SEQUENC)

Campo Domínio

Informe o conteúdo do (X7_CDOMIN)

Tipo

Informe o conteúdo do (X7_TIPO)

Regra

Informe o conteúdo do (X7_REGRA)

Posiciona?

Informe o conteúdo do (X7_SEEK)

Chave

Informe o conteúdo do (X7_CHAVE)

Condição

Informe o conteúdo do (X7_CONDIC)

Proprietário

Informe o conteúdo do (X7_PROPRI)

 

 

Procedimento para Configuração

(Estes procedimentos devem ser feitos quando for necessário configurar parâmetros e/ou  rotinas no menu).

 

CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS

 

  1. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Crie/configure (mantenha somente a instrução correspondente) o(s) parâmetro(s) a seguir:
    (É necessário criar uma tabela para cada parâmetro descrito no item Parâmetro(s), da tabela Características do Requisito)

Itens/Pastas

Descrição

Nome:

 

Tipo:

Informe o Tipo do parâmetro

Cont. Por.:

Informe o Conteúdo padrão

Descrição:

 

 

CONFIGURAÇÃO DE MENUS

 

2.  No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013). Informe a nova opção de menu do informe o nome do módulo, conforme instruções a seguir:

Menu

Informe o Menu em que estará localizada a rotina

Submenu

Informe o Submenu em que estará localizada a rotina

Nome da Rotina

Informe o Título da rotina

Programa

Informe o Fonte da rotina

Módulo

Informe o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos”

Tipo

Informe a Função

 

 

Procedimento para Utilização

  • Descreva os procedimentos, passo a passo (caso de uso), que serão realizados pelos usuários para que a melhoria seja visualizada identificando as seguintes informações:
  • Localização da rotina no menu;
  • Localização dos novos campos e/ou perguntas e respectivas pastas de cadastro que são visualizadas pelo usuário;
  • Caso seja necessário ter algum cadastro feito previamente, faça uma observação.

 

 

Exemplo:

       1.            No Plano de Saúde (SIGAPLS), acesse Atualizações / Produto Saúde / Produto Saúde (PLSA800).

O sistema apresenta a janela de produtos cadastrados.

       2.            Posicione o cursor em um produto e clique em Alterar.

       3.            Na pasta Cobertura/Carências selecione a subpasta Tipo de Prestador.

       4.            Dê duplo clique no campo TP Prestador (BCW_TIPPRE).

O sistema apresenta a janela Tipo de Prestador – Coparticipação – Alterar.

       5.            Informe os dados conforme orientação do help de campo e observe o preenchimento do novo campo:

                      Som. p/Compra (BCW_SOMCOM): selecione Sim para indicar se a coparticipação cadastrada será válida somente para efeito de compra de procedimentos ou Não, caso contrário.

       6.            Confira os dados e confirme.

 

 

Vídeo

  • Vídeo hospedado no youtube e inserido no template por meio da macro Widget Connector.

** Canal do youtube e software de vídeoem definição.

 

Título do Vídeo:

Disponibilizado pelo Marketing.

Introdução:

Disponibilizado pelo Marketing.

Passo a Passo:

Capturar diretamente do sistema.

Finalização:

Disponibilizado pelo Marketing.

 

 

Ponto de Entrada

Descrição:

Informe o Menu em que estará localizada a rotina

Localização:

Informe o Submenu em que estará localizada a rotina

Eventos:

Informe o Título da rotina

Programa Fonte:

Informe o Fonte da rotina

Função:

Informe o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos”

Retorno:

Nome

Tipo

Descrição

Obrigatório

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Exemplo:

#Include 'Protheus.ch'

User Function CN120ALT()

Local aCab:= PARAMIXB[1]

Local cTipo:= PARAMIXB[2]

If cTipo == '1'

    aCab[4][2]:= 'NF' //Validações do usuário

EndIf

Return aCab