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  • DT Gerenciamento de Inservível - Carcaça.

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GERENCIAMENTO DE INSERVÍVEL - CARCAÇA

Informações Gerais

 

Linha de Produto:

PC Sistemas

Segmento Executor:D&L

Módulo:

33 - Vendas Avançado

Rotina:


Rotina

Nome Técnico

3363

Cadastro de Inservível

3364Cadastro de Rota Inservível
3367Movimentação de Inservível

Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

203

Cadastrar Produto

302

Cadastrar Cliente
316Digitar Pedido de Venda
336Alterar Pedido de Venda
329Cancelar Pedido de Venda
530Permitir Acesso a Rotina
560Atualizar Banco de Dados
1301Receber Mercadoria
1302Devolução a Fornecedor
1303Devolução de Cliente
1307Cancelar Nota Fiscal de Entrada
1316Cancelar NF Devolução Cliente
1327Cancelar NF Devolução a Fornecedor
1401Lançar Corte
1409Cancelar Nota Fiscal

Chamado/Ticket:

5272.028469.2016 (HIS.01155.2016 / HIS.01158.2016 / HIS.01837.2016 / HIS.02859.2016 / HIS.01158.2016 / HIS.01531.2016 / HIS.01805.2016 / HIS.01798.2016 / HIS.02866.2016 / HIS.03804.2016)

Tabelas:

560

- Tabela de cadastro de Inservível (PCINSERVIVEL)

- Tabela de movimentação de inservíveis (PCMOVINSERVIVEL)

- Tabela de histórico de movimentações de inservíveis (PCHISTMOVINSERVIVEL)

- Tabela de histórico de movimentações de inservíveis (PCHISTMOVINSERVIVEL)

- Tabela de Produtos (PCPRODUT)

- Tabela de Produtos (PCPRODUT)

- Tabela de Clientes (PCCLIENT)

- Criação/Exclusão de Rotina (rotina 529)

- Criação/Exclusão Permissão de Acesso (rotina 530)

- Dicionário de Dados

 

530

 

Opção rotina 203 - Cadastrar Produto

129 - Permite alterar campo 'Aceita troca de inservível'

 

Opção rotina 3363 - Cadastro de  Inservível

101 – Permite incluir
102 – Permite alterar
103 – Permitir incluir/desativar
104 – Visualizar log
105 – Editar layout de relatórios
106 – Permitir editar múltiplos registros
107 – Restringir acesso a editar campo
108 – Restringir acesso a editar campo

 

Opção rotina 3364 - Cadastro de Rota Inservível

1 – Permite excluir Créditos/Débitos de inservível por cliente
101 – Permite incluir
102 – Permite alterar
103 – Permite excluir/desativar
104 – Visualizar log
105 – Editar layout de relatórios
106 – Permite editar múltiplos registros

 

Opção rotina 3367 – Movimentação Inservível

101 – Permite excluir Créditos/Débitos de inservível por cliente

 

Opção rotina 336 – Alterar Pedido de Venda

84 – Não permitir alterar transporte padrão

 

País:

( X ) Brasil  (  ) Argentina  (  ) México  (  ) Chile  (  ) Paraguai  (  ) Equador

(  ) USA  (  ) Colômbia   (  ) Outro _____________.

Versão:

28.02 - AGUARDANDO VALIDAÇÃO DE DOCUMENTO E LIBERAÇÃO DE TESTE PARA PUBLICAR DOCUMENTO

Objetivo

O processo de controle de Carcaça de Baterias foi desenvolvido com a finalidade de auxiliar as empresas que atuam no segmento de peças e acessórios. As rotinas que estão envolvidas nesse processo são: 203 - Cadastrar Produto, 1301 - Receber Mercadoria, 1302 - Devolução a fornecedor, 1307 - Cancelar Nota Fiscal de Entrada e 1327 - Cancelar NF devolução, 3363 - Cadastro de Inservível, 3364 - Cadastro de Rota Inservível, 3367 - Movimentação Inservível. Sendo assim, este tutorial descreve os procedimentos que cada rotina realiza

Definição da Regra de Negócio

  

Rotina

Tipo de Operação

Opção de Menu

Regras de Negócio

3363 - Cadastro de Inservível

Criação

Menu do WinThor -> 3363

- Criar nova rotina para cadastrar produto inservível, mantendo um registro de produtos inservíveis com seu respectivo peso e valor, para ser utilizado no desconto na venda e na compra de carcaças (exemplo de baterias)

3367 - Movimentação de Inservível

Criação

Menu do WinThor -> 3367

- Criar nova rotina que permita o cadastro do Controle de Saldo de produtos inservíveis por cliente, débito e crédito de carcaças (exemplo de baterias) para determinados clientes. Esse controle é necessário para identificar o saldo de carcaças.

316 - Digitar Pedido de Venda

Envolvida

Menu do WinThor -> 316

- Criar na rotina 316 o processo de venda com desconto de carcaça (de bateria).

336 - Alterar Pedido de VendaEnvolvidaMenu do WinThor -> 336Rotina 336 deverá possibilitar oferecer desconto nos produtos carcaça (exemplo bateria), caso o cliente devolva a carcaça da mesma.
302 - Cadastrar ClienteEnvolvidaMenu do WinThor -> 302- Criar novos campos na rotina 302. São eles: Rota de Entrega e Prazo para devolução de Carcaça.
1303 - Devolução de ClienteEnvolvidaMenu do WinThor -> 1303
1316 - Cancelar NF Devolução ClienteEnvolvidaMenu do WinThor -> 1316

 

 

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titleTarefa: HIS.01155.2016

Criar nova Rotina XXXX - Cadastrar Grupo Inservível

 

1 . Criar a opção Incluir:

  • Código Inservível ( Código automático )
  • Amperagem ( Numérico Inteiro)
  • Peso Caraça/KG ( Numérico Decimal)
  • Valor na Venda ( Numérico Decimal)
  • Valor na Compra ( Numérico Decimal) - (IS NULL)
  • Criar permissão de acesso para incluir
  • Validar permissão de acesso ao botão incluir

 

2. Criar opção Editar:

  • Pesquisar por Amperagem e Código
  • Permitir alterar todos campos exceto Código(automático) 
  • Gravar log de alteração para manter rastreabilidade
  • Criar permissão de acesso para editar

 

3 . Criar opção Excluir:

  • Deverá ser realizada exclusão lógica conforme ocorrência no cadastro do produto, gravando dtexclusão
  • Criar permissão de acesso para excluir
  • Validar permissão de acesso ao botão excluir 

 

4. Criar opção Pesquisar:

  • Código inservível
  • Amperagem

 

4.1 Listar todos os códigos cadastrados na planilha de acordo com os filtros informados.

 

Observação: o código gerado é vinculado a um produto na rotina 203 - Cadastrar Produto para a formação do valor do desconto ou do valor de compra da carcaça de bateria.

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titleTarefa: HIS.01158.2016

Criar nova rotina: XXXX - Movimentação de Inservível

 

1. Criar tabela da movimentação com o nome [PCMOVINSERVIVEL]

1.1 Criar Opção Inserir (somente via pedido de vendas ou movimentações de cancelamento e devolução). Com os seguintes campos na Rotina:

  • Numero Transação do Crédito/Débito (Numérico Automático)
  • Código do Cliente (Pesquisa cadastro cliente)
  • Nome do Cliente
  • UF (Sigla do Estado)
  • Cidade (Nome Cidade)
  • Data de Inclusão (SYSDATE)
  • Data de validade (Somente para Débitos)

    - Para determinar a data de validade do Débito, o sistema deverá realizar o seguinte calculo: [Data de inclusão + Prazo de Devolução de Carcaça (Criado na HIS.01837.2016)
    Exemplo:

    DTINCLUSAO = 01/01/2016
    Prazo para devolução de carcaça = (20 dias) campo informado no cadastro do cliente
    Data de validade = 21/01/2016.

    -  Caso seja nulo não expira

  • Numero Pedido [PCPEDC.NUMPED]
    -  Valor Total Pedido
  • Numero Nota Fiscal (PCNFSAID.NUMNOTA)
    -  Valor Total Nota Fiscal (Total somente dos produtos Bateria [Flag "Permite Devolução de Carcaça" ="S" HIS.01157.2016]
  • Código Produto (Produto Bateria)
  • Descrição Produto Bateria(Produto Bateria)
  • Quantidade Vendida (quantidade do produto Bateria)
  • Saldo de Carcaça em (KG): (Numérico Decimal) - Caso tenha desconto em carcaça no pedido
  • Saldo de Carcaça em Valor R$: (Numérico Decimal) - Caso tenha desconto em carcaça no pedido
  • Status do Saldo
    -  Pendente Total : (sem utilização: Vencido ou a Vencer)
    - Pendente Parcial: ( Crédito utilizado parcialmente como desconto nos pedidos de venda)

 

  • Histórico (Varchar2[60]) – (Gravar ao movimentar o saldo crédito/débito). Obrigatório.

Exemplo 1: Rotina 316/336 - Desconto Carcaça - Numero Pedido: 10000000 [ Lançamento (-)débito ]

Exemplo 2: Rotina PCSIS329 - Pedido Cancelado - Numero Pedido: 10000000 [ Lançamento (+)Crédito]

  • Código do RCA
  • Nome do RCA
  • Tipo Entrega (Verificar o veiculo que está vinculado a transportadora do pedido de venda , o campo [ PCVEICUL.Proprio ])

    - (TR) Transportadora esse campo virá no relatório como TR, quando o campo PCVEICUL.Proprio = ´´N``
    - (CA) Caminhão / Carro Próprio esse campo virá no relatório como (CA), quando o campo PCVEICUL.Proprio = ´´S``
  • Tipo Venda ( SR - Quando campo ´´Devolução de Carcaça = N`` senão (CR) HIS. da rotina 316. Verificar a Flag de Devolução de carcaça gravada no cabeçalho pedido
    - Com Retorno de Carcaça (CR)
    - Sem Retorno de Carcaça (SR) 
  • Data Exclusão
  • Filial

 

2. Criar a opção Pesquisar com os seguintes filtros

  • Filial
  • Código Cliente
  • Status
  • Pendente Total : ( sem utilização: Vencido ou a Vencer)
  • Pendente Parcial: ( Crédito utilizado parcialmente como desconto nos pedidos de venda)
  • Rota Entrega (Criar campo no cadastro do cliente para inserir a Rota de entrega do cliente criado na HIS.02859.2016) 
  • Permitir após filtrar e mostrar na planilha, permitir impressão da pesquisa, com os campos do critério 1. (RELATORIO padrão e Customizado)

 

3. Criar a opção Excluir

3.1 Criar permissão de acesso na rotina 530, nome da permissão: ´´Permite excluir Créditos/Débitos de inservíveis por cliente.`` Default = Não

3.2 Ao excluir um débito, o sistema deverá gerar um contas a receber em aberto do valor da carcaça para o cliente.

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titleTarefa: HIS.01531.2016

Rotina 316 - Digitar Pedido de Venda - Criar processo de venda com desconto de carcaça de bateria

Observação: criar vínculo com rotina que controla carcaças (exemplo de baterias) que permita desconto no produto baseado no cadastro do grupo de inservíveis.

 

1. Deverá criar flag na planilha de item Aba F5 e Aba F6 com nome ´´Devolução de Carcaça`` S/N Default= ´´Não``;

2. Somente será possível marcar a opção Devolução de Carcaça, para os itens que tiverem a Flag ´´Aceita troca de inservível``criada conforme a solicitação HIS.01157.2016, marcada como igual a ´´Sim``;

2.1 Caso tenha selecionado opção Devolução de Carcaça =´´Sim``, o sistema deverá verificar o vínculo da carcaça (exemplo bateria) com o produto inservível. Esse vinculo foi criado na solicitação HIS.01157.2016;

2.2 O sistema deverá acrescentar no PTABELA sem imposto o valor da carcaça, gravado na tabela de produto inservível. Exemplo:

 

PTABELA sem imposto= PTABELA sem imposto +( Qt * ValorCarcaça)
= 100,00 + (33,00 *1)
PTABELA sem imposto = R$133,00

Observação: o acréscimo deve ser aplicado da mesma maneira que o acréscimo de PFisica, para que seja exibido ao pesquisar o item já com o valor da carcaça (de bateria) acrescido no produto.

 

2.2.1 O preço demonstrado antes da inserção na planilha, já deverá vir composto pelo valor da carcaça;

2.2.2 Adicionar este acréscimo de Carcaça (de bateria) na origem preço;

2.3 A rotina deverá verificar se existem ´´Débitos`` vencidos na nova rotina criada conforme a solicitação HIS.01158.2016;

Observação: nessa nova rotina deverá existir campo de Data de Validade. Caso exista algum vencido o sistema não deverá permitir conceder novos descontos de carcaça em produtos (bateria) (flag na planilha de item aba F5 e aba F6, opção Devolução de Carcaça).

2.3.1 Caso a flag da planilha de item aba F5 e aba F6, Devolução de Carcaça esteja igual a Sim, o sistema deverá retirar o valor da carcaça que foi acrescentado no item 2.2. Exemplo:

PTABELA sem imposto= PTABELA sem imposto -( Qt *ValorCarcaça)

2.4 O sistema deverá gravar nos itens pedido o Desconto Carcaça caso tenha sido retirado do valor conforme item 2.3, pois será demonstrado em relatório;

3. Ao gravar o pedido, caso não haja acréscimo da carcaça, o sistema deverá realizar um lançamento em ´´Débito`` conforme opção Incluir descrita na solicitação HIS.01158.2016;

4.  O sistema deverá verificar se o ´´Veículo`` vinculado a Transportadora está marcado como ´´Carro Próprio ou Transportadora`` ( PCVEICUL.Proprio) e gravar esta informação no cabeçalho do pedido, pois será utilizado em relatório;

5. Gravar no campo histórico da tabela [PCMOVINSERVIVEL] criada conforme a solicitação HIS.01158.2016, a rotina que foi responsável em realizar a movimentação do saldo da conta corrente de sucata (de bateria);

6. Gravar no cabeçalho do pedido o campo Rota Entrega (Criar campo no cadastro do cliente para inserir a Rota de entrega do cliente conforme solicitado na HIS.02859.2016);

7. Ciar serviço para controle de conta corrente RCA.

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titleTarefa: HIS.02866.2016

Rotina 336 - Alterar Pedido de Venda deverá possibilitar oferecer desconto nos produtos carcaça (exemplo bateria), caso o cliente devolva a carcaça da mesma.


1. Criar flag no item do pedido com nome ´´Devolução de Carcaça`` Sim ou Não Default= Não;

2. Ao inserir item novo possibilitar marcar essa flag de Devolução de Carcaça;

2.2 Caso marcada a flag o sistema deverá retirar do valor do produto, ou seja, o valor da carcaça, movimentando o saldo no conta corrente de carcaça (de bateria);

2.2.1  O valor do item inserido já será composto pelo valor da carcaça. Veja o exemplo abaixo:

 

EX: PTABELA sem imposto= PTABELA sem imposto +( Qt * ValorCarcaça)
= 100,00 + (33,00 *1)
PTABELA sem imposto = R$133,00

Observação: o acréscimo deve ser aplicado da mesma maneira que o acréscimo de PFisica, para que seja exibido ao pesquisar o item já com o valor da carcaça (exemplo de bateria) acrescido no produto.

2.2.2 No caso de marcar a opção ´´Devolução de Carcaça`` Sim ou Não Default= Sim. Conforme o exemplo anterior o sistema deverá exibir somente R$100,00 retirando o valor de R$33,00 proveniente da carcaça de bateria;

2.3 A rotina deverá verificar se existem "Débitos" vencidos na nova rotina criada conforme solicitado na HIS.01158.2016. Nessa nova rotina existe campo de Data de Validade. Caso exista algum vencido para o cliente do pedido, o sistema não deverá permitir conceder novos descontos de carcaça em produtos (bateria). Deverá exibir mensagem de aviso ao usuário : ``Existem débitos de carcaça de baterias em aberto.``

3. Caso o usuário desmarque a opção de Devolução de Carcaça, o sistema deverá o voltar o valor do produto agregando o valor do desconto da carcaça novamente para o item e no totalizador do pedido, estornando a movimentação de Débito da conta corrente de carcaça, gerada na venda ou na nova inclusão de um item;

3.1 Quando houver recálculo do Plano de Pagamento, ou outra operação que altere o valor do desconto, o sistema deverá considerar o desconto de sucata já concedido nos itens;

4. Gravar no campo histórico da tabela [PCMOVINSERVIVEL] conforme solicitação na HIS.01158.2016 a rotina que foi responsável em realizar a movimentação do saldo da conta corrente de sucata (de Bateria);

5. Criar botão: ´´Tipo Entrega``;

5.1 Permitir alterar o tipo entrega conforme opções (Transportadora ou Carro Próprio);

5.2 Criar permissão de acesso na 530 para alterar o Tipo Entrega;

6. Não será possível controle de sucata nas vendas de Produto que possui Embalagem ou Cesta/Kit;

7. O sistema deverá validar todas as demais condições comerciais do cliente;

8. Gravar no cabeçalho do pedido o campo Rota Entrega (Criar campo no cadastro do cliente para inserir a Rota de entrega do cliente conforme solicitado na HIS.02859.2016).

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titleTarefa: HIS.01837.2016

Criar novo campo na rotina 302 - Cadastrar Cliente

1. Criar campo: Prazo para devolução de Carcaça [Numérico Integer];

Dica do campo: Esse prazo para devolução de carcaças (de baterias) expresso em dias corridos, será utilizado para validar as devoluções de Carcaça de Baterias que estão em aberto ou vencidas.

2. Gravar log de alteração desse campo.

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titleTarefa: HIS.02859.2016

Criar novo campo na rotina  302 - Cadastrar Cliente

1. Complemento da historia : HIS.01837.2016;

2. Criar campo campo ´´Rota de Entrega``;

Dica do campo: Ação relacionada com campo de ´´Código Automático`` e Descrição da Rota (Varchar2);

3. Vincular no cliente o Código dessa Rota, para poder ser criado filtros por esse campo em relatórios.

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titleTarefa: HIS.01805.2016

Rotina 1303 - Devolução de Cliente

 

1. Ao devolver uma NF será necessário estornar as movimentações de inservível/sucata quando esta ocorreu em alguns dos itens;

2. Gravar histórico da rotina que realizou a devolução conforme solicitado na HIS.01158.2016 para garantir rastreabilidade.

 

Rotina 1316 - Cancelar NF Devolução Cliente

 

1. Ao cancelar uma Devolução é necessário retornar as movimentações de troca de sucata quando esta ocorreu em alguns dos itens e o pedido também for cancelado;

2. Gravar histórico da rotina que realizou o cancelamento da devolução conforme solicitado na HIS.01158.2016 para garantir rastreabilidade.

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titleTarefa: HIS.01798.2016

Rotinas 329 - Cancelar Pedido de Venda, 1401 - Lançar Corte e 1409 - Cancelar Nota Fiscal / Cupom Fiscal. Ao cancelar um pedido ou nota fiscal de venda, ou realizar cortes na nota fiscal de venda, o sistema deverá verificar se existiu algum desconto de Devolução de Carcaça e desfazer a movimentação.


Rotina 329

1. Ao cancelar um pedido ou item do pedido o sistema deverá verificar se o item aceita troca de inservível (opção ´´Aceita troca de inservível`` conforme a HIS.01157.2016) e estornar a movimentação realizada na venda;

2. Gravar no campo histórico da tabela [PCMOVINSERVIVEL] criado conforme a HIS.01158.2016 a rotina que foi responsável em realizar a movimentação do saldo da conta corrente de sucata (de bateria);


Rotina 1409

1. Ao cancelar uma NF será necessário estornar as movimentações de venda com Devolução de Carcaça quando esta ocorreu em alguns dos itens e caso pedido também for cancelado. Se a devolução ocorrer deixando pedido sem cancelar, não movimentar sem cancelamento;

2. Gravar no campo histórico da tabela [PCMOVINSERVIVEL] criado conforme a HIS.01158.2016 a rotina que foi responsável em realizar a movimentação do saldo da conta corrente de sucata (de bateria).

 

Rotina 1401

1. Ao realizar corte do item do carregamento que aceita Troca de inservível (opção ´´Aceita troca de inservível`` conforme a inservível" HIS.01157.2016)o mesmo deve movimentar o saldo de conta corrente de sucata Sucata do cliente , bem como , recalcular o cabeçalho do pedido;2. Gravar no campo histórico da tabela [PCMOVINSERVIVEL] criado conforme a HIS.01158.2016 a rotina que foi responsável em realizar a movimentação do saldo da conta corrente de sucata (de bateria).

 

 

 

 

Procedimento para Configuração

 

(Estes procedimentos devem ser feitos quando for necessário configurar parâmetros e/ou  rotinas no menu).



Procedimento para Utilização


<Descreva os procedimentos, passo a passo (caso de uso), que serão realizados pelos usuários para que a melhoria seja visualizada identificando as seguintes informações;

Localização da rotina no menu;

Localização dos novos campos e/ou perguntas e respectivas pastas de cadastro que são visualizadas pelo usuário;

Caso seja necessário ter algum cadastro feito previamente, faça uma observação

Se necessário, utilizar prints de tela>.


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