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INTEGRAÇÃO SIGATMS X SIGAGFE
Contexto de negócio (Introdução)
Integrar os módulos Gestão de Transportes (SIGATMS) e Gestão de Frete Embarcador (SIGAGFE) de forma que possibilite a integração de custo de frete com origem no GFE e destino TMS, permitindo a análise de rentabilidade de frete.
A partir das notas fiscais, é possível relacionar o conhecimento de transporte e o documento de frete de subcontratação.
Havendo um documento de frete do GFE relacionado a mais de um conhecimento de transporte no TMS, ocorrerá o rateio dos valores baseado no parâmetro (MV_CRIRAT).
Rotinas alteradas:
Rotina | Nome Técnico |
Digitação de Documento de Frete | GFEA065 |
Auditoria de Documento de Frete | GFEA066 |
Integrar Documento de Frete | GFEA067 |
Consulta de Documento de Frete | GFEC065 |
Parâmetros do GFE | GFEX000 |
Monitor de Integração | GFEX100 |
Sistemas Envolvidos
- Gestão de Transportes.
- Gestão de Frete Embarcador.
Integração
A integração SIGATMS x SIGAGFE utiliza comunicação direta entre as rotinas Gestão de Transporte e Gestão de Frete Embarcador.
O que levou a criação da integração / o porquê da integração (Finalidade/Objetivo), de forma macro, o que será integrado do, por exemplo, Vertical com o ERP (BackOffice)
Explique o contexto de negócio ou do problema na qual esta integração estará inserida. Isto inclui o funcionamento da(s) ponta(s) envolvida(s).
Apresentar a integração como uma melhoria para o cenário ou como uma solução para o problema.
- Premissas
Gerais, do Vertical, do BackOffice e dos demais artefatos/sistemas envolvidos
Premissas Gerais
Premissas A
Premissas B
- Arquitetura (Tecnologia)
Escopo
Descreva, dado o contexto, qual o escopo de atuação da integração. Cite as áreas/perfis de usuários e funções impactadas. Se existe uma parte do contexto de negócio que a integração não tenta resolver, deixe explícito.
Defina exatamente o que a integração FAZ, o que ela NÃO FAZ e a sua finalidade.
[O conteúdo poderá estar disponível na ferramenta PMS – Painel de Gestão de Projetos, opção Plano do Projeto]
Como são os processos os que serão integrados, mas com uma visão geral e não só o ponto de integração caso contrário a homologação [ou outro que pegar o documento] não saberá do que se trata no sistema vertical, de forma sucinta, como funciona e o(s) ponto(s) de integração.
Citar a responsabilidade de cada produto.
Descrever com mais detalhes sobre o que será integrado (mas não ser especialista nas entidades/processos, pois suas particularidades serão descritas posteriormente) incluindo diagramas, prints, imagens, etc o que for interessante para auxiliar o entendimento.
Interessante aqui a inclusão de diagramas, imagens, lógicas, fluxo(s) do(s) processo(s) o que considerar interessante e agregador ao documento e ao escopo.
Pré-requisitos instalação/implantação/utilização
Relacione quais são os pré-requisitos (técnicos ou de negócio) para a integração. Este tópico não deve incluir informações da implantação normal do módulo, mas apenas informações específicas da integração. É como se este tópico já partisse do princípio que o módulo que será integrado já está normalmente instalado.
Entre os tópicos deste tópico podemos citar:
- Versões mínimas de produtos.
- Módulos ou programas que geram informações necessárias a integração. Muitas vezes a integração partirá de informações que somente são trabalhadas em um determinado programa ou processo, que deverá estar em uso no cliente.
- Ferramentas que são necessárias a integração, como: EAI, ESB, servidor de WebService etc.
- Aspectos legais nos quais as partes envolvidas na integração devem estar inseridas, caso as informações envolvidas sejam utilizadas para o cumprimento de alguma lei específica.
- Requisitos de hardware ou Software, como servidores, link de internet, capacidade de armazenamento e memória, sistema operacional.
Datasul
Insira aqui as informações pertinentes a Datasul.
Logix
Insira aqui as informações pertinentes ao Logix.
Protheus
Insira aqui as informações pertinentes ao Protheus.
RM
Insira aqui as informações pertinentes ao RM.
Escopo
Disponibilizar os dados sobre despesas realizadas de subcontratação de transporte para o módulo SIGATMS.
Estes dados serão consolidados e apresentados em relatórios e consultas do módulo SIGATMS para análise da rentabilidade em empresas que prestam serviço de transporte com redespacho ou subcontratação de terceiros.
Para a utilização desta funcionalidade foram criados parâmetros, todos localizados no GFEX000, aba Integração Protheus. São eles:
- Custos de Transporte: indica a forma de integração do custo de transporte com TMS. Valores aceitos:
1- Sob demanda: a integração somente será efetuada a partir da ação do usuário, podendo ser via GFEA065 (Documento de Frete), GFEA067 (Integrar Doc Frete) ou GFEX100 (Monitor Integração);
2- Automática: a integração será feita de forma automática, após a aprovação (por usuário ou por sistema) do documento de frete;
3- Não integra: desativa a funcionalidade;
- Despesa de Frete para Doc. Frete Normal: código da despesa de frete usada na integração de documentos de frete com tipo Normal;
- Despesa de Frete para Doc. Frete Compl. Valor: código da despesa de frete usada na integração de documentos de frete com tipo Complementar de Valor;
- Despesa de Frete para Doc. Frete Compl. Imposto: código da despesa de frete usada na integração de documentos de frete com tipo Complementar de Imposto;
- Despesa de Frete para Doc. Frete Reentrega: código da despesa de frete usada na integração de documentos de frete com tipo Reentrega;
- Despesa de Frete para Doc. Frete Devolução: código da despesa de frete usada na integração de documentos de frete com tipo Devolução;
- Despesa de Frete para Doc. Frete de Redespacho: código da despesa de frete usada na integração de documentos de frete com tipo Redespacho;
- Despesa de Frete para Doc. Frete de Serviço: código da despesa de frete usada na integração de documentos de frete com tipo Serviço.
* Todos os códigos de despesa deverão estar previamente cadastrados no programa TMSA060.
Para ativar a funcionalidade é necessário:
- No SigaCFG, definir o parâmetro MV_INTTMS com .T.;
- No GFEX000, aba Integração ERP, definir o parâmetro ERP Integrado com 2-Protheus;
- No GFEX000, aba Integração Protheus, definir o parâmetro Custos de Transporte com 1-Sob demanda ou 2-Automático.
Programas alterados:
GFEA065 (Digitação de Documento de Frete):
- Na inclusão do documento de frete, caso não haja integração com TMS, a situação do custo de frete será gravada com 0-Não se aplica.
Do contrário, será gravado com 1-Não enviado e o código da despesa de frete será obrigatório;
- Caso haja integração, sempre que for alterado o tipo do documento de frete, o código da despesa será alterado, baseado nos parâmetros de despesa por tipo de documento de frete;
- Criado o item de menu Atualizar custo frete tms para permitir a integração do custo de frete com TMS apenas Sob Demanda;
- Criado o item de menu Desatualizar custo frete tms para permitir a exclusão da integração do custo de frete com TMS, independente se Sob Demanda ou Automático;
- Caso a integração seja automática, tanto para inclusão quanto para alteração, esta será feita ao salvar um documento de frete que seja aprovado automaticamente, ou então ao aprovar o documento de frete via GFEA066 (Aprovação doc. frete);
- Caso a integração seja manual, esta será possível, após a aprovação do documento de frete, via opção de menu Atualizar custo frete tms. Estando o documento integrado com TMS e alterado posteriormente, a situação de integração será alterada para Pendente Atualização, sendo necessário efetuar nova atualização;
- Ao excluir um documento de frete, ocorrerá a desatualização do custo de frete com TMS.
GFEA066 (Auditoria de Documento de Frete):
- Alterado para que, ao aprovar o documento de frete, integrar o custo de frete com TMS, caso o parâmetro indique atualização automática.
GFEA067 (Integrar Documento de Frete):
- Inclusa a opção 3-Custo Frete TMS no parâmetro Tipo de Integração. O processamento permite atualizar, atualizar rejeitados e desatualizar, e também a seleção por documento de frete ou fatura, da mesma forma que os outros tipos de integração já existentes neste programa.
GFEC065 (Consulta de Documento de Frete):
- Na aba Integrações, grupo Protheus, são apresentadas informações de custo de frete;
- Houve alteração para sempre apresentar o grupo Protheus. Até então, esse grupo só era exibido, caso o parâmetro ERP Integrado fosse igual a 2-Protheus;
- Inclusão dos seguintes campos:
1. Sit Cus Fret: indica a situação da integração do custo de frete com TMS, podendo ser:
0- Não se aplica. Quando não há integração com TMS;
1- Não enviado. Quando a integração não foi efetuada;
2- Atualizado. Quando a integração foi efetuada;
3- Rejeitado. Quando houve inconsistência no processo de integração;
4- Pendente de atualização. Quando já houve uma integração, e o documento de frete foi alterado;
2. Cód. despesa: código da despesa de frete. Esta informação é usada na integração do custo de frete com TMS;
3. Dt Int Custo: data da integração do custo de frete com TMS;
4. Usu Cus Fret: usuário que efetuou a integração do custo de frete com TMS;
5. Mot Rej Cust: motivo de rejeição da integração do custo de frete com TMS.
- Criada aba Custo de Frete, que apresenta os registros que foram gerados na integração com TMS.
GFEX000 (Parâmetro do GFE):
- Criação dos parâmetros na aba Integração Protheus.
GFEX100 (Monitor de Integração):
- Inclusa as colunas Custo Frete e Dt.Cus, que apresentam, respectivamente, a situação de integração do custo de frete com TMS e a data que foi realizada a integração;
- Criado item de menu Enviar custo frete, que permite a integração do custo de frete com TMS;
- Criado item de menu Situação custo frete, que permite alterar a situação de integração do custo de frete com TMS de Não enviado para Atualizado e vice-versa. Essa opção apenas altera a situação do documento de frete, não efetuando atualização ou desatualização do custo de frete no TMS.
Pré-requisitos instalação/implantação/utilização
Liberação oficial: Versão 12
Release liberada: 12.1.17
Deve-se atualizar a release informada e executar os procedimentos para Implementação conforme Documento Técnico.
É imprescindível realizar o processamento do programa UPDDISTR para atualização da base.
Instalação/Atualização
Parâmetros para configuração:
Parâmetro | Descrição | Conteúdo | |
---|---|---|---|
SIGATMS | MV_INTTMS | Ativa integração SIGATMS x SIGAGFE | .T. |
.T. | |||
.T. | |||
SIGAGFE | MV_INTGFE | Ativa integração do ERP Protheus com SIGAGFE | .T. |
MV_INTGFE2 | Modo de integração entre ERP Protheus e GFE | 1 | |
1 | |||
1 | |||
1 | |||
Instalação/Atualização
Este tópico tem por objetivo orientar a instalação da integração, visando o seu funcionamento completo. Instalação de produtos ou ferramentas necessárias podem referenciar outros documentos existentes, desde que estejam disponíveis no repositório de documentação da TOTVS ou sejam enviados junto com o documento da integração em si. As informações mínimas necessárias para teste tópico são:
- Procedimentos que devem ser observados quando um dos produtos for atualizado.
- Configuração necessária que deve ser realizada em arquivos de configuração ou programas de parâmetros etc.
- Arquivos diversos que devem ser mantidos em determinados locais para o funcionamento da integração, exemplo: xml, xsd.
- Atualizações necessárias em banco de dados ou instruções para que elas sejam feitas.
- Processos, módulos ou programas que precisam ser instalados ou atualizados. Deve ser definida a versão mínima necessária dos programas envolvidos.
- Ferramentas, servidores ou serviços que precisam ser disponibilizados e configurados, o que pode gerar necessidade de novo hardware ou aumento de capacidade. Exemplo: serviço de WebService.
- Instruções para habilitar a comunicação da ferramenta EAI entre as partes, quais rotas devem ser definidas ou como as transações devem ser habilitadas.
Observação: evite o uso de Prints de telas, facilitando, assim, o trabalho de tradução e versionamento deste documento.
Datasul
Insira aqui as informações pertinentes a Datasul.
Logix
Insira aqui as informações pertinentes ao Logix.
Protheus
Insira aqui as informações pertinentes ao Protheus.
RM
Insira aqui as informações pertinentes ao RM.
Controle de Versão
O grupo TOTVS, representado por suas marcas, irá administrar as demandas de evolução dos layouts e demais ajustes, acordando junto aos solicitantes o prazo de liberação de release.
Todas as evoluções programadas deverão ser discutidas e aprovadas pelas marcas antes do início do desenvolvimento e somente serão desenvolvidas em caso de concordância das marcas e alinhamento com as diretivas definidas pelo Comitê de Integração TOTVS.
Suporte
O suporte aos recursos da Integração será de responsabilidade de todas as linhas, sendo assim as equipes de suporte dos produtos RM Conector e Backoffice Protheus estarão aptas a fazer a primeira análise e, quando necessário, repassar para a equipe mais adequada em cada caso.
Observação: Este modelo de suporte está sendo revisado pela TOTVS.
Transações/Entidades/Mensagens únicas
Apresente quais as transações/entidades que são trocadas e quem envia a informação para quem. Pode (e recomenda-se) ter um diagrama, uma tabela ou afins que apresente este fluxo.
Relacione quais são as mensagem únicas (TOTVSMessage) utilizadas e qual o seu relacionamento com as entidades já existentes do ERPs envolvidos.
Exemplos:
Método | ID | Descrição | Origem | Destino | XSD (versões podem variar) |
Cadastros | 01 | Cliente/Fornecedor | RM | Protheus | CustomerVendor_1_000.xsd |
02 | Moeda | RM | Protheus | Currency_1_000.xsd | |
03 | Unidade de Medida | RM | Protheus | UnitOfMeasure_1_000.xsd | |
04 | Produto | RM | Protheus | Item_?_000.xsd | |
05 | Centro de Custo | RM | Protheus | CostCenter_1_000.xsd | |
06 | Ativos | RM | Protheus | NOVA, Ativo fixo | |
07 | Funcionários | RM | Protheus | Employee_1_000.xsd | |
08 | Projeto | RM | Protheus | Project_1_000.xsd | |
09 | Obra | RM | Protheus | SubProject_1_000.xsd | |
10 | Tarefa | RM | Protheus | TaskProject_1_000.xsd | |
11 | Meio de Pagamento | RM | Protheus | ?????.xsd | |
12 | Condições de pagamento | RM | Protheus | PaymentCondition_1_000.xsd | |
13 | Coligada* | RM | Protheus | Company_1_000.xsd | |
14 | Filial* | RM | Protheus | Branch_2_000.xsd | |
Processos | 15 | Solicitações (compras/armazém) | Protheus | RM | Request_1_000.xsd |
16 | Cancelar movimento (solicitação, OS, etc) | Protheus | RM | CancelRequest_1_000.xsd | |
17 | Cancelar movimento (solicitação, OS, etc) | RM | Protheus | CancelRequest_1_000.xsd | |
18 | Baixa de estoque | Protheus | RM | Request_1_000.xsd | |
19 | Baixa de estoque | RM | Protheus | Request_1_000.xsd | |
20 | Consulta Saldo | Protheus | RM |
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21 | Apropriação de custos |
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| Request _1_000.xsd | |
22 | Geração de OS |
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23 | Consulta de OS |
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24 | Ampliação patrimonial |
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Fluxo das Informações
Para cada fluxo de informação descreva, se necessário, alterações de comportamento que o respectivo produto irá sofrer. Por exemplo: quando o Logix recebe o PEDIDO de OUTRO ERP, este pedido não poderá ser alterado no Logix.
Liste quais as entidades integradas e como é o mapeamento entre as diferentes estruturas. Por exemplo: Classe no sistema A vira categoria no sistema B, o campo X é refletido no campo Y etc.
Liste quais transações/operações a integração fará com as entidades relacionadas. Exemplo: Insert de PEDIDO, Insert, update de ITEM, buscar saldo em estoque do ITEM no dia X ou buscar dados do FUNCIONÁRIO.
Cadastros
Descreva características gerais do fluxo de informações e que serão comuns para este tipo de entidade. Características particulares para cada entidade deverão ser citadas em tópicos específicos de cada entidade.
Sempre que existir (a sugestão é sempre criar) e for agregador ao documento acrescentar aqui os diagramas/imagens ou até mesmo colocar tais diagramas diretamente na especificação dos processos
Em seguida faça uma descrição para cada um dos fluxos para cada entidade
<Transação/Entidade>
Identificador da Mensagem: <mensagem>
Versão: <versão>
Módulo <marca 1>: <BackOffice – Gestão xxxxxxx>
Módulo <marca 2>: <SIGAXXX>
Tipo de Envio: <Assíncrona/Síncrona>
Mensagem Padrão | PROTHEUS | RM | ||
Tabela | Campo | Tabela | Campo | |
Code | CTO990 | CTO_SIMB | GMOEDA | SIMBOLO * |
Description | CTO990 | CTO_DESC | GMOEDA | DESCRICAO |
Symbol | CTO990 | CTO_SIMB | GMOEDA | SIMBOLO |
Notas:
Observações sobre comportamento desta mensagem ou dos processos envolvidos nela/para ela
A seguir descrever as variações, particularidades da mensagem e processos (integração) de acordo com cada marca
Limitações/Restrições
Descreva limitações e restrições para a integração que está sendo descrita.
Processos
Descreva características gerais do fluxo de informações e que serão comuns para este tipo de entidade. Características particulares para cada entidade deverão ser citadas em tópicos específicos de cada entidade.
Sempre que existir (a sugestão é sempre criar) e for agregador ao documento acrescentar aqui os diagramas/imagens ou até mesmo colocar tais diagramas diretamente na especificação dos processos
Em seguida faça uma descrição para cada um dos fluxos para cada entidade
<Transação/Processo>
Tipo de Fluxo: Protheus -> RM
Mensagem: Request_1_000
Versão: 1.000
Descrição de todo o comportamento e funcionamento do processo. Breve contexto, origem, regras, integração (geração da mensagem, envio, recebimento no destino), o quê supostamente irá ocorrer no destino, retorno, impacto, consequências, o que foi afetado, como conferir, validar, etc o retorno.
Acrescentar um diagrama do processo.
A seguir descrever as variações, particularidades da mensagem e processos (desta integração) de acordo com cada marca
Notas:
Observações sobre comportamento desta mensagem ou dos processos envolvidos nela/para ela
Limitações/Restrições
Descreva limitações e restrições para a integração que está sendo descrita.
Limitações / Restrições Gerais
Descreva limitações e restrições para cada fluxo descrito no tópico anterior. Exemplo:
- ERP1 envia ITEM cadastrado para o ERP2
ERP1 somente enviará o ITEM se este estiver em uma das famílias cadastradas no parâmetro FAMILIA_INTEGRACAO.
Se o tipo de valorização do estoque for FIFO.
- ERP2 envia PEDIDO cadastrado para o ERP1
O pedido recebido no ERP1 vindo do ERP2 estará bloqueado para alteração.
Como fazer (opcional)
Descreva os passos que viabilizem a integração.
Exemplo:
Os passos para viabilizar a integração são:
- No Logix ou no Protheus efetue o cadastro das seguintes informações: Clientes, fornecedores, transportadores, cidades, cotação de moeda e unidades de medida.
- No Logix cadastrar um novo depositante e efetuar toda a parametrização necessária para a operação de WMS.
- No Logix cadastrar um novo produto que seja controlado pelo WMS, para o depositante cadastrado anteriormente.
- No Logix efetuar um processo de recebimento para o produto cadastrado anteriormente, utilizando uma nota fiscal provisória (tipo “A”).
- No Protheus consultar a nota fiscal de recebimento que foi registrada no Logix, validando as informações recebidas.
- No Logix efetuar um processamento de regularização fiscal, efetuando a cobertura dos produtos recebidos anteriormente.
- No Protheus verificar se foi efetuado corretamente o relacionamento entre os dois documentos.
- No Logix efetuar um processo de expedição para o novo produto cadastrado, até o momento do envio da mensagem de integração de pedido de venda.
- No Protheus efetuar o faturamento do pedido de venda recebido.
- No Protheus verificar se a nota fiscal gerada contém todas as informações necessárias para o segmento de operador logístico (armazém geral).
- No Protheus efetuar a escrituração fiscal das notas fiscais, verificando se as regras da legislação deste segmento foram respeitadas.
- No Logix é possível consultar o número do pedido de venda gerado para as notas fiscais de retorno simbólico e conta/ordem no programa WMS6333 (Consulta de Documentos). Para os processos de faturamento de serviço o número do pedido está disponível no programa WMS6411 (Movimentos a Faturar).
Situações comuns (opcional)
Descreva situações problemáticas comuns que podem ocorrer durante o funcionamento da integração e como solucioná-los. Neste ponto também é importante dar instruções de como reconhecer e investigar problemas que podem vir a ocorrer durante a integração. Se houver, apresente tabelas de códigos e descrições de erros que a integração poderá apresentar.
Este tópico possivelmente será alimentado com as experiências durante o desenvolvimento da integração e poderá ser realimentado durante o uso da integração no cliente.
Exemplo 1:
Tratamento de erros de integração (Produto A)
Erro | Mensagem | Solução |
Código do erro | Mensagem exibida | Ação a ser tomada para resolução do erro. |
Tratamento de erros de integração (Produto B)
Erro | Mensagem | Solução |
Código do erro | Mensagem exibida | Ação a ser tomada para resolução do erro. |
Exemplo 2:
Quando uma mensagem é enviada do Logix para o Protheus, podem ocorrer situações em que o WebService não estará totalmente funcional. Nestes casos uma mensagem de erro genérica irá aparecer na tela:
Exemplo:
Erro ao enviar a mensagem de Cidade via Integração
Se o arquivo de log for analisado, poderemos ver a falha na comunicação com o sistema destino:
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WSCERR044 / Não foi possível POST : URL http://172.16.31.57:8011/ws/FWWSEAI.apw
ADVPL WSDL Client 1.080707 / tst on 20120315 08:49:51
-------------------------------------------------------------------------------
Para resolver este problema, verifique as configurações do sistema de destino, analisando o funcionamento do servidor utilizado para esta comunicação e a habilitação do endereço do WebService.
Checklist de suporte da aplicação
Crie um check-list de verificação de alguns pontos importantes para o funcionamento e atendimento da integração.
Instalação/Configuração
Relacione itens de verificação para garantir que a integração está corretamente instalada e configurada. Isto não pode ser uma cópia do procedimento de instalação/configuração, mas verificações pontuais que podem remeter aos itens da instalação.
Checklist de Verificações:
Relacione itens de verificações para que o atendente possa:
- Identificar o funcionamento da integração;
- Identificar a ocorrências de problemas;
- Coletar evidências do mau funcionamento relatado pelo cliente;
- Realizar possíveis ajustes na integração quanto à configuração ou negócio.