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INTEGRAÇÃO SIGATMS X SIGAGFE
Contexto de negócio (Introdução)
Integrar os módulos Gestão de Transportes (SIGATMS) e Gestão de Frete Embarcador (SIGAGFE) de forma que possibilite a integração de custo de frete com origem no GFE e destino TMS, permitindo a análise de rentabilidade de frete.
A partir das notas fiscais, é possível relacionar o conhecimento de transporte e o documento de frete de subcontratação.
Havendo um documento de frete do GFE relacionado a mais de um conhecimento de transporte no TMS, ocorrerá o rateio dos valores baseado no parâmetro (MV_CRIRAT).
Rotinas alteradas:
Rotina | Nome Técnico |
Digitação de Documento de Frete | GFEA065 |
Auditoria de Documento de Frete | GFEA066 |
Integrar Documento de Frete | GFEA067 |
Consulta de Documento de Frete | GFEC065 |
Parâmetros do GFE | GFEX000 |
Monitor de Integração | GFEX100 |
Sistemas Envolvidos
- Gestão de Transportes.
- Gestão de Frete Embarcador.
Integração
A integração SIGATMS x SIGAGFE utiliza comunicação direta entre as rotinas Gestão de Transporte e Gestão de Frete Embarcador.
Escopo
Disponibilizar os dados sobre despesas realizadas de subcontratação de transporte para o módulo SIGATMS.
Estes dados serão consolidados e apresentados em relatórios e consultas do módulo SIGATMS para análise da rentabilidade em empresas que prestam serviço de transporte com redespacho ou subcontratação de terceiros.
Para a utilização desta funcionalidade foram criados parâmetros, todos localizados no GFEX000, aba Integração Protheus. São eles:
- Custos de Transporte: indica a forma de integração do custo de transporte com TMS. Valores aceitos:
1- Sob demanda: a integração somente será efetuada a partir da ação do usuário, podendo ser via GFEA065 (Documento de Frete), GFEA067 (Integrar Doc Frete) ou GFEX100 (Monitor Integração);
2- Automática: a integração será feita de forma automática, após a aprovação (por usuário ou por sistema) do documento de frete;
3- Não integra: desativa a funcionalidade;
- Despesa de Frete para Doc. Frete Normal: código da despesa de frete usada na integração de documentos de frete com tipo Normal;
- Despesa de Frete para Doc. Frete Compl. Valor: código da despesa de frete usada na integração de documentos de frete com tipo Complementar de Valor;
- Despesa de Frete para Doc. Frete Compl. Imposto: código da despesa de frete usada na integração de documentos de frete com tipo Complementar de Imposto;
- Despesa de Frete para Doc. Frete Reentrega: código da despesa de frete usada na integração de documentos de frete com tipo Reentrega;
- Despesa de Frete para Doc. Frete Devolução: código da despesa de frete usada na integração de documentos de frete com tipo Devolução;
- Despesa de Frete para Doc. Frete de Redespacho: código da despesa de frete usada na integração de documentos de frete com tipo Redespacho;
- Despesa de Frete para Doc. Frete de Serviço: código da despesa de frete usada na integração de documentos de frete com tipo Serviço.
* Todos os códigos de despesa deverão estar previamente cadastrados no programa TMSA060.
Para ativar a funcionalidade é necessário:
- No SigaCFG, definir o parâmetro MV_INTTMS com .T.;
- No GFEX000, aba Integração ERP, definir o parâmetro ERP Integrado com 2-Protheus;
- No GFEX000, aba Integração Protheus, definir o parâmetro Custos de Transporte com 1-Sob demanda ou 2-Automático.
Programas alterados:
GFEA065 (Digitação de Documento de Frete):
- Na inclusão do documento de frete, caso não haja integração com TMS, a situação do custo de frete será gravada com 0-Não se aplica.
Do contrário, será gravado com 1-Não enviado e o código da despesa de frete será obrigatório;
- Caso haja integração, sempre que for alterado o tipo do documento de frete, o código da despesa será alterado, baseado nos parâmetros de despesa por tipo de documento de frete;
- Criado o item de menu Atualizar custo frete tms para permitir a integração do custo de frete com TMS apenas Sob Demanda;
- Criado o item de menu Desatualizar custo frete tms para permitir a exclusão da integração do custo de frete com TMS, independente se Sob Demanda ou Automático;
- Caso a integração seja automática, tanto para inclusão quanto para alteração, esta será feita ao salvar um documento de frete que seja aprovado automaticamente, ou então ao aprovar o documento de frete via GFEA066 (Aprovação doc. frete);
- Caso a integração seja manual, esta será possível, após a aprovação do documento de frete, via opção de menu Atualizar custo frete tms. Estando o documento integrado com TMS e alterado posteriormente, a situação de integração será alterada para Pendente Atualização, sendo necessário efetuar nova atualização;
- Ao excluir um documento de frete, ocorrerá a desatualização do custo de frete com TMS.
GFEA066 (Auditoria de Documento de Frete):
- Alterado para que, ao aprovar o documento de frete, integrar o custo de frete com TMS, caso o parâmetro indique atualização automática.
GFEA067 (Integrar Documento de Frete):
- Inclusa a opção 3-Custo Frete TMS no parâmetro Tipo de Integração. O processamento permite atualizar, atualizar rejeitados e desatualizar, e também a seleção por documento de frete ou fatura, da mesma forma que os outros tipos de integração já existentes neste programa.
GFEC065 (Consulta de Documento de Frete):
- Na aba Integrações, grupo Protheus, são apresentadas informações de custo de frete;
- Houve alteração para sempre apresentar o grupo Protheus. Até então, esse grupo só era exibido, caso o parâmetro ERP Integrado fosse igual a 2-Protheus;
- Inclusão dos seguintes campos:
1. Sit Cus Fret: indica a situação da integração do custo de frete com TMS, podendo ser:
0- Não se aplica. Quando não há integração com TMS;
1- Não enviado. Quando a integração não foi efetuada;
2- Atualizado. Quando a integração foi efetuada;
3- Rejeitado. Quando houve inconsistência no processo de integração;
4- Pendente de atualização. Quando já houve uma integração, e o documento de frete foi alterado;
2. Cód. despesa: código da despesa de frete. Esta informação é usada na integração do custo de frete com TMS;
3. Dt Int Custo: data da integração do custo de frete com TMS;
4. Usu Cus Fret: usuário que efetuou a integração do custo de frete com TMS;
5. Mot Rej Cust: motivo de rejeição da integração do custo de frete com TMS.
- Criada aba Custo de Frete, que apresenta os registros que foram gerados na integração com TMS.
GFEX000 (Parâmetro do GFE):
- Criação dos parâmetros na aba Integração Protheus.
GFEX100 (Monitor de Integração):
- Inclusa as colunas Custo Frete e Dt.Cus, que apresentam, respectivamente, a situação de integração do custo de frete com TMS e a data que foi realizada a integração;
- Criado item de menu Enviar custo frete, que permite a integração do custo de frete com TMS;
- Criado item de menu Situação custo frete, que permite alterar a situação de integração do custo de frete com TMS de Não enviado para Atualizado e vice-versa. Essa opção apenas altera a situação do documento de frete, não efetuando atualização ou desatualização do custo de frete no TMS.
Pré-requisitos instalação/implantação/utilização
Liberação oficial: Versão 12
Release liberada: 12.1.17
Deve-se atualizar a release informada e executar os procedimentos para Implementação conforme Documento Técnico.
É imprescindível realizar o processamento do programa UPDDISTR para atualização da base.
Instalação/Atualização
Parâmetros para configuração:
Parâmetro | Descrição | Conteúdo | |
---|---|---|---|
SIGATMS | MV_INTTMS | Ativa integração SIGATMS x SIGAGFE | .T. |
.T. | |||
.T. | |||
SIGAGFE | MV_INTGFE | Ativa integração do ERP Protheus com SIGAGFE | .T. |
MV_INTGFE2 | Modo de integração entre ERP Protheus e GFE | 1 | |
1 | |||
1 | |||
1 | |||
Datasul
Insira aqui as informações pertinentes a Datasul.
Logix
Insira aqui as informações pertinentes ao Logix.
Protheus
Insira aqui as informações pertinentes ao Protheus.
MV_GFEAI21 | Ativa integração de custos de transporte | 1 |
MV_DESGFE1 | Código de despesa para documento do tipo normal | |
MV_DESGFE2 | Código de despesa para documento do tipo compl. valor | |
MV_DESGFE3 | Código de despesa para documento do tipo compl. imposto | |
MV_DESGFE4 | Código de despesa para documento do tipo reentrega | |
MV_DESGFE5 | Código de despesa para documento do tipo devolução | |
MV_DESGFE6 | Código de despesa para documento do tipo redespacho | |
MV_DESGFE7 | Código de despesa para documento do tipo serviço |
RM
Insira aqui as informações pertinentes ao RM.Controle de Versão
O grupo TOTVS, representado por suas marcas, irá administrar as demandas de evolução dos layouts e demais ajustes, acordando junto aos solicitantes o prazo de liberação de release.
Todas as evoluções programadas deverão ser discutidas e aprovadas pelas marcas antes do início do desenvolvimento e somente serão desenvolvidas em caso de concordância das marcas e alinhamento com as diretivas definidas pelo Comitê de Integração TOTVS.
Suporte
O suporte aos recursos da Integração será de responsabilidade de todas as linhas, sendo assim as equipes de suporte dos produtos RM Conector e Backoffice Protheus estarão aptas a fazer a primeira análise e, quando necessário, repassar para a equipe mais adequada em cada caso.
Observação: Este modelo de suporte está sendo revisado pela TOTVS.
Transações/Entidades/Mensagens únicas
Apresente quais as transações/entidades que são trocadas e quem envia a informação para quem. Pode (e recomenda-se) ter um diagrama, uma tabela ou afins que apresente este fluxo.
Relacione quais são as mensagem únicas (TOTVSMessage) utilizadas e qual o seu relacionamento com as entidades já existentes do ERPs envolvidos.
Exemplos:
Método
ID
Descrição
Origem
Destino
XSD (versões podem variar)
Cadastros
01
Cliente/Fornecedor
RM
Protheus
.
xsd02
Moeda
RM
Protheus
Currency_1_000.xsd
03
Unidade de Medida
RM
Protheus
UnitOfMeasure_1_000.xsd
04
Produto
RM
Protheus
Item_?_000.xsd
05
Centro de Custo
RM
Protheus
CostCenter_1_000.xsd
06
Ativos
RM
Protheus
NOVA, Ativo fixo
07
Funcionários
RM
Protheus
Employee_1_000.xsd
08
Projeto
RM
Protheus
Project_1_000.xsd
09
Obra
RM
Protheus
SubProject_1_000.xsd
10
Tarefa
RM
Protheus
TaskProject_1_000.xsd
11
Meio de Pagamento
RM
Protheus
?????.xsd
12
Condições de pagamento
RM
Protheus
PaymentCondition_1_000.xsd
13
Coligada*
* implementado, mas o Protheus não vai enviar, estamos avaliando alternativa para preencher o de/para
RM
Protheus
Company_1_000.xsd
14
Filial*
* implementado, mas o Protheus não vai enviar, estamos avaliando alternativa para preencher o de/para
RM
Protheus
Branch_2_000.xsd
Processos
15
Solicitações (compras/armazém)
Protheus
RM
Request_1_000.xsd
16
Cancelar movimento (solicitação, OS, etc)
Protheus
RM
CancelRequest_1_000.xsd
17
Cancelar movimento (solicitação, OS, etc)
RM
Protheus
CancelRequest_1_000.xsd
18
Baixa de estoque
Protheus
RM
Request_1_000.xsd
19
Baixa de estoque
RM
Protheus
Request_1_000.xsd
20
Consulta Saldo
Protheus
RM
21
Apropriação de custos
Request _1_000.xsd
22
Geração de OS
23
Consulta de OS
24
Ampliação patrimonial
Fluxo das Informações
Para cada fluxo de informação descreva, se necessário, alterações de comportamento que o respectivo produto irá sofrer. Por exemplo: quando o Logix recebe o PEDIDO de OUTRO ERP, este pedido não poderá ser alterado no Logix.
Liste quais as entidades integradas e como é o mapeamento entre as diferentes estruturas. Por exemplo: Classe no sistema A vira categoria no sistema B, o campo X é refletido no campo Y etc.
Liste quais transações/operações a integração fará com as entidades relacionadas. Exemplo: Insert de PEDIDO, Insert, update de ITEM, buscar saldo em estoque do ITEM no dia X ou buscar dados do FUNCIONÁRIO.
Cadastros
Descreva características gerais do fluxo de informações e que serão comuns para este tipo de entidade. Características particulares para cada entidade deverão ser citadas em tópicos específicos de cada entidade.
Sempre que existir (a sugestão é sempre criar) e for agregador ao documento acrescentar aqui os diagramas/imagens ou até mesmo colocar tais diagramas diretamente na especificação dos processos
Em seguida faça uma descrição para cada um dos fluxos para cada entidade
<Transação/Entidade>
Identificador da Mensagem: <mensagem>
Versão: <versão>
Módulo <marca 1>: <BackOffice – Gestão xxxxxxx>
Módulo <marca 2>: <SIGAXXX>
Tipo de Envio: <Assíncrona/Síncrona>
Mensagem Padrão | PROTHEUS | RM | ||
Tabela | Campo | Tabela | Campo | |
Code | CTO990 | CTO_SIMB | GMOEDA | SIMBOLO * |
Description | CTO990 | CTO_DESC | GMOEDA | DESCRICAO |
Symbol | CTO990 | CTO_SIMB | GMOEDA | SIMBOLO |
Notas:
Observações sobre comportamento desta mensagem ou dos processos envolvidos nela/para ela
A seguir descrever as variações, particularidades da mensagem e processos (integração) de acordo com cada marca
Limitações/Restrições
Descreva limitações e restrições para a integração que está sendo descrita.
Processos
Descreva características gerais do fluxo de informações e que serão comuns para este tipo de entidade. Características particulares para cada entidade deverão ser citadas em tópicos específicos de cada entidade.
Sempre que existir (a sugestão é sempre criar) e for agregador ao documento acrescentar aqui os diagramas/imagens ou até mesmo colocar tais diagramas diretamente na especificação dos processos
Em seguida faça uma descrição para cada um dos fluxos para cada entidade
<Transação/Processo>
Tipo de Fluxo: Protheus -> RM
Mensagem: Request_1_000
Versão: 1.000
Descrição de todo o comportamento e funcionamento do processo. Breve contexto, origem, regras, integração (geração da mensagem, envio, recebimento no destino), o quê supostamente irá ocorrer no destino, retorno, impacto, consequências, o que foi afetado, como conferir, validar, etc o retorno.
Acrescentar um diagrama do processo.
A seguir descrever as variações, particularidades da mensagem e processos (desta integração) de acordo com cada marca
Notas:
Observações sobre comportamento desta mensagem ou dos processos envolvidos nela/para ela
Limitações/Restrições
Descreva limitações e restrições para a integração que está sendo descrita.
Limitações / Restrições Gerais
Descreva limitações e restrições para cada fluxo descrito no tópico anterior. Exemplo:
- ERP1 envia ITEM cadastrado para o ERP2
ERP1 somente enviará o ITEM se este estiver em uma das famílias cadastradas no parâmetro FAMILIA_INTEGRACAO.
Se o tipo de valorização do estoque for FIFO.
- ERP2 envia PEDIDO cadastrado para o ERP1
O pedido recebido no ERP1 vindo do ERP2 estará bloqueado para alteração.
Como fazer (opcional)
Descreva os passos que viabilizem a integração.
Exemplo:
Os passos para viabilizar a integração são:
- No Logix ou no Protheus efetue o cadastro das seguintes informações: Clientes, fornecedores, transportadores, cidades, cotação de moeda e unidades de medida.
- No Logix cadastrar um novo depositante e efetuar toda a parametrização necessária para a operação de WMS.
- No Logix cadastrar um novo produto que seja controlado pelo WMS, para o depositante cadastrado anteriormente.
- No Logix efetuar um processo de recebimento para o produto cadastrado anteriormente, utilizando uma nota fiscal provisória (tipo “A”).
- No Protheus consultar a nota fiscal de recebimento que foi registrada no Logix, validando as informações recebidas.
- No Logix efetuar um processamento de regularização fiscal, efetuando a cobertura dos produtos recebidos anteriormente.
- No Protheus verificar se foi efetuado corretamente o relacionamento entre os dois documentos.
- No Logix efetuar um processo de expedição para o novo produto cadastrado, até o momento do envio da mensagem de integração de pedido de venda.
- No Protheus efetuar o faturamento do pedido de venda recebido.
- No Protheus verificar se a nota fiscal gerada contém todas as informações necessárias para o segmento de operador logístico (armazém geral).
- No Protheus efetuar a escrituração fiscal das notas fiscais, verificando se as regras da legislação deste segmento foram respeitadas.
- No Logix é possível consultar o número do pedido de venda gerado para as notas fiscais de retorno simbólico e conta/ordem no programa WMS6333 (Consulta de Documentos). Para os processos de faturamento de serviço o número do pedido está disponível no programa WMS6411 (Movimentos a Faturar).
Situações comuns (opcional)
Descreva situações problemáticas comuns que podem ocorrer durante o funcionamento da integração e como solucioná-los. Neste ponto também é importante dar instruções de como reconhecer e investigar problemas que podem vir a ocorrer durante a integração. Se houver, apresente tabelas de códigos e descrições de erros que a integração poderá apresentar.
Este tópico possivelmente será alimentado com as experiências durante o desenvolvimento da integração e poderá ser realimentado durante o uso da integração no cliente.
Exemplo 1:
Tratamento de erros de integração (Produto A)
Erro | Mensagem | Solução |
Código do erro | Mensagem exibida | Ação a ser tomada para resolução do erro. |
Tratamento de erros de integração (Produto B)
Erro | Mensagem | Solução |
Código do erro | Mensagem exibida | Ação a ser tomada para resolução do erro. |
Exemplo 2:
Quando uma mensagem é enviada do Logix para o Protheus, podem ocorrer situações em que o WebService não estará totalmente funcional. Nestes casos uma mensagem de erro genérica irá aparecer na tela:
Exemplo:
Erro ao enviar a mensagem de Cidade via Integração
Se o arquivo de log for analisado, poderemos ver a falha na comunicação com o sistema destino:
-------------------------------------------------------------------------------
WSCERR044 / Não foi possível POST : URL http://172.16.31.57:8011/ws/FWWSEAI.apw
ADVPL WSDL Client 1.080707 / tst on 20120315 08:49:51
-------------------------------------------------------------------------------
Para resolver este problema, verifique as configurações do sistema de destino, analisando o funcionamento do servidor utilizado para esta comunicação e a habilitação do endereço do WebService.
Fluxo das Informações
Abaixo o fluxo para utilização dessa integração:
Checklist de suporte da aplicação
Crie um check-list de verificação de alguns pontos importantes para o funcionamento e atendimento da integração.
Instalação/Configuração
Relacione itens de verificação para garantir que a integração está corretamente instalada e configurada. Isto não pode ser uma cópia do procedimento de instalação/configuração, mas verificações pontuais que podem remeter aos itens da instalação.
Checklist de Verificações:
- Configurar o processo do SIGATMS.
- Configurar o SIGAGFE.
Checklist de VerificaçõesRelacione itens de verificações para que o atendente possa:
Identificar o funcionamento da integração
;:
- Identificar Verifique a ocorrências de problemas;
- Coletar evidências do mau funcionamento relatado pelo cliente;
- Realizar possíveis ajustes na integração quanto à configuração ou negócio.
- existência de registros dos Cadastros Básicos.
- Realizar a digitação de um documento de frete para realizar a integração do custo de frete com o SIGATMS.