Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Central de Movimentação Guia TISS

Visão Geral do Programa 

O objetivo deste programa é a inclusão, manutenção e detalhamento dos documentos digitados no RC. 

 

Objetivo da tela:

Listar os documentos que foram incluídos no RC.

 

Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Quantidade de documentos filtrados

Ao lado do título Documentos é apresentada a quantidade de documentos que foram encontrados para o filtro selecionado.

Incluir Documento

Abre a tela para a inclusão de Documentos.

Outras Ações

Remover Todos

Remove todos os documentos do filtro selecionado.

Validar Glosas

Valida as Glosas de todos os documentos do filtro selecionado.

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Validação para Cobrança

Informar a validação para cobrança.

Validação para Pagamento

Informar a validação para pagamento.

Glosa Manual

Aplica Glosa Manual a todos os documentos do filtro selecionado.

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Glosa

Informar o código ou descrição da Glosa.  As glosas que são exibidas no zoom, são carregadas do Cadastro de Glosas e sempre possuem a classe de erro Glosa Manual.

Motivo

Informar o motivo da glosa manual.

Validação para Cobrança

Informar a validação para cobrança.

Validação para Pagamento

Informar a validação para pagamento.

Desfazer Glosa Manual

 

Liberação dos Documentos

Libera todos os documentos do filtro selecionado. Ao concluir a liberação é aberta uma tela de resultados onde são apresentados os documentos e os movimentos que foram liberados e os que apresentaram erro.

Desfazer Liberação dos  Documentos

Deslibera todos os documentos do filtro selecionado. Ao concluir a desliberação é aberta uma tela de resultados onde são apresentados os documentos e os movimentos que foram desliberados e os que apresentaram erro.

Soma de Valores dos Documentos

Exibe a soma de valores de todos os documentos do filtro selecionado.

Vincular Documentos nas Internações

 

Configurações

Abre a tela de configurações.

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Quantidade de Registros por Busca

Define a quantidade de registros que serão carregados a cada busca realizada.

Filtros

Lista os filtros que foram salvos pelo usuário.

Definir filtro atual como padrão

Define o filtro selecionado na Área de Trabalho como filtro padrão, toda a busca de documentos que será realizada irá utilizar o filtro selecionado, exceto quando o filtro for alterado pelo usuário por meio da busca avançada.

Realizar busca ao abrir a tela

Define se os documentos são carregados ao abrir a tela da Área de Trabalho.

Tipo de Visualização

É possível selecionar três tipos de visualizações para a lista de documentos.

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Nível 1

Exibe apenas o código do documento.

Nível 2

Exibe o código, Beneficiário, Prestador Principal e o período de inclusão do documento.

Nível 3

Exibe todos os campos da lista documentos.

Busca Avançada

Nesta tela são informados os filtros para a lista de documentos.

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Beneficiário

Campo para informar o Beneficiário dos documentos.

Prestador

Campo para informar o Prestador dos documentos.

Ano

Campo para informar o Ano de digitação do documento.

Período

Campo para informar o Período de digitação do documento.

Data Inicial Digitação

Campo para informar o valor inicial da data de digitação do documento.

Data Final Digitação

Campo para informar o valor final da data de digitação do documento.

Unidade Prestadora

Campo para informar a Unidade do documento.

Transação

Campo para informar a Transação do documento.

Série

Campo para informar a Série do documento.

Documento

Campo para informar o Número do documento.

Clínica

Campo para informar a Clinica do documento.

Autorização

Campo para informar a Autorização do documento.

Guia do Prestador

Campo para informar a Guia do Prestador do documento.

Status

Campo para selecionar o Status do documento.

Lote de Importação

Campo para informar o Lote de Importação do documento.

Sequência de Importação

Campo para informar a Sequência de Importação do documento.

Ano Fatura

Campo para informar o Ano da Fatura.

Série Nota Fiscal

Campo para informar a Série da Fatura.

Número Fatura

Campo para informar Número da Fatura.

Usuário Digitação

Campo para informar o Usuário de digitação do documento.

Mais Resultados

Caso o filtro possua mais resultados do que foi parametrizado para realizar a busca, é adicionado o botão Mais Resultados ao final da página. Quando for selecionado, realiza a busca dos documentos de acordo com o valor informado no campo Quantidade de registros por busca da tela de Configurações.

 

 

Cada documento da lista possui as opções:

 

Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Status

No lado esquerdo da lista de documentos é apresentada uma linha colorida que representa o status do documento. A legenda correspondente às cores encontra-se no cabeçalho da lista de documentos.

Editar Documento

Abre a tela para a edição do documento selecionado. Vide item Editar Documento.

Remover

Remove o documento selecionado.

Validar Glosas

Valida as Glosas do documento selecionado.

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Documento

Mostra a chave do documento escolhido para aplicar a validação de glosas.

Validação para Cobrança

Informar a validação para cobrança.

Validação para Pagamento

Informar a validação para pagamento.

Glosa Manual

Aplica Glosa Manual ao documento selecionado.

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Documento

Mostra a chave do documento escolhido para aplicar a glosa manual.

Glosa

Informar o código ou descrição da Glosa.  As glosas que são mostradas no zoom são carregadas do Cadastro de Glosas e sempre possuem a classe de erro Glosa Manual.

Motivo

Informar o motivo da Glosa Manual.

Validação para Cobrança

Informar a validação para cobrança.

Validação para Pagamento

Informar a validação para pagamento.

Liberar Documento

Libera o documento selecionado. Ao concluir a liberação é aberta uma tela de resultados onde são apresentados os movimentos que foram liberados e os que apresentaram erro.

Desliberar Documento

Deslibera o documento selecionado. Ao concluir a desliberação é aberta uma tela de resultados onde são apresentados os que foram desliberados e os que apresentaram erro.

Valores do Documento

Exibe a soma de valores de todos os documentos do filtro selecionado.

 

Incluir Documento:

 

Objetivo da Tela:Permitir a inclusão de documentos de consulta, SP/SADT e resumo de internação.

 

A tabela abaixo exibe os campos padrões em todos os documentos.

Campo:

Descrição:

Botão Salvar

Salva o documento digitado. Caso aconteça algum erro é exibido uma mensagem de erro conforme a figura abaixo.

 

 

Se o documento for salvo com sucesso é apresentada uma mensagem no canto da tela exibindo a chave do documento que foi salvo.

Botão Cancelar

Fecha a tela de inclusão de documentos.

Transação

Informar a Transação do Revisão de Contas que será atrelado ao documento. É responsável por indicar qual o tipo de guia TISS que se está incluindo.

Autorização

Informar a Guia de Autorização que será vinculada ao documento para a liberação do serviço.

Data Emissão

Informar a data de emissão do documento que se está incluindo.

Número da Guia do Prestador

Informar o número da Guia TISS do prestador de serviços.

Beneficiário

Informar a carteira do beneficiário que poderá ser beneficiário da unidade (base) ou de intercâmbio. Caso seja da unidade, deverá estar cadastrada no cadastro de carteiras do beneficiário. Caso seja de intercâmbio, deverá estar cadastrado na Consultas Beneficiários Outras Unidades (RC0210A).

Validade da Carteira

Campo informativo onde apresenta a validade da carteira do beneficiário.

Atendimento a RN

Informar caso seja atendimento a recém-nascido.

Nome do Contratante

Campo informativo onde apresenta o contratante buscado no cadastro do contrato do beneficiário.

Plano

Campo informativo onde apresenta o plano de saúde buscado no cadastro do contrato do beneficiário.

Tipo de Plano

Campo informativo onde apresenta o tipo de plano buscado no cadastro do contrato do beneficiário.

Forma de Pagamento

Campo informativo onde apresenta a forma de pagamento buscada no cadastro do contrato do beneficiário.

Classe Hospitalar

Informar a classe hospitalar que deverá estar cadastrada na Manutenção Classe Hospitalar (CG0110H).

Observação

Informar observações para o documento.

 

Após informar a transação, a tela assume o tipo de Guia TISS indicado pela transação:

Tipo Consulta:

Campo:

Descrição:

Dados do Contratado

Informar os dados do contratado.

 

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Prestador

Informar o prestador executante que deverá estar cadastrado na Manutenção de Prestadores (CG0210Y).

CBO X Especialidade

Informar o CBO e Especialidade do prestador executante.

Nome do Profissional

Informar o nome do profissional caso o prestador seja pessoa jurídica.

Conselho

Informar o conselho do prestador.

Número do Conselho

Informar o número do conselho do prestador.

UF

Informar a UF do prestador.

Dados do Atendimento

Informar os dados do atendimento.

 

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Tipo de Consulta

Informar o tipo de consulta cadastrada na Manutenção Terminologia Tipo de Consulta TISS (ac0310p).

CID

Informar o código do diagnóstico do paciente cadastrado na Manutenção da Tabela de CID (VP0110I). Conforme for informado o CID, o campo pode ser apresentado até quatro vezes.

Indicação de Acidente

Indicador de acidente conforme tabela TISS. Cadastrados no programa Manutenção Terminologia Indicador de Acidente TISS (ac0310g).

Hora Realização

Informar a hora de realização da consulta.

Movimentos

Informar o procedimento referente à guia de consulta. São apresentados os movimentos atrelados à transação parametrizada.

 

Tipo SP/SADT:

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Dados do Solicitante

Informar os dados do solicitante.

 

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Prestador

Informar o prestador solicitante que deverá estar cadastrado na Manutenção de Prestadores (CG0210Y).

CBO X Especialidade

Informar o CBO e Especialidade do prestador solicitante.

Nome do Profissional

Informar o nome do profissional caso o prestador seja pessoa jurídica.

Conselho

Informar o conselho do prestador.

Número do Conselho

Informar o número do conselho do prestador.

UF

Informar a UF do prestador.

Dados do Contratado Executante

 

Informar os dados do contratado executante principal.

 

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Prestador

Informar o prestador executante principal que deverá estar cadastrado na Manutenção de Prestadores (CG0210Y).

Dados do Atendimento

Informar os dados do atendimento.

 

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Caráter do Atendimento

Informar o caráter da internação: Eletiva ou Urgência/Emergência.

Indicação Clínica

Indicação clínica conforme padrão TISS.

Tipo de Atendimento

Informar o tipo de atendimento. Este campo corresponde a tabela de domínio 50 do padrão TISS 3, e os dados exibidos são cadastrados na Manutenção Terminologia Tipo Atendimento TISS (ac0310n).

Tipo de Consulta

Informar o tipo de consulta cadastrada na Manutenção Terminologia Tipo de Consulta TISS (ac0310p). Somente é apresentado se o Tipo de Atendimento for consulta.

Indicação de Acidente

Indicador de acidente conforme tabela TISS. Cadastrados no programa Manutenção Terminologia Indicador de Acidente TISS (ac0310g).

Motivo Encerramento do Atendimento

Informar o motivo para o encerramento do atendimento.

Movimentos

Vide item Movimentos (abaixo). 

Após a inclusão de um movimento, este é adicionado à lista abaixo do campo de inclusão sendo possível editar ou remover o movimento selecionado. É possível também alterar o tipo de visualização dos movimentos da lista.

 

Tipo Resumo de Internação:

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Dados do Contratado Executante

Informar os dados do contratado executante principal.

 

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Prestador

Informar o prestador executante principal que deverá estar cadastrado na Manutenção de Prestadores (CG0210Y).

Dados da Internação

Informar os dados da internação.

 

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Caráter do Atendimento

Informar o caráter da internação: Eletiva ou Urgência/Emergência.

Tipo de Faturamento

Informar tipo de faturamento conforme tabela de domínio do padrão TISS.

Data Início Faturamento

Informar a data inicial do faturamento apresentado no documento.

Hora Início Faturamento

Informar a hora inicial do faturamento apresentado no documento.

Data Fim Faturamento

Informar a data final do faturamento apresentado no documento.

Hora Fim Faturamento

Informar a hora final do faturamento apresentado no documento.

Tipo de Internação

Informar tipo de internação conforme tabela de domínio do padrão TISS.

Regime Internação

Informar o regime de internação conforme tabela de domínio do padrão TISS.

CID

Informar o código do diagnóstico do paciente cadastrado na Manutenção da Tabela de CID (VP0110I). Conforme for informado o CID, o campo pode ser apresentado até quatro vezes.

Indicação de Acidente

Indicador de acidente conforme tabela TISS. Cadastrados no programa Manutenção Terminologia Indicador de Acidente TISS (ac0310g).

Motivo de Encerramento da Internação

Informar o motivo de encerramento da internação conforme tabela de domínio do padrão TISS.

Motivo de Alta TISS

Campo informativo onde exibe o motivo de alta TISS.

Qtde Nascidos Vivos

Informar a quantidade de nascidos vivos.

Nro da Declaração de Nascido Vivo

Informar o número da declaração de nascido vivo. O campo é apresentado conforme a quantidade informada no campo Qtde Nascidos Vivos, sendo o máximo cinco campos.

Qtde Nascidos Mortos

Informar a quantidade de nascidos mortos.

CID Óbito

Informar o código do diagnóstico de óbito do paciente cadastrado na Manutenção da Tabela de CID (VP0110I). O campo é apresentado conforme a quantidade informada no campo Qtde Nascidos Mortos, sendo o máximo cinco campos.

Nro da Declaração de Óbito

Informar o número da declaração de óbito. O campo é apresentado conforme a quantidade informada no campo Qtde Nascidos Mortos, sendo o máximo cinco campos.

Movimentos

Vide item Movimentos (abaixo).

 

Após a inclusão de um movimento, este é adicionado à lista abaixo do campo de inclusão sendo possível editar ou remover o movimento selecionado. É possível também alterar o tipo de visualização dos movimentos da lista.

 

Movimentos: Os campos da tabela abaixo são padrões para os três tipos de movimentos (procedimentos, insumos e pacotes). Os campos específicos de cada um desses movimentos são detalhados no item Tipos de Movimentos. Os campos referentes aos prestadores do movimento estão detalhados no item Prestador do Movimento.

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Movimento

Informar um procedimento, insumo ou pacote para o documento.

Data de Realização

Informar a data de realização do movimento.

Hora de Realização Inicial

Informar a hora inicial de realização do movimento.

Hora de Realização Final

Informar a hora final de realização do movimento.

Quantidade

Informar a quantidade do procedimento.

 

Tipos de Movimentos: Detalhes dos campos do movimento separados pelo tipo de movimento.

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Procedimento

  

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Via de Acesso

Informar a via de acesso utilizada na realização do procedimento.

Técnica Utilizada

Informar a técnica utilizada na realização do procedimento.

Valor

Informar o valor cobrado pelo prestador de serviços.

Insumo

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Descrição de Insumo Genérico

Informar a descrição do insumo caso seja do tipo genérico.

Pacote

O pacote possui procedimentos e insumos que podem ser visualizados selecionando no botão Itens do Pacote. O detalhamento dos campos segue no item Itens do Pacote abaixo.


Itens do Pacote: Tela onde exibe os procedimentos e insumos que o pacote possui. Nesta tela é possível alterar a Quantidade do Pacote, a Via de Acesso, Técnica Utilizada e o Fator de Redução/Acréscimo dos procedimentos. Caso o prestador e o movimento possuam divisão de honorários deve-se informar o Prestador da Divisão e o CBO X Especialidade. Na Aba de insumos pode-se alterar a Descrição de Insumo Genérico caso seja do tipo genérico.

 

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Quantidade

Informar a quantidade do pacote.

Agrupador

Campo informativo para exibir se o pacote é um agrupador de procedimentos e insumos.

Data Início

Campo informativo onde exibe a data de início do pacote.

Data Fim

Campo informativo onde exibe a data final do pacote.

Tipo de Valorização

Campo informativo onde representa o tipo de valorização do pacote. Esse campo influencia no comportamento da digitação dos valores dos movimentos que compõem o pacote.

Valor Total Pacote Pagamento

Campo informativo onde exibe a soma dos valores de pagamento dos procedimentos e insumos do pacote.

Valor Total Pacote Cobrança

Campo informativo onde exibe a soma dos valores de cobrança dos procedimentos e insumos do pacote.

Procedimentos

Lista todos os procedimentos do pacote.

 

 

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Valor Pagamento

Campo informativo onde exibe o valor de pagamento do procedimento.

Valor Cobrança

Campo informativo onde exibe o valor de cobrança do procedimento.

Quantidade

Campo informativo onde exibe a quantidade do procedimento no pacote.

Via de Acesso

Informar a via de acesso utilizada na realização do procedimento.

Técnica Utilizada

Informar a técnica utilizada na realização do procedimento.

Fator de Redução/Acréscimo

Informar o percentual de redução/acréscimo para o procedimento escolhido. Esse percentual é cadastrado na Manutenção Percentuais Acréscimo Sobre Procedimentos (rc0210l), e é utilizado na valorização do movimento.

Insumos

Lista todos os insumos do pacote.

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Descrição de Insumo Genérico

Informar a descrição do insumo caso seja do tipo genérico.

Valor Pagamento

Campo informativo onde exibe o valor de pagamento do insumo.

Valor Cobrança

Campo informativo onde exibe o valor de cobrança do insumo.

Quantidade

Campo informativo onde exibe a quantidade do insumo no pacote.

 

Prestador do Movimento: Para cada movimento é necessário informar pelo menos um prestador. Abaixo o detalhamento dos campos do prestador do movimento.

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Prestador

Informar o prestador que deverá estar cadastrado na Manutenção de Prestadores (CG0210Y).

Grau de Participação

Informar o Grau de Participação TISS do prestador executante.

CBO x Especialidade

Informar o CBO e Especialidade do prestador.

Nome do Profissional

Informar o nome do profissional caso o prestador seja pessoa jurídica.

Conselho

Informar o conselho do prestador.

Número do Conselho

Informar o número do conselho do prestador.

UF

Informar a UF do prestador.

Prestador da Divisão

Informar o prestador da divisão de honorários caso o prestador e o movimento permitam divisão de honorários.

CBO x Especialidade Prestador Divisão

Informar o CBO e Especialidade do prestador da divisão.

Adicionar Prestador

Botão para adicionar um novo prestador no movimento que está sendo incluído.

 

Editar Documento

 

Objetivo da Tela:

Exibir as informações do documento permitindo a edição de alguns campos.

 

Ao editar, a tela assume o modelo para o tipo de Guia TISS indicado pela transação do documento escolhido. Como algumas informações não podem ser editadas os campos ficam desabilitados. Os campos exibidos são os mesmos da tela de Inclusão de Documentos, porém existem alguns campos e funções que não estão disponíveis na inclusão de documentos. Abaixo são listados os campos e suas funções.

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Série

Campo informativo onde exibe a série do documento.

Número

Campo informativo onde exibe a número do documento.

Sequência

Campo informativo onde exibe a sequência do documento.

Glosas

Por meio desta tela é possível visualizar as glosas, aplicar glosa manual e validar as glosas para o movimento selecionado.

 

 

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Alterar/Adicionar Glosa Manual

Ao clicar é aberta uma tela para adicionar ou alterar a glosa manual.

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Glosa

Informar o código ou descrição da Glosa.  As glosas que são exibidas no zoom, são carregadas do Cadastro de Glosas e sempre possuem a classe de erro Glosa Manual.

Qtde Glosada

Informar a quantidade glosada caso a glosa seja de fracionamento.

Motivo

Informar o motivo da glosa.

Aplicar

Altera ou insere a glosa manual na lista de glosas do movimento.

Cancelar

Fecha a tela de Glosa Manual.

Validação para Cobrança

Informar a validação para cobrança.

Validação para Pagamento

Informar a validação para pagamento.

Botão Salvar

Salva as alterações feitas na validação e na glosa manual.

Botão Cancelar

Fecha a tela de glosas.

 

Detalhar Documento


 

Objetivo da Tela:Detalhar o documento. Os campos exibidos são os mesmos do editar documento, porém todos estão desabilitados. É possível também visualizar a tela de glosas do movimento.


Dados do Beneficiário


Objetivo da Tela:O campo Beneficiário na lista de documentos possui um link para a tela de detalhes, nesta tela são apresentados os detalhes, Módulos e Carências e a Declaração de Saúde do beneficiário selecionado.


Dados do Prestador


Objetivo da Tela:

O campo Prestador Principal na lista de documentos possui um link para a tela de detalhes, nesta tela são apresentados os detalhes, Endereços, Contatos, Especialidades e as Clinicas do prestador selecionado.