Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Treinamento:

Linguagem de Programação nível básico

Público Alvo:

Analistas de Suporte Técnico e/ou Negócios

Conhecimentos Exigidos:

Estrutura básica do produto Microsiga Protheus

Conteúdo:

(ideia) Antes de Iniciar o treinamento vamos preparar o ambiente de desenvolvimento, para isto peço que configurem suas maquinas com o passo-a-passo contido no link abaixo:

http://tdn.totvs.com/pages/viewpage.action?pageId=284465676

 

Tipos de Função

 

Tipo de Variáveis

ADVPL não é uma linguagem de tipos rígidos, o que significa que variáveis de memória podem receber diferentes tipos de dados durante a execução do programa.
As variáveis podem também conter objetos, mas os tipos primários da linguagem são:

O ADVPL não diferencia valores inteiros de valores com ponto flutuante. Portanto, é possível criar variáveis numéricas com qualquer valor dentro do intervalo permitido. Os seguintes
elementos são do tipo de dado numérico:
2
43.53
0.5
0.00001
1000000
Uma variável do tipo de dado numérico pode conter um número de dezoito dígitos, incluindo o ponto flutuante, no intervalo de 2.2250738585072014 E–308 até 1.7976931348623158
E+308.

Data

O ADVPL tem um tipo de dados específico para datas. Internamente as variáveis desse tipo de dado são armazenadas como um número correspondente à data Juliana. Variáveis do tipo de dados Data não podem ser declaradas diretamente, e sim com a utilização de funções específicas como, por exemplo, CTOD() que converte uma string para data.

Lógico
Valores lógicos em ADVPL são identificados através de .T. ou .Y. para verdadeiro e .F. ou .N. para falso (independentemente se os caracteres estiverem em maiúsculo, ou minúsculo).

Caractere
Strings ou cadeias de caracteres são identificadas em ADVPL por blocos de texto entre aspas duplas (") ou aspas simples ('):
"Olá mundo!"
'Esta é uma string'
"Esta é 'outra' string"
Uma variável do tipo caractere pode conter strings com no máximo 1 MB, ou seja, 1048576 caracteres.

Array
O Array é um tipo de dado especial. É a disposição de outros elementos em colunas e linhas. O ADVPL suporta arrays unidimensionais (vetores) ou multidimensionais (matrizes). Os elementos de um array são acessados através de índices numéricos iniciados em 1, identificando a linha e coluna para quantas dimensões existirem. Arrays devem ser utilizadas com cautela, pois se forem muito grandes podem exaurir a memória do servidor.

Bloco de Código
O bloco de código é um tipo de dado especial. É utilizado para armazenar instruções escritas em ADVPL que poderão ser executadas posteriormente.



Tipos de Operadores

 

Estruturas de Decisão e Repetição


Estruturas de decisão

        • IF...ELSE
        • DO CASE ... CASE

Estruturas de repetição

 

          • WHILE...END
          • FOR...NEXT
  1. Declaração de Variáveis
  2. Tipos de Função
  3. Tipos de Operadores