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  • Definição do nível de Preço e Promoção.
  • Definição de Seções da Filial.
  • Controle de Estoque.

 

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Cadastro de Cliente Varejo.

Conjunto de informações relativas aos clientes varejo necessárias ao Faturamento:

  • Dados utilizados para venda a varejo. No Cadastro de Tipo, este cliente deve estar registrado como tipo = V - Varejista.

 

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Cadastro de Clientes Isentos de Impostos (ICMS e IPI).

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Cliente Micro Empresa (ME).

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Cliente Público.

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Cadastro de Entrega / Pagamento.

É o cadastro de endereços para entrega e para pagamento utilizado na emissão da Nota Fiscal.

É o cadastro de endereços para entrega e para pagamento utilizado na emissão da Nota Fiscal.

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Cadastro de Condições de Pagamento.

É o cadastro das condições de pagamento que podem ser utilizadas nos pedidos. Essas condições estão vinculadas à filial de venda (Campo 14) onde, a primeira condição é a modalidade "à vista". Neste caso não se assume o percentual de desconto comercial ou despesa comercial no cálculo dos valores (preços).

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Integração com Demais Módulos do Sistema.

O Módulo de Faturamento está integrado com os demais módulos do Sistema.
Âncora_Toc114647986_Toc114647986 Âncora_Toc279159350_Toc279159350com os demais módulos do Sistema.

Cadastro e Preços.
Este módulo fornece a base de informações cadastrais - Produtos, empresa, filiais, depósitos, clientes - além das tabelas e parâmetros que servem de guia para as operações do faturamento. A exatidão do cadastro é fundamental para que este módulo funcione corretamente.
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_Toc114647987
_Toc114647987 Âncora_Toc279159351_Toc279159351Distribuição.
Através de sua função de atendimento determina as lojas, produtos e quantidades para o faturamento, gerando pedidos.
Âncora_Toc114647988_Toc114647988 Âncora_Toc279159352_Toc279159352

Recebimento.
Dá entrada no estoque dos produtos recebidos passando ao faturamento a informação para a emissão das notas fiscais do dia e/ou demais operações do módulo.
Âncora_Toc114647989_Toc114647989anchor
_Toc279159353_Toc279159353Livros Fiscais.
O faturamento gera informações (dados) que se integram com os livros fiscais para o registro das movimentações e posterior integração com outros módulos.
Âncora_Toc114647990_Toc114647990 Âncora_Toc279159354_Toc279159354

Contas a Receber.
Integra-se com o faturamento na medida em que recebe as informações sobre os valores faturados para serem cobrados dos clientes. Utiliza diversas informações (dados) como saldo de clientes, títulos em atraso, etc.
Âncora_Toc114647991_Toc114647991 Âncora_Toc279159355_Toc279159355

Contabilidade.
Recebe as informações do faturamento para lançamento nas respectivas contas contábeis.
Âncora_Toc114647992
_Toc114647992 Âncora_Toc279159356_Toc279159356Inventário.
Atualiza o estoque, cuja exatidão é fundamental para o faturamento correto. Se o inventário não estiver ajustado corre-se o risco de faturar produtos que não existem fisicamente no estoque. Também pode ocorrer a falta de faturamento por falta de estoque no sistema, quando fisicamente ele existe.
Obs.: Conforme a agenda usada no faturamento, o estoque pode ou não ser atualizado.
Âncora_Toc114647993_Toc114647993 Âncora_Toc279159357_Toc279159357 Âncora_Toc380672328_Toc380672328

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Descrição do processo

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Roteiro de Execução do Faturamento.


O Faturamento deve ser processado após a execução de alguns outros módulos do sistema.
Devem-se digitar todas as notas fiscais de recebimento de mercadorias pelo depósito para garantir que as informações estejam no sistema.
Devem-se digitar todos os acertos de estoque para garantir a acuracidade dos registros no sistema (Acuracidade é a conferência de estoque, onde o estoque físico existente e quantidade no estoque lógico (sistema de controle de mercadorias) deve ser igual).
Devem-se efetuar todas as alterações de preço e de cadastro de produtos.
Tomadas essas providências, você pode faturar sem problemas.

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Executando o Faturamento.

Voltemos De volta ao Menu Principal do Módulo de Faturamento
O sistema , o sistema exibirá a tela "Módulo de Gerenciamento", conforme segue:
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Através desta tela pode-se dar início ao processo de digitação de pedidos do Faturamento, bastando para tal, informar o código do vendedor, o código da Filial, (origem) da qual a mercadoria será faturada, e o código da agenda que contém todos os parâmetros de controle.

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Caso o responsável pelo faturamento, não consiga identificar qual o código do vendedor responsável pelo faturamento, poderá utilizar-se do código 0(Zero), que identifica o nível de "Supervisor", permitindo solicitar qualquer operação, desde que, autorizado pelas transações de liberação e controle de acesso previstas dentro do Sistema de Utilitários componente do Sistema RMS.
Ao digitar o código 0 (Zero), o sistema apresentará a tela a seguir, na qual se pode dar continuidade ao processo de faturamento, através da digitação do código da Filial de origem e do número da agenda.
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Se você consegue identificar o código do vendedor, digite-o para que o sistema possa associar o faturamento ao vendedor já que o processo pode envolver valores de comissões, assim como, informações gerenciais ou de administração de vendas.
Esse código será solicitado pelo sistema posteriormente se a operação em questão for uma venda, caso se trate de uma transferência ou devolução esse código não será necessário.
Digite a seguir o código da agenda.
Digite a opção 0 (Zero) que permite ter acesso a todas as agendas, com os respectivos dados de Pedidos (Preparação inicial do Faturamento).
Esta operação é válida apenas para consulta e manutenção dos pedidos.
Para lançamento dos pedidos é obrigatório informarmos a agenda.
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Âncora_Toc114647995_Toc114647995 Âncora_Toc279159359_Toc279159359 Âncora_Toc380672331_Toc380672331

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Iniciando o Faturamento.

No exemplo a seguir, apresentamos passo a passo, uma opção de faturamento, utilizando para tal, o número de agenda que possibilita a transferência de mercadorias entre Filiais, ou entre Matriz e Filiais, e vice-versa e ainda permite a origem igual ao destino para emissão de notas fiscais de quebra / consumo.
Âncora_Toc82425872_Toc82425872 Âncora_Toc110825025_Toc110825025 Âncora_Toc114647996_Toc114647996 Âncora_Toc279159360_Toc279159360 Âncora_Toc380672332_Toc380672332

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Função F6-Incluir

Na tela de Gerenciamento de Pedidos já apresentada acima, clique em <Incluir>.
A tela abaixo será apresentada.
Após a escolha do código do destinatário, o sistema apresentará a tela com as informações básicas para início do processo de faturamento.
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Caso as informações estejam de acordo, o sistema apresentará os dados da tela já preenchidos com as informações básicas, conforme apresentado na tela a seguir.
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Os dados acima são obtidos do Cadastro de Tipos. No caso de faturamento para cliente varejo é necessário cadastrar um código com tipo "V". Quando for informado esse código no campo "DEST" o sistema permitirá que se alterem os dados do cliente (CGC/CPF, endereço, etc.) possibilitando a emissão da nota fiscal sem a necessidade de cadastrar um cliente para uma venda única.
Você deve digitar o código na loja de destino.
Se for igual a loja de origem, o sistema perguntará, confirmando se Destino igual a origem.
Se for clique em Sim.

Informe a Transportadora e a Condição de Pagamento.
Informe a Agenda.
Confira os dados mostrados na tela, e se as informações estiverem corretas, clique em GRAVAR.
Após a confirmação dos dados da tela, o sistema apresenta a tela a seguir.


Após a digitação do item (produto), com o dígito de controle a constar da Nota, o sistema apresenta a tela acima.
Caso o responsável pelo faturamento desconheça o código do item, poderá efetuar uma pesquisa para obter os dados do mesmo, bastando teclar a função HELP ao lado do campo correspondente apresentada na tela. O sistema permite uma consulta por fornecedor, seção / grupo / subgrupo, pela descrição ou pela referência do produto.
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Pode-se observar o valor do estoque dos itens na filial de origem selecionada, assim como os valores de acordo com a condição de pagamento escolhida.
Na tela pode-se observar a descrição do produto informado.
Digita-se agora a quantidade solicitada do item.
Se o campo de controle de estoque indicar que não há controle de estoque, a quantidade mostrada no campo "Quantidade Faturada" será igual a quantidade pedida. O sistema passará para o campo Condição de Pagamento (se houver integração com Contas a Receber).
Se houver controle de estoque o sistema analisará se há estoque suficiente. Caso não haja, ele apresentará, no campo "Quantidade Faturada", a quantidade disponível.
No exemplo acima foi digitada a condição de pagamento 30.
No momento da digitação o sistema analisa se a loja de venda informada trabalha com essa condição de pagamento examinando o campo correspondente no cadastro de filiais.
O Faturamento permite o lançamento de itens com condições de pagamento diferentes, calculando os vencimentos devidos (Títulos do Contas a Receber) no caso de integração com o Módulo do Contas a Receber.
No caso de a agenda utilizada indicar que não haverá integração com o Contas a Receber, esta análise não é feita, e o campo não é acessado.
No exemplo acima não foi digitado o valor de porcentagem no campo desconto. No caso de ser informado algum valor, o sistema irá verificar se ultrapassa o valor definido no produto.
O sistema calcula o preço (Preço Unidade) conforme a condição de pagamento informada (Com juros, descontos, etc. a não ser que essa seja a primeira informada no campo respectivo no cadastro de filiais, assumida como "Condição de Pagamento Padrão").
No campo "Total Faturado" aparece o valor total parcial do pedido.
Não há limite de itens digitados. Em caso de erro, o item deve ser digitado novamente, tendo-se acesso aos campos para efetuar as correções necessárias.
Após conferir as informações e dados apresentados na tela, tecle em GRAVAR
Para gravar as informações.
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Ao encerrar a digitação tecle a função FIM.
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Informe a opção SIM.
O sistema retornará à tela inicial de digitação de pedidos.

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Caso seja selecionada a opção EAN 13 ficam habilitadas as FUNÇÕES:
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  • CONFIG PORTA.

O sistema sobrepõe uma tela para configuração da PORTA.


  • MULTIPLICADOR.

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O sistema abre o campo "Qtd. Itens" para digitação da quantidade de itens transferidos.

  • ULT ENTRADA.

Esta função só será habilitada se a Agenda utilizada for uma AGENDA DE TRANSFERÊNCIA OU AGENDA DE DEVOLUÇÃO.
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A partir deste ponto o pedido estará disponível para alteração, exclusão, geração e emissão de notas fiscais, conforme os campos descritos no início do manual.
Ele pode ainda ser acessado para alterações, caso necessário.
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Função F8 - Orçamento.

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Emissão da Nota Fiscal referente ao pedido selecionado (quando digitado o número) ou de todos os pedidos de uma mesma agenda (Quando opção Emite Geral).
Na tela de Gerenciamento de Pedidos temos a opção "Emitir NF".


Nesta opção podemos emitir (Gerar e Imprimir) as notas fiscais conforme os romaneios gerados a partir do módulo de distribuição e/ou pedidos lançados no sistema.
Essa opção pode ser usada para centralizar a geração e emissão de notas fiscais, conforme a tela abaixo:
O Sistema mostrará a pergunta no centro da tela, confirmando a emissão ou não da Nota Fiscal.
O Sistema de Faturamento permite integração da NF ao Contas a Receber.
O a sua opção for sim para a emissão de Nota Fiscal, o Sistema apresentara um filtro, solicitando as informações de:
Data de saída: Data de Saída do Veículo
Veículo: Número da Placa do Veículo
Transportadora: Código da Transportadora, conforme Cadastro inicialmente no Modulo de Cadastro
Lacre: número do lacre, caso haja.
Data Limite Emissão: Data limite para emissão da Nota.




Clique em avançar, o Sistema apresentara a Nota Fiscal, conforme tela abaixo:





Âncora
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Âncora
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Clique na opção desejada, de acordo com as opções apresentadas na tela.
Âncora
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Âncora
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Âncora
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Âncora
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Âncora
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Âncora
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Clique em FIM para encerrar, e o Sistema retornara na tela inicial de Gerenciamento.
Âncora
_Toc82403081
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Âncora
_Toc82423578
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Âncora
_Toc82424116
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Âncora
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Âncora
_Toc82425878
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Âncora
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Note que o pedido para o qual foi gerado a Nota Fiscal, não consta mais da tela.

Âncora
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Emissão de Nota Fiscal para Produtoo 6KT - Tipo 6 (Produto Produzido)

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    • Digitar o produto 6 KT, adicionar ao pedido e finalizar pedido

    • Emitir NF do pedido


Neste momento os componentes serão adicionados ao pedido.

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Âncora
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No Estorno de NF (VGFESTNF)

    • Selecionar NF de origem para estorno

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Só pode ser feito a suspensão do faturamento para pedidos EM ABERTO.
Suspensão de faturamento por um determinado número de horas.
Depois de encerrado o período de suspensão, o pedido não é liberado.
Será necessário acessar novamente a função e liberar o pedido para o faturamento, se for o caso ou excluí-lo. Neste caso o Sistema mostrará uma mensagem perguntando se confirmamos o cancelamento, Sim ou Não. CONFIRMANDO o Sistema apresentará um Filtro pedindo para informar o número de horas para a Suspensão do faturamento. Clique em avançar e o Faturamento estará Suspenso pelo tempo determinado no Filtro, e só estará viável novamente depois de liberarmos o Pedido.





O faturamento será mantido suspenso pelo período de horas determinado.

Âncora
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Âncora
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Âncora
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Âncora
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Função F9 - Reemissão.

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Clique em Avançar para a Reemissão da Nota Fiscal.
Clique em avançar.
A Nota Fiscal será emitida na tela.

Âncora
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Âncora
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Âncora
_Toc114648006
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Âncora
_Toc279159369
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Âncora
_Toc380672341
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Âncora
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Função F10 - Cancelar.

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