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01. Depois de acionar Novo, Disciplina no local onde a disciplina será criada, acionar Enviar imagem para incluir Adicionar – localizado no canto inferior esquerdo do quadro da imagem – para inserir uma imagem para a disciplina.

02. Localizar e selecionar a imagem desejada.

03. Na janela Upload, acionar Selecionar arquivoexibida, definir o corte para a imagem.03

04. Acionar Enviar Acionar Salvar.

Painel
 Para remover uma a imagem inserida, basta acionar o ícone Remover.  – localizado no canto inferior direito do quadro da imagem.

0504. Inserir as demais informações solicitadas para a disciplina.

Painel

As informações solicitadas são:

Sigla
Sigla de identificação da disciplina.

Nome
Nome da disciplina.

Pontuação mínima para aprovação
Pontuação mínima que o aluno precisa atingir para ser aprovado na disciplina. Essa pontuação deve estar entre 0 e 100 e separada por ponto se for decimal. Exemplo: 50.5. A pontuação final do aluno é calculada efetuando-se a média dos tópicos existentes para a turma da disciplina.

Carga horária (em minutos)
Carga horária da disciplina em minutos.

Descrição
Detalhamento da disciplina.

Certificados
Certificado que será emitido para os alunos que concluírem a disciplina com êxito.

Liberação de certificado
Critério a ser considerado ao liberar o certificado para que os alunos possam emiti-lo. As opções disponíveis são:

  • Liberar mediante aprovação da turma: quando assinalado, determina que o certificado é liberado para que o aluno possa emiti-lo assim que ele é aprovado na turma;
  • Liberar após X dias da finalização da turma: quando selecionada, determina que o certificado é liberado para que o aluno possa emiti-lo assim que decorrer a quantidade de dias definida depois da finalização da turma;
  • Andamento do conteúdo: quando assinalado, determina que o certificado será liberado para que o aluno possa emiti-lo assim que ele visualizar o percentual de conteúdos da turma definido.

Esse campo somente é exibido depois que um certificado é selecionado no campo Certificados.

Dias para liberar certificado
Quantidade de dias decorridos após a finalização da turma a partir da qual o certificado estará liberado

Comunidades
Quando habilitado o uso, determina que será criada uma comunidade para a disciplina na qual os alunos e tutores/professores podem compartilhar conhecimentos, dúvidas, sugestões, dentre outros. A comunidade será criada automaticamente, não sendo necessário efetuar nenhuma configuração adicional. O coordenador da disciplina será o seu administrador e os responsáveis serão os seus moderadores. Os alunos serão adicionados na comunidade como membros no momento em que sua matrícula é aprovada em uma turma da disciplina. A comunidade terá o mesmo nome, descrição e imagem da disciplina e será uma comunidade oculta, sendo desativada quando a disciplina for excluída; ou editada e desabilitado o uso de comunidades.
Ao habilitar o uso de comunidades na edição de uma disciplina que não possui comunidade, então uma comunidade é criada para ela. O mesmo ocorre se a disciplina tinha uma comunidade mas foi desativada, ao editá-la e habilitar novamente o uso de comunidades, a comunidade é reativada. E, ao editar uma disciplina que possui comunidade e desabilitar o uso de comunidades, a comunidade existente é desativada.





Certificados
Certificado que será emitido para os alunos que concluírem a disciplina com êxito.

Liberação de certificado
Critério a ser considerado ao liberar o certificado para que os alunos possam emiti-lo.

...

As opções disponíveis são:

  • Liberar mediante aprovação da turma: quando assinalado, determina

...

  • que o certificado

...

  • é liberado para que

...

  • o aluno possa emiti-lo

...

  • assim que ele é aprovado na turma;
  • Liberar após X dias da finalização da turma: quando selecionada, determina que o certificado é liberado para que o aluno possa emiti-lo assim que decorrer a quantidade de dias definida depois da finalização da turma;
  • Andamento do conteúdo: quando assinalado, determina que o certificado será liberado para que o aluno possa emiti-lo assim que ele visualizar o percentual de conteúdos da turma definido.

Esse campo somente é exibido depois que um certificado é selecionado no campo Certificados.

Dias para liberar certificado
Quantidade de dias decorridos após a finalização da turma a partir da qual o certificado estará liberado para que os alunos possam emiti-lo.

Percentagem da turma
Percentual de visualização dos conteúdos da turma que aluno precisa atingir para que o certificado seja liberado para que ele possa emiti-lo.




05. Em Pré-requisitos, acionar Adicionar para definir pré-requisitos para a

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05. Em Pré-requisitos, acionar Adicionar para definir pré-requisitos para a disciplina, se desejado.

06. Na janela Pré-requisitos, inserir o nome do item que será pré-requisito para que essa disciplina seja cursada.

07. Na listagem apresentada, selecionar o item que será pré-requisito para a disciplina.

08. Acionar Adicionar.

Painel

É possível inserir mais de um pré-requisito para a disciplina. Ao finalizar, fechar a janela para continuar com a inclusão da disciplina.

Para remover um pré-requisito inserido, selecioná-lo e acionar Remover. 

09. Em Habilidades, acionar Adicionar para relacionar habilidades à disciplina, se desejado.

1006. Na janela HabilidadesPré-requisitos, inserir o nome da habilidade que será adquirida pelo aluno ao concluir a disciplina com êxito.do item que será pré-requisito para que essa disciplina seja cursada.

0711. Na listagem apresentada, selecionar a habilidade o item que será adquirida pelo aluno ao concluir pré-requisito para a disciplina com êxito.

1208. Acionar Adicionar.

13. Em Habilidades adicionadas, inserir o mínimo de pontos e o máximo de pontos da habilidade que o aluno pode conquistar em suas respectivas colunas.

Painel

Os pontos devem ser de 0 a 100. 

Esses valores definem quantos pontos o aluno receberá nesta habilidade baseado na diferença proporcional entre a sua nota final e a nota mínima para aprovação na disciplina. Detalhes sobre o cálculo e exemplos podem ser conferidos em Habilidades.

14. Acionar a aba Informações adicionais.

15. Inserir uma descrição sobre a ementa, a metodologia, o objetivo e a bibliografia da disciplina.

16. Acionar a aba Responsáveis.

17. Acionar Selecione, localizado ao lado do campo Coordenador de disciplina.

Painel
É obrigatório informar um coordenador para a disciplina. Quando se opta por criar uma comunidade para a disciplina, o coordenador será o administrador dela. 

18. Na janela Coordenador de disciplina, inserir o nome do usuário que será o responsável pela coordenação da disciplina.

19. Na listagem apresentada, selecionar o coordenador da disciplina.

20. Acionar Adicionar.

21. Em Responsabilidades/tutoria, acionar Adicionar para incluir um tutor para a disciplina.

Painel

É possível inserir mais de um pré-requisito para a disciplina. Ao finalizar, fechar a janela para continuar com a inclusão da disciplina.

Para remover um pré-requisito inserido, selecioná-lo e acionar Remover. 

09. Em Habilidades, acionar Adicionar para relacionar habilidades à disciplina, se desejado.

10. Na janela Habilidades, inserir o nome da habilidade que será adquirida pelo aluno ao concluir a disciplina com êxito.

11. Na listagem apresentada, selecionar a habilidade que será adquirida pelo aluno ao concluir a disciplina com êxito.

12. Acionar Adicionar.

13. Em Habilidades adicionadas, inserir o mínimo de pontos e o máximo de pontos da habilidade que o aluno pode conquistar em suas respectivas colunas.

Painel

Os pontos devem ser de 0 a 100. 

Esses valores definem quantos pontos o aluno receberá nesta habilidade baseado na diferença proporcional entre a sua nota final e a nota mínima para aprovação na disciplina. Detalhes sobre o cálculo e exemplos podem ser conferidos em Habilidades.

14. Acionar a aba Informações adicionais.

15. Inserir uma descrição sobre a ementa, a metodologia, o objetivo e a bibliografia da disciplina.

16. Acionar a aba Responsáveis.

17. Acionar Selecione, localizado ao lado do campo Coordenador de disciplina.

Painel
É obrigatório informar um coordenador para a disciplina.
Painel

As responsabilidades definidas na disciplina são aplicadas a todas as suas turmas.

Quando se opta por criar uma comunidade para a disciplina, os responsáveis serão os moderadores o coordenador será o administrador dela. 

2218. Na janela Responsáveis, definir se a busca será realizada pelo nome do tutor ou por sua habilidade.

23. Inserir o nome do tutor ou sua habilidade a ser considerada na busca.

Coordenador de disciplina, inserir o nome do usuário que será o responsável pela coordenação da disciplina.

19. 24. Na listagem apresentada, selecionar o tutor que será o responsável por todas ou algumas tarefas na coordenador da disciplina.

2520. Acionar Adicionar.

Painel

Para remover um responsável da disciplina, selecioná-lo e acionar Remover.

Quando a disciplina tem uma comunidade, ao editá-la e remover um responsável, ele é excluído da comunidade. Se esse responsável for um aluno da disciplina, ele permanece na comunidade como membro, perdendo apenas a responsabilidade de moderação. 

26. No quadro Responsáveis, selecionar o usuário adicionado para atribuir responsabilidades a ele.

27. No quadro Permissões, assinalar as opções que determinam quais serão as responsabilidades do tutor selecionado.

21. Em Responsabilidades/tutoria, acionar Adicionar para incluir um tutor para a disciplina.

Painel

As responsabilidades definidas na disciplina são aplicadas a todas as suas turmas.

Quando se opta por criar uma comunidade para a disciplina, os responsáveis serão os moderadores dela.

22. Na janela Responsáveis, definir se a busca será realizada pelo nome do tutor ou por sua habilidade.

23. Inserir o nome do tutor ou sua habilidade a ser considerada na busca.

24. Na listagem apresentada, selecionar o tutor que será o responsável por todas ou algumas tarefas na disciplina.

25. Acionar Adicionar.

Painel

Para remover um responsável da disciplina, selecioná-lo e acionar Remover.

Quando a disciplina tem uma comunidade, ao editá-la e remover um responsável, ele é excluído da comunidade. Se esse responsável for um aluno da disciplina, ele permanece na comunidade como membro, perdendo apenas a responsabilidade de moderação. 

26. No quadro Responsáveis, selecionar o usuário adicionado para atribuir responsabilidades a ele.

27. No quadro Permissões, assinalar as opções que determinam quais serão as responsabilidades do tutor selecionado.

Painel

As opções disponíveis são:

  • Aprovar tentativas
Painel

As opções disponíveis são:

  • Aprovar tentativas: quando assinalada, determina que o tutor pode desbloquear os alunos que já excederam o limite de tentativas de acerto em itens de tópicos.
  • Corrigir atividades: quando assinalada, determina que o tutor pode corrigir as atividades entregues pelo sistema.
  • Pontuação manual: quando assinalada, determina que o tutor pode atribuir nota manualmente em itens de tópicos cujo tipo de pontuação é Manual.
  • Gerenciar lista de espera: quando assinalada, determina que o tutor pode organizar e gerenciar listas de espera das turmas dessa disciplina.
  • Finalização manual de turmas: quando assinalada, determina que o tutor pode finalizar turmas dessa disciplina, encerrando todas as atividades ligadas a ela.
  • Minhas turmas: quando assinalada, determina que o tutor pode visualizar informações relacionadas aos alunos matriculados nas turmas dessa disciplina, como evolução nos tópicos e itens de tópicos.
  • Gerenciamento de turmas: quando assinalada, determina que o tutor pode acompanhar graficamente a evolução dos alunos nos tópicos das turmas dessa disciplina.desbloquear os alunos que já excederam o limite de tentativas de acerto em itens de tópicos.
  • Corrigir atividadesAjustar notas da turma: quando assinalada, determina que o tutor pode ajustar a nota dos alunos matriculados nas turmas dessa disciplina.Alterar o statuscorrigir as atividades entregues pelo sistema.
  • Pontuação manual da matrícula dos usuários: quando assinalada, determina que o tutor pode alterar o status das matrículas dos alunos das turmas dessa disciplina, ou seja, pode aprovar ou reprovar alunos.atribuir nota manualmente em itens de tópicos cujo tipo de pontuação é Manual.
  • Gerenciar lista de esperaAgendar eventos e fórum: quando assinalada, determina que o tutor pode agendar eventos e fóruns para os alunos organizar e gerenciar listas de espera das turmas dessa disciplina.
  • Corrigir avaliaçõesFinalização manual de turmas: quando assinalada, determina que o tutor pode corrigir avaliações referentes a itens de tópico da turma desde que possuam questões dissertativas. Também permite que o tutor visualize o histórico de avaliações de todos os alunos da turma. 

28. Acionar a aba Comunidades.

29. Definir se deseja ou não utilizar uma comunidade para a disciplina.

  • finalizar turmas dessa disciplina, encerrando todas as atividades ligadas a ela.
  • Minhas turmas: quando assinalada, determina que o tutor pode visualizar informações relacionadas aos alunos matriculados nas turmas dessa disciplina, como evolução nos tópicos e itens de tópicos.
  • Gerenciamento de turmas: quando assinalada, determina que o tutor pode acompanhar graficamente a evolução dos alunos nos tópicos das turmas dessa disciplina.
  • Ajustar notas da turma: quando assinalada, determina que o tutor pode ajustar a nota dos alunos matriculados nas turmas dessa disciplina.
  • Alterar o status da matrícula dos usuários: quando assinalada, determina que o tutor pode alterar o status das matrículas dos alunos das turmas dessa disciplina, ou seja, pode aprovar ou reprovar alunos.
  • Agendar eventos e fórum: quando assinalada, determina que o tutor pode agendar eventos e fóruns para os alunos das turmas dessa disciplina.
  • Corrigir avaliações: quando assinalada, determina que o tutor pode corrigir avaliações referentes a itens de tópico da turma desde que possuam questões dissertativas. Também permite que o tutor visualize o histórico de avaliações de todos os alunos da turma. 

28. Acionar a aba Comunidades.

29. Definir se deseja ou não utilizar uma comunidade para a disciplina.

Painel
 
Painel

As opções disponíveis são:

  • Usar comunidades: quando selecionada, determina que será criada uma comunidade para a disciplina, na qual os alunos e tutores/professores podem compartilhar conhecimentos, dúvidas, sugestões, dentre outros. A comunidade será criada automaticamente, não sendo necessário efetuar nenhuma configuração adicional. O coordenador da disciplina será o seu administrador e os responsáveis serão os seus moderadores. Os alunos serão adicionados na comunidade como membros no momento em que sua matrícula é aprovada em uma turma da disciplina. A comunidade terá o mesmo nome, descrição e imagem da disciplina e será uma comunidade oculta, sendo desativada quando a disciplina for excluída ou editada e desmarcada essa opção. Ao selecionar essa opção na edição de uma disciplina que não possui comunidade, então uma comunidade é criada para ela. O mesmo ocorre se a disciplina tinha uma comunidade mas foi desativada, ao editá-la e selecionar essa opção, a comunidade é reativada;
  • Não usar comunidades: quando selecionada, determina que não será criada uma comunidade para a disciplina. Ao editar uma disciplina que possui comunidade e selecionar essa opção, a comunidade existente é desativada.

    30. Acionar a aba Segurança.

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