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Produto:

1301 - Receber Mercadoria

Passo a passo:

Para realizar o processo de entrada consignada, realize os passos abaixo:

 

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titleProcedimentos Iniciais

Antes de iniciar o processo de entrada de mercadoria consignada é necessário marcar as seguintes permissões de acesso na rotina 530 – Permitir Acesso a Rotina:

4 –

1) Informe o Usuário e pesquise a rotina 1301;

2) Marque as permissões:

  • 4-Permissão para Entrada Tipo A
  • 7
  • -Permissão para Entrada Tipo E
Realizar

3) Realize as verificações abaixo:

- Se o estoque do produto que deseja

realizar

efetuar a entrada consignada está zerado em todas as filiais cadastradas no

Winthor

WinThor;

- Se o produto está cadastrado na rotina 203

– Cadastrar Produto

com a condição de compra consignada;

- Se o código fiscal (CFOP) que identifica a entrada de produtos em consignação está cadastrado na rotina 212

– Cadastrar Tributação Entrada Mercadoria

, conforme o tipo de tributação utilizada no parâmetro 1533 - Tipo tributação de entrada da rotina 132 – Parâmetros da Presidência.

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titleDigitando o pedido de compra

Realize o pedido de compra consignada, conforme passos abaixo:

1)

 

Em seguida, acesse a rotina

“220

220 – Digitar Pedido de

Compra”

Compra e siga os procedimentos abaixo:

1) Clique

no

o botão Incluir informe a Filial e selecione o tipo de entrada A-Ent. Consignada;

2) Selecione o Fornecedor, insira os dados conforme necessidade no cabeçalho da tela e aperte a tecla Enter;

3) Clique

no

o botão Pesquisar da aba Itens

e em seguida na aba 1 – Pesquisa

;

4)

Realize a digitação do pedido pela grid da tela

Pesquise os produtos desejados e clique

no

o botão Incluir Item

(ns)

;

5) Defina as condições de pagamento na aba Parcelas e

em seguida

clique

no

o botão Calcular;

6) Gere a tributação na aba Tributação/Totalizadores e

em seguida

clique Gravar.

 

Image Added

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titleRealize a entrada da Mercadoria

Gerado o pedido de compra este será apresentado na rotina 1301, para que seja realizada a entrada da mercadoria.

1) Acesse a rotina 1301 – Receber Mercadoria

e siga os procedimentos abaixo:1

;

2) Clique

no

o botão Novo informe a Filial e selecione o tipo de entrada A-Ent. Consignada;

2

3) Selecione o Fornecedor

, insira os dados conforme necessidade, na caixa Informações Principais e aperte a tecla Enter;

e escolha o pedido conforme necessidade;

4

3

) Efetue um duplo clique no produto e digite

a sua entrada

os dados do item;

4

5) Gere a tributação na aba Tributação-F8 e

em seguida

clique Gravar;

Image Added

Informações
Observação
.
: Neste processo ocorre à atualização do estoque, fiscal, custo e não gera o contas a pagar. Após a entrada da mercadoria consignada no estoque, será realizada a venda dos produtos dentro do período negociado com fornecedor. À medida que são vendidos os produtos, o comprador terá a autonomia de informar ao fornecedor sobre os produtos vendidos, para que este possa efetuar o faturamento de uma nota fiscal de venda. Assim, será necessário realizar uma devolução através da rotina 1302 de simples faturamento.
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titleDevolução de nota consignada

Para realizar a devolução de uma nota consignada, realize os procedimentos abaixo:

1)

 

Acesse a rotina 1302 – Devolução a Fornecedor

para gerar a nota fiscal de devolução que será enviada ao fornecedor, com os produtos vendidos e que podem ser faturados, realizando assim os procedimentos abaixo:

;

Aviso
Importante: A nota fiscal de devolução de produtos consignados exige um código fiscal (CFOP) diferenciado, através do cadastro na rotina 212.
1

2) Clique

no

o botão Novo informe a Filial e selecione o tipo de devolução 5-Dev. Consig. p/ Faturamento;

2

3) Selecione o Fornecedor e o Motivo

, insira os dados conforme necessidade, na caixa Informações Principais e aperte a tecla Enter

;

3

4) Efetue um duplo clique no produto e digite a quantidade que está sendo devolvida.

4

5) Gere a tributação na aba Tributação e em seguida clique Gravar Devolução

Image Added

 

Informações

Observação: Após a devolução, as informações do estoque em consignação serão atualizadas com a quantidade devolvida ao fornecedor e também com os produtos não vendidos, sendo possível visualizar esses dados através da rotina 246 – Relatório de produtos consignados. Para os produtos indicados na nota fiscal de devolução, não haverá baixa do estoque, devido ser uma devolução de caráter simbólica, ou seja, não existirá retirada de produtos do estoque e sim uma solicitação através da devolução para que o fornecedor efetue o faturamento dos produtos que já foram vendidos e adquiridos em consignação.

 

- Deve-se emitir Em seguida, emita a NF-e na rotina 1452 - Emissão de Documento Fiscal Eletrônico. Ao E ao receber a nota fiscal de venda do fornecedor, que corresponde a NF de devolução simbólica gerada na rotina 1302 do tipo 5, com informações dos produtos já vendidos, deve-se efetuar o seu faturamento através da rotina 1301.

Acesse a rotina 1301 – Receber Mercadoria para gerar o faturamento dos itens e siga os procedimentos abaixo:

1) Clique no botão Novo informe a Filial e selecione o tipo de entrada E-Ent. Final Consignada;

2) Informe o Nº da Nota Fiscal de saída e selecione o Fornecedor, insira os dados conforme necessidade, na caixa Informações Principais e aperte a tecla Enter;

3) Informe o número de transação simbólica gerada na rotina 1302 (tipo 5), na aba Entrada Final de Consignação e clique no botão Pesquisar;

4) Efetue um duplo clique no produto correspondente a devolução consignada simbólica ou clique no botão Incluir Produtos;

5) Gere a tributação na aba Tributação-F8 e em seguida clique Gravar.

Obs.: Neste processo a alteração dos dados será permitida somente após a inclusão dos itens na aba “Itens – F5”.

-
Aviso
titleImportante!

Não haverá a atualização da quantidade no estoque e será gerado o contas a pagar dos produtos já vendidos. 

 

Finalizado o período de vigência negociado com o fornecedor, será necessário realizar a devolução dos produtos não vendidos ao fornecedor através da rotina 1302.

Acesse a rotina 1302 – Devolução a Fornecedor para devolver os produtos que não foram vendidos ao fornecedor e siga os procedimentos abaixo:

1) Clique no

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titleDevolução de produtos não vendidos

1) Acesse a rotina 1302;

2) Clique o botão Novo informe a Filial e selecione o tipo de devolução 6-Dev. Consignação;

2

3) Selecione o Fornecedor e o Motivo, insira os demais dados conforme necessidade

, na caixa Informações Principais e aperte a tecla Enter

;

3

4) Efetue um duplo clique no produto e digite a quantidade que está sendo devolvida.

4

5) Gere a tributação na aba Tributação e em seguida clique Gravar Devolução .

Image Added

 

Informações
Observação: Acompanhe o estoque dos produtos com entrada em consignação através da rotina 246 – Relatório de produtos consignados e os lançamentos de devolução ao fornecedor através da rotina 1328 – Rel. devolução a fornecedor. Realizada todas as etapas citadas acima, significa que o processo de entrada consignada foi concluído.
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