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  • 523 - Cadastrar Plano de Pagamento - DR.

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adastrar Plano de Pagamento - 523

Visão Geral do Programa

A rotina 523 - Cadastrar Plano de Pagamento tem como objetivo cadastrar os planos de pagamento para a utilização no pedido de venda, sendo possível também realizar a concessão de acréscimo ou desconto no pedido de venda, alienar (vincular) planos de pagamento cadastrados aos planos de pagamentos de fornecedores, além de permitir restrições, tipos de parcelamento para o varejo, parcelamento customizado e parcelamento mensal, escolher o tipo de prazo, tipo de venda e tipo de entrada entre outras opções necessárias para determinar o plano de pagamento cadastrado.



Objetivo da tela:

Tela principal da rotina 523 é composta pelas abas Filtros – F5 e Resultados da Pesquisa F6.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Aba Filtros - F5

  • Filial: utilizada para informar ou selecionar a filial onde o plano de pagamento será utilizado. Essa opção obedece a permissão de acesso às filiais atribuídas pela rotina 131 – Permitir Acesso a Dados;
  • Plano de Pagamento: utilizado para informar ou selecionar o plano de pagamento a ser aplicado. Para o plano de pagamento igual a 99, que é considerado como flexível, poderá ser utilizado qualquer prazo de cada uma das parcelas no pedido de venda, ou seja, na rotina 316 - Digitar Pedido de Venda terá habilitada a opção Parcelas (1 a 12) e gerado o Prazo Médio que substituirão os informados na rotina 523.

Caixa Tipo Parcelamento:

  • C – Customizado: ao ser marcada, serão filtrados apenas os planos de pagamento do tipo C- Customizado, selecionado na aba Parcelamento Customizado;
  •  M – Mensal: ao ser marcada, serão filtrados apenas os planos de pagamento selecionados como Mensal, na aba Parcelamento Mensal;
  • F - Flexível: quando marcada, é utilizada para filtrar o plano de pagamento determinado como flexível;
  • Todos: ao ser marcada, serão filtrados os tipos de parcelamento customizados e mensais.

Caixa Tipo Venda:

  • Venda à Vista: ao ser marcada, serão filtrados os planos de pagamento para o tipo de venda à vista;
  • Venda a Prazo: ao ser marcada, serão filtrados os planos de pagamento para o tipo de venda à prazo;
  • Todos: ao ser marcada, serão filtrados os planos de pagamento para os tipo de venda à vista e à prazo.

Caixa Status do Plano de Pagamento:

  • Ativos:
  • Inativos:
  • Todos:

 

 



Principais Campos e ParâmetrosPrincipais Abas:


CampoAba:

Descrição

Informações de Cadastro

Image Added


  • Código: utilizado para informar o código do cadastro do plano de pagamento que está sendo gerado. O usuário poderá consultar os códigos já existentes para o cadastro de um novo número através da planilha da aba Resultados da Pesquisa F - 6;
  • Descrição: utilizado para informar o nome do plano de pagamento;
  • Prazo médio: apresenta o prazo médio do parcelamento que é a soma das parcelas dividido pela quantidade das mesmas, de acordo com as informações registradas nas sub-abas "Parcelamento Customizado" e "Parcelamento Mensal" . Saiba mais sobre esse assunto, clicando aqui
Descreva a regra de negócio dos principais campos e exemplos.

 

 



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Como é realizada a validação do prazo médio na venda?

Resposta: Os planos de pagamento devem possuir prazo médio igual ou superior a 7 (sete), caso contrário, a fatura é automaticamente alterada para CH. O cadastro do prazo médio da rotina 523 é comparado ao Prazo Máximo de Venda do cadastro da cobrança na rotina 522 – Cadastrar Cobrança.

Exemplo 1 : Referente à Cobrança

Toda cobrança cadastrada na rotina 522-Cadastrar Tipo de Cobrança possui um nível. Tomemos como exemplo as três cobranças a seguir:


1) Cobrança D (dinheiro) - Nível 3

2) Cobrança CH (cheque) - Nível 2

3) Cobrança BK (boleto bancário) - Nível 1.

De acordo com o exemplo citado, existindo um cliente cuja cobrança vinculada a ele na rotina 1203-Extrato do Cliente é CH (nível 2), no momento da venda via rotina 316-Digitar Pedido de Venda, só serão exibida as cobranças cujos níveis sejam Maior ou Igual ao nível da cobrança CH, ou seja, no exemplo acima aparecere para esse cliente as cobranças D e CH.


Exemplo 2: Referente ao Plano de Pagamento ou Prazo


No cadastro do plano de pagamento/prazo, via rotina 523 - Cadastrar Plano de Pagamento é cadastrado o Prazo Médio desse plano, sendo esse comparado ao Prazo Max. de Venda no cadastro da cobrança na rotina 522-Cadastrar Tipo de Cobrança, sendo realizada a seguinte validação:

  • Para as Cobranças abaixo (dados exemplificativos):

    1) D - Prazo Máx. Venda (0)

    2) CH - Prazo Máx. Venda (10)

    3) BK - Prazo Máx Venda (50)

  • Planos de Pagamento (dados exemplificativos):

    1) 7, 14,21 dias - Prazo Médio (14)

    2) 15, 30,45 dias - Prazo Médio (30)

    3) 30, 60,120 dias - Prazo Médio (70)

Assim, caso exista um cliente que esteja vinculado à cobrança BK (que possui prazo máx venda = 50) via rotina 1203, utilizando esse plano, serão demonstrados os planos cujo Prazo Médio seja Menor ou Igual ao Prazo Máx. Venda no cadastro da cobrança na rotina 522, ou seja, aparecerá o prazo de 7,14,21 dias.




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