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  • 523 - Cadastrar Plano de Pagamento - DR.

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adastrar Plano de Pagamento - 523

Visão Geral do Programa

A rotina 523 - Cadastrar Plano de Pagamento tem como objetivo cadastrar os planos de pagamento para a utilização no pedido de venda, sendo possível também realizar a concessão de acréscimo ou desconto no pedido de venda, alienar (vincular) planos de pagamento cadastrados aos planos de pagamentos de fornecedores, além de permitir restrições, tipos de parcelamento para o varejo, parcelamento customizado e parcelamento mensal, escolher o tipo de prazo, tipo de venda e tipo de entrada entre outras opções necessárias para determinar o plano de pagamento cadastrado.



Objetivo da tela:

Tela principal da rotina 523 é composta pelas abas Filtros – F5 e Resultados da Pesquisa F6.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Aba Filtros - F5

  • Filial: utilizada para informar ou selecionar a filial onde o plano de pagamento será utilizado. Essa opção obedece a permissão de acesso às filiais atribuídas pela rotina 131 – Permitir Acesso a Dados;
  • Plano de Pagamento: utilizado para informar ou selecionar o plano de pagamento a ser aplicado. Para o plano de pagamento igual a 99, que é considerado como flexível, poderá ser utilizado qualquer prazo de cada uma das parcelas no pedido de venda, ou seja, na rotina 316 - Digitar Pedido de Venda terá habilitada a opção Parcelas (1 a 12) e gerado o Prazo Médio que substituirão os informados na rotina 523.

Caixa Tipo Parcelamento:

  • C – Customizado: ao ser marcada, serão filtrados apenas os planos de pagamento do tipo C- Customizado, selecionado na aba Parcelamento Customizado;
  •  M – Mensal: ao ser marcada, serão filtrados apenas os planos de pagamento selecionados como Mensal, na aba Parcelamento Mensal;
  • F - Flexível: quando marcada, é utilizada para filtrar o plano de pagamento determinado como flexível;
  • Todos: ao ser marcada, serão filtrados os tipos de parcelamento customizados e mensais.

Caixa Tipo Venda:

  • Venda à Vista: ao ser marcada, serão filtrados os planos de pagamento para o tipo de venda à vista;
  • Venda a Prazo: ao ser marcada, serão filtrados os planos de pagamento para o tipo de venda à prazo;
  • Todos: ao ser marcada, serão filtrados os planos de pagamento para os tipo de venda à vista e à prazo.

Caixa Status do Plano de Pagamento:

  • Ativos:
  • Inativos:
  • Todos:



Principais Abas:


Aba:

Descrição


Informações de Cadastro


  • Código: utilizado para informar o código do cadastro do plano de pagamento que está sendo gerado. O usuário poderá consultar os códigos já existentes para o cadastro de um novo número através da planilha da aba Resultados da Pesquisa F - 6;
  • Descrição: utilizado para informar o nome do plano de pagamento;
  • Prazo médio: apresenta o prazo médio do parcelamento que é a soma das parcelas dividido pela quantidade das mesmas, de acordo com as informações registradas nas sub-abas Parcelamento Customizado e Parcelamento Mensal. Para saber mais acesse clique aqui;
  • Plano Multi-Filial: quando marcada, habilitará o filtro Filiais Restringidas, possibilitando o vínculo de mais de uma filial para o plano de pagamento a ser cadastrado;
  • Col. Tabela de Preços: utilizado para que seja informado de qual coluna da tabela de preços da rotina 201- Precificar Produto o preço é checado. O número deve ser de 1 a 7 conforme a tabela;
  • % Acréscimo/Desconto: utilizado para determinar a concessão de acréscimos (valor positivo) ou descontos (valor negativo) para o plano de pagamento que será cadastrado;
  • Filial: utilizado para informar a filial que utilizará o plano de pagamento cadastrado. Ao cadastrar a filial 99 o plano de pagamento será utilizado em todas as filiais. Essa opção obedece a permissão de acesso às filiais atribuídas pela rotina 131 – Permitir Acesso a Dados;

Na caixa Tipo Parcelamento, poderá ser selecionado o tipo do plano de pagamento:

  • C – Customizado: ao ser marcada, possibilitará a inclusão manual do tipo de parcelamento em até 12 vezes na aba Parcelamento Customizado, ou seja, poderá ser informado o plano de pagamento de acordo com a política da empresa em Dias e escolher a Data Fixa para a sua utilização;
  • M – Mensal: ao ser marcada, determinará o parcelamento mensal, o número de dias de carência e o número de parcelas. Também poderá ser definido o tipo de parcelamento varejo, como sendo: 0 – Nenhum 7 – Semanal, 15 – Quinzenal 30 – Mensal;
  • F - Flexível: quando marcada, é utilizada para determinar o número de dias referente à quantidade de parcelas;
  • T - Dia Fixo: quando marcada, será realizado um plano de pagamento com dia fixo de vencimento, onde todas as vendas realizadas em um determinado prazo possuirão o mesmo vencimento.


Restrições

 


Na aba Restrições estão dispostos os campos descritivos e as opções:

  • Valor Mínimo para Pedido: utilizado para informar o valor mínimo do pedido de venda para a aplicação do plano de pagamento, ou seja, a validação é feita na gravação do pedido via rotina 316, caso não atinja o valor mínimo, é exibida mensagem de alerta;
  • Margem Mínima: utilizado para informar a margem mínima de venda, ou seja, o plano de pagamento será aplicado a partir da margem mínima determinada para o mesmo na rotina 201-Precificar Produto, coluna Margem Mínima;
  • Qtd. Mínima de Itens por Pedido: utilizado para informar a quantidade mínima de itens do pedido de venda para aplicação do plano de pagamento, ou seja, a validação é feita na gravação do pedido via rotina 316, caso não seja atingida, será apresentada mensagem de alerta;

A caixa Tipo de Prazo possui os tipos de restrições:

  • Normal: ao ser marcada, determinará que o plano de pagamento não será negociado, ou seja, não será necessária permissão via rotina 302 -Cadastrar Cliente para acessar tal plano, como acontece no tipo Restrito.
  • Restrito: ao ser marcada, determinará que o prazo do plano de pagamento é negociado por cliente, sendo parametrizado na rotina 302 - Cadastrar Cliente, aba Condições Comerciais, opção Acessa Pl. Pagto Negociado.
  • Bonificação: ao ser marcada, determinará que o plano de pagamento será utilizado para venda bonificada;
  • Inativo: utilizado para desativar o plano de pagamento. Caso esta opção esteja marcada, o plano de pagamento referente não será apresentado na rotina 316 - Digitar Pedido de Venda.

Para restrições específicas, são disponibilizadas as seguintes opções:

  • Aceita Venda BK: ao ser marcada, determinará a utilização do plano de pagamento para vendas com o tipo de cobrança boleto bancário;
  • Usa Plano de Pagamento no autosserviço: ao ser marcada, determinará a utilização do plano de pagamento nas vendas de autosserviço (Módulo 20);
  • Envia para o Força de Vendas: ao ser marcada, determinará a utilização do plano de pagamento nas vendas exportadas pelo palm.
Opções


Na aba Opções poderão ser selecionados os tipos de venda, o tipo de entrada e demais opções. O Tipo de Venda pode ser:

  • Venda a Vista: ao ser marcada, o plano de pagamento é concedido apenas para as vendas à vista;
  • Venda a Prazo: ao ser marcada, o plano de pagamento será concedido apenas para as vendas à prazo;
  •  Intervalo de dias de atraso (utilizado no processo financeiro): o plano de pagamento do cliente em função aos dias de atraso médio dos títulos em aberto poderá ser alterado automaticamente, onde é necessário acrescentar o intervalo de dias de atraso médio para cada plano de pagamento de interesse, onde:

    - Caso o intervalo de número de dias de atraso médio para alteração do plano de pagamento do cliente esteja informado, diferente de zero, será validado que o intervalo informado não esteja sendo compreendido por outro intervalo de outro plano de pagamento;
    - Caso o intervalo não seja válido, será apresentada a mensagem: O prazo inicial informado no campo Intervalo de dias de atraso (Utilizado no processo financeiro) já está existente no plano de pagamento de número: xxx, favor informar outro valor!;

O Tipo de Entrada pode ser:

  • Igual: ao ser marcada determinará que na venda parcelada, o valor da parcela de entrada será igual às demais parcelas cadastradas para o plano de pagamento referente. Utilizado apenas nas rotinas de Varejo;
  • Diferente: ao ser marcada, determinará que na venda parcelada, o valor da parcela de entrada poderá ser diferente das demais parcelas. Utilizado apenas nas Rotinas Varejo;
  • Solicitar Entrada: ao ser marcada, o plano de pagamento estará condicionado a um valor de entrada. Desta forma, na rotina 316 - Digitar Pedido de Venda é exibido o campo Vlr. Entrada para que o usuário informe o valor da entrada que está sendo paga pelo cliente no ato da venda;
  • Usa prazo adicional do cadastro do cliente: ao ser marcada, indicará se será utilizado ou não o prazo adicional do cliente no plano de pagamento;
  • Usa desconto financeiro: ao ser marcado, utilizará o desconto financeiro no plano de pagamento referente. O desconto financeiro do cliente é cadastrado na rotina 302 - Cadastrar Cliente, aba Condições Comerciais, campo descritivo % Desc. Fin.;
  • Descontar o valor de entrada ao validar o limite de crédito disponível do cliente: utilizada para desconsiderar a entrada do plano de pagamento na validação do limite do cliente no momento da geração de um pedido de venda. Para isto, será necessário possuir a permissão 4 - Visualizar a flag para não considerar a entrada no Limite de Crédito do Cliente e a opção Solicitar Entrada deverá estar selecionada.



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Como é realizada a validação do prazo médio na venda?

Resposta: Os planos de pagamento devem possuir prazo médio igual ou superior a 7 (sete), caso contrário, a fatura é automaticamente alterada para CH. O cadastro do prazo médio da rotina 523 é comparado ao Prazo Máximo de Venda do cadastro da cobrança na rotina 522 – Cadastrar Cobrança.

Exemplo 1 : Referente à Cobrança

Toda cobrança cadastrada na rotina 522-Cadastrar Tipo de Cobrança possui um nível. Tomemos como exemplo as três cobranças a seguir:


1) Cobrança D (dinheiro) - Nível 3

2) Cobrança CH (cheque) - Nível 2

3) Cobrança BK (boleto bancário) - Nível 1.

De acordo com o exemplo citado, existindo um cliente cuja cobrança vinculada a ele na rotina 1203-Extrato do Cliente é CH (nível 2), no momento da venda via rotina 316-Digitar Pedido de Venda, só serão exibida as cobranças cujos níveis sejam Maior ou Igual ao nível da cobrança CH, ou seja, no exemplo acima aparecere para esse cliente as cobranças D e CH.


Exemplo 2: Referente ao Plano de Pagamento ou Prazo


No cadastro do plano de pagamento/prazo, via rotina 523 - Cadastrar Plano de Pagamento é cadastrado o Prazo Médio desse plano, sendo esse comparado ao Prazo Max. de Venda no cadastro da cobrança na rotina 522-Cadastrar Tipo de Cobrança, sendo realizada a seguinte validação:

  • Para as Cobranças abaixo (dados exemplificativos):

    1) D - Prazo Máx. Venda (0)

    2) CH - Prazo Máx. Venda (10)

    3) BK - Prazo Máx Venda (50)

  • Planos de Pagamento (dados exemplificativos):

    1) 7, 14,21 dias - Prazo Médio (14)

    2) 15, 30,45 dias - Prazo Médio (30)

    3) 30, 60,120 dias - Prazo Médio (70)

Assim, caso exista um cliente que esteja vinculado à cobrança BK (que possui prazo máx venda = 50) via rotina 1203, utilizando esse plano, serão demonstrados os planos cujo Prazo Médio seja Menor ou Igual ao Prazo Máx. Venda no cadastro da cobrança na rotina 522, ou seja, aparecerá o prazo de 7,14,21 dias.




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