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Definição dos termos utilizados na Metodologia de Desenvolvimento de Produtos TOTVS.


Busca rápida: 

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Termo

Descrição do Termo

Ambiente

É um conjunto de componentes de hardware e de software criado com uma finalidade específica, como desenvolver, testar ou expedir um software.

Ambiente de Homologação

Ambiente onde são executados os testes de garantia da qualidade dos produtos.

Ambientes Corporativos

Ambientes criados/mantidos pela equipe de GCAD (Gestão de Configuração e Administração de Dados) para o desenvolvimento, SQA (Software Quality Assurance), help desk.

Aplicação

É um sistema para coletar, guardar, processar e apresentar dados por meio de um computador. Nota: É constituída por um ou mais componentes, módulos ou subsistemas. Freqüentemente um sinônimo para "sistema", a palavra "aplicação" serve para expressar de forma mais precisa a natureza do objeto de medida de tamanho funcional.

Apontamento de Horas

É o cadastro, no sistema, da quantidade de horas trabalhadas para solução de um chamado ou projeto.

Artefato

Informação estruturada que é produzida, modificada ou utilizada por um processo. Define uma área de responsabilidade e é sujeito a controle de versão. Um artefato pode ser um modelo, um elemento do modelo, um documento ou arquivos do código fonte da aplicação.

Back Office

Está associado aos departamentos administrativos da empresa o qual garantem que as operações necessárias sejam realizadas.

Backlog

É o acúmulo de chamados pendentes.

Banco de Dados

É um conjunto de registros dispostos em estrutura regular que possibilita a reorganização dos mesmos e produção de informação. Um banco de dados normalmente agrupa registros utilizáveis para um mesmo fim.

Base Demonstração

Base de dados dos SGDB's (Sistema Gerenciador de Banco de Dados) suportados pelos sites, com várias informações de todos os produtos para fins de demonstração e treinamento. 

Base Vazia

Base de dados dos SGDB's (Sistema Gerenciador de Banco de Dados) suportados pelos sites, contendo toda a estrutura necessária para os novos clientes começarem a implantação. 

Baseline

Conjunto de artefatos de software revisados e formalmente aprovados, compondo uma versão estável e unicamente identificada. Deve ser possível recuperar, a qualquer momento ao longo do ciclo de vida, uma baseline estabelecida anteriormente. Um release do software é um caso especial de baseline. Os requisitos homologados pelo cliente podem se assim estiver estabelecido, fazer parte de um baseline.

BI

Business Intelligence - Inteligência Empresarial - Software integrado ao ERP que facilita a organização e o acesso a informações e que tem como objetivo sumarizar dados analíticos apresentando-os na forma plana e gráfica, agilizando e otimizando o processo de tomada de decisões de uma empresa.

BPO

Business Process Outsourcing - é a terceirização de um processo de negócio de uma organização, que normalmente não faz parte de seu core business.

BSO

Business Software Outsourcing - São serviços de terceirização no desenvolvimento de software e garantia de compatibilidade das customizações. É constituído de 4 fases: Fase I - Inventário, Fase II - Auditoria Funcional, Fase III - Auditoria do código e Fase IV - Relatórios de Auditoria e documentação. 

BSO Versão Expirada (BSO VE)

Ver FAQ de Ciclo de Vida (https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/ciclodevidafaq).

Calendário de Releases

Define o ciclo das datas do desenvolvimento/manutenção em relação à expedição dos produtos.  

Cartas de Cancelamento de GEVer FAQ de Ciclo de Vida https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/ciclodevidafaq.

Causa

Motivo que originou o chamado do cliente.

CDU

Refere-se à licença de uso do produto de software.

Central de Recursos

Pool de recursos para atendimento externo ao cliente.

Central de Downloads

Local para busca dos pacotes e patches de atualização de produto.

CFP

Controle Financeiro do Projeto é o controle dos gastos de horas do projeto.

Check-in

É a devolução para o repositório dos arquivos/fontes alterados no desenvolvimento para o versionamento dos mesmos.

Check-out

É o registro da busca de um ou mais arquivos/fontes do repositório em uma área para desenvolvimento.

Ciclo de Vida de SWUma das áreas que compõe a Engenharia Corporativa que estrutura e comunica as informações relevantes sobre a validade técnica, oferta de Garantia Estendida e BSO Versão Expirada dos nossos softwares. Trabalha em conjunto com os times de segmentos por meio do canal oficial Portal do Cliente > Ciclo de Vida (suporte.totvs.com/ciclodevida), reforçando pelos canais complementares.

Cliente

Cliente é toda pessoa jurídica que possui relacionamento com a TOTVS, por meio de seus empregados ou prepostos e que utilizam produtos ou serviços da TOTVS.

Cliente Base

Refere-se a clientes que já possuem o produto TOTVS instalado.

Cliente em Implantação

Refere-se a clientes que se encontram em processo de implantação do produto TOTVS.

Código Compilado

Código gerado por um compilador ou assembler a partir da conversão do código fonte de um programa. O termo se refere, na maioria das vezes, ao código de máquina que pode ser executado diretamente pela unidade central de processamento (CPU) do sistema, embora também possa significar um código fonte em linguagem assembly ou uma variação do código de máquina.

Código Fonte

Conjunto de palavras escritas de forma ordenada, contendo instruções em uma das linguagens de programação existentes no mercado, de maneira lógica. Após compilado, transforma-se em software, ou seja, programas executáveis. Este conjunto de palavras, que formam linhas de comandos, deverão estar dentro da padronização da linguagem escolhida, obedecendo a critérios de execução.

Configuração

Combinação específica de características possíveis de um produto, tais como: idioma, banco de dados, release do produto e sistema operacional.

Consultoria

Serviço de atendimento realizado por equipe especializada e passível de cobrança. Esta equipe atende o cliente orientando no “Como fazer?” para solucionar os chamados.

Consultoria Externa

Serviço de atendimento realizado por equipe externa (DRG) especializada e passível de cobrança.

Conta

Termo usado na área de Atendimento e Relacionamento para identificar cliente/prospect.

Contato

Pessoa no cliente nomeada para solicitar atendimento.

Convergência

Convergência de Produto de software ocorre quando uma versão expira e a versão sucessora é de outra linha de produto ou parceiro, sendo necessário um projeto específico de atualização, semelhante a uma nova implantação.

Conversão

Uso de uma ferramenta de upgrade (migração) para atualizar as bases de versões/release com alteração de dicionário. 

Coordenador

Papel definido formalmente na estrutura da área de Relações Humanas responsável por uma área ou função.

Criptografar

Converter informação sigilosa em código secreto. Tem o propósito de oferecer segurança. As informações criptografadas somente podem ser lidas ou utilizadas após a decodificação por aquele que tenha conhecimento do código secreto.

Critério de Aceite

Condições específicas que o requisito deve atender para que seja aceito / validado pelo Dono do Produto.

Criticidade

Ver definição de Severidade.

CRM

Customer Relationship Management - Gestão de Relacionamento com Clientes - software de gestão que possibilita maior eficiência no processo de gestão de clientes por meio dos componentes básicos de relacionamento integrados e que permite a uma empresa melhorar a satisfação dos seus clientes e aumentar os seus resultados, com base no conhecimento aprofundado das necessidades dos seus clientes, no tratamento privilegiado dos melhores clientes, na gestão mais eficiente de campanhas de marketing e na melhoria da gestão dos canais de vendas.

CST

Centro de Serviços TOTVS - área que presta serviços administrativos e financeiros na TOTVS.

Customização

É a confecção de um ajuste para mudar a característica original do produto padrão e torná-lo aderente a necessidade particular do cliente. Consulte também "Específico".

DAC

Distribuidor Automático de Chamadas. Função que consiste de um método de alocação de ligações telefônicas às Posições de Atendimento (PAs), muito utilizadas em soluções de Call Centers

Daily Scrum

Reunião diária usada na metodologia ágil onde o objetivo é disseminar o conhecimento sobre o que foi feito no dia anterior, identificar impedimentos e priorizar o trabalho do dia que se inicia.

Data Base

Refere-se à data de reajuste dos valores de manutenção de aplicativos e manutenção do cliente.

Data SLA

Data acordada com o cliente para solução do ticket.

Defeito

Em um sistema pode ocorrer devido a omissão de informações, definições de dados ou comandos/instruções incorretas dentre outros fatores. Se um determinado defeito não for encontrado, pode causar uma falha no funcionamento do software.

Pode ser identificado e gerado em qualquer uma das etapas do processo de desenvolvimento, independente da etapa que está sendo executada, pode ser aberto um defeito para alguma etapa anterior. Em motivos de defeito consta a relação dos possíveis defeitos e quando cada um deve ser utilizado.

Desenvolvimento Participativo

As Melhorias são sugeridas pelo Cliente, devem ser estratégicas e/ou importantes para o produto padrão, o investimento deve ocorrer por parte do Cliente e da TOTVS e neste caso, a demanda é antecipada via Roadmap.

Dicionário de Dados

Modelo lógico que descreve a estrutura física de um banco de dados que contêm definições e representações de elementos de dados do sistema. Dentro do contexto de SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados) o Dicionário de Dados é formado pelo grupo de tabelas que mantém as seguintes informações: definição sobre as tabelas do sistema, estrutura da base de dados, Índices, relacionamentos. 

DRG

 Distribuição Regional Global - sigla utilizada para representar as franquias/filiais da TOTVS que vendem, treinam, implantam e prestam consultoria in loco sobre as linhas de produtos.

Efeito

Reflexo causado por um incidente identificado pelo cliente.

Engenharia CorporativaAs áreas internas da TOTVS estão organizadas de forma matricial. Temos uma “torre vertical” com as áreas especializadas em cada Segmento de Negócio (Supply Chain, Consumer, Professional Services, Healthcare, Financial Services etc) e demais áreas que permeiam todos os segmentos de forma cross, entre elas está a área de Engenharia de Software.
EPICUm épico é uma grande estória. Quando uma solicitação é muito extensa necessita ser quebrada em partes menores (Stories).
ErroÉ considerado uma ação humana, que resulta em um software com defeitos. Além disso, o erro pode levar a inclusão de uma falha no sistema, fazendo que o mesmo não funcione corretamente ou apresente resultados incorretos.

ERP

Enterprise Resource Planning - softwares de “Planejamento de Recursos Empresariais” que armazenam, processam e organizam informações geradas em uma série de atividades de gestão empresarial. O ERP estabelece relações entre informações de diversas áreas de uma empresa, acelerando, dessa forma, o atendimento aos clientes e a entrega de produtos mais rapidamente. Uma solução de ERP pode ser composta de diversos módulos, incluindo planejamento de produto, aquisição de materiais, manutenção de inventários, relacionamento com fornecedores, atendimento ao cliente e acompanhamento de pedidos, interação com fornecedores, recursos humanos e finanças.

EspecíficoÉ o desenvolvimento de um novo programa do cliente onde é feita uma função completa.

Expedição

Área de cada centro de desenvolvimento responsável por preparar as versões dos produtos TOTVS para enviá-las ao seu destino ou disponibilizá-las em uma área restrita para download.

Expiração da Versão

Versão expirada é aquela que não recebe mais manutenção e possui uma versão sucessora. A TOTVS não realiza nenhum tipo de manutenção em uma versão de software expirada (exceto para clientes com contrato de GE vigente), apenas prestará o serviço de atendimento para esclarecimento de dúvidas. Por isto é muito importante que o cliente acompanhe o calendário de versões no Portal do Cliente | Ciclo de Vida (suporte.totvs.com/ciclodevida) e mantenha seu ambiente atualizado.

Extrato de Versão

Resumo dos programas executados com suas respectivas versões.

Fábrica de Software

Área responsável pelo desenvolvimento e atendimento de customizações para clientes.

FalhaOcorre quando um programa não se comporta conforme o esperado ou apresenta resultados diferentes do planejado. Deste modo uma falha é considerada uma propriedade do sistema em execução.

FAQ

Frequently Asked Questions - documento que lista as perguntas e respostas mais freqüentes sobre determinado assunto.

Faturamento

Cobrança realizada sobre os serviços de atendimento prestados aos clientes. O cálculo do faturamento tem como base as horas de atendimento apontadas.

Fix

Patch de correção do pacote para um grupo de clientes que baixaram o pacote com BUG.

Fix Version

É o campo no JIRA onde é apresentado a Versão que está planejada a Expedição da Entrega.

Fluxo de Processo

Representação gráfica de interações que possibilita a identificação das entradas, saídas, atividades e as principais interfaces funcionais.

Fontes Liberados

Programas com código fonte aberto para que os clientes possam consultar e alterar. São expedidos apenas em casos excepcionais.

Framework

Conjunto de arquivos que são responsáveis pela base da plataforma do nosso ERP. Criado como apoio aos produtos, todos os desenvolvimentos se baseiam nela. 

Full TOTVS

É uma licença autenticada pelo License Server Virtual que garante acesso aos Softwares de Gestão por segmento da TOTVS. No momento de criação de novas ofertas, é definido se essa será disponibilizada para comercialização por meio da licença full. Ao contratar a modalidade, o cliente possui um leque de soluções que abrangem as soluções próprias TOTVS e das empresas 100% incorporadas: Protheus, Datasul, RM, Logix, RMS e PIMS.

Garantia Estendida

Ver FAQ de Ciclo de Vida (https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/ciclodevidafaq).

GCAD

Gestão da Configuração e Administração de Dados.

Geração de Mídia

Geração de todos as mídias dos produtos do segmento. 

Gerência de Configuração

É toda administração do ambiente para desenvolvimento e sustentação dos produtos desenvolvidos e que é executada desde a etapa inicial de definição junto à Inovação/Sustentação até a liberação ao mercado da oferta. Todas as compilações/atualizações dos fontes no TFS para geração dos patches. 

Gráfico de BurndownUtilizado na Metodologia Ágil, tem como objetivo mostrar o esforço restante para a conclusão da iteração, bem como mostrar o quão próximo ou distante a equipe está de atingir a meta. A coluna vertical representa a quantidade de esforço e a coluna horizontal representa os dias de uma iteração. Na ferramenta JIRA o Burndown do Sprint é atualizado automaticamente a medida em que as tarefas vão sendo finalizadas no Sprint
Guardião da SenhaO guardião da senha de cada segmento é o responsável por esta, devendo ter o controle de quem faz a publicação dos vídeos How To.

Guia de Atualização do Produto

Documento que apresenta para o cliente os passos a serem executados para atualização do ambiente.

Guia de Instalação

 Utilizado pelo cliente para auxílio no processo de instalação do produto, é elaborado pelas áreas de produto, tecnologia e Quality Assurance. É expedido junto da mídia ou disponibilizado no portal. 

Guia de Referência de Software

Portfólio detalhado das soluções de SW da TOTVS que contempla todas as funcionalidades por produto e demais informações relevantes para a comercialização e autenticação das licenças. É atualizado de forma constante e disponibilizado mensalmente pelo time de Ciclo de Vida de SW (Fluig, Comunidade Plataforma AR, Documentos, Guias de Referência), conforme demanda dos Gestores de Oferta.

Guia de Suporte

Documento que descreve a forma como a equipe de Suporte Técnico e Consultoria deve atuar junto ao cliente.

Hardlock

Chave de Hardware - é um dispositivo normalmente conectado a uma interface serial do PC que desbloqueia a utilização de um determinado software, evitando a disseminação de cópias piratas deste mesmo software.

HCM

Human Capital Management  - Gerenciamento de Capital Humano - software de gestão que consiste na automatização e padronização das rotinas operacionais de recursos humanos, com base na legislação trabalhista e de seguridade social vigentes.

Homologação do Banco de Dados

Validação de novas versões de SGDB para compatibilidade dos produtos.

Horas ProdutivasSão as horas de apontamento que está dentro do planejado para a tarefa.

Horas Improdutivas

Existem duas maneiras de avaliar horas improdutivas:

  • Retrabalho: Ocasionada pelo apontamento de horas proveniente de defeitos e subtarefas de correção;
  • Estouro: Ocasionada pelo estouro de horas previstas para execução da tarefa. Necessário controle de linha de base (para que não ocorra replanejamentos).
How To

Os vídeos HOW TO são pílulas de conhecimento em formato de vídeo, utilizadas para disseminar os processos TOTVS para área de Atendimento, áreas interessadas e Clientes. Estes vídeos tem duração máxima de 3 minutos, e quando necessário demonstrar processos mais complexos, deve-se gravar vídeos separados, para serem exibidos em sequência no YouTube.

Importar/Exportar

Processo de entrada/saída de dados, seqüências e definições de dados de um determinado banco.

Indicador

É o instrumento que permite mensurar as modificações nas características de um produto ou processo, ou seja, os indicadores deverão estabelecer, para um dado período, uma medida da sustentabilidade do produto ou processo.

Índice

É um número que mede as variações de comportamento das operações da organização e que são utilizados como referências para avaliação do desempenho dessas operações.

Início check-in

É o momento do desbloqueio de alteração de algum fonte com BUG ou pequeno ajuste antes da liberação oficial. 

Inovação

Processo responsável pela promoção da evolução dos produtos em conformidade com as diretrizes estratégicas estabelecidas pela organização e visando as necessidades do mercado. 

Integração de Sistemas É a forma pelo qual produtos de softwares se beneficiam de componentes e serviços disponibilizados por softwares desenvolvidos por outras empresas ou parceiros.
IRMItem Roadmap de Produto: É o requisito de negócio que expressa a necessidade do ponto de vista do cliente.
Issue

Issues são pacotes de trabalho que avançam através de seus respectivos fluxos de trabalho (Workflows) dentro de um projeto, até que seja concluído.

Pode representar um erro de software ou uma melhoria no produto, etc.

  • É possível atribuir subtarefas a uma Issue.
  • As subtarefas podem ser monitoradas individualmente.

Itens de Configuração

Documento de utilização interna do QA, sob a responsabilidade de GCAD. Nele constam informações técnicas sobre os requisitos mínimos de hardware para o uso do ERP. Tais como: Servidores Web, de aplicação, de Banco de dados, Estações de Trabalho e toda arquitetura suportada.

JIRAFerramenta de trabalho utilizada para execução do processo ágil na TOTVS. Consulte o Manual do JIRA Ágil.
Lei do BemA Lei do Bem é um mecanismo de apoio que compreende uma série de medidas legais para reduzir o pagamento de tributos, tais como IRPJ, CSLL, IPI e IRRF, e tem como objetivo o fomento da inovação tecnológica nas empresas através do crescente investimento em P,D&I.
Liberação DiáriaLiberação de correção dos Bugs, possíveis de serem  expedidos diariamente para os clientes que reportaram o problema.

Liberação Emergencial/Especial

Liberação de correções de Bugs antes da conclusão do processo de manutenção, devido a urgência do cliente.

License Server Virtual (LSV)

Servidor de Licenças ou seja aplicação responsável pela autenticação de licenças de software TOTVS. Ver http://tdn.totvs.com.br/display/framework/TOTVS+%7C+License+Server+Virtual.

Light TOTVS

A Licença light também é liberada por identidade porém contempla somente o módulo ou funcionalidade específica. Esta licença seria uma parcela da Licença Full.

Identidade/Instâncias Concorrentes em todos os softwares aplicativos de propriedade intelectual da TOTVS atualmente comercializados que formam o contexto da respectiva solução sistêmica definida pela TOTVS para um processo simultâneo (módulo/agrupador) licenciada.

Exemplo: Financeiro, Faturamento, Gestão de Capital Humano, Gestão da Qualidade, CRM e Call Center.

Linha de Produto

É um conjunto de sistemas de software que têm um determinado conjunto de funcionalidades em comum e que satisfazem as necessidades de um determinado segmento de mercado ou missão e que são desenvolvidos tendo a mesma base (core).

Localização

Adequação do software às necessidades do país (onde o mesmo será executado), no que tange a legislação fiscal, aos requisitos funcionais inerentes aos ramos de negócios aos quais ele vai atender e às necessidades de internacionalização do software.

Log de Auditoria/Audit Trail

Registra qualquer alteração na base de dados. Quando um usuário do sistema roda alguma rotina que altera dados no Bando de Dados (BD), triggers são disparadas e registram o que, quem, quando, onde e como o registro foi alterado. 

Log de Conversão

Log gerado pela ferramenta de migração contendo as informações da migração de base/versão, indicando se a conversão foi ou não foi bem sucedida.

Manual de CódigosDocumento interno complementar à Tabela de Preços que informa os partnumbers dos produtos para sua comercialização por meio do sistema. Além dos códigos, este material reflete a descrição, agrupamento meta e linha de receita de cada software e serviço. 

Manual do Produto

É um documento que apresenta as informações necessárias para empregar um sistema ou componente para obter os resultados desejados. Este documento deve ser disponibilizado ao cliente junto com o produto. Nota: Normalmente, são descritas as capacidades do sistema ou componente, as limitações, as opções permitidas de entradas, resultados esperados, possíveis mensagens de erro e as instruções especiais.

Manutenção

É a correção de não-conformidades do software quando estas acontecerem, realização de pequenas melhorias (incluindo legislação) e evolução tecnológica, considerando compatibilidade com novas versões do software executor, gerenciador de bancos de dados e sistemas operacionais. 

MarcaA marca identifica o responsável pela solicitação. Podendo ser: TOTVS, TOTVS interno ou Fluig.
Matriz de Dados e Comunicação

Matriz de Dados, onde estão relacionados os artefatos gerados durante o desenvolvimento do produto, além das ferramentas utilizadas para gerá-los, sua indexação, seu armazenamento e seu tempo de retenção.

Matriz de Comunicação, onde estão relacionados os artefatos gerados e as ações que os responsáveis devem exercer sobre cada artefato.

Matriz de Rastreabilidade

Mapeamento da relação entre os diferentes elementos elaborados durante o desenvolvimento de software, como: requisitos, especificações, artefatos de testes, documentação etc. Esta relação é identificada a partir das transformações que existem em informações ao longo do processo de desenvolvimento e podem ser representadas através de “rastros”.

Mensagens Padronizadas das Aplicações

Sistema utilizado para gestão das mensagens.

Metodologia TOTVS

Descreve as melhores práticas e as regras a serem seguidas durante o processo de Inovação, Fábrica, Manutenção e Atendimento.

MIT

Metodologia de Implantação TOTVS – ferramenta para apoio e gestão da condução de todos os projetos de implantação de software.

MobileMobile são funcionalidades desenvolvidas para integração com os ERPs Totvs para aplicativos celulares.

Módulos

São as partes de um sistema de computador ou não, responsáveis por uma tarefa bem definida e que podem ser acoplados e/ou desacoplados a um sistema para permitir ao mesmo executar a tarefa do módulo.

Origem

Proveniência de um ticket (exemplo: cliente em fase de implantação, cliente em produção, equipes internas, dentre outras).

OS

Ordem de Serviço - documento contendo o apontamento de horas gastos no cliente para faturamento.

Ouvidoria

Área responsável por receber, registrar e encaminhar aos responsáveis críticas, sugestões, reclamações sobre os produtos TOTVS.

Patch 

São pequenas atualizações geradas a partir de uma FNC específica, que não podem esperar para serem liberadas em um Update/Release. Originam-se de uma liberação especial ou diária. Este termo é utilizado no portal para facilitar ao cliente o tipo de arquivo a ser atualizado.


Planning Poker

Técnica utilizada na metodologia ágil, que estima o tamanho do trabalho a ser realizado, aplicada por uma dinâmica de grupo durante o planejamento da Sprint. Neste jogo, não pensamos em tempo, ou seja, duração das tarefas, mas no tamanho delas. A equipe deve sentar ao redor de uma mesa e um dos integrantes deve apresentar para todos uma story. Após, cada membro da equipe escolhe uma carta, que foi previamente distribuída a todos, e coloca na mesa virada para baixo. Apenas quando todas as cartas tiverem lançadas é que elas serão viradas. As cartas apresentam valores numéricos, relacionados com o grau de complexidade da funcionalidade a ser desenvolvida. O objetivo é obter um consenso, portanto, se por algum motivo aparecer um valor bem diferente, ou a equipe não chegar num consenso, uma breve discussão deve ser iniciada para resolver essa divergência, seguida de uma nova rodada. Ao final, a equipe calcula a média dos valores apresentados, chegando a uma pontuação final sobre a story apresentada. 

Pesquisa de Satisfação

A pesquisa de satisfação é enviada para o cliente 24 horas depois da solicitação de suporte ter sido resolvida.

Portal

Site na internet que funciona como centro aglomerador e distribuidor de conteúdo para uma série de outros sites ou subsites dentro e também fora do domínio ou subdomínio da empresa gestora do portal.

Portal do ClienteCanal oficial para divulgação de notícias, políticas e documentos para clientes no site da TOTVS. Acesso direto através da url suporte.totvs.com. Inclui a Central de Chamados, Downloads e Atualizações, Atendimento CST, Espaço Fiscal, Portal de Conhecimento (TDN), Ciclo de Vida de SW etc.
Portfólio de ProjetosÉ uma coleção de projetos ou programas que são agrupados para facilitar uma gestão mais eficaz.
PrioridadeA Prioridade do ticket determina o prazo de entrega da solução ao cliente. A definição da prioridade é feita pelo cálculo de Impacto x Urgência, que determina se a solicitação é Urgente, Alta, Normal ou Baixa. 

Produto

Conjunto de funcionalidades do software com um objetivo comum.

Produto Não-Conforme

É todo produto (sistemas e programas) resultante dos processos de Inovação e Sustentação os quais os requisitos não tenham sido atendidos.

Produto Padrão

É o resultado de atividades ou processos que seguem um modelo pré-estabelecido produzindo um software que é oferecido ao mercado para satisfazer as necessidades de seus clientes.

Prospect 

É um possível cliente já contatado para venda de um produto.

Publicação

Liberação de arquivo no portal, sendo este um executável, documentação, etc.

Rastreabilidade de Requisitos

É a habilidade de descrever e seguir o ciclo de vida do requisito, em ambas as direções, para frente e para trás, desde sua origem, por meio de seu desenvolvimento e especificação, para sua implementação e uso, por meio de períodos de contínuo aperfeiçoamento e iteração em qualquer dessas fases. A rastreabilidade de requisitos é uma forma de entender e gerenciar as informações dos requisitos visando compreender sua origem, gerenciar e avaliar o impacto das mudanças, verificar se todos os requisitos estão satisfeitos pela implementação e verificar se realmente o que está especificado esta sendo feito.

Recall Externo

Processo de correção de problemas identificados no pacote durante a expedição para o mercado. Neste caso é necessário identificar os clientes que atualizaram o pacote para informar da necessidade de atualização do pacote (fix).

Recall Interno

Processo de correção de problemas identificados no pacote durante a expedição. Ou seja, interno, pois o pacote ainda não foi expedido.  

Reclassificação

Alterar informações de um determinado chamado para que a criticidade seja gerada corretamente.

Release Incremental/Update

São pacotes de atualização (manutenção) do produto disponibilizados conforme planejamento, contendo funcionalidades  de Inovação.

Replanejamento de Liberações

Transferência de um ou mais chamados para outro lote/prazo de liberação.

Réplica

O conceito de réplica no processo de desenvolvimento é utilizado quando um chamado ou requisito precisa ser repetido para versão superior ou inferior ao que está planejado.
Os chamados e requisitos gerados a partir de uma réplica seguem os mesmos procedimentos existentes na manutenção e inovação, a única diferença se aplica a quantidade de tarefas que podem variar de acordo com a necessidade.

Reprogramação

Alterar o prazo de entrega de determinado ticket ou tarefa.

Requisito

Descrição de uma condição ou capacidade que a solução deve satisfazer, derivada diretamente das necessidades dos usuários e estabelecida em um contrato, padrão, especificação ou outro documento formal. Pode ser dividido em dois tipos:

  • Requisito funcional: Representam as funcionalidades do produto a ser construído para possibilitar aos usuários a realização de suas tarefas, satisfazendo os requisitos de negócio. Especificam ações que um software deve ser capaz de executar, sem levar em consideração restrições físicas.
  • Requisito não funcional: São os padrões, regulamentações e contratos que o sistema deve seguir, além de interfaces externas, requisitos de performance, restrições de projeto e implementação e atributos de qualidade.

Reuso de Software (Reutilização)

É o processo de incorporar em um novo produto: código, especificação de requisitos e projeto, planos de teste, qualquer produto gerado durante desenvolvimentos anteriores, conhecimento em geral.

RO - Repositório Oficial

Área onde estão armazenados os programas fontes expedidos para os clientes.

ROADMAP

É uma ferramenta de previsão e gestão do que será implementado em uma nova versão/release.

RollbackAção realizada para desfazer uma alteração iniciada no produto em função da suspensão ou cancelamento de um determinado requisito.

Rotina

É o nome de uma função chamada por meio do menu.

RV

Remuneração Variável - é o conjunto de instrumentos de recompensa variável complementando o salário fixo do participante. Geralmente, a remuneração variável é ligada ao desempenho profissional individual do participante, de uma equipe de participantes ou da empresa em total. A medição do desempenho pode ser feita com ajuda de indicadores de performance e outros meios da análise contábil.

Scripts

Desenvolvidos pelo ADF para alterações das bases de dados, que ao serem cumulativos dão origem à ferramenta de migração. São realizadas alterações na base de dados utilizadas no desenvolvimento e no time de SQA. 

Segmentos

É o resultado da divisão de um mercado em pequenos grupos. Este processo é derivado do reconhecimento de que o mercado total representa o conjunto de grupos com características distintas, que são chamados segmentos.

Senha forte

É aquela que se utilizam caracteres misturados entre números, letras e caracteres especiais (por exemplo: #, @, %, &, etc.) com o máximo de 20 caracteres.

Senha fraca

Também chamada de "Óbvia", é aquela onde se utilizam caracteres de fácil associação, tais como: datas de aniversário, casamento, nascimento, o próprio nome, o nome de familiares, seqüências numéricas simples (123456) ou letras simples (abcdef), palavras com significado, dentre outras.

Serviço de Valor Agregado

São os serviços que contribuem de forma eficaz na operação de cada cliente, sem interferir na execução do negócio principal. Neste segmento a TOTVS oferece os produtos BPO, Educação, Infraestrutura e Service Desk.

SGDB

Sistema Gerenciador de Banco de Dados.

SGI

Sistema de Gestão de Indicadores - ambiente que tem como objetivo oferecer soluções para o controle de todos os processos da organização por meio de instrumentos de medição (indicadores)  para a avaliação dos recursos de informação.

Shelving

Permite anular as alterações pendentes no espaço de trabalho do desenvolvedor para trabalhar em uma tarefa de maior prioridade ou para compartilhar o código que está retido com um desenvolvedor com outro desenvolvedor para revisão de código.

SLA

Service Level Agreement - acordo do nível de serviço que uma empresa presta a outra.

SMS

Serviços Mensais de Software - é uma modalidade de contrato que oferece ao cliente: atendimento via Suporte Técnico e/ou Consultoria por telefone ou portal, atualizações e novas versões do software padrão. Nota: A TOTVS oferecerá suporte/consultoria apenas à última versão do software e à penúltima versão do software, desde que a última versão não esteja disponível há mais de 2 anos. Esse serviço é oferecido desde que ambas as versões estejam atualizadas com o último pacote/Update disponibilizado no Portal do Cliente.

Software

É a totalidade ou parte dos programas, procedimentos, regras e documentação associada de um sistema de processamento de informações.

Spike

Se soubesse o que estamos fazendo, não chamaríamos de pesquisa. Basicamente, esta é a definição de Spike. Utilizada na Metodologia Ágil, uma Spike é uma user story com pouca ou nenhuma definição. Pense em algo que precisa ser feito ou desenvolvido mas a equipe tem pouco ou nenhum conhecimento sobre isso. Entenda  spike como um evento Time-box, ou seja, um evento com tempo pré-definido e limitado. Este período precisa ser definido, bem como o que será feito nele. Ao realizar este evento, você terá uma definição mais clara do que e como realizar aquela atividade. A diferença de spike  pra uma análise? A spike é uma forma de descobrir como fazer, e uma análise é mais voltada em descobrir o que fazer. Uma spike pode ser criada a qualquer momento durante o release. 

SPOC

Single Point of Contact - ponto único de contato que consiste no atendimento do usuário ou cliente, por apenas uma pessoa do Suporte Técnico. Esse analista torna-se responsável em acompanhar todo o atendimento do usuário até sua resolução e evita o contato direto do usuário com outros departamentos ou outras equipes.

SprintDivisão dos projetos em ciclos (tipicamente mensais). O Sprint representa um Time Box dentro do qual um conjunto de atividades deve ser executado
Sprint BacklogÉ o conjunto de stories que a equipe se compromete entregar em uma Sprint. (Metodologia Ágil)
Sprint Planning Meting

Reunião de planejamento na qual o Product Owner prioriza os itens do Product Backlog e a equipe seleciona as atividades que ela será capaz de implementar durante o Sprint que se inicia. As tarefas alocadas em um Sprint são transferidas do Product Backlog para o Sprint Backlog.

Sprint Review MeetingReunião da metodologia Ágil, realizada ao final de um Sprint, onde a equipe apresenta as funcionalidades implementadas.
StoryUser Story ou história de usuário é uma descrição concisa de uma necessidade do usuário do produto, ou seja, de um requisito. Uma Story pode ser caracterizada como uma curta e simples descrição de um recurso. Ela pode ser contada a partir da perspectiva da pessoa que deseja a nova capacidade, usualmente de um usuário ou cliente do sistema.

Sugestão de melhoria

Sugestões dos clientes internos e externos de novas funcionalidades/ características para o produto.

Suspect

Classificação de cliente, antes prospect, após pesquisa de pré-qualificação.

Tabela de PreçosDocumento interno e confidencial que compila os preços, conceitos, simuladores, explicações e detalhamento de todas as modalidades de comercialização dos softwares e serviços da TOTVS. 

Tailoring

Dentro de um processo definido, são atividades selecionadas e adaptadas a serem seguidas em um determinado projeto.

Task Board

É um quadro (físico ou online) utilizado para acompanhamento das sprints, principalmente durante as reuniões diárias. Por meio das informações contidas nesse registro, aliadas ao seu posicionamento no task board, torna-se possível a qualquer um observar o andamento do projeto, de maneira clara e intuitiva. As informações sobre as tarefas a serem realizadas são registradas no task board geralmente por post-it, escritas diretamente em um quadro branco ou registradas de forma online em ferramentas free ou no próprio JIRA. Exemplo: 


Product BacklogTo DoDoingDone




Sprint BacklogUnplanned ItemsImpedimentsTo Discuss




TI

Área de Tecnologia da Informação – área responsável por prover, suportar, implantar e manter os sistemas corporativos da TOTVS e sua infraestrutura, tendo como diretriz a utilização dos sistemas desenvolvidos e comercializados pela TOTVS agregando qualidade e produtividade nos processos de negócios de nossos clientes. 

TDN

TOTVS Developer Network – Ferramenta web utilizada como repositório de documentos incluindo a Metodologia de Desenvolvimento de Produtos TOTVS.

Término Check-in

É o momento de bloqueio em que o prazo para desenvolvimento/manutenção está encerrado para uma determinada versão. 

Teste de Instalação

Processo de teste da mídia gerada realizando a instalação, configuração e acesso ao sistema. 

Teste de Unidade

É uma modalidade de testes que se concentra na verificação da menor unidade do projeto de software. É realizado o teste de uma unidade lógica, com uso de dados suficientes para se testar apenas a lógica da unidade em questão. Em sistemas construídos com uso de linguagens orientadas a objetos, como Java e C#, essa unidade pode ser identificada como um método, uma classe ou mesmo um objeto. O teste de unidade testa o menor dos componentes de um sistema de maneira isolada. Cada uma dessas unidades define um conjunto de estímulos (chamada de métodos), e de dados de entrada, processamento e saída associados a cada estímulo. As entradas são parâmetros e as saídas são o valor de retorno, exceções ou o estado do objeto. Esse tipo de teste é de responsabilidade do próprio desenvolvedor durante a implementação do sistema, isto é, após codificar uma classe, por exemplo, ele planeja, codifica e executa o teste de unidade.

Teste Integrado

É a fase do teste de software em que módulos são combinados e testados em grupos de componentes. Ele sucede o teste de unidade, em que os módulos são testados individualmente e antecede o teste de sistema, em que o sistema completo é testado em um ambiente de produção. O propósito do teste integrado é verificar os requisitos funcionais, de desempenho e de confiabilidade na modelagem do sistema. Com ele é possível descobrir não-conformidades de interface entre os componentes do sistema. 

Teste Sistêmico

Também conhecido como Teste Global, é a fase em que o sistema já completamente integrado é verificado quanto aos seus requisitos em um ambiente de produção garantindo a qualidade da solução como um todo. O teste de sistema não se limita a testar somente requisitos funcionais, mas também requisitos não funcionais como a expectativa do cliente e por isso inclui também técnicas não funcionais de teste. 

Ticket

Meio oficial de comunicação entre o usuário e a TOTVS. Um ticket pode ser utilizado para reportar dúvidas, dificuldades e sugestões para os módulos adquiridos e instalados.

 TOTVS Corporativo

Modalidade de contrato que dá acesso a todas as soluções de propriedade da TOTVS, sem limite de usuários.

TOTVS ECM

Ferramenta web que disponibiliza repositórios digitais que organizam documentos e processos, permitindo acesso à informação.

TOTVS Educação

Área responsável pelo gerenciamento do conhecimento e fornecimento de soluções de aprendizagem para participantes, franquias, filiais, parceiros e comunidade.

TOTVS Light

Modalidade de contrato que dá acesso às soluções referentes a um determinado processo de negócio, dentro do número de usuários simultâneos licenciados.

Transbordo

É o desvio de chamadas excedentes para a equipe de Assessoria. 

URA

Unidade de Resposta Audível - emprega alta tecnologia idêntica à utilizada para o fornecimento de serviços por meio de telefone, permitindo o usuário interagir com aplicações diversas direcionando suas necessidades por meio de acessos a bancos de dados ou não. 

Validação

É o processo de avaliação de um sistema ou componente durante ou no final do processo de desenvolvimento para determinar se um sistema ou um componente satisfaz os requisitos especificados. Nota: A validação demonstra que o sistema pode ser usado pelos usuários para as suas tarefas específicas.

Velocidade da Equipe

Velocidade da equipe é estimada com base no  histórico de entregas e reduções esperadas.

Versão

Entrega de grandes mudanças no produto (Tecnológica ou Comercial),  sendo realizada através de um Roadmap.

Virada de Gerencia de Versão/Release

Atualização dos planos de gerencia de configuração para o novo release ou versão. 

WBS ou EAP

Work Breakdown Structure ou Estrutura Analítica do Projeto - é uma ferramenta de decomposição do trabalho do projeto em partes manejáveis (EDT - Estrutura de Decomposição de Tarefas). Na TOTVS a WBS pode ser estruturada nas ferramentas MS-Project ou PMS.

Workaround

Solução de contorno. É a maneira conhecida de resolver um incidente específico que permite o serviço voltar ao normal. Para esta técnica ou ajuste não há resolução permanente do incidente, são apenas soluções temporárias.

Workflow

É um fluxo de trabalho no JIRA, ou seja, é o conjunto de estados e transições que um erro/melhoria passam durante seu ciclo de vida.

  • Os fluxos são organizados por tipos de tarefa (Issue Type);
  • Cada tipo de tarefa pode ter um fluxo diferente. 



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