Versões comparadas
Chave
- Esta linha foi adicionada.
- Esta linha foi removida.
- A formatação mudou.
Índice:
Índice | ||
---|---|---|
|
Objetivo:
O objetivo deste documento é exemplificar um LookUp em Metadados para os Itens de outro metadados.
Exemplo:
Para este exemplo será necessário criar 3 tabelas de metadados: Estado, Cidade e Usuário. O objetivo é fazer um lookup na tela de Cidades, para selecionar o Estado e outro lookup na tela de Usuário para selecionar a Cidade e o Estado.
Lembramos que para criar esse processo torna-se necessário conhecimento mínimo em como criar um Projeto de Metadados.
Criaremos as seguinte tabelas:
ESTADO
ID (Chave Primária)
ESTADO (Chave Primária, Descrição para Lookup)
DESCRICAO
CIDADE
CODESTADO (Chave Primária)
CODCIDADE (Chave Primária, Descrição para Lookup)
USUARIO
ID
NOME
CODESTADO
Projeto Estado
O projeto Estado deverá ser gerado normalmente, passando pelas etapas de um Projeto: Tabela, Modelo de Negócio, Apresentação de Formulários e Projeto:
Projeto Cidade
O projeto Cidades receberá o lookup. Após criar a Tabela e o Modelo de Negócio do projeto Cidades, em “Apresentação de Formulários”, preencha as informações da aba Identificação e na aba “Apresentação” iremos criar o lookup:
Selecione o campo que receberá o lookup (no exemplo abaixo CODESTADO). Em Tipo de Controle, selecione “Caixa de Pesquisa”.
Em “Action Fonte de Dados”, selecione o primeiro projeto criado (Estado). Obs.: No menu/guia “Metadados (beta) | Projetos” pode-se consulta o ID do Projeto Estado criado anteriormente. Ou, clique no lookup deste campo e comece a digitar RMSPRJ... para selecionar o projeto Estado.
Nessa tela é preciso relacionar os campos do lookup e selecionar o campo descrição da fonte de dados.
Informações |
---|
Obs.: Só foi possível utilizar o campo "Estado" na descrição da fonte de dados, porque a opção "Descrição para Lookup" estava marcada na tabela. |
Após estas configurações, gere o projeto Cidades. Ele ficará como o exemplo abaixo:
Concluído e gerado o projeto CIDADES com suas informações, iremos criar o último projeto: USUARIO.
Semelhante ao projeto CIDADES, na etapa de “Apresentação de Formulários”, em USUARIO, vamos criar um lookup, para as duas tabelas CODESTADO e CODCIDADE:
Image Added
Image Added
Concluído, basta gerar o projeto e ao executarmos pesquisa por uma cidade deverá retornar somente as cidades pertencentes ao estado da primeira seleção. No exemplo abaixo é listada a cidade de BELO HORIZONTE pertencente ao estado de MINAS GERAIS.
Image Added
Informações | |||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| |||||||||||||||
|
Informações | |||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| |||||||||||||||
|