Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Índice:


       

Índice
exclude.*ndice:

Objetivo:


       O objetivo deste documento é exemplificar um LookUp em Metadados para os Itens de outro metadados. 

      Veja o documento para criar lookup de itens de tabela dinâmica. 

Exemplo:


     Para este exemplo será necessário criar 3 tabelas de metadados: Estado, Cidade e Usuário. O objetivo é fazer um lookup na tela de Cidades, para selecionar o Estado e outro lookup na tela de Usuário para selecionar a Cidade e o Estado.

     Lembramos que para criar esse processo torna-se necessário conhecimento mínimo em como criar um Projeto de Metadados. 

Informações
iconfalse
Deck of Cards
idExemplo
Card
idTabelas
labelTabelas
titleTabelas

Criaremos as seguinte tabelas:

ESTADO
ID (Chave Primária)
ESTADO (Chave Primária, Descrição para Lookup)
DESCRICAO

CIDADE 

CODESTADO (Chave Primária)
CODCIDADE (Chave Primária, Descrição para Lookup)

USUARIO
ID
NOME
CODESTADO

Card
idProjeto Estado
labelProjeto Estado
titleProjeto Estado

Projeto Estado

     O projeto Estado deverá ser gerado normalmente, passando pelas etapas de um Projeto: TabelaModelo de NegócioApresentação de Formulários e Projeto:

Card
idProjeto Cidade
labelProjeto Cidade
titleProjeto Cidade

Projeto Cidade

     O projeto Cidades receberá o lookup. Após criar a Tabela e o Modelo de Negócio do projeto Cidades, em “Apresentação de Formulários”, preencha as informações da aba Identificação e na aba “Apresentação” iremos criar o lookup:

     Selecione o campo que receberá o lookup (no exemplo abaixo CODESTADO). Em Tipo de Controle, selecione “Caixa de Pesquisa”.

     Em “Action Fonte de Dados”, selecione o primeiro projeto criado (Estado). Obs.: No menu/guia “Metadados (beta) | Projetos” pode-se consulta o ID do Projeto Estado criado anteriormente. Ou, clique no lookup deste campo e comece a digitar RMSPRJ... para selecionar o projeto Estado.

  Nessa tela é preciso relacionar os campos do lookup e selecionar o campo descrição da fonte de dados.

Informações
Obs.: Só foi possível utilizar o campo "Estado" na descrição da fonte de dados, porque a opção "Descrição para Lookup" estava marcada na tabela.

     Após estas configurações, gere o projeto Cidades. Ele ficará como o exemplo abaixo:

     Concluído e gerado o projeto CIDADES com suas informações, iremos criar o último projeto: USUARIO.

Card
idProjeto Usuário
labelProjeto Usuário
titleProjeto Usuário

Projeto Usuário

     Semelhante ao projeto CIDADES, na etapa de “Apresentação de Formulários”, em USUARIO, vamos criar um lookup, para as duas tabelas CODESTADO e CODCIDADE:

     Concluído, basta gerar o projeto e ao executarmos pesquisa por uma cidade deverá retornar somente as cidades pertencentes ao estado da primeira seleção. No exemplo abaixo é listada a cidade de BELO HORIZONTE pertencente ao estado de MINAS GERAIS.

Informações
iconfalse
Informações
iconfalse

Produto: Framework

Informações
iconfalse

Versão: 12.1.XX

Informações
iconfalse

Processo: Lookup Dependente

Informações
iconfalse
Informações
iconfalse

Status: Finalizado

Informações
iconfalse

Data:  

Informações
iconfalse

Autores:

Carlos Philippe de Farias Marques

Carlos Roberto Pereira Garcia

Diogo Damiani Ferreira

Fábio Augusto Amaral Melo Nunes

Stella Gleyse Macedo Vilaca