Histórico da Página
Como efetuar a configuração para habilitar Portais e Webservices
Produto: | Microsiga Protheus |
Versões: | 11 e 12 |
Passo a passo: | O Portal Protheus disponibiliza serviços na Web para agilizar e facilitar o compartilhamento de informações entre seus clientes, fornecedores, parceiros, usuários internos e externos; toda a comunicação entre os servidores Web e os servidores Corporativos é efetuada através de Web Services. Para habilitar os WebServices é necessário que o Serviço HTTP esteja ativo. Este serviço permite que as informações sejam publicadas na WEB.
|
|
|
- Após baixar e descompactar o arquivo, abra o Smartclient, e no Programa Inicial, digite: SRVWIZARD - Clique 2 vezes em Servidor Internet (HTTP/FTP) para expandir, clique em HTTP, e verifique se a caixinha Protocolo Habilitado está marcada, e confirme a Porta de Conexão (recomendamos que seja diferente de 80, que é a porta padrão do HTTP, e é utilizada por serviços do Windows). - Após a confirmação, clique em Módulos Web e então clique em Novo Módulo - Em Módulo Web, selecione WS - Microsiga Protheus Web Services - Na tela Configuração de Hosts X Empresas/Filiais, em Hosts, digite o endereço, porta e pasta da instância do Webservice, conforme exemplo: localhost:8079/ws (não digite o "http"). Caso o servidor não seja local, digite o IP do servidor. - Na tela Configuração de usuários, em Mínimo Usuários e Máximo Usuários, que é a quantidade de threads que será aberta em execução (Mínimo) e a quantidade de threads que será aberta em espera (Máximo), digite as quantidades desejadas e clique em Finalizar - Será exibida uma janela de confirmação da criação do Módulo Web. Clique em Sim - Ao final será exibido um aviso solicitando a reinicialização do Protheus para que a configuração entre em vigor. Clique em Fechar - Na tela Configuração de Hosts X Empresas/Filiais, em Hosts, digite o endereço, porta e pasta da instância do Portal, conforme exemplo: localhost:8079/pp (não digite o "http"). Caso o servidor não seja local, digite o IP do servidor. - Na tela Configuração de usuários, em Mínimo Usuários e Máximo Usuários, que é a quantidade de threads que será aberta em execução (Mínimo) e a quantidade de threads que será aberta em espera (Máximo), digite as quantidades desejadas e clique em Finalizar - Será exibida uma janela de confirmação da criação do Módulo Web. Clique em Sim - Ao final será exibido um aviso solicitando a reinicialização do Protheus para que a configuração entre em vigor. Clique em Fechar - Após essa configuração, finalize o Totvs Wizard e reinicie o Protheus para que as alterações passem a vigorar. O arquivo appserver.ini será alterado com essas configurações, e a parte da configuração HTTP, WebService e Portal deve ficar semelhante ao exemplo abaixo:
|
- Após reiniciar o Application Server, para testar se o serviço dos Webservices iniciou corretamente, abra o endereço do WebService no navegador (Internet Explorer, que é o navegador homologado para Portais e Webservices), conforme exemplo: http://localhost:8079/ws |