Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Nota
titleObservação

A Sincronização de datasets em tabelas do fluig só pode ser utilizada em datasets do tipo customizados personalizados .


Tipos de sincronização de datasets

...

Nota
titleImportante
  • A função defineStructure é obrigatória para configuração do dataset offline. Dentro do defineStructure, os nomes informados nos métodos coluna (addColumn), chave (setKey) e índice (addIndex) devem ser sempre em maiúsculo. Para ver um exemplos clique aqui.
  • O tipo de campo DatasetFieldType.TEXT foi introduzido na Atualização 1.6.1 da plataforma fluig. Este tipo foi desenvolvido especificamente para sincronização de datasets em ambientes que utilizam o banco de dados Oracle, onde o tipo DatasetFieldType.STRING é limitado a apenas 255 caracteres. O tipo de campo TEXT em Oracle suporta até 4000 caracteres. Em ambientes MySQL e SQL Server, não há distinção no comportamento dos tipos TEXT e STRING.
  • Na atualização do dataset, caso ocorra qualquer alteração neste método que indique alteração da estrutura da tabela, ocorrerá o drop da tabela antiga e todos os dados anteriores a esta alteração serão perdidos. A alteração de estrutura da tabela ocorrerá na próxima execução da tarefa agendada de sincronização do dataset.

  • Lembre-se que os nomes das colunas dos datasets serão os nomes das colunas criadas em banco. Lembre-se de considerar as regras de nomenclatura de campos do seu banco. Não utilizar espaços em branco no nome ou caracteres especiais como (!@#$%-+=, etc) ou palavras reservadas do banco. Caso utilize a nomenclatura não permitida, não será possível sincronizar os dados na tabela.

  • Não definir um campo com o nome ID. Internamente a sincronização cria um campo com este nome para fins de paginação e gerenciamento de registros. Ao criar uma metalista com este nome ocorrerá um erro de campo duplicado ao tentar criar a tabela de sincronização.
  • Os comandos AddIndex e AddKey não irão gerar índices nas tabelas de bancos de Dados SQLServer. Os comandos podem ser implementados no código do porém os índices de tabela deverão ser criados via ferramenta de administração do banco. Os campos informados no comando addKey serão utilizados como campos para controle de registros duplicados e nas operação de adição, remoção e modificação de registros.

...

No painel de controle, aba Gerais, existe uma opção chamada clique sobre Datasets. Acessando essa tela, temos uma listagem de todos os datasets cadastrados no fluig. Nessa tela é possível:

  • Ligar ou desligar a sincronização de datasets em tabelas do servidor fluig.
  • Ligar o desligar cache de informações de datasets em dispositivos mobile.
  • Editar agendamentos para os datasets sincronizados.
  • Consultar o dataset - consulta do código fonte do dataset.
  • Consultar os dados do dataset
  • Apagar todos os dados - Permite apagar os dados sincronizados para reiniciar a sincronização.

Image RemovedImage Added

Configurando comportamento de acesso a datasets em dispositivos mobile

...

Clicando no lápis ao lado do valor da coluna "Sincronizar DatasetSincronização" é possível definir que determinado dataset customizado irá sincronizar as linhas obtidas para dentro de uma tabela Fluigfluig.Image Removed

Image Added

A opção "Sincronizar com o servidor?" irá ativar o modo de sincronia de dados no servidor.

...

As outras informações se referem a frequência e horário de execução da tarefa e segue o mesmo padrão dos outros tipos de tarefa agendada existentes no fluig.


Consultando

...

dataset

Clicando sobre a lupa da coluna Opções referente ao dataset , ao lado da coluna "próxima sincronização", será possível consultar os resultados pertencente a consulta no banco de dados do fluig.

Image Added

Exibir código do dataset

Este recurso é apenas um facilitador para o administrador verificar rapidamente o código do dataset. É importante o administrador do fluig se certificar se os métodos onSync, defineStructure, createDataset e onSyncmobile estão implementadas para que ele possa decidir se liga ou desliga a geração de cache e sincronização de informações. Esta função pode ser acessada através do menu lateralda coluna Opções, ao lado da coluna ultima "próxima sincronização" deve-se escolher a opção "Consultar DatasetExibir código" .Image Removed

Image Added


Apagar os dados

Essa opção permite ao administrador remover a tabela que contem os dados sincronizados com o servidor. Importante notar que os dados não serão apagados imediatamente após a confirmação da mensagem e sim na próxima execução da tarefa de sincronização. A próxima tarefa de sincronização criará uma nova tabela gravando os dados daquela execução. A tabela que abrigava os dados antes da ordem de eliminação de dados será removida junto com seus registros.

Image Added