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OF1001 - Extrator Datasul TAF

Características do Requisito

Linha de Produto:

Datasul

Segmento:

Manufatura

Módulo:

MOF - Obrigações Fiscais

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

OF1001

Extrator das Informações Fiscais do Produto Datasul para o TAF

Requisito/Story/Issue:

DMANFISDTS-2157


, DMANFISDTS-2168

País(es):

Brasil

Banco(s) de Dados:

Oracle, SQL e Progress

Sistema(s) Operacional(is):

Windows®/Linux®

Descrição

Realizadas melhorias no programa de extrator das informações fiscais para o TAF (OF1001), para que a partir destas modificações  seja considerada como uma rotina de extração e integração do produto Datasul com o TAF.

Procedimentos para Implantação

Após a atualização do ambiente, antes de iniciar o processamento do programa Extrator (OF1001), são pré-requisitos para o funcionamento da rotina do Extrator do TAF:

  1. As alterações descritas neste documento técnico serão liberadas no Release/Update 12.1.19. Portanto os usuários deverão estar nessa versão do sistema para que as alterações tratadas por este documento possam ser utilizadas.
  2. Os documentos fiscais devem estar atualizados/integrados no módulo Obrigações Fiscais - MOF;
  3. Realizar o fechamento da apuração dos impostos (ICMS/IPI/ST/DIFAL/FCP);
  4. Caso utilize a rotina do Importador Genérico (LF0214/LF0303), os dados devem ser previamente importados para o ERP, exceto documentos fiscais e itens que deverão ser importados em OF (Importação de Notas Fiscais - OF0312)
  5. Existem duas formar de integrar as informações com o TAF, por importação de "Arquivo Texto" ou "Web Service", caso opte por integração WS é necessário verificar previamente o documento técnico DT Extrator Datasul TAF Web Service

Procedimentos para Utilização

Extração das Informações do Datasul para o TAF - OF1001

Ao abrir o programa OF1001 será apresentada a "Etapa 1 - Seleção" onde deverão ser informados os parâmetros de seleção necessários para extração das informações fiscais e integração com o TAF.

Campos:

Empresa: Informar o código da empresa que será considerada para extração das informações.
Estabelecimento: Informar o código do estabelecimento (início/fim) que será considerado para extração das informações (CD0403). Caso não informe o estabelecimento o programa considerará todos os estabelecimentos relacionados à empresa.
Série: Informar o número da série a ser considerada para a extração das informações.
Documento: Informar o número do documento a ser considerado para a extração das informações.
Data Extração: Período (inicial/final) que se será considerado para extração das informações.
Gerar relatório de conferência?: Quando selecionado, ao final do processamento será gerado um relatório para conferência das informações processadas em formato XLSX, podendo ser visualizado pelas ferramentas Excel/LibreOffice.
Arquivo Texto: Quando selecionado, as informações extraídas serão gravados em arquivo texto para importação no TAF.
Web Service: Quando selecionado, as informações extraídas serão gravadas na tabela TAFST2 para integração com o TAF. 


Etapa 2 - Registros:
Serão apresentados os registros necessários para extração e integração com o TAF, lembrando que a geração da obrigação será feita pelo TAF.
Por padrão, todos os registros são apresentados marcados, porém pode ser desmarcados os registros que não se deseja processar.

Nota
titleSeleção dos registros para extração

1 - Caso deseje efetuar a extração e integração com o TAF apenas dos registros necessários para determinada obrigação, consulte a base de conhecimento disponível no TDN: 01. Integre informações fiscais e selecione a obrigação desejada.

2 - Os registros de Controle de Crédito de ICMS do Ativo Permanente (CIAP), Escrituração Mensal-Inventário e Informações sobre Valores Agregados podem ser extraídos de forma automática com base nas informações de origem no produto ou ainda poderão ser importados utilizando a rotina do Importador Genérico (LF0214/LF0303). Essa parametrização é realizada no programa "Parâmetros Gerais do Extrator do TAF - OF1000".



Etapa 3 - Parâmetros:
Nesta tela deverão ser informados os parâmetros a serem considerados no processamento das informações.

Campos:

Considerar CFOP de serviços?: Quando marcado, serão considerados no processamentos da Apuração os CFOP's de serviços (1.933, 2.933, 5.933 e 6.933). Este campo será habilitado somente quando selecionado algum dos registros de apuração na Etapa 2 - Registros: Apuração do DIFAL/FCP, Apuração ICMS, Apuração ICMS ST, Apuração do IPI. 
Documentos Fiscais Entradas, Saídas, Serviço: Indica se deverão ser processados os tipo de documentos selecionados. Este campo será habilitado somente quando selecionado o registro de "Documentos Fiscais"  na Etapa 2 - Registros.
Plano de Contas Contábeis: Relacionar o código da empresa no produto EMS5 e o campo "Matriz de Contas" para que seja informado a matriz de tradução de contas. Este campo será habilitado somente quando selecionado o registro de "Plano de Contas"  na Etapa 2 - Registros.
Primeira Entrega Bloco G: Este parâmetro somente deve ser marcado quando o período se referir a primeira entrega do bloco G no arquivo do Sped Fiscal, ou seja, no período em que se iniciar a obrigação de escrituração fiscal digital do CIAP ou quando isso ocorrer de forma espontânea. Este campo será habilitado somente quando selecionado o registro de "Controle de Crédito de ICMS do Ativo Permanente"  na Etapa 2 - Registros. 


Etapa 4 - Escrituração Mensal-Inventário
Nesta tela deverão ser informados os parâmetros necessários para extração das informações de inventário.
Caso a obrigação que será gerada pelo TAF solicite as informações do inventário, deverá ser verificado o período (data do inventário) pois o processamento realizado não exige fechamento do inventário e acaba extraindo a movimentação. 

Campos:

Filtro: Quando selecionado, indica que os registros serão considerados na seleção das informações.
Exceção: Quando selecionado, indica que os registros não serão considerados na seleção das informações.
Final do Período: Quando assinalado, indica o final do período.
Mudança Forma Tributação: Quando assinalado, indica que por exigência da legislação ou por regime especial, houve alteração da forma de tributação da mercadoria. Neste caso, se a legislação determinar, o inventário pode ser parcial. Exemplo: Mercadoria no sistema de tributação por conta corrente fiscal (crédito e débito) e a legislação passa a cobrar ICMS por substituição tributária.
Solicitação Baixa Cadastral: Quando assinalado, indica por ocasião da solicitação da baixa.
Alteração Regime Pagamento: Quando assinalado, indica que o contribuinte muda de condição, alterando o regime de pagamento. Exemplo: Mudança da condição "Normal" por inclusão no "Simples Nacional" ou inclusão em "Regime Especial".
Solicitação da Fiscalização: Quando assinalado, indica que se trata de solicitação específica da fiscalização.
Dt Trans Docto: Para o tipo de preço da base de ICMS "Média Entradas", é solicitada uma faixa de datas para filtrar os documentos do recebimento que serão utilizados para apurar o valor médio da base de ICMS do item.
Considera Produtos em Fabricação: Quando assinalado, considerará os produtos acabados ou semi-acabados que estejam em processo de fabricação com ordens que ainda não foram produzidas ou que foram parcialmente produzidas. 


Etapa 5 - Impressão

Permitir determinar o destino da geração, bem como a forma de execução.
Para mais detalhes consulte o conceito Pasta Impressão.