Histórico da Página
NOME DO REQUISITO / ÉPICO
(Obrigatório)
Informações Gerais
Linha de Produto: | Informe a linha de produto | ||||||||||||||
Segmento Executor: | Informe o segmento | ||||||||||||||
Módulo: | Informe o módulo | ||||||||||||||
Rotina: |
| ||||||||||||||
Chamado/Ticket: | HIS.04543.2017 | ||||||||||||||
Requisito/Story/Issue: | COM-474 | ||||||||||||||
País: | ( ) Brasil ( ) Argentina ( ) Mexico ( ) Chile ( ) Paraguai ( ) Equador ( ) USA ( ) Colombia ( ) Outro _____________. | ||||||||||||||
Outros: | <Caso necessário informe outras referências que sejam pertinentes a esta especificação. Exemplo: links de outros documentos>. |
(Obrigatório)
Objetivo
<Nesta etapa informar o objetivo da especificação do requisito, ou seja, o que a funcionalidade deve fazer - Detalhamento do Epic. Exemplo: Permitir que o usuário defina o percentual mínimo em espécie (dinheiro), a referência mínima para cálculo dos débitos do aluno e o período de validade do parâmetro de negociação>.
(Obrigatório)
Definição da Regra de Negócio
Tipo da mudança
Evolução
Mudança prevista
Funcionalidade desejada:
Eu responsável pelo processo de importação, necessito que seja possível liberar a opção gerar contas a pagar SIM/NAO - 3014. Com essa liberação poderemos configurar quais despesas serão geradas apenas no momento da entrada Tipo N, na 3010.
Motivos da alteração:
Critérios de aceitação:
- Critério 1 - 3014 - Quando for realizado a inclusão/edição de uma Despesa de Importação, necessito que o campo Contas a pagar seja habilitado para configuração a opção: SIM / NAO - Critério 2 - 3014 - Mudar nome: Gerar contas a pagar?, para: Gerar contas a pagar Controle de Embarque? - Critério 3 - 3010 - Ao realizar um controle de embarque e a despesas lançada estiver marcado a opção do critério 1 como NAO, deverá gravar o controle de embarque sem obrigar a geração do contas a pagar da despesas - Critério 4 - 3010 - Na entrada tipo N, caso não tenha gerado a despesa no controle de embarque, deverá ser gerado obrigatoriamente na Aba F7 - botão Gerar contas a pagar
<Regra de negócio é o que define a forma de fazer o negócio, o processo definido e/ou as regras que devem ser contempladas. Devem ser descritas restrições, validações, condições e exceções do processo. Incluir as telas do sistema com o objetivo de facilitar o entendimento do requisito, apresentar conceitos e funcionalidades do software. Caso necessário, incluir neste capítulo também regras de integridade que devem ser observadas no momento do desenvolvimento - É o Detalhamento das Story linkadas no Epic>.
<Na tabela abaixo informe quais são as rotinas envolvidas, o tipo de operação, a opção de menu e se necessário uma breve descrição das regras de negócio relacionadas a rotina>.
Rotina | Tipo de Operação | Opção de Menu | Regras de Negócio |
[ACAA040 – Parâmetros] | [Alteração] | [Atualizações -> Acadêmico-> Tesouraria] | - |
[ACAA050 – Negociação Financeira] | [Envolvida] | [Atualizações -> Acadêmico-> Tesouraria] | - |
[ACAA060 – Cadastro de Pedidos] | [Criação] | [Atualizações -> Acadêmico-> Cadastros] | - |
Exemplo de Aplicação:
- Criar o campo “% Mínimo Espécie” (AAA_PERESP) onde o usuário informará o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação.
- Criar o campo “Referência Mínima para Cálculo” (AAA_REFCAL) onde o usuário informará um dos 4 valores disponíveis para pagamento das mensalidades como a referência mínima para calcular o débito total do aluno.
- Criar o parâmetro MV_ACPARNE que definirá se as informações de “% Mínimo Espécie” e “Referência Mínima para Cálculo” serão obrigatórias.
- O parâmetro MV_ACPARNE deve ter as seguintes opções: 1=Obrigatório e 2=Opcional. Deve ser inicializado como opcional>.
Tabelas Utilizadas
- SE2 – Cadastro de Contas a Pagar
- FI9 – Controle de Emissão de DARF>.
(Opcional)
Procedimento para Utilização
@Procedimentos@ *CÓDIGO - NOME DA ROTINA:*3014 - Cadastrar despesas de importação.
3010 - Digitar pedido de compra máster
*VERSÃO DA ROTINA:*
3014 - 28.6.0.1.
3010 - 28.6.0.2.
*TABELAS UTILIZADAS:*
Informe as tabelas do banco utilizadas na implementação.
*NECESSITA DE PERMISSÃO OU PARAMETRIZAÇÃO? QUAIS?*
Informe permissões e parâmetro criados para utilização da melhoria, incluindo as imagens das telas em questão.
*ATUALIZAÇÃO A SER REALIZADA:*
3014 e 3010.
*ALTERAÇÃO EFETUADA NA ROTINA:*
Liberando o campo gera do contas a pagar no controle de embarque para todas a despesas(3014).
Ajustado rotina para verificar as despesas informada e não obrigar a gerar contas a pagar no controle, passando a gerar na entrada tipo N(3010).
*PROCEDIMENTOS A SEREM EXECUTADOS:*
Descreva de maneira clara o processo executado junto à(s) rotinas envolvidas. Incluindo as imagens das telas envolvidas no passo a passo.
*OBSERVAÇÕES:*
Utilize para descrever alguma informação que não se aplique nos demais campos.
<Descreva os procedimentos, passo a passo (caso de uso), que serão realizados pelos usuários para que a melhoria seja visualizada identificando as seguintes informações;
Localização da rotina no menu;
Localização dos novos campos e/ou perguntas e respectivas pastas de cadastro que são visualizadas pelo usuário;
Caso seja necessário ter algum cadastro feito previamente, faça uma observação
Se necessário, utilizar prints de tela>.
Procedimento para Configuração
(Estes procedimentos devem ser feitos quando for necessário configurar parâmetros e/ou rotinas no menu).
CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS
- No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Crie/configure (mantenha somente a instrução correspondente) o(s) parâmetro(s) a seguir:
(É necessário criar uma tabela para cada parâmetro descrito no item Parâmetro(s), da tabela Características do Requisito)
Itens/Pastas | Descrição |
Nome: | |
Tipo: | Informe o Tipo do parâmetro |
Cont. Por.: | Informe o Conteúdo padrão |
Descrição: |
CONFIGURAÇÃO DE MENUS
2. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013). Informe a nova opção de menu do informe o nome do módulo, conforme instruções a seguir:
Menu | Informe o Menu em que estará localizada a rotina |
Submenu | Informe o Submenu em que estará localizada a rotina |
Nome da Rotina | Informe o Título da rotina |
Programa | Informe o Fonte da rotina |
Módulo | Informe o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos” |
Tipo | Informe a Função |
Opcional
Fluxo do Processo
<Nesta etapa incluir representações gráficas que descrevam o problema a ser resolvido e o sistema a ser desenvolvido. Exemplo: Diagrama - Caso de Uso, Diagrama de Atividades, Diagrama de Classes, Diagrama de Entidade e Relacionamento e Diagrama de Sequência>.
Opcional
Dicionário de Dados
Arquivo ou Código do Script: AAA – Negociação Financeira / *Versao=CP.2014.12_03*/
Índice | Chave |
01 | <FI9_FILIAL+FI9_IDDARF+FI9_STATUS> |
02 | <FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_EMISS+FI9_IDDARF> |
03 | <FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_PREFIX+FI9_NUM+FI9_PARCEL+FI9_TIPO> |
Campo | <AAA_PERESP> |
Tipo | <N> |
Tamanho | <6> |
Valor Inicial | <Varia de acordo com o tipo informado. Por exemplo, quando o campo “tipo” for date, neste campo pode ser informado uma data>. |
Mandatório | Sim ( ) Não ( ) |
Descrição | <Referência Mínima para Cálculo> |
Título | <Ref.Calc.> |
Picture | <@E999.99> |
Help de Campo | <Informar o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação> |