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  • DT Controlar Endereços de Avaria por Motivos Diferentes

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CONTROLAR ENDEREÇOS DE AVARIA POR MOTIVOS DIFERENTES 

 Informações Gerais

 

Linha de Produto:

PC Sistemas

Segmento Executor:D&L

Módulo:

WMS

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

1700Atualizar tabelas do WMS
1702Cadastrar Endereços
1707Consultas Auxiliares
1710Gestão de Conferência de Entrada

1711

Digitar Conferência Cega

1721Transferir Estoque
1725Gerar Mapa de Separação Dev.Fornec.
1731Montagem e manutenção de inventários
1737Atualizar Estoque Geral
1755Registrar Término Ordem de Serviço
1788Check In-Dev. Cliente
3709Gerar Transferência de endereço
3712Conferência Cega de Bônus

Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

560Atualizar Banco de Dados

1702

Cadastrar Endereços

1795Parâmetros WMS

Chamado:

663.075695.2017(HIS.02534.2017 / HIS.02535.2017 / HIS.02537.2017 / HIS.02538.2017/HIS.02539.2017/ HIS.02541.2017/ HIS.02543.2017/ HIS.02544.2017 e HIS.02536.2017 // HIS.02533.2017 / )

Requisito/Story/Issue:Controlar endereços de avaria por motivos diferentes

País:

(X ) Brasil  (  ) Argentina  (  ) México  (  ) Chile  (  ) Paraguai  (  ) Equador

(  ) USA  (  ) Colômbia   (  ) Outro _____________.

Outros:

  • Rotina 560 - V.28.05
  • Rotina 1702 - V.28.05
  • Rotina 1707 - V.28.05
  • Rotina 1711 - V.28.05
  • Rotina 1721 - V.28.05
  • Rotina 1725 - V.28.05
  • Rotina 1731- V.28.05
  • Rotina 1755 - V.28.05
  • Rotina 3709 - V.28.05
  • Rotina 3712 - V.28.05

Objetivo

 

Controle de vários endereços de avaria com motivos diferentes.

Definição da Regra de Negócio


Rotina 560 c/ 1702:

  1. Criar dois novos campos para PCENDERECO: 
    1.1 CODMOTIVOAVARIA (NUMBER,4);
    1.2 ATIVO (VARCHAR, 1) ****padrão deve ser S;

Rotina 1700 c/ 1710:

  1. Criar permissão de acesso para rotina 1710 'Permitir lançar pré-devolução de avaria';
  2. Criar permissão de acesso para rotina 1710 'Permitir lançar pré-devolução de Falta';

Rotina 1702:

  1.  Ao clicar no botão ‘Incluir’ na tela deverá ter uma opção ‘Endereço de Avaria’, que deve vir desmarcado, e ao marcá-lo deverá aparecer em uma nova tela todos os registros de motivo, conforme rotina 518, que estejam cadastrados com o ‘Tipo’ = ‘BO - Falta/Avaria Bônus WMS’, onde será selecionado um motivo e esse motivo ficará gravado no endereço e ele será gravar como endereço de avaria (PCENDERECO.STATUS = ‘A’);
  2.  Incluir também no rodapé dessa nova tela a informação: 'Todos os motivos conforme cadastro da rotina 1718, com o ‘Tipo’ = ‘BO - Falta/Avaria Bônus WMS’';
  3. Ao criar um novo endereço de avaria deverá validar se já não existe um endereço de avaria, na filial informada, com o mesmo código de motivo, caso haja então deverá mostrar a mensagem abaixo, com a opção de Ok para voltar para tela de cadastro: Esse motivo já está em uso em outro endereço. Informar outro motivo!’;
  4. Na tela principal ao clicar no botão ‘Pesquisar’ onde o resultado aparece na tela de ‘Resultado da pesquisa-F6’ deve mostrar uma coluna a direita com o nome ‘Motivo’, que irá mostrar a descrição do motivo quando o endereço for de avaria, para o restante dos endereços essa informação deve vir nula. Ao dar um duplo clique no endereço deverá mostrar abaixo da grid ‘Produto(s)’ o código e a descrição do motivo que foi informado na criação do endereço. Nessa opção de edição deverá ter uma nova opção 'Ativo' com as opções 'Sim' e 'Não', para definir se o endereço está ativo para uso em todas as movimentações, onde o padrão para ser criado é 'Sim', e só poderá alterar para não caso o endereço esteja livre. Incluir também na tela principal o filtro 'Ativo' com as opções 'Sim' e 'Não, onde o padrão é sempre vir marcado a opção 'Sim';
  5. Para o mesmo cenário de endereço ativo, na tela principal da rotina, ao clicar na opção de 'Editar Intervalo' deverá ter essa nova opção de 'Ativo' nas opções de 'Alterar o seguintes dados dos endereços selecionados' onde ao clicar no botão 'Processar' deverá desativar somente endereços livres, e os endereços desativados também deverão ser bloqueados;
  6. Na opção de 'Imprimir Etiquetas' no relatório de 'Etiqueta do Pulmão (Laser)' deve disponibilizar as variáveis: codigo e descrição do motivo, cadastrados para endereços de avaria;


Rotina 1707: 

  1.  Nos relatórios abaixo deve filtrar somente endereços que estejam 'Ativos' = 'S':
    1.1 Endereços \ Consulta Endereços;
    1.2 Endereços \ Endereços por Fornecedor;
    1.3 Depósito \ Visualizar;
    1.4 Depósito \ Ocupação;
    1.5 Depósito \ Estoque Picking;




Rotina 1710:

  1. Esse processo será usado somente para entrada normal e bonificação, e só deverá gerar a pré devolução caso ainda não tenha sido gerada;
  2. Ao consultar um bônus onde já tenha concluído toda conferência, na aba 'F11-Fechar Conf.', caso o usuário tenha a permissão de acesso 'Permitir lançar pré-devolução de avaria', e/ou 'Permitir lançar pré-devolução de Falta' e caso tenha produtos avariados e/ou falta no bônus, então ao clicar no botão 'Finalizar' a rotina deverá emitir um relatório mostrando os produtos que constam no bônus como falta e/ou avaria com os dados: Fornecedor, NF, Cod.Prod, Produto e quantidade. Após fechar o relatório a rotina deve emitir a mensagem ao usuário:
    Deseja gerar pré-devolução para essa avaria e/ou falta?" com opções de Sim e Não;
  3. Ao clicar em 'Não' a rotina deve fazer o processo atual;
  4. Ao clicar em 'Sim' a rotina deverá solicitar ao operador informar um motivo da devolução, conforme motivos cadastrados na rotina 518, e após isso deve gerar os registros de pré devolução, semelhante a rotina 1302;
  5. Caso o mesmo produto (CODPROD) tenha vindo em mais de uma NF, de fornecedores diferentes e que estejam no mesmo bônus, então na finalização do bônus não deverá gerar o relatório acima e não deverá gerar pré devolução em nenhuma situação, fazendo o processo atual. E deve emitir a mensagem abaixo para o usuário: 'O mesmo produto consta em mais de uma NF e de fornecedores diferentes, processo de pré-devolução não gerado;
  6. Deverá gerar a devolução manualmente pela 1302 - Devolução a fornecedor';
  7. Atualmente quando o bônus já está finalizado a aba F11 fica desabilitada, nesse caso na aba 'F2-Consulta' deve ser visualizado um botão 'Gerar Pré-devolução' ao dar duplo clique no bônus, somente para bônus de entrada normal e bonificação com bônus finalizado, que possua avaria e/ou falta e que não tenha sido gerado a pré-devolução, onde ao clicar nesse botão irá gerar a mensagem: 'Deseja gerar a pré-devolução dos produtos de avaria e falta?' com opções de Sim e Não, clicando em Sim irá gerar o registro nas tabelas de pré-devolução, onde estará visível na rotina 1302;
  8. No cancelamento do bônus, caso tenha sido gerado pré-devolução, então também deve excluir o registro gerado para pré-devolução, deletar nas 4 tabelas;
  9. No cancelamento deve validar se já foi gerado a NF de devolução ao fornecedor, onde não poderá cancelar o bônus com NF de saida gerada, onde deverá solicitar ao usuário cancelar a NF para cancelar o bônus, mostrando a mensagem abaixo e abortando o processo de cancelamento do bônus:
    9.1 NF de devolução a fornecedor foi gerada;
    9.2 Núm.NF: XXX;
    9.3 Num.Trans.Saída: XXXXX;
    9.4 Data: XX / XX / XX;
  10. Cancelamento do bônus somente após o cancelamento da NF;

Rotina 1711:

  1. Atualmente após informar um bônus e informar uma quantidade avariada a rotina obriga que seja informado um motivo para registro e envio da avaria;
  2. Caso a rotina possuir endereços de avaria cadastrado com motivo, deverá mostrar no rodapé da tela a mensagem:
    2.1 XXX - Endereço(s) de avaria cadastro(s) na rotina 1702;
  3. Após ser informado a quantidade de avaria ao chegar na coluna Cód.Motiv a rotina abre uma nova grid, onde caso haja cadastro de endereços de avaria com motivo então deverá mostrar somente os motivos que estão cadastrados em um endereço de avaria, caso não tenha, então deve seguir o processo atual;

Rotina 1721:

  1.  Ao consultar um produto na grid 'Endereços do Produto' deverá incluir a coluna 'Motivo' onde para os endereços que são de avaria e tem motivo cadastrado deverá mostrar a descrição do motivo, conforme rotina 518;
  2.  No rodapé da rotina mostra o endereço cadastrado da rotina 1795, onde deve passar a validar se possui algum endereço cadastrado como avaria e se foi informado algum motivo para esse endereço, caso não tenha sido informado então deverá emitir a mensagem abaixo no local atual do rodapé:
    Observação: Cadastre vários endereços de avaria pela rotina 1702 determinando um motivo para cada endereço, e no processamento não será mais solicitado motivo para a movimentação do produto;
  3. Caso tenha algum registro cadastrado como endereço de avaria e com motivo, então não deverá mostrar os dados do endereço de avaria cadastrado na rotina 1795, e mostrar no rodapé da rotina a quantidade de endereços de avaria: 'XXX - Endereço(s) de avaria cadastro(s) na rotina 1702;
  4. Ao clicar no botão 'Informar Avaria' atualmente a rotina mostra o endereço de avaria informado na rotina 1795, onde ela deve passa a validar se possui algum endereço cadastrado como avaria e com motivo informado, caso tenha então não deverá mostrar o endereço da 1795 e mostrar uma grid todos os endereços cadastrados como avaria e que possuam motivo, onde na grid irá mostrar: Dep, Rua, Pre, Nivel, Apto e Motivo (descricação do motivo), onde o usuário irá selecionar o endereço desejado e informar a quantidade avariada, e o campo de motivo que há atualmente deve ficar invisível para esse processo. Caso não tenha cadastro de endereços de avaria com motivo, e somente o cadastro da 1795 então deverá executar o processo como faz atualmente;
  5. Ao clicar no botão 'Baixar' a rotina deve validar se o endereço selecionado tem motivo de avaria cadastrado, caso tenha, então não deverá solicitar ao usuário um motivo para retirar o produto da avaria e deve considerar o motivo do endereço para lançamento da baixa;
  6. Ao gerar a movimentação para envio da avaria e baixa da avaria, a rotina sempre irá considerar o motivo cadastrado no endereço de avaria selecionado, caso seja um endereço de avaria da 1795 então deverá seguir os processos atuais, solicitando o motivo da avaria;

Rotina 1725:

  1. Atualmente ao selecionar uma NF e clicar na opção Tipos de estoque = Avaria a rotina mostra o endereço cadastro para avaria da rotina 1795;
  2. Após dar um duplo clique na NF que deseja gerar os mapas, na tela seguinte ao selecionar a opção Tipos de estoque = Avaria, na grid que mostra os Endereços disponíveis referente ao produto', deve incluir a coluna Motivo que é referente a descrição do motivo cadastrado no endereço de avaria na 1702, e mostrar todos os endereços cadastrados, não deve mostrar o endereço da 1795 caso tenha algum endereço com motivo, e conforme o endereço selecionado deverá gerar a saída da avaria e o motivo do endereço deve ser considerado para fazer a baixa e registros de movimentação da avaria, e não solicitar motivo ao usuário;

Rotina 1731: 

  1.  Rotina deve trazer para montagem do inventário somente endereços que estejam 'Ativos' = 'Sim', conforme cadastro de endereços na 1702. Não é necessário criar filtro para isso, apenas na visualização não deve trazer esses endereços inativos, tanto no inventário geral quanto rotativo;
  2.  Rotina deve mostrar os endereços de avaria para seleção na montagem do inventário rotativo, e no inventário geral deve selecionar o endereço de avaria, somente endereços de avaria que tenha motivo cadastrado;
  3. Ao selecionar uma parametrização 'Por endereço' na tela onde mostra o tipo de inventário a ser executado, se Geral ou Rotativo, ao selecionar a opção 'Geral' incluir uma mensagem abaixo dessa opção com a seguinte informação:
    3.1 Endereço de avaria que tenha motivo cadastrado, conforme rotina 1702, será considerado para o inventário geral;
  4. Após a contagem do inventário na aba 'F8-Atualizar/Cancelar' ao clicar no botão 'Atualizar estoque endereçado' a rotina deve fazer o ajuste do estoque avariado de cada endereço, fazendo entrada ou saída do endereço registrando os motivos conforme o código do motivo cadastrado no endereço de avaria, conforme 1702. Não será necessário alterar o estoque avariado do gestão, pois esse trabalho é feito pela rotina 1737;

Rotina 1737:

  1.  Rotina deve somar a quantidade total de todos os endereços de avaria para mostrar na grid na coluna 'Qtde Avaria', e esse valor será usado pela rotina para ajustar o total de avaria no estoque gerencial, algo que já faz atualmente;

Rotina 1755:

  1. Atualmente a rotina mostra no rodapé da tela o endereço de avaria cadastrado na rotina 1795; 
  2. Deverá validar que caso tenha algum registro cadastrado como endereço de avaria e com motivo, caso haja, então deverá mostrar no rodapé da rotina a quantidade de endereços de avaria: 'XXX - Endereço(s) de avaria cadastro(s) na rotina 1702., caso contrário mostrar como faz atualmente;

Rotina 1788:

  1. Ao marcar o tipo de entrada 'Entrada Avaria' e informar um produto, a rotina deve abrir nova tela para informar o motivo da avaria, onde deve mostrar somente os motivos que estão cadastrados em algum endereço de avaria, e no rodapé dessa nova rotina deverá mostrar a mensagem abaixo:
    1.1 Motivos cadastrados em endereços de avaria conforme rotina 1702;
    Observação: essa nova tela só habilitará o botão de Confirmar caso seja selecionado um motivo;

Rotina 3709:

  1. Atualmente com permissão de acesso o usuário pode enviar ou baixar produtos no endereço de avaria, onde no envio quando o endereço destino é avaria da 1795 a rotina solicita um motivo para fazer o envio;
  2. Com as permissão de acesso para envio para avaria, ao informar um endereço destino, caso ele seja um endereço de avaria e que tenha um motivo cadastrado então a rotina deverá considerar o motivo do endereço para lançamento do registro do envio do produto para avaria, sem pedir motivo. Caso contrário segue o processo atual;
  3. Com a permissão de baixar da avaria por reaproveitamento, ao informar um endereço de origem, caso ele seja um endereço de avaria e que tenha um motivo cadastrado, então a rotina deverá considerar o motivo do endereço para lançamento do registro do reaproveitamento. Caso contrário segue o processo atual;
  4. Rotina deve passar a validar se o endereço destino está 'Ativo', onde caso o endereço esteja desativado então deverá mostrar a mensagem abaixo, caso esteja ativo segue processo atual:
    4.1 Endereço desativado. Conforme cadastro na 1702;

Rotina 3712:

  1. Na conferência, ao informar um produto e marcar a opção Avaria para determinar que esse produto será enviado para avaria, após informar quantidade e data de validade a rotina abre uma nova tela para informar o motivo da avaria, onde deve passar a validar se tem algum endereço de avaria cadastrado com motivo, caso haja, então deverá mostrar em uma nova tela os motivos que estão cadastrados nos endereços de avaria: Cód. Motivo (Código e descrição do motivo). E ao selecionar um dos motivos a rotina deverá considerar o motivo cadastrado no endereço e o endereço selecionado para gerar a OS. Caso não tenha nenhum endereço com motivo então deverá considerar o atual endereço da 1795 e solicitar o motivo como faz atualmente;
  2. Em qualquer uma das opções de endereçamento a rotina só poderá enviar produtos para endereços 'Ativos = 'Sim', inclusive avaria.

 

Rotina

Tipo de Operação

Opção de Menu

560 - Atualizar Banco de DadosEnvolvidaMenu do WinThor > 560

1702 - Cadastrar Endereços

Alteração

Menu do WinThor > 1702

1707 - Consultas AuxiliaresAlteraçãoMenu doWinThor > 1707
1711 - Digitar Conferência Cega

Alteração

Menu do WinThor > 1711

1725 - Gerar Mapa de Separação Dev.Fornec.Alteração

Menu do WinThor > 1725

1731 - Montagem e manutenção de inventáriosAlteraçãoMenu do WinThor > 1731
1737 - Atualizar Estoque GeralAlteraçãoMenu do WinThor > 1737
1755 - Registrar Término de Ordem de ServiçoAlteraçãoMenu do WinThor > 1755
1788 - Check-In Dev. ClienteAlteraçãoMenu do WinThor > 1788
1795 - Parâmetros WMSEnvolvidaMenu do WinThor > 1795
3709 - Gerar transferência de endereçoAlteraçãoMenu do WinThor > 3709
3712 - Conferência Cega de BônusAlteraçãoMenu do WinThor > 3712



Procedimento para Configuração


Atualize as rotinas  para as versões descritas abaixo , ou  superiores:

Rotina 560:

  1. Acesse a Rotina 560 - Atualizar Banco de Dados;
  2. Na aba Criação/Alteração de Tabelas e Campos, sub-aba E, sub-aba EM-ER, marque a flag Tabela de Endereços WMS (PCENDERECO) e clique o botão Confirmar para processamento de banco de dados;


  • Rotina 1702 - V.28.05
  • Rotina 1707 - V.28.05
  • Rotina 1711-  V.28.05
  • Rotina 1731 - V.28.05
  • Rotina 1737 - V.28.05
  • Rotina 1755 - V.28.05
  • Rotina 1788 - V.28.05
  • Rotina 1795 - V.28.05
  • Rotina 3709 - V.28.05
  • Rotina 3712 - V.28.05



 Observação:  Você sabe Como atualizar as rotinas do WinThor?

Procedimento para Utilização

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titleRotina 1702
  1. Acesse a Rotina 1702 -
  2. Na aba Filtros-F5 preencha os campos conforme necessidade e clique o botão Pesquisar;



  3. Na ava Resultado da Pesquisa-F-6;
  4. Dê duplo clique no produto;



  5. Marque a opção Avaria;
  6. Selecione o Motivo de Avaria e clique o botão Gravar;



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titleRotina 1755
  1. Acesse a Rotina 1755 - Registro Término de Ordem de Serviço;
  2. Caso tenha algum registro cadastrado como endereço de avaria e com motivo será apresentado no rodapé da rotina:
    Endereço(s) de avaria cadastro(s) na rotina 1702.
    Desbloqueio do estoque gerencial ao finalizar O.S. : Sim
    Desbloquia Produto na Armazenagem(Logístico) : Sim




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titleRotina 1711
  1. Acesse a Rotina 1711 - Digitar Conferência Cega;
  2. Informe os filtros conforme necessidade e caso haja endereços de avaria cadastrado com motivo deverá ser apresentado a mensagem: Endereço(s) de avaria cadastro(s) na rotina 1702.



  3. Informe a Qt. Avaria;



  4. Após ser informado a Qt. Avaria ao chegar na coluna Cód Motiv. tecle Enter e será aberto nova grid onde caso haja cadastro de endereços de avaria com motivo então deverá mostrar somente os motivos que estão cadastrados em um endereço de avaria;

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titleRotina 1721
  1. Acesse a Rotina 1721 - Transferir Estoque Avaria;
  2. Na aba Seleção para Bloqueio preencha os campos conforme necessidade;
  3. Será apresentado uma mensagem no rodapé Endereço(s) de avaria cadastro(s) na rotina 1702, caso tenha algum registro cadastrado como endereço de avaria e com motivo;
  4. Clique o botão Informar Avaria;



    Observação: será validado se possui algum endereço cadastrado como avaria e com motivo informado, caso tenha então não deverá mostrar o endereço da 1795 e mostrar uma grid todos os endereços cadastrados como avaria e que possuam motivo, onde na grid irá mostrar: Dep, Rua, Pre, Nivel, Apto e Motivo (descrição do motivo);

  5. Informe a quantidade, selecione o endereço e clique o botão Processar.



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titleRotina 1731
  1. Acesse a Rotina 1731 - Montagem e mannutenção de inventários;
  2. Informe a Filial para iniciar a montagem do inventario;
  3. Clique o botão Gerar;



  4. Selecione a parametrização e clique o botão Avançar;



  5. Selecione o tipo de inventário Geral ou Rotativo e clique o botão Avançar;
    Observação: ao selecionar a opção Geral será apresentado uma mensagem com a informação Endereço de avaria que tenha motivo cadastrado, conforme rotina 1702, será considerado para o inventário geral.



  6. Será apresentado os endereços de avaria com os motivos vinculados para que seja realizado as contagens;




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titleRotina 3709
  1. Acesse a Rotina 3709 - Gerar transferência de endereço;
  2. Informe o Código de Barras do produto, o Endereço de Origem, Quantidade e clique o botão Processar;



  3. Clique o botão Transf.



  4. Ao informar um endereço de destino que seja endereço de avaria que tenha motivo vinculado, a rotina não solicitará endereço motivo de avaria e sim irá utilizar o motivo do endereço de avaria;




  5. Será apresentado a mensagem abaixo Transferência realizada com sucesso!


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titleRotina 1710
  1. Acesse a Rotina 1710 - Gestão de Conferência de Entrada;
  2. Selecione a Filial e clique o botão Avançar;



  3. No campo Tipo de operação para conferência cega marque a opção Manutenção de Conferência cega e clique o botão Avançar;



  4. Na aba F2-Consulta informe os campos conforme necessidade e clique o botão Pesquisar;



  5. Selecione a conferência e clique o botão Gerar Pré-devolução e será aberto a tela Pre-devolução conforme apresentação abaixo;
  6. Informe o Motivo e a Observação conforme necessidade e clique o botão Confirmar;



  7. Na tela Manutenção de conferência, ao efetuar dupli clique para selecionar a conferência será apresentado a aba F11-Fechar Conf.(fechar bônus) foi criado o relatório para apresentar as quantidades com falta e avaria. 


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titleRotina 3712
  1. Acesse a Rotina 3712 - Conferência cega de Bônus;
  2. Selecione a conferência e clique o botão Selecionar;



  3. Na aba Conferir, informe o Cód. Barras, tecle Enter;
  4. Marque a opção Avaria, infome a Qtde(KG) e clique o botão Confirmar;



  5. Informe o código da avaria e o motivo estará vinculado ao endereco de avaria com o motivo cadastrado e clique o botão Confirmar;




  6. Na aba Confirmada selecione o produto a ser endereçado e a rotina irá enviar os produtos para o endereço de avaria referente ao motivo selecionado.