Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
Comentário: Migration of unmigrated content due to installation of a new plugin

Manutenção de Itens x Estabelecimento de Materiais - CD0140

Visão Geral do Programa

Permitir a manutenção das informações pertinentes aos itens de materiais, respeitando as características de um determinado estabelecimento.

Manutenção Itens x Estab Materiais - Pasta Geral

Objetivo da tela:

Permitir manutenir os dados associados ao item e estabelecimento.

 

Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Compras

Quando acionado, apresenta o programa  Manutenção Item x Estab Compras (CC0120), na qual é possível manutenir mais detalhes do item considerando as informações relevantes ao módulo Compras.

Estoque

Quando acionado, apresenta o programa Manutenção Item x Estabelecimento (CE0330), na qual é possível manutenir mais detalhes do item considerando as informações relevantes ao módulo Estoque.

Recebimento

Quando acionado, apresenta o programa Manutenção Item x Estab Recebimento (RE0115), na qual é possível manutenir mais detalhes do item considerando as informações relevantes ao módulo Recebimento.

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição

Depósito

Selecionar o depósito padrão do item, sendo esse sugerido quando da sua movimentação.

Tipo Despesa

Selecionar a despesa padrão do item, sendo essa sugerida quando da sua movimentação.

Natureza Despesa

Selecionar a natureza de despesa padrão do item, sendo essa sugerida quando da sua movimentação.

Localização Única

Quando assinalado, determina que o item possui localização única, não podendo ser armazenado em uma localização diferente da informada.

Localização

Selecionar a localização padrão do item no estoque, sendo essa sugerida quando da movimentação do mesmo.

Política

Selecionar a política padrão do item, sendo essa sugerida quando da sua movimentação. A política é o critério a ser adotado na geração de ordens de compra ou de produção, referente ao item no estabelecimento. As opções disponíveis são:

  • Período Fixo: Toda a quantidade necessária em um determinado período é produzida ou comprada de uma só vez.

  • Lote Econômico: As necessidades de compra ou produção são geradas em quantidades correspondentes a um lote econômico definido em função do consumo ou do preço do item.

  • Ordem: Para cada pedido de cliente ou para cada reserva é gerada uma Ordem. Este conceito é utilizado por empresas cuja produção é por encomenda, havendo a necessidade de acompanhar a produção por intermédio do pedido de venda.

  • Nível Superior: Para item que possuem este tipo de política o sistema gera uma Ordem de produção para cada pedido de cliente, porém observando o saldo disponível de itens. Se houver saldo suficiente, os pedidos são atendidos até zerar o saldo disponível no estoque. Quando não houver saldo suficiente são geradas Ordens de Compra para ressuprimento.

  • Configurado: O item de um produto configurado é gerado a partir de uma estrutura de modelos definida no módulo Configurador de Produtos (ver detalhes no Manual de Referência Configurador de Produtos – Processo Estrutura de Modelos- Função Montagem das Estruturas). Sua utilização é mais característica para empresas que produzem sob encomenda, ou fabricação de produtos com grande variedade de opções.

  • Composto: Semelhante ao produto configurado, utilizado para a formação de Kits.

  • Ponto de Reposição.

Prior. Aprov.

Selecionar a prioridade de aprovação da ordem de compra. As opções disponíveis são:

  • Muito Alta.

  • Alta.

  • Média.

  • Baixa.

Situação

Selecionar a situação do item no estabelecimento. As opções possíveis são:

  • Ativo: Informa que o item não está obsoleto;

  • Obsoleto Ordens Automáticas: Informa que o item está parcialmente obsoleto (não são mais emitidas ordens automáticas de compra e de produção);

  • Obsoleto Todas as Ordens: Informa que, além de parcialmente obsoleto, não é mais emitida nenhuma ordem, seja automática ou manual; porém, o material pode ser consumido normalmente;

  • Totalmente Obsoleto: Informa que o item é totalmente obsoleto (não é mais permitidas a emissão de qualquer tipo de requisição, nem a criação de ordens e movimentações no estoque).

Nota
titleNota:

Ainda que seja declarado como obsoleto, total ou parcialmente, o item pode voltar à situação de ativo. Esta característica permite a execução do controle manual de determinado item, quando necessário. Ele pode, posteriormente, retornar ao controle automático. 
Pode-se evitar a utilização do item na produção, informando, nos parâmetros do item, no módulo de Planejamento, que o mesmo é obsoleto. 
Necessitando-se reutilizar o item, deve-se modificá-lo para ativo, para que ele não sofra nenhum procedimento até a liberação.

Unidade de Negócio

Inserir o código da unidade de negócio associado ao item. Sua descrição é apresentada automaticamente.

Informações
titleImportante:

A Unidade de Negócio pode ser definida como uma subdivisão da empresa por área de negócio, linha de produto, segmento de atuação de mercado, etc. Não é uma unidade independente, embora ela possa gerenciar as transações e os resultados financeiros apresentados no balanço e demonstrativos da empresa na medida em que eles se preocupam com as áreas de negócio. O conceito de unidade de negócio permite extrair resultados a partir de uma análise de lucratividade segmentada.

Ao realizar uma alteração na unidade de negócio, todos os movimentos no período em aberto que receberam a unidade de negócio deste cadastro serão alteradas para receberem a nova unidade de negócio associada.

Lote Econômico

Inserir o lote econômico (LE) do item, o qual representa a quantidade ideal que a empresa deve comprar ou produzir.

Regra de Negócio:

K = Demanda / Nro. Ordens

Demanda = Somatória das raízes quadradas do valor consumo previsto do item

Nro.Ordens = informação obtida dos parâmetros do estoque, se não houver valor, soma-se para cada item da curva ABC os seguintes valores:

Para itens de classe A, soma-se 1;

Para itens de classe B, soma-se 0,5;

para itens de classe C, soma-se 0,3.

Consumo Período = (quantidade de saídas nas contas de consumo no período  - quantidades de entradas nas contas de consumo do período) * fator de ponderação do período.

Fator de Ponderação Total = soma dos fatores de ponderação implantados para a família do item.

Nota
titleNota:

Nos Parâmetros do Estoque (CE0101) é informado o número de dias máximo e mínimo que o item pode permanecer no estoque para cada classe A,B e C dos itens. Com base nisso é calculado:

Nro. Dias do item = (30 * lote econômico / consumo previsto)

Observação:

Se o número de dias for menor ou maior que o parametrizado então:

se o número de dias for menor que o parametrizado para a classe do item então o lote econômico é ajustado para:

LE = Consumo Previsto * Nro. Dias mínimo para classe / 30

se o número de dias for maior que o parametrizado para a classe do item então o lote econômico é ajustado para:

LE = Consumo Previsto * Nro. Dias máximo para classe / 30

Lote Mínimo

Inserir a quantidade de itens a partir da qual o sistema calcula as necessidades para as ordens de compra e produção.

Lote Múltiplo

Inserir a quantidade de itens a partir da qual o programa calcula uma ordem múltipla de compra ou de produção. O lote múltiplo é utilizado nos casos em que os materiais comprados são fornecidos somente em quantidades preestabelecidas pelo fornecedor, sendo aplicado o conceito de lote múltiplo.

Variação Permitida

Inserir a variação permitida para o item. Essa informação será utilizada para a aprovação eletrônica de solicitações de compras do item.

Ressupr Fabric

Inserir o prazo mínimo em dias úteis do ressuprimento de fabricação para o item.

Ressupr Fornec

Inserir o prazo médio em dias corridos necessários para que o fornecedor efetue a entrega dos materiais programados, a contar da data do pedido, até a data do efetivo recebimento na empresa.

Ressupr CQ Fabric

Inserir o tempo em dias úteis decorridos entre a data de término da ordem de produção e a de aprovação do item pelo setor de controle de qualidade.

Ressupr Compras

Inserir o prazo em dias corridos necessários a que o departamento de compras efetive o ressuprimento do item. O tempo necessário é contado a partir da data que ocasionou o ressuprimento, até a liberação do pedido para o fornecedor.

Ressupr CQ

Inserir o prazo em dias corridos necessários para o setor de controle de qualidade libere os materiais para o estoque, a contar da data do recebimento para fins de inspeção.