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vas adequações para a NFC-e versão 4.0

Características do Requisito

Linha de Produto:

Protheus

Segmento:

Varejo

Módulo:

SIGALOJA / SIGAFRT

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

LOJA701

Venda Assistida

FRTA271FrontLoja
STIPOSMAIN

TOTVS PDV



Cadastros Iniciais:

UF x UF

Tickets relacionados


Issue:

MVAR-3749 

País(es):

Brasil

Banco(s) de Dados:

Todos

Tabelas Utilizadas:

SL2 / SLR

Sistema(s) Operacional(is):

Windows

Descrição

Realizados novos ajustes Realizadas as aequações no Controle de Lojas, FrontLoja e TOTVSPVD para emissão de NFC-e na versão 4.0

Segundo a NT2016.002 v1.41, o prazo previsto para a implementação das mudanças é:

Ambiente de Homologação (ambiente de teste das empresas): 20/11/2017.
Ambiente de Produção: 04/12/2017.
Desativação da versão anterior: 02/07/2018.
Para alterações relacionadas ao layout do XML, consulte a NT2016.002 v1.41 disponível no site da SEFAZ Nacional.


Log de Alterações Técnicas:

A versão da NFC-e será obtida através do servidor TSS, ou seja, a alteração da versão passa a ser centralizada, bastando alterar em um único local.
Para alterar a versão da NFC-e no servidor TSS, acesse: "Venda Assistida (LOJA701) > Ações Relacionadas > NFC-e > Parâmetros > Versão NFC-e"
Para visualizar a versão da NFC-e configurada no TSS, execute o Wizard de Configuração da NFC-e (LJNFCEWIZ) ou consulte o valor do campo "CONTEUDO" para o "PARAMETRO" MV_VERNFCE na tabela SPED000;
Na NFC-e versão 4.0, para envio das alíquotas e valores do FECP, é obrigatório que os campos "Valor FECP", "Aliq FECP", "Aliq FECP ST" e "Vlr. FECP ST" estejam presentes nas tabelas SLR e SL2.

* O tratamento de troco para a versão 4.0 será pelo parâmetro MV_LJTROCO, onde:
MV_LJTROCO = .T. - Valor do troco será armazenado na tag vTroco e enviado à Sefaz pelo XML da venda
MV_LJTROCO = .F. - Valor do Troco não será tratado, mantendo legado de versões anteriores

Para mais detalhes sobre o parâmetro MV_LJTROCO, acesse: http://tdn.totvs.com/pages/releaseview.action?pageId=210045716

* Tratamento para envio das informações do FCEP retido por substituição tributária através dos campos "Aliq FECP ST" e "Vlr. FECP ST". Para criação dos campos,
utilize a versão mais recente do UPDLO111.* Armazenamento na tag pST a alíquota suportada pelo Consumidor Final
* Adicionado Forma de Pagamento "Boleto Bancário"

Para mais detalhes sobre os ajustes anteriores realizados para NFC-e versão 4.0, acesse:
http://tdn.totvs.com/display/PROT/792849+MVAR-2751+DT+NFC-e+VERSAO+4.0

Importante

(Apenas para Microsiga Protheus versão 11)

Antes de executar o compatibilizador UPDLO111 é imprescindível:

  • Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório \PROTHEUS11_DATA\DATA) e dos dicionários de dados SXs (diretório \PROTHEUS11_DATA\SYSTEM).
  • Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
  • Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
  • Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
  • O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.

Atenção

O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional   qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!

A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar   drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto,   antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:

  • No   Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade   Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação   (APCFG60A).
  • Se não   há Integridade Referencial ativa,   são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas   para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário   qualquer outro procedimento de ativação   ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar   normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
  •  Se há Integridade Referencial ativa   em todas as empresas e filiais, é   exibida uma mensagem na janela Verificação   de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a   verificação seja concluída, ou;
  •  Se   há Integridade Referencial ativa   em uma ou mais empresas, que não   na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e   filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em)   integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou   filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para   posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework   para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
  • Nestes   casos descritos nos itens “iii” ou   “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).
  •  Quando desativada a Integridade Referencial,   execute o compatibilizador, conforme instruções.
  • Aplicado o compatibilizador, a Integridade   Referencial deve ser reativada, SE E   SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as   informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da   integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.

    Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!

    1. Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client (se versão 10 ou 11), digite o U_UPDLO111 no campo Programa Inicial. Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a 02/01/2018.
    2. Clique em OK para continuar.
    3. Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado.
    4. Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
      1. Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
        É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
      2. Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
      3. Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
      4. Clique em OK para encerrar o processamento.


    Atualizações do Compatibilizador

    (Apenas para Microsiga Protheus, versão 11)


    1.  Criaçãode Campos no arquivo SX3 – Campos:

    • Tabela SL2 - Itens do Orçamento


    Campo

    L2_ALQFCST

    Tipo

    N

    Tamanho

    5

    Decimal

    2

    Formato

    @R 99.99

    Título

    Alíq. FECP ST

    Descrição

    Alíquota do FECP ST

    Usado

    Sim

    Help

    Valor da Alíquota FECP Substituição Tributária

    CampoL2_VFECPST
    TipoN
    Tamanho14
    Decimal2
    Formato@R 99,999,999,999.99
    TítuloValor FECP ST
    DescriçãoValor do FECP ST
    UsadoSim
    BrowseNão
    VisualAlterar
    ContextoReal
    HelpCampo com o valor do FECP Substituição Tributária
    CampoLR_ALQFCST
    TipoN
    Tamanho5
    Decimal2
    Formato@E 99.99
    TítuloAlíq. FECP ST
    DescriçãoAlíquota do FECP ST
    UsadoSim
    HelpValor da Alíquota FECP Substituição Tributária
    CampoLR_VFECPST
    TipoN
    Tamanho14
    Decimal2
    Formato@E 99,999,999,999.99
    TítuloValor FECP ST
    DescriçãoValor do FECP ST
    UsadoSim
    BrowseNão
    VisualAlterar
    ContextoReal
    HelpCampo com o valor do FECP Substituição Tributária


    Importante:

    O tamanho dos campos que possuem grupo pode variar conforme ambiente em uso.

    Pré-Requisito

    Para usar a NFC-e 4.0 é necessário que o servidor TSS esteja apto para tal. Por favor, consulte o TSS para maiores informações.

    Procedimento para Utilização

    Exemplo venda com FECP:

    1. No Controle de Lojas (SIGALOJA) ou FrontLoja / TOTVS PDV (SIGAFRT), acesse a rotina responsável em realizar venda
    2. Selecione um produto que possua o FECP cadastrado.
    3. Informe uma forma de pagamento.
    4. Finalize a venda.
    5. Verifique se a alíquota e valor valor do FECP foram gravados nos campos L2_ALQFECP e L2_VALFECP respectivamente.


    Exemplo venda com FECP-ST:

    Obs: Ambiente configurado para Substituição Tributária.

    1. No Controle de Lojas (SIGALOJA) ou FrontLoja / TOTVS PDV (SIGAFRT), acesse a rotina responsável em realizar venda
    2. Selecione um produto que possua o FECP cadastrado.
    3. Informe uma forma de pagamento.
    4. Finalize a venda.
    5. Verifique se a alíquota e valor valor do FECP-ST foram gravados nos campos L2_ALQFCST e L2_VFECPST respectivamente.


    Exemplo venda com troco:

    Obs: Parâmetro MV_LJTROCO = .T.

    1. No Controle de Lojas (SIGALOJA) ou FrontLoja / TOTVS PDV (SIGAFRT), acesse a rotina responsável em realizar venda
    2. Selecione um produto.
    3. Informe uma forma de pagamento com valor maior que o total da venda.
    4. Finalize a venda.
    5. Verifique que os a tag vTroco foi gravada com o valor do troco.