Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Principais Campos e Controles

Recolhe ISS

O preenchimento do campo Recolhe ISS indica se o cliente recolhe o ISS devido na operação. Caso ele recolha (Sim), o valor do ISS devido na operação é de responsabilidade do contratante do serviço prestado.

Help_buttonImage ModifiedDica:

Caso a empresa seja responsável pelo recolhimento do imposto, esse campo deve ser preenchido com N e deve ser criada uma natureza financeira para prestação de serviços que tenha o campo Calcula ISS preenchido com Sim. Desta forma, ao emitir uma nota fiscal de prestação de serviço, é calculado o valor do ISS e gerado no Contas a Pagar,  o título do tipo TX para o recolhimento do imposto.
Caso não seja definida a alíquota para o cálculo do ISS no cadastro de natureza, o Sistema disponibiliza o parâmetro MV_ALIQISS, que indica a alíquota padrão a ser utilizada.

Considerações:

O valor do ISS somente é abatido do título financeiro nos casos em que o cliente é o responsável pelo recolhimento, se o parâmetro MV_DESCISS estiver preenchido com T e o parâmetro MV_TPABISS = 1, ou seja, ambos indicando o desconto na duplicata. Caso o parâmetro MV_TPABISS não exista, o Sistema assume como padrão o conteúdo 1.

Suframa

A definição dos campos SuframaDesc. p/ Sufr. e Cod. Mun. ZF é importante para a geração dos documentos de saída Zona Franca de Manaus.

ReC INSS

O preenchimento do campo Rec. INSS é importante para o cálculo da Contribuição ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). Para que isto ocorra seu conteúdo deve ser definido como Sim.

Também é necessário configurar:

No cadastro de Naturezas, os campos:

Calcula INSS ? = Sim

Porc INSS = Percentual para cálculo de INSS (Exemplo: 11 %)

No cadastro de Produtos, o campo:

Calcula INSS ? = Sim

Help_buttonImage ModifiedImportante:

Dessa forma, toda vez que for emitido um documento de saída relacionando o cliente, a natureza e o produto com as características acima, será calculado o valor do INSS e gerado o(s) título(s) a receber destacando o valor da contribuição, no ambiente Financeiro. Também é gerado o título do tipo IN com o valor do INSS.

Rec. Cofins

O preenchimento do campo Rec. Cofins é importante para o cálculo da Contribuição para o financiamento da Seguridade Social (Cofins). Para que isto ocorra seu conteúdo deve estar definido como Sim. Além disso, é necessário configurar:

No cadastro de Naturezas financeiras, os campos:

Calcula COFINS ? = Sim

Porc. COFINS = Percentual para cálculo de COFINS (Exemplo: 3 %)

No cadastro de cliente, o campo:
Calc. Cofins = Sim

Help_buttonImage ModifiedDica:

O sistema disponibiliza os parâmetros:

MV_TXCOFINS - indica a taxa padrão a ser utilizada no cálculo da COFINS. Este parâmetro é utilizado no ambiente Financeiro, quando na natureza relacionada ao cliente não foi informada a porcentagem para o cálculo, somente o campo Calcula COFINS está ativo. Dessa forma o sistema considera o padrão definido no parâmetro.
MV_VRETCOF - valor mínimo para a dispensa de retenção da Cofins.
Rec. PIS

O preenchimento do campo Rec. PIS é importante para o cálculo da Contribuição ao Programa de Integração Social (PIS). Para que isto ocorra seu conteúdo deve estar definido como Sim. Além disso, é necessário configurar:

No cadastro de Naturezas, os campos:
Calcula PIS ? = Sim
Porc. PIS = Percentual para cálculo do PIS (Exemplo: 0,65 %)
No cadastro de cliente, o campo:
Calc. PIS = Sim

Help_buttonImage ModifiedDica:

O sistema disponibiliza os parâmetros:

MV_TXPIS - indica a taxa padrão a ser utilizada no cálculo do PIS. Este parâmetro é utilizado no ambiente Financeiro, quando na natureza relacionada ao cliente não foi informado a porcentagem para o cálculo, somente o campo Calcula PIS está ativo. Dessa forma o Sistema considerar o padrão definido no parâmetro.
MV_VRETPIS - valor mínimo para a dispensa de retenção do PIS.
Rec. CSLL

O preenchimento do campo Rec. CSLL é importante para o cálculo da Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL). Para que isto ocorra, seu conteúdo deve ser definido como Sim.  Também é necessário configurar:

No cadastro de Naturezas, os campos:

Calcula CSLL ? = Sim

Porc. CSLL = Percentual para cálculo do CSLL (Exemplo: 9 %)

No cadastro de cliente, o campo:

Calc. CSLL = Sim

Help_buttonImage ModifiedDica:

O Sistema disponibiliza o parâmetro MV_VRETCSL que determina o valor mínimo para a dispensa de retenção do CSLL.

Optante Simples Nacional

Indica se o cliente é optante pelo Regime de Apuração do Simples Nacional. Oferece a lista para seleção das opções Sim ou Não.

Help_buttonImage ModifiedImportante

Caso o campo Opt. Sim. Nac., presente no cadastro de Clientes, já esteja preenchido com a opção Não, o cliente e/ou fornecedor são considerados como não optantes pelo regime.

Valor Mínimo de IR

O campo Vlr. Mín. IR. da pasta Impostos, determina se o Sistema deve considerar ou não o valor informado no parâmetro MV_VLRETIR.

...

2 - Não: considera o valor.

Help_buttonImage ModifiedObservação:

Quando tratar-se de cliente do tipo pessoa física, o conteúdo do campo Vlr. Min. IR não será considerado no cálculo de IR.

Indicador de Retenção

O campo Indicador de Retenção envia as informação no bloco F600 do SPED PIS/COFINS.

Se o campo Indicador de Retenção estiver preenchido no Cadastro de Naturezas,  ele é enviado no bloco F600. Caso contrário, o Sistema verifica se o campo Indicador de Retenção está preenchido no Cadastro de Clientes.

Help_buttonImage Modified
Observação:

Se

os

dois

campos

estiverem

preenchidos

o

Sistema

efetua

o

envio

das

informações

do

campo Indicador

campo Indicador de

Retenção do Cadastro

de

Naturezas.