Páginas filhas
  • Guia de Instalação TSA 12.1.11

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Finalidade

Este guia tem como finalidade descrever de forma objetiva os procedimentos necessários para a instalação do produto TOTVS Segurança e Acesso 12.1, bem como configurar o produto nas plataformas suportadas.


Público Alvo

Por este processo de instalação ser complexo, a instalação requer pessoas que tenham conhecimentos da arquitetura do Java, JBoss e ambiente de rede.


Documentações Importantes

  • Manuais JBoss
  • Installation Guide;
  • Getting Started Guide;
  • Server Configuration Guide.

Estas e outras documentações podem ser obtidas em Jboss AS Documentation e Jboss Wiki.

Introdução


Arquitetura Distribuída do Produto

A arquitetura distribuída consiste em separar os componentes em plataformas independentes que interagem entre si, permitindo que os recursos sejam compartilhados enquanto se obtém ao máximo os benefícios de cada dispositivo. Basicamente, funciona da seguinte forma: as máquinas dos usuários estarão conectadas aos servidores pela rede e cada servidor fornecerá recursos diferentes para que os programas possam ser executados da máquina do usuário.

A figura abaixo mostra os quatro componentes básicos utilizados pelo produto.

Image Added


Tipos de Instalação

Para o funcionamento do produto, é necessário executar os procedimentos de Bancos de Dados e a instalação do Servidor de Aplicação:

  • Servidor de Aplicação

Instala e configura o JBoss e o Java, assim como o TOTVS Segurança e Acesso, sendo esses componentes essenciais para o funcionamento do produto.

  • Banco de Dados

Procedimentos para configurar os bancos de dados utilizados pelo produto.

Aviso
titleAtenção:

Esta mídia é preparada para instalar várias instâncias do produto TOTVS Segurança e Acesso no mesmo servidor. Este procedimento consiste em instalar múltiplas cópias das opções de Banco de Dados e Servidor de Aplicação, respeitando o limite máximo de quatro instâncias. Cada instância instalada será nomeada com base na porta principal utilizada pelo JBoss, seguindo a sequência 8080, 8180, 8280 e 8380. Cada instância deverá ser instalada em um caminho independente.

Requisitos Básicos


Este capítulo tem como objetivo divulgar recomendações sobre o uso de hardware e software relacionados ao TOTVS Segurança e Acesso.

As recomendações e exemplos citados adiante levam em consideração somente os softwares relacionados ao TOTVS Segurança e Acesso e softwares de uso genérico, como Office e e-mail. Caso sejam instalados outros softwares no mesmo ambiente, eles devem ser levados em consideração, sendo que os requisitos descritos podem não ser o suficiente para a execução de todas as rotinas.

As versões homologadas de software, banco de dados, sistema de gestão de pessoas (Datasul, Protheus ou RM) e a firmware dos dispositivos são exatamente as citadas abaixo. Qualquer item que seja utilizado com alguma versão diferente das citadas não é considerado homologado, podendo prejudicar a execução das rotinas do produto.


Visão Geral dos Requisitos

Para dar início ao processo de atualização para o Datasul, o sistema deve obedecer a versão de pacote de origem (entre parênteses) suportado pela atualização, conforme definições da tabela a seguir:

Servidor
30 equipamentos
Hardware (mínimo)
Disco100 GB disponíveis
Memória

Até 30 dispositivos: 6 GB disponíveis *

Até 60 dispositivos: 9 GB disponíveis *

Processador

Até 30 dispositivos: Intel Core i5 3.00 GHz (ou compatível com 5125 **CPU Passmark) 64 Bits

Até 60 dispositivos: Intel Core i7 3.30 GHz (ou compatível com 5600 **CPU Passmark) 64 Bits

Banda de Dados100 Mbps
Software
JavaJRE 1.6.0_45 64 Bits (embutido na instalação). Java 1.7 (ou superior) não está homologado.
Sistema OperacionalWindows ou Linux (verificar compatibilidade dos softwares de integração do fabricante do equipamento)
Bancos de Dados
Oracle10g R1, 10g R2, 11g R1,11g R2
Microsoft SQL Server2005, 2008 R2, 2014.
Informix10, 11.5
DB29.1, 9.5, 9.7
Progress (apenas Sistema Externo)10.2B SP 07
MySQL5.1
Sistema de Gestão de Pessoas
Sistema de Gestão de Pessoas (Sistema Externo)
Datasul HCM12.1.4 e superiores
Protheus 1111.x.x e superiores
RM Chronus 1111.8.x e superiores
Estação Client
Windows / Linux
Hardware 
Memória1 GB
Processador1.00 GHz
Resolução de Tela1024 x 768 ou superior
software
Navegadores

Internet Explorer 10

Firefox 3.6

Chrome 10

WebcamDeverá possuir o plugin da Macromedia Flash instalado e uma Webcam compatível com o flash.
Nota
titleImportante:

* O valor especificado para a memória é exclusiva para o TSA. Dessa forma, é necessário mensurar um valor de memória RAM para o sistema operacional e outros serviços que rodem no servidor.

** O cálculo de passmarks é feito pelo site: http://www.cpubenchmark.net/high_end_cpus.html


Requisitos de Hardware

Requisitos para estação cliente

É necessário que a estação cliente possua o sistema operacional Windows ou Linux instalado.

Não recomendamos o uso de estações menores que o mínimo acima citado, pois o desempenho não atenderá às necessidades dos usuários.

Para todos os casos recomendamos a utilização de placas de rede de fornecedores de primeira linha.


Requisitos para servidor

A configuração acima é para servidor dedicado, não recomendamos que o servidor dos aplicativos de integração com os dispositivos seja compartilhado com alguma outra aplicação. Pelo fato da comunicação com os equipamentos ser real-time, a execução de outros aplicativos no mesmo servidor poderá gerar lentidão na liberação dos acessos.


Requisitos de Dispositivos (Controle de Acesso e Ponto Eletrônico)

Abaixo são exibidos os equipamentos suportados pelo software TOTVS Segurança e Acesso. As versões homologadas são somente as citadas abaixo. Caso seja lançada uma nova versão de firmware de qualquer dispositivo, esta não é homologada e não deve ser usada antes que seja verificada sua compatibilidade com o produto.

Caso tenha a necessidade de solicitar a homologação de um novo firmware, por favor, abra um chamado com a equipe de atendimento.

Controle de Acesso
FabricanteModeloFirmware
DimepTodos os modelos compatíveis com a versão de firmware homologada.

Biopoint: 2.16, 2.21

Micropoint: 3.2, 3.6

MadisTodos os modelos compatíveis com a versão de firmware homologada.MD5705: 2.16
HenryTodos os modelos do protocolo 7.x compatíveis com a versão de firmware homologada.7101
TelemáticaTodos os modelos compatíveis com o software da Telemática Conex (que operem com a tabela MATCODIN e que não possuam ARLON).*
TopDataLinha de produto Inner Net e Inner Plus

Inner Net: 2.03

Inner Plus: 8.58, 9.0.2

Aviso
titleAtenção:

Todos os dispositivos, independente de fabricante, devem ter funcionamento ON-LINE e REAL TIME. Dispositivos MD2701 da Madis não são homologados. Dispositivos Micropoint XP da Dimep não são homologados.

Ponto Eletrônico (Portaria 1.510/2009)
FabricanteModeloFirmware
DimepTodos os modelos compatíveis com as versões de firmware homologadas. Este fabricante possui equipamentos para a Portaria 373/11 do MTE.

REP 48 01.00.0002

REP 48 02.04.0000

REP 48 02.08.0000

PrintPoint III – 02.02.0000

Modelos: PrintPoint II e PrintPoint III, TimePoint II e MiniPrint.


MadisMD0705 e MD REP.

REP 48 01.00.0002

REP 48 02.04.0000

REP 48 02.08.0000

Modelos: MD0705 e MD REP

TelemáticaTodos os modelos compatíveis com o software da Telemática (CONEX REP)CONEX REP 01.00.01A
Henry

Prisma

Prisma Super Fácil

8.0.0.76

00.00.00.0

Funcionalidades Controle de AcessoDimep Biopoint IIDimep MicropointMadis MD5705Henry 7xTelemáticaTop Data
Controle de Acesso
Possui Suporte Biométrico no TSASimNãoSimSimSimNão
Replicação de Biometria (Cópia da Biometria para outros dispositivos?)SimNãoSimNãoSimNão
Controle de NíveisSimSimSimSimSimSim
Valida permissões por entrada e saídaSimSimSimSimSimSim
Valida dupla marcaçãoSimSimSimSimNãoSim
Dependência de Software do Fornecedor/FabricanteNãoNãoNãoSimSimNão
Integração com UrnaSimSimSimSimSimNão
Lista BrancaSimSimSimSimNãoNão
Cracha liberadorSimSimSimSimNãoSim
Baixa automatica de crachás no Cadastro de VisitantesSimSimSimSimSimNão
Informação Data/hora quando on-line horario da marcaçãoServidorServidorServidorServidorConexServidor
Funcionalidades Ponto EletrônicoDimep PrintPoint II Time Point IIDimep MiniPointMADIS MD REP MD0705TelemáticaHenry Prism+B18:G23a/Superfácil
Ponto Elêtronico
Possui Suporte Biométrico no TSASimSimSimSimSim
Replicação de Biometria (Cópia da Biometria para outros dispositivos?)SimSimSimNãoSim
Valida permissões de acessoNãoNãoNãoNãoNão
Informação Data/hora quando on-line (Horario da marcação)DispositivoDispositivoDispositivoCONEXDispositivo
  1. Ativação da funcionalidade é por parte do fornecedor do hardware.
  2. Telemática não possui validação de Entrada e Saida.
  3. Para a replicação das biometrias do PrintPoint III é necessário que o técnico da Dimep habilite a configuração de “Reconhecimento Biométrico a 180º (Sagem)”. Para que as biometrias sejam intercambiáveis entre PrintPoint III e outros dispositivos do fabricante é necessário apenas confirmar se o percentual de sensibilidade da biometria é o mesmo.
Aviso
titleAtenção:

Todos os dispositivos devem estar homologados na Portaria 1.510/2009 (http://portal.mte.gov.br/pontoeletronico/rep-registrados-no-mte.htm).


Requisitos de Software

Recomenda-se criar um usuário especifico para o produto TSA para configuração do sistema. Apenas para o banco de dados Progress, no qual deverá ser utilizado o usuário “pub”.

Na tabela abaixo é apresentada a lista de bancos que o TSA suporta e os bancos disponíveis para que o TSA integre com o sistema externo.

Bancos de Dados Suportados
Banco de DadosTSAConexão com o Sistema Externo (Datasul, Protheus e RM)
SQLServerSimSim
OracleSimSim
MySQLSimNão
ProgressNãoSim
DB2NãoSim

Sendo assim, o TSA suporta apenas Oracle, SQLServer e MySQL. 


SQL Server

Deverá ser configurada uma porta fixa para a instância nomeada. Essa porta deverá ser fornecida no processo de instalação do Segurança e Acesso TOTVS descrito no capítulo “Instalação do Servidor de Aplicação”.

Recomendamos que a collation do banco “tsa” e do banco do “sistema externo” seja CASE-INSENSITIVE: Latin1_General_CI_AI, sem restrição de maiúsculo e minúsculo e sem restrição de acentos.


Oracle

É necessário criar um usuário para o TOTVS Segurança e Acesso (TSA) e utilizar esse usuário para efetuar a carga das tabelas/dados no capítulo “Instalação de Banco de Dados”.

Esse ambiente Oracle deverá possuir um gatilho (trigger) para tratar diferenças na definição de CASE SENSITIVE do banco de dados. O script que deverá ser executado consta no diretório “scripts” do ambiente instalado do TSA, com o nome de “databaseInitialization-TSA-Oracle.sql”.

Caso você utilize uma instância existente, as recomendações que seguem devem prevalecer perante outros produtos não TOTVS. Para verificar valores de parâmetros de base existente, proceda as seguintes consultas e analise os resultados:


Comando:

select parameter, value

from nls_database_parameters

where parameter = 'NLS_CHARACTERSET'


Resultado esperado:

NLS_LANGUAGEAMERICAN
NLS_TERRITORYAMERICA
NLS_CHARACTERSETWE8ISO8859P1 ou WE8MSWIN1252
NLS_NCHAR_CHARACTERSETAL16UTF16
  • select name, value from v$parameter where name = 'db_block_size';
  • select name, value from v$parameter where name = 'open_cursores';

CHARACTERSET: Obrigatoriamente o código de página do banco de dados deve possuir o valor WE8ISO8859P1 ou WE8MSWIN1252. Caso o valor deste parâmetro não seja este, a instância deverá ser recriada. Este parâmetro somente é informado durante a criação do banco de dados, desta forma não existe maneira de alterá-lo sem recriar a instância.


Imporatação de Marcações em Bancos Oracle

Para importar marcações para os sistemas Protheus e RM que utilizam o banco de dados Oracle é necessário configurar o parâmetro server_integration.mark_external_type após a inicialização do sistema.

Para configurá-lo, após o login no TSA, procure no menu “Tecnologia” por “Parâmetros do Sistema”.

Procure pela chave server_integration.mark_external_type, configure da seguinte forma:

  • tsa_ext: Para clientes Sistemas RM e Protheus
  • tsa_ext_dts_ora: Apenas para clientes Datasul Oracle.


Progress

O sistema TOTVS Segurança e Acesso (TSA) poderá utilizar o banco Progress apenas para o banco de dados do Datasul, sendo o banco de dados do sistema externo.

Sistema Externo: Sistema de gestão de pessoas (Datasul, Protheus, RM ou Logix). Quando Datasul será o banco de dados HCM.

Para esse banco de dados é necessário efetuar a criação do broker SQL e a criação dos usuários sysprogress e pub, ambos com permissão de DBA, conforme passos descritos abaixo:

  • Criar o usuário “sysprogress”, senha “sysprogress” e o usuário “pub”, senha “pub” pelo “Admin > Security > Edit User List”;
  • Fechar a sessão Progress e carregar o banco com um broker SQL:
    • proserve <banco> -S <porta> -N TCP -H <nome servidor banco> <parâmetros>
    • proserve <banco> -S <porta> -N TCP -H <nome servidor banco> -m3 -ServerType SQL <parâmetros>
  • Acessar um computador cliente windows com Progress instalado; 
  • Acessar o “proenv” do Progress em “Iniciar > Programas > Progress > Proenv".
Dica
titleDica:

A porta do broker é a porta definida para o parâmetro “-S” ao carregar o banco com o parâmetro “-ServerType SQL”.