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Procedimento para Utilização 

  1. Incluindo uma Despesa:
  2. No modulo Gestão Jurídica (SIGAJURI), acesse Atualizações / Assunto Jurídico / Pesquisa.
  3. Selecione o Tipo de Assunto Jurídico onde foi incluído o campo Centro de Custo citado acima. 
  4. Pesquise o Processo que deseja utilizar o selecione e clique em Alterar.
  5. Preencha o campo Centro de Custo e clique em Confirmar, para salvar a alteração.
    • Este campo será utilizado no momento da geração da Despesa para gerar o financeiro (titulo a pagar) e assim enviar para o RM.
    • Lembrando que o Centro de Custo utilizado, deve ter sido integrado pelo EAI vindo do RM para o Protheus.
  6. Ainda no modulo Gestão Jurídica (SIGAJURI), acesse Atualizações / Assunto Jurídico / Despesas e Custas.
  7. Clique em Incluir, preencha as informações necessarias para incluir uma Despesa, lembrando que o tipo da Despesa deve estar com a integração contabil e financeira ativa.
  8. Preencha as demais informações para incluir a Despesa e clique em Confirmar.

    • Lembrando que as informações preenchidas nos campos de Moeda, Natureza e Fornecedor deve ter sido integradas pelo EAI vindo do RM para o Protheus.
  9. Após o termino, será apresentada a mensagem informando que o registro foi inserido com sucesso.
  10. Volte para a tela de Pesquisa de pesquisa da Despesa, selecione - a Despesa e clique em Titulos, para visualizar o titulo a pagar que foi gerado.

    • No titulo a pagar, nos campos Hitórico(E2_HIST) e Id.Mov.(E2_IDMOV), poderá ser visto o código do lançamento gerado no RM.
  11. Confirme a operação.
  12. Ainda no modulo Gestão Jurídica (SIGAJURI), acesse Atualizações / Jurídico  / Assunto Jurídico / Auditoria / Marcas
    • Esta rotina será responsável por cadastrar as Marcas da Auditoria. Cada Marca da Auditoria será uma chave utilizada posteiormente para Gerar e Comparar a auditoria.
  13. Cadastre uma marca complementar clicando no botão Incluir.
  14. Insira as informações necessarias, tais como, data da marca e descrição da marca.
  15. Confirme a operação.
  16. Continuando o processo acesse a rotina Atualizações / Jurídico  / Assunto Jurídico / Auditoria / Gerar
    • Esta será a rotina onde a auditoria será gerada, ela será gerada por marca e gravará as tabelas de auditoria: O0C, O0F, O0G, O0H e O0I.
  17. Configure os parâmetros necessarios, definindo qual será a marca gerada para a auditoria e o seu periodo.
  18. Após configurar os parâmetros clique no botão Executar para gerar a auditoria. 
    • Lembrando que este processo de ver feito para cada marca, para que posteiormente elas possam ser comparada.
  19. Para finalizar aceese a rotina Atualizações / Jurídico  / Assunto Jurídico / Auditoria / Comparar.
    1. Aqui serão fetias as comparações entre 2 marcas já geradas.
  20. Acesse o botão de Parâmetros para selecionar as 2 marcas que serão comparadas.
  21. Ao termino da seleção das marcas volte a tela de processamento e clique no botão Executar.
  22. Após o termino do processamento, será solicitado um caminho para salvar o relatório em excel com a Comparação, selecione o local desejado e confirme a operação.
  23. Quando o arquivo for salvo no local selecionado, ele será aberto automaticamente.
    • O arquivo será aberto desde que na maquina exista algum programa associado que possa abrir aquivos no formato excel.
  24. Exemplo do layout do arquivo:
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  25. Para os campos que são comparados entre as duas marcasa, para facilitar o entendimento, cada campo tera o seu nome seguido da data da marca.
  26. Como no exemplo abaixo:
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  27. Os valores dos Objetos, Garantias e Despesas, serão apresentados agrupados\somados por tipo. Então para cada tipo de Objeto, Garantia ou Despesa que exista nas marcas comparadas, será representada uma coluna com a descrição do tipo.
  28. Como pode ser visto no exemplo abaixo, algumas colunas de valores:
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  1. Acessando o RM rotina BackOffice / Gestão Financeira / Contas a Pagar e Receber / Lançamentos, poderá ser visto o Lançamento RM que foi gerado a partir  do Titulo a Pagar Protheus.
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  2. Clique 2 vezes no Lançamento para acessa-lo e visualizar suas informações:
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  • Informações como Centro de Custo e Natureza poderam ser vista acessando o botão Rateio



  1. Excluindo uma Despesa:
    • Caso a Despesa a ser excluida, já tenha sido baixada no RM, o Protheus não permitirá que esta ação ocorra.
  2. Pesquise e selecione um Despesa que ja tenha sido baixada no RM.
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    • Lançamento 6978, já baixado no RM.
  3. No modulo Gestão Jurídica (SIGAJURI), acesse Atualizações / Assunto Jurídico / Despesas e Custas.
  4. Selecione a Despesa que teve o titulo a pagar já baixado no RM, e clique em Excluir e Confirme a operação.
    • Neste momento será consultado o RM para verificar se o titulo a pagar já foi pago, caso ele já tenha sido pago será apresentada a mensagem:
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  1. Alterando uma Despesa:
    • Caso seja selecionada uma Despesa para alteração que tenha gerado o titulo a pagar, o sistema não permitirá esta alteração, por motivos de consistencia da informação entre os módulos e sistemas.
    • Se for necessario efetuar esta operação deve-se exluir e incluir novamente a Despesa.
  2. Ao tentar alterar a Despesa, será apresentada a mensagem:
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Observação:

As melhorias descritas acima também estão disponiveis na rotina de Garatias(JURA099) no Protheus.