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Para dar início ao processo de atualização para o Datasul, o sistema deve obedecer a versão de pacote de origem (entre parênteses) suportado pela atualização, conforme definições da tabela a seguir:
Servidor | |
Hardware (mínimo) | |
Disco | 100 GB disponíveis |
Memória | Até 30 dispositivos: 6 GB disponíveis * Até 60 dispositivos: 9 GB disponíveis * |
Processador | Até 30 dispositivos: Intel Core i5 3.00 GHz (ou compatível com 5125 **CPU Passmark) 64 Bits Até 60 dispositivos: Intel Core i7 3.30 GHz (ou compatível com 5600 **CPU Passmark) 64 Bits |
Banda de Dados | 100 Mbps |
Software | |
Java | JRE 6 64 Bits (embutido na instalação), será descontinuado nas próximas versões. JRE 7 não está homologado. JRE 8 64 Bits (embutido na instalação apenas para o integrador). |
Sistema Operacional | Windows ou Linux (verificar compatibilidade dos softwares de integração do fabricante do equipamento) |
Bancos de Dados | |
Oracle | 10g R1, 10g R2, 11g R1,11g R2 |
Microsoft SQL Server | 2008 R2, 2012, 2014 |
Informix | 10, 11.5 |
DB2 | 9.1, 9.5, 9.7 |
Progress (apenas Sistema Externo) | 10.2B SP 07 |
MySQL | 5.1 |
Sistema de Gestão de Pessoas | |
Sistema de Gestão de Pessoas (Sistema Externo) | |
Datasul HCM | 12.1.4 e superiores |
Protheus 11 | 11.x.x e superiores |
RM Chronus 11 | 11.8.x e superiores |
Estação Client | |
Windows / Linux | |
Hardware | |
Memória | 1 GB |
Processador | 1.00 GHz |
Resolução de Tela | 1024 x 768 ou superior |
software | |
Navegadores | Internet Explorer 10 Firefox 3.6 Chrome 10 |
Webcam | Deverá possuir o plugin da Macromedia Flash instalado e uma Webcam compatível com o flash. |
Nota | ||
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* O valor especificado para a memória é exclusiva para o TSA. Dessa forma, é necessário mensurar um valor de memória RAM para o sistema operacional e outros serviços que rodem no servidor. ** O cálculo de passmarks é feito pelo site: http://www.cpubenchmark.net/high_end_cpus.htm |
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Abaixo são exibidos os equipamentos suportados pelo software TOTVS Segurança e Acesso. As versões homologadas são somente as citadas abaixo. Caso seja lançada uma nova versão de firmware de qualquer dispositivo, esta não é homologada e não deve ser usada antes que seja verificada sua compatibilidade com o produto. Caso tenha a necessidade de solicitar a homologação de um novo firmware, por favor, abra um chamado com a equipe de atendimento.
Controle de Acesso | ||
Fabricante | Modelo | Firmware |
Dimep | Todos os modelos compatíveis com a versão de firmware homologada. | Biopoint: 2.16, 2.21 Micropoint: 3.2, 3.6 |
Henry (Somente sob consulta prévia TOTVS) | Todos os modelos do protocolo 7.x compatíveis com a versão de firmware homologada. | 7101 |
Telemática | Todos os modelos compatíveis com o software da Telemática Conex (que operem com a tabela MATCODIN e que não possuam ARLON). | * (Alerta: Não homologado com biometria) |
TopData | Linha de produto Inner Net e Inner Plus | Inner Net: 2.03 Inner Plus: 8.58, 9.0. |
Aviso | ||
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Todos os dispositivos, independente de fabricante, devem ter funcionamento ON-LINE e REAL TIME.
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Controle de Acesso | ||
Fabricante | Modelo | Firmware |
Dimep | Todos os modelos compatíveis com as versões de firmware homologadas. Este fabricante possui equipamentos para a Portaria 373/11 do MTE. | REP 48 01.00.0002 REP 48 02.04.0000 REP 48 02.08.0000 PrintPoint III – 02.02.0000 Modelos: PrintPoint II e PrintPoint III, TimePoint II e MiniPrint. |
Madis | MD0705, MD REP e MD REP EVO. (MD0705 - Não homologado com biometria) | REP 48 01.00.0002 REP 48 02.04.0000 REP 48 02.08.0000 MD REP EVO: 02.02.0000 02.02.0002 |
Telemática | Todos os modelos compatíveis com o software da Telemática (CONEX REP). | CONEX REP 01.00.01A (Alerta: Não homologado com biometria) |
Henry (Somente sob consulta prévia TOTVS) | Prisma Prisma Super Fácil Hexa | 8.0.0.76 00.00.00.0 1.0.0.32 |
Funcionalidades Controle de Acesso | Dimep Biopoint II | Dimep Micropoint | Madis MD5705 | Henry 7x | Telemática | Top Data |
Controle de Acesso | ||||||
Possui Suporte Biométrico no TSA | Sim | Não | Sim | Sim | Não | Não |
Replicação de Biometria (Cópia da Biometria para outros dispositivos?) | Sim | Não | Sim | Sim | Não | Não |
Controle de Níveis | Sim | Sim | Sim | Sim | Sim | Sim |
Valida permissões por entrada e saída | Sim | Sim | Sim | Sim | Sim | Sim |
Valida dupla marcação | Sim | Sim | Sim | Sim | Sim | Sim |
Dependência de Software do Fornecedor/Fabricante | Não | Não | Não | Sim | Sim | Não |
Integração com Urna | Sim | Sim | Sim | Sim | Sim | Não |
Lista Branca | Sim | Sim | Sim | Sim | Não | Não |
Cracha liberador | Sim | Sim | Sim | Sim | Não | Sim |
Baixa automatica de crachás no Cadastro de Visitantes | Sim | Sim | Sim | Sim | Sim | Não |
Informação Data/hora quando on-line horario da marcação | Servidor | Servidor | Servidor | Servidor | Conex | Servidor |
Funcionalidades Ponto Eletrônico | Dimep PrintPoint II Time Point II | Dimep MiniPoint | MADIS MD REP MD0705 | Telemática | Henry Prism+B18:G23a/Superfácil |
Ponto Elêtronico | |||||
Possui Suporte Biométrico no TSA | Sim | Sim | Sim | Não | Sim |
Replicação de Biometria (Cópia da Biometria para outros dispositivos?) | Sim | Sim | Sim | Não | Sim |
Valida permissões de acesso | Não | Não | Não | Não | Não |
Informação Data/hora quando on-line (Horario da marcação) | Dispositivo | Dispositivo | Dispositivo | CONEX | Dispositivo |
- Ativação da funcionalidade é por parte do fornecedor do hardware.
- Telemática não possui validação de Entrada e Saida.
- Para a replicação das biometrias do PrintPoint III e Madis MD REP EVO é necessário que o técnico da empresa habilite a configuração de “Reconhecimento Biométrico a 180º (Sagem)”. Além disso, é necessário confirmar se o percentual de sensibilidade da biometria é o mesmo.
- MD0705 - Não possui suporte biométrico.
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Recomenda-se criar um usuário especifico para o produto TSA para configuração do sistema. Apenas para o banco de dados Progress, no qual deverá ser utilizado o usuário “pub”. Na tabela abaixo é apresentada a lista de bancos que o TSA suporta e os bancos disponíveis para que o TSA integre com o sistema externo.
Bancos de Dados Suportados | ||
Banco de Dados | TSA | Conexão com o Sistema Externo (Datasul, Protheus e RM) |
SQLServer | Sim | Sim |
Oracle | Sim | Sim |
MySQL | Sim | Não |
Progress | Não | Sim |
DB2 | Não | Sim |
Sendo assim, o TSA suporta apenas Oracle, SQLServer e MySQL.
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where parameter = 'NLS_CHARACTERSET'
Resultado esperado:
NLS_LANGUAGE | AMERICAN |
NLS_TERRITORY | AMERICA |
NLS_CHARACTERSET | WE8ISO8859P1 ou WE8MSWIN1252 |
NLS_NCHAR_CHARACTERSET | AL16UTF16 |
- select name, value from v$parameter where name = 'db_block_size';
- select name, value from v$parameter where name = 'open_cursores'.
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Seguem os objetos importantes para administração do ambiente, criados na instalação do servidor de aplicação.
Localização | Descrição |
<TSA_HOME>\ico | Diretório contendo o ícone do produto TOTVS. |
<TSA_HOME>\integrador | Diretório da aplicação de integração com os equipamentos de Controle de Acesso e Ponto Eletrônico. |
<TSA_HOME>\jboss | Diretório do servidor de aplicação JBoss. |
<TSA_HOME>\jre | Diretório de instalação da máquina virtual do Java (JRE). |
<TSA_HOME>\scripts | Diretório onde estão os scripts de carga da base de dados para os bancos de dados homologados e scripts de migração entre versões do TSA. |
Integrações com Sistemas Externos
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Detalhes sobre a configuração da Integração acessar aqui.
Integração RM Chronus
Detalhes sobre a configuração da Integração acessar aqui.
Instalação de Banco de Dados
Aviso | ||
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Por incompatibilidades de funcionalidades e a retirada de suporte pela Microsoft da versão 2005 do SQL Server o TSA não dará mais suporte à esta versão do SQL Server. |
A partir da release 12.1.12 a mídia de instalação do TSA executa automaticamente os scripts de inicialização do seu próprio banco. Necessitando apenas executar o script para a criação da tabela MSA_CONTROL_MARCAC no sistema externo, banco do produto de Gestão de Pessoas, conforme descrito abaixo.
O script de criação da tabela externa (de marcações) deverá ser carregado no banco de dados informado no processo de instalação como “Sistema Externo” que corresponde ao software de gestão de pessoas utilizado, podendo ser: Datasul, Protheus ou RM. Os scripts estão localizados no diretório “TSA_HOME\scripts” e possuem o padrão de nomenclatura: “databaseInitializationTSA_EXT-*-schema.sql”, sendo que o asterisco (*) corresponde ao fabricante do banco de dados. O banco de dados externo pode ser um dos bancos a seguir: DB2, MySQL, Oracle, SQL Server, Progress ou Informix.
Dica | ||
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Para o produto Datasul não será necessário efetuar a carga do script “databaseInitialization-TSAPROGRESS-schema.sql” (por esse motivo esse arquivo não esta presente na mídia de instalação) pelo fato da tabela de marcações (MSA_CONTROL_MARCAC) ser expedida com o produto padrão. |
Aviso | ||
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Datasul: Para o produto Datasul apenas será necessário carregar o script do sistema externo (databaseInitialization-TSA_EXT-DATASUL-Oracle-schema.sql) quando o Datasul estiver instalado em banco de dados Oracle. Neste caso o script (databaseInitialization-TSA_EXT-DATASUL-Oracle-schema.sql) deverá ser carregado no banco de dados HCM/DTHRTMA. A tabela (MSA_CONTROL_MARCAC) necessária pelo TSA no produto Datasul já é expedida juntamente ao produto padrão para as versões homologadas do Datasul (versão igual ou superior a 11.2.2) no banco HCM/DTHRTMA. |
Aviso | ||
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Protheus, RM e Logix: É necessário executar o script “databaseInitialization-TSA_EXT-*- schema.sql” para criação da entidade de marcações do TSA. Esse script deve ser executado no banco de dados do respectivo produto. |
Inicializando o TOTVS Segurança e Acesso
Inicie o JBoss através do serviço “TOTVS Controle de Acesso (TSA) - 8080” criado no “Services” do Windows.
Acesso ao TOTVS Segurança e Acesso
Abra um navegador e acesse “http://localhost:8080/tsa-web” com os dados de login abaixo:
Login: adm
Senha: 123
5.
Reinstalação
A reinstalação pode ser executada para restaurar os programas originais, atente-se em informar os mesmos valores para as configurações de banco de dados. Recomenda-se que seja efetuado um backup do ambiente antes de prosseguir com um processo de reinstalação.
Arquivos de configurações importantes para backup:
- %TSA_HOME%\integrador\server\conf\*
- %TSA_HOME%\jboss\server\tsa-web\deploy\properties-service.xml
- %TSA_HOME%\jboss\server\tsa-web\deploy\tsa-ds.xml
Desinstalação
O procedimento de desinstalação deve ser executado somente quando não é mais necessário os componentes instalado em cada servidor, sendo que essa rotina deve ser executada a partir do servidor onde foi instalado cada componente. Para desinstalar o produto em ambiente Windows deve ser selecionada a opção “remover” do “TSA * Controle de Acesso TOTVS” em “Iniciar > Configurações > Painel de Controle > Adicionar ou Remover Programas”.