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Outras Ações/Ações Relacionadas:
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Incluindo um Produto | É possível realizar a manutenção em Complementos de Produtos, nos cadastros de produtos e atualizar os seus dados complementares em uma única tela, conforme configuração dos parâmetros exibidos pela tecla [F12]. Para isso, antes de incluir ou alterar um produto, na janela de manutenção de Cadastros de Produtos, tecle [F12]. É apresentada a janela Parâmetros, configure a pergunta Prod. e Complemento com a opção Sim. É apresentada a tela de manutenção do cadastro de produtos subdividida em pastas: Produto e Complemento. A operação de cadastro dos produtos pode se tornar mais ágil por meio da opção Cópia do menu da janela de manutenção de produtos. O parâmetro MV_AVALINT contempla a integração com a mensagem única ativa e a utilização de mensagem Item na versão 1.000. Quando ele estiver habilitado com conteúdo igual a .T., ao incluir um produto, o valor interno gravado será apenas o código do produto, caso contrário, é gravada a filial + código do produto. Se o conteúdo for igual a .F., continua a regra padrão existente. Procedimentos Para incluir um produto: 1. Em Produtos, clique em Assistente WMS. 2. É apresentada a tela com o objetivo da rotina, clique em Avançar. Em seguida é exibida a tela de inclusão do cadastro de Produtos, subdividida nas seguintes pastas:
3. Preencha as informações necessárias e clique em Avançar. 4. Logo após é apresentada a tela de inclusão do cadastro de Dados Complementares do produto, subdividida nas pastas:
5. Preencha as informações necessárias, incluindo dados nos campos Zona de Armazenagem e Unidade de Medida Industrial da aba WMS e clique em Avançar. 6. A próxima tela é a de inclusão do cadastro de Sequência de Abastecimento para este produto, preencha os dados necessários e clique em Avançar. 7. É exibida a tela de conclusão com os seguintes itens marcados:
8. Clique em Finalizar confirmando a inclusão dos registros. | |||||||||||||||||||||||
Acompanhamento de Compras | Permite o acompanhamento das compras efetuadas pela empresa, por contrato de parceria, nos estágios intermediários e início da compra do bem/serviço até o recebimento, considerando o tempo de negociação e entrega pelo fornecedor, tempo de trânsito e tempo de análise de qualidade (CQ). Isso facilita o controle dos compradores nas seguintes decisções:
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Filtros | Criação de Filtros 1. Para Criar um Filtro, acesse na rotina a opção Filtrar, na parte esquerda da tela. 2. Neste momento abre-se a tela de Filtro. Veja as opções dispostas no rodapé da tela, sendo:
3. Clique em Adicionar. Na tela apresentada, observe o campo Tipo e ao lado dele utilize a lupa para visualizar todos os campos disponíveis para filtro. 4. Selecione o campo, estruture a expressão e clique em Confirmar. 5. O sistema volta à tela anterior, clique agora em Adicionar, na parte inferior esquerda da tela. 6. Utilize um dos operadores lógicos disponíveis ( E, OU) e selecione um campo que possua consulta padrão. Observe a lupa exibida ao lado direito do campo Expressão para seleção da consulta padrão. 7. Informe o nome do filtro com uma descrição aleatória. A não definição de um filtro faz com que o Sistema lhe atribua o nome ADVPL como nome do filtro. Clique em Confirmar. 8. Visualize a inclusão do filtro com a descrição definida. Clique novamente em Confirmar. Edição de filtros 1. Identifique o filtro que se quer editar. Observe que ao lado esquerdo exixte o ícone de Edição. 2. Esta opção permite adicionar mais expressões aos filtros existentes. 3. Os Elementos disponíveis logo abaixo do Nome do Filtro são:
4. Clique em qualquer um dos Elementos e visualize na forma de pop-up as opções disponibilizadas. 5. Como exemplo utilize para o filtro em edição o Elemento Tipo igual a "KT" e Substituir. 6. Veja que o Elemento selecionado passa a ter destaque em outra cor e o campo Expressão assume, neste exemplo KT. Além disso o Elemento utilizado, também assume o nome do filtro efetuado. 7. O Sistema permite efetuar a substituição por outra expressão qualquer (envolvendo qualquer campo) por parênteses e operadores lógicos ( E, OU). 8. Dentro dos Elementos está disponível também a opção Excluir. Esta opção elimina o elemento do filtro. 9. Ao incluir uma função filtro incorreta a validação não é efetuada. O sistema exibe a tela informando Erro no conteúdo do Filtro. 10. A opção Modo Edição pode ser desmarcada para visualizar a expressão em texto e podendo copia-la. Cópia de Filtros 1. Identifique o filtro que deseja copiar. 2. Acesse Ações Relacionadas/ Copiar. 3. Atribua um novo nome ao Filtro. 4. Verifique na tela a inclusão do Filtro. | |||||||||||||||||||||||
Histórico de Alterações do Cadastro de Produto | Para habilitar o controle das alterações, é necessário configurar o parâmetro MV_HISTTAB com conteúdo igual a .T. Desta forma, cada alteração confirmada no Cadastro de Produtos é registrada na tabela Alterações Cadastrais (AIF). O controle de alterações de produtos é realizado somente se a Descrição do Produto for modificada ou a Margem de Lucro for alterada (campos B1_DESC, B1_PICMENT E B1_PICMRET). A cada alteração confirmada nestes campos, um novo registro na tabela AIF será criado. Procedimento de Utilização A tabela Alterações Cadastrais (AIF) é utilizada pela equipe Fiscal, com o uso das funções:
Tipos de Registros Gerados
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Integração Planejamento de Controle de Produção x Desenvolvedor de Produtos | O cadastro de Produto faz integração com o Cadastro de Item que fornece informações no Cadastro de Produto do módulo Desenvolvedor de Produtos (SIGADPR) replicando as informações. Para isto é necessário ter configurado o parâmetro MV_INTDPR com o conteúdo em 1, no Desenvolvedor de Produtos. | |||||||||||||||||||||||
Opção Alternativos | Estabelece um relacionamento entre produtos, caso haja a necessidade de substituição, quando a quantidade em estoque for insuficiente para a produção. Essa relação é considerada sempre que o saldo disponível em estoque do produto, não suprir totalmente a necessidade para produção. A diferença não atendida pelo produto, pode ser atendida pelos produtos alternativos relacionados ao produto. Procedimentos: Para cadastrar um produto alternativo:
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Opção Cópia | Facilita o cadastro de produtos com características semelhantes. O sistema apresenta todos os campos que foram configurados para um determinado produto previamente selecionado em uma janela de inclusão, possibilitando o cadastro de um novo produto. Procedimentos: Para cadastrar um produto utilizando a opção Copiar: 1. Em Manutenção do Cadastro de Produtos, posicione o cursor sobre o produto a ser copiado. 2. Clique em Copiar. É exibida a tela de inclusão apresentando todos os campos preenchidos da mesma forma como foram preenchidos para o produto selecionado. 3. Informe o código e descrição do novo produto a ser cadastrado, e se necessário altere/preencha os campos que desejar. 4. Confira os dados e confirme a inclusão. | |||||||||||||||||||||||
Opção Facilitador | Facilita a manutenção do cadastro de algumas tabelas, por meio de parametrizações que são solicitadas na execução do assistente de rotina. Essa opção está disponível nos seguintes cadastros:
Procedimentos: 1. No Configurador, em Parâmetros observe ou crie (se necessário), os seguintes parâmetros:
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Roteiro do Cálculo de PIS/COFINS | O Sistema avalia as definições das alíquotas para o cálculo do PIS/COFINS, mediante a seguinte prioridade de preenchimento: Para Retenção: 1. Cadastro de Produtos - percentuais definidos nos campos Percentual COFINS e Percentual PIS; 2. Cadastro de Naturezas Financeiras - percentuais definidos na natureza financeira; 3. Parâmetros - percentuais definidos pelos parâmetros MV_TXPIS e MV_TXCOFIN. Para o cálculo da CSLL, o Sistema avalia as configurações conforme a seguinte prioridade: 4. Cadastro de Produtos - percentuais definidos pelo campo Percentual CSLL; 5. Cadastro de Naturezas Financeiras - percentuais definidos para a natureza financeira. Se os percentuais referentes à CSLL estiverem zerados, tanto no cadastro de Naturezas Financeiras como no cadastro de Produtos, o Sistema não realiza o cálculo da CSLL. Para Apuração do PIS/COFINS: 1. Cadastro de Produtos - percentuais definidos nos campos Percentual COFINS e Percentual PIS; 2. Parâmetros - percentuais definidos pelos parâmetros MV_TXPIS e MV_TXCOFIN. |
Exemplo: Configuração do cálculo da COFINS:
Parâmetros Utilizados:
Parâmetro | Descrição |
MV_TXPIS | Informa a alíquota de retenção/apuração do PIS. |
MV_TXCOFIN | Informa a alíquota de retenção/apuração da COFINS. |
MV_VRETCOF | Informa o valor mínimo para retenção da COFINS. |
MV_VRETPIS | Informa o valor mínimo para retenção do PIS. |
MV_VRETCSL | Informa o valor mínimo para a retenção da CSLL. |
MV_DEDBPIS | Define os tributos que devem ser considerados para compor a base de cálculo do PIS. O conteúdo pode ser: I= Somente ICMS - apenas quando houver crédito de ICMS. O Sistema deduz o valor do ICMS para compor a base de cálculo do PIS; P = Somente IPI - apenas quando não houver crédito de IPI. O Sistema soma o valor do IPI para compor a base de cálculo do PIS; S = Ambos - efetua o tratamento para o ICMS e IPI, conforme os conteúdos anteriores; N = Nenhum - a base de cálculo do PIS é o total da nota, isto é: Valor da Mercadoria + Frete +Seguros + Despesas Acessórias - Descontos - Redução (se houver). |
MV_DEDBCOF | Define os impostos que devem ser considerados para compor a base de cálculo da COFINS. A configuração deste parâmetro deve ser realizada conforme descrição do parâmetro MV_DEDBPIS. |
MV_TPALPIS | Indica como é obtida a alíquota do PIS para retenção: 1 = apenas do cadastro de naturezas; 2 = do cadastro de produtos, ou do cadastro de naturezas, ou do parâmetro MV_TXPIS (conteúdo padrão); o Sistema considera o primeiro percentual que estiver preenchido, nessa sequência de prioridade. |
MV_TPALCOF | Indica como deve ser obtida a alíquota da COFINS para retenção: 1 = apenas do cadastro de naturezas; 2 = ou do cadastro de produtos, ou do cadastro de naturezas, ou do parâmetro MV_TXCOFIN(conteúdo padrão); o Sistema considera o primeiro percentual que estiver preenchido, nessa sequência de prioridade. |
Anotações
Conteúdo disponível apenas para a versão 12.
Principais Campos e Parâmetros:
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Campo:
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Descrição:
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O estoque de segurança é tratado por produto e indica a quantidade mínima do saldo em estoque para evitar a falta produtos entre a solicitação de compra ou produção e o seu recebimento, nos casos em que ocorra consumo acima da média ou atraso no fornecimento. A quantidade definida como estoque de segurança é considerada no cálculo do ponto de pedido executado em Cálculo do Lote Econômico.
Pode ser informado através de uma fórmula cadastrada pela opção Fórmulas.
Exemplo:
O Estoque de Segurança deve ser 10% do Ponto de Pedido.
1. Cadastre em Fórmulas:
Código: XXX
Conteúdo: SB1->B1_EMIN * 0.1
B1_EMIN é o campo Ponto de Pedido.
2. Informe o código XXX no campo Form. Est. Seg.
Quando definida uma fórmula para cálculo do estoque de segurança, esta prevalecerá ao campo Segurança.
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O armazém de processo é o armazém onde ocorre de fato a produção, comumente chamado de chão de fábrica.
A classificação do produto com método de apropriação direta ou indireta facilita o acompanhamento dos saldos nos armazéns, especialmente do armazém em processo quando a apropriação é indireta.
Apropriação D - direta
Produtos de apropriação direta são produtos de fácil controle e contagem, sendo requisitados diretamente ao seu local de armazenagem para consumo.
É todo material consumido no processo produtivo, possível de ser apropriado diretamente ao produto produzido, tais como: matéria-prima, peças, componentes prontos para montagem. Exemplo: madeira para fabricação de móveis.
Aplicação Prática
Para produzir uma determinada máquina são utilizados quatro parafusos. Os parafusos fazem parte da estrutura da máquina e são requisitados normalmente para sua produção. A cada máquina que a fábrica necessita produzir são requisitados exatamente quatro parafusos. Este produto caracteriza uma apropriação direta, a exata quantidade solicitada é a utilizada.
Apropriação I - Indireta
Os produtos de apropriação indireta são produtos de difícil controle e contagem, sendo requisitados normalmente em quantidade maior do que a necessária para um armazém de processo definido pelo parâmetro MV_LOCPROC. Por exemplo: tinta, cola e linha para fabricação de móveis.
À medida que os consumos ocorrem, esse saldo em processo é requisitado através do consumo teórico padrão (baixa pelo empenho). Estes produtos normalmente possuem um consumo real divergente do consumo teórico.
Aplicação Prática
Uma empresa vende cadeiras de madeira pintadas. A tinta faz parte da estrutura de produção das cadeiras, porém é muito difícil medir a quantidade exata de tinta que cada cadeira recebe. Seria também inviável solicitar esta quantidade no armazém toda vez que uma cadeira precisasse ser pintada. O produto tinta, nesse contexto, é um material que se enquadra na categoria de apropriação indireta.
Desta forma, quando é preciso montar uma cadeira, é requisitada ao armazém a lata inteira de tinta, que fica no armazém de processo, e é utilizada de acordo com a necessidade de produção de cadeiras da fábrica.
Help_button Importante:
Para mais informações consulte Configuração do Cálculo |
Principais Campos e Parâmetros:
Campo: | Descrição: |
Estoque de Segurança | O estoque de segurança é tratado por produto e indica a quantidade mínima do saldo em estoque para evitar a falta produtos entre a solicitação de compra ou produção e o seu recebimento, nos casos em que ocorra consumo acima da média ou atraso no fornecimento. A quantidade definida como estoque de segurança é considerada no cálculo do ponto de pedido executado em Cálculo do Lote Econômico. Pode ser informado através de uma fórmula cadastrada pela opção Fórmulas. Exemplo: O Estoque de Segurança deve ser 10% do Ponto de Pedido. 1. Cadastre em Fórmulas: Código: XXX Conteúdo: SB1->B1_EMIN * 0.1 B1_EMIN é o campo Ponto de Pedido. 2. Informe o código XXX no campo Form. Est. Seg. Quando definida uma fórmula para cálculo do estoque de segurança, esta prevalecerá ao campo Segurança. |
Apropriação | O armazém de processo é o armazém onde ocorre de fato a produção, comumente chamado de chão de fábrica. A classificação do produto com método de apropriação direta ou indireta facilita o acompanhamento dos saldos nos armazéns, especialmente do armazém em processo quando a apropriação é indireta. Apropriação D - direta Produtos de apropriação direta são produtos de fácil controle e contagem, sendo requisitados diretamente ao seu local de armazenagem para consumo. É todo material consumido no processo produtivo, possível de ser apropriado diretamente ao produto produzido, tais como: matéria-prima, peças, componentes prontos para montagem. Exemplo: madeira para fabricação de móveis. Aplicação Prática Para produzir uma determinada máquina são utilizados quatro parafusos. Os parafusos fazem parte da estrutura da máquina e são requisitados normalmente para sua produção. A cada máquina que a fábrica necessita produzir são requisitados exatamente quatro parafusos. Este produto caracteriza uma apropriação direta, a exata quantidade solicitada é a utilizada. Apropriação I - Indireta Os produtos de apropriação indireta são produtos de difícil controle e contagem, sendo requisitados normalmente em quantidade maior do que a necessária para um armazém de processo definido pelo parâmetro MV_LOCPROC. Por exemplo: tinta, cola e linha para fabricação de móveis. À medida que os consumos ocorrem, esse saldo em processo é requisitado através do consumo teórico padrão (baixa pelo empenho). Estes produtos normalmente possuem um consumo real divergente do consumo teórico. Aplicação Prática Uma empresa vende cadeiras de madeira pintadas. A tinta faz parte da estrutura de produção das cadeiras, porém é muito difícil medir a quantidade exata de tinta que cada cadeira recebe. Seria também inviável solicitar esta quantidade no armazém toda vez que uma cadeira precisasse ser pintada. O produto tinta, nesse contexto, é um material que se enquadra na categoria de apropriação indireta. Desta forma, quando é preciso montar uma cadeira, é requisitada ao armazém a lata inteira de tinta, que fica no armazém de processo, e é utilizada de acordo com a necessidade de produção de cadeiras da fábrica. Help_button Importante: No cadastro Tipo de Movimentação é possível incluir um tipo de movimento que faça com que o Sistema desconsidere o tratamento especial dispensado a um produto com apropriação indireta. Dessa forma, a apropriação do produto passa a ser considerada direta. |
Pasta Cadastrais
Objetivo da tela: | Informar os dados de identificação do produto como código, tipo de produto, unidade de medida primária e secundária, uso de controles específicos por produto como uso de rastreabilidade, alçada, endereçamento e outras. |
Principais Campos e Parâmetros:
Campo: | Descrição: |
xxxxxx |
Exemplo: Configuração do cálculo da COFINS:
- Parâmetros Utilizados:
Parâmetro | Descrição |
MV_TXPIS | Informa a alíquota de retenção/apuração do PIS. |
MV_TXCOFIN | Informa a alíquota de retenção/apuração da COFINS. |
MV_VRETCOF | Informa o valor mínimo para retenção da COFINS. |
MV_VRETPIS | Informa o valor mínimo para retenção do PIS. |
MV_VRETCSL | Informa o valor mínimo para a retenção da CSLL. |
MV_DEDBPIS | Define os tributos que devem ser considerados para compor a base de cálculo do PIS. O conteúdo pode ser: I= Somente ICMS - apenas quando houver crédito de ICMS. O Sistema deduz o valor do ICMS para compor a base de cálculo do PIS; P = Somente IPI - apenas quando não houver crédito de IPI. O Sistema soma o valor do IPI para compor a base de cálculo do PIS; S = Ambos - efetua o tratamento para o ICMS e IPI, conforme os conteúdos anteriores; N = Nenhum - a base de cálculo do PIS é o total da nota, isto é: Valor da Mercadoria + Frete +Seguros + Despesas Acessórias - Descontos - Redução (se houver). |
MV_DEDBCOF | Define os impostos que devem ser considerados para compor a base de cálculo da COFINS. A configuração deste parâmetro deve ser realizada conforme descrição do parâmetro MV_DEDBPIS. |
MV_TPALPIS | Indica como é obtida a alíquota do PIS para retenção: 1 = apenas do cadastro de naturezas; 2 = do cadastro de produtos, ou do cadastro de naturezas, ou do parâmetro MV_TXPIS (conteúdo padrão); o Sistema considera o primeiro percentual que estiver preenchido, nessa sequência de prioridade. |
MV_TPALCOF | Indica como deve ser obtida a alíquota da COFINS para retenção: 1 = apenas do cadastro de naturezas; 2 = ou do cadastro de produtos, ou do cadastro de naturezas, ou do parâmetro MV_TXCOFIN(conteúdo padrão); o Sistema considera o primeiro percentual que estiver preenchido, nessa sequência de prioridade. |
- Cadastro de Produto
Informe os percentuais de COFINS, PIS ou CSLL, de acordo com a operação a ser realizada na nota fiscal, e se o produto calcula ou não, os impostos para retenção.
Campos: B1_PCOFINS, B1_PPIS, B1_PCSLL, B1_PIS, B1_COFINS e B1_CSLL (respectivamente, Percentual COFINS, Percentual PIS, Percentual CSLL, Calcula PIS, Calcula COFINS e Calcula CSLL).
Cadastro de TES
Para efeito de crédito/débito do PIS/COFINS, os campos Calcula PIS/COFINS e Credita PIS/COFINS devem estar configurados.
É importante ressaltar que para o cálculo correto do custo de entrada, no campo Cred. PIS/COF, informe se o imposto deve ser creditado ou debitado, e no campo Atu. Estoque deve estar configurado com Sim.
Cadastro de Naturezas
Informe a retenção/cálculo dos tributos (PIS, COFINS e CSLL) no módulo Financeiro.
Campos: ED_CALCCOF, ED_CALCPIS, ED_CALCCSL, ED_PERCCOF, ED_PERCPIS e ED_PERCCSL (respectivamente, Calcula COFINS, Calcula PIS, Calcula CSLL, Percentual COFINS, Percentual PIS e Percentual CSLL).
A natureza financeira deve ser informada obrigatoriamente no cadastro cliente. Já para o fornecedor, a natureza financeira pode ser informada no cadastro de fornecedores ou na digitação do documento de entrada.
- Cadastro de Fornecedor
Nesse cadastro, é definido quem deve realizar a retenção dos tributos na entrada da nota fiscal.
Campos: A2_RECPIS, A2_RECCOFI e A2_RECCSLL (respectivamente, Recolhe PIS, Recolhe COFINS e Recolhe CSLL).
Exemplo:
Se estes campos estiverem configurados com Sim, significa que o fornecedor recolheu os tributos, assim, não serão gerados títulos dos impostos no módulo Financeiro. Neste caso, o Sistema não verifica as configurações da natureza financeira e do produto.
Se esses campos estiverem configurados com Não, significa que a empresa deve recolher os tributos, ou seja, no módulo Financeiro, serão gerados títulos do tipo TX com base na configuração do cadastro de produtos e naturezas
(para retenção dos tributos) e no cadastro de TES (para apuração do PIS/COFINS), respeitando o número de parcelas definido pela condição de pagamento.
- Cadastro de Clientes
É definido em três campos se haverá o cálculo de PIS, COFINS e CSLL da nota fiscal de saída, considerando os cadastros de natureza financeira, produto e TES.
Campos: A1_RECPIS, A1_RECCOFI e A1_RECCSLL (Calcula PIS, Calcula COFINS e Calcula CSLL).
Estes campos podem ser preenchidos com:
- Sim - são gerados títulos de abatimento (CF-, CS- e PI-) a favor do cliente, relativos aos valores de cada um dos tributos, indicando que o próprio cliente irá recolhê-los.
- Não - não são gerados os títulos de abatimento, indicando que o cliente não irá recolher os tributos.
As configurações sobre o cálculo de PIS, COFINS e CSLL, nos cadastros de Clientes e Fornecedores, são utilizadas no cálculo da retenção destes tributos, não afetando suas apurações.
- Nota Fiscal de Entrada
Ao lançar a nota fiscal de entrada, os valores do PIS, COFINS e CSLL podem ser visualizados na pasta Impostos. Nesta pasta, o Sistema irá demonstrar o Código, Descrição, Base do Imposto, Alíquota e Valor, sendo:
Código | Referente a |
PIS | Retenção do PIS |
COF | Retenção da COFINS |
PS2 | Apuração do PIS |
CF2 | Apuração da COFINS |
CSLL Essa informação é apresentada se os campos D1_VALIMP4, D1_BASIMP4e D1_ALQIMP4 estiverem criados. | Retenção da CSLL |
Apesar dos cálculos de PIS, COFINS e CSLL já estarem implementados, a retenção destes tributos não era efetuada pelo Sistema. Esse tratamento passa a ser efetuado a partir da criação dos campos mencionados, neste documento, e da atualização do repositório do Microsiga Protheus.
A retenção ocorre no documento de entrada e na implantação manual de um título a pagar, diferenciando-se somente pelos parâmetros de cálculo dos tributos:
- Títulos a Pagar
Na implantação de um título a pagar, o cálculo e a retenção ocorrem quando a natureza financeira indica o cálculo dos tributos e o fornecedor não os recolhe.
- Documento de Entrada
No documento de entrada, o cálculo do tributo ocorre, utilizando-se a TES e o produto, conforme o exemplo descrito. A retenção também é efetuada quando a natureza financeira indicar o cálculo do tributo e o fornecedor não recolhê-lo.
Note que a diferença está no cálculo e não na retenção dos tributos.
- Apuração de Impostos no módulo Financeiro
A Apuração de Impostos, no módulo Financeiro, atende a apuração de valores de PIS, COFINS e CSLL e a geração de títulos de impostos quando os valores retidos no período forem menores que os valores mínimos de apuração. A rotina apura IRRF, PIS, COFINS e CSLL.
Para apuração dos valores mínimos de recolhimento dos impostos PIS, COFINS, CSLL, quando de sua retenção conjunta (código de retenção 5952), é aplicado o somatório dos impostos dividido pela média simples dos valores contidos nos parâmetros MV_VRETPIS, MV_VRETCOF e MV_VRETCSLL, de acordo com a MP 135.
No caso da aplicação do código de retenção 5952 para os impostos, estes serão gerados separadamente (um titulo para PIS, um título para COFINS e outro para CSLL). Neste caso, eles devem conter o mesmo código de retenção e serão agrupados no momento da geração da DIRF ou impressão da DARF.
Exemplo:
Na implantação de uma DP, o valor de PIS é inferior ao mínimo de apuração, portanto, não será gerado o titulo de PIS.
Porém, se no período de apuração aplicado à rotina, os valores de retenção de PIS forem maiores que o mínimo de retenção, o título do PIS será gerado.
- Vencimento dos títulos de PIS, COFINS e CSLL no Contas a Receber
A gravação das datas de vencimento dos títulos de PIS, COFINS e CSLL, gerados pelo contas a receber na forma de títulos de abatimento (CS-, CF- e PI-), serão iguais às datas de vencimento do título principal.
Essa alteração foi necessária para que os títulos sejam tratados corretamente no fluxo de caixa, ajustando a gravação da data dos títulos de impostos (títulos filhos) com a mesma data do título pai.
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Pasta Cadastrais
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Objetivo da tela:
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Informar os dados de identificação do produto como código, tipo de produto, unidade de medida primária e secundária, uso de controles específicos por produto como uso de rastreabilidade, alçada, endereçamento e outras.
Principais Campos e Parâmetros:
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Campo:
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Descrição:
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Desoneração Folha de Pagamento
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