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...

Outras Ações/Ações Relacionadas: 

Ação:

Descrição:

Incluindo um ProdutoÉ possível realizar a manutenção em Complementos de Produtos, nos cadastros de produtos e atualizar os seus dados complementares em uma única tela, conforme configuração dos parâmetros exibidos pela tecla [F12].

Para isso, antes de incluir ou alterar um produto, na janela de manutenção de Cadastros de Produtos, tecle [F12]. É apresentada a janela Parâmetros, configure a pergunta Prod. e Complemento com a opção Sim.

É apresentada a tela de manutenção do cadastro de produtos subdividida em pastas: Produto e Complemento.

A operação de cadastro dos produtos pode se tornar mais ágil por meio da opção Cópia do menu da janela de manutenção de produtos.

O parâmetro MV_AVALINT contempla a integração com a mensagem única ativa e a utilização de mensagem Item na versão 1.000. Quando ele estiver habilitado com conteúdo igual a .T., ao incluir um produto, o valor interno

gravado será apenas o código do produto, caso contrário, é gravada a filial + código do produto. Se o conteúdo for igual a .F., continua a regra padrão existente.

Procedimentos

Para incluir um produto:

1. Em Produtos, clique em Assistente WMS.

2. É apresentada a tela com o objetivo da rotina, clique em Avançar.

Em seguida é exibida a tela de inclusão do cadastro de Produtos, subdividida nas seguintes pastas:

    • Cadastrais
    • Impostos
    • MRP/Suprimentos
    • Pasta CQ
    • Atendimento
    • Direitos Autorais
    • Garantia Estendida
    • Outros

3. Preencha as informações necessárias e clique em Avançar.

4. Logo após é apresentada a tela de inclusão do cadastro de Dados Complementares do produto, subdividida nas pastas:

    • Cadastrais
    • Vendas
    • Logística
    • Wms
    • Outros

5. Preencha as informações necessárias, incluindo dados nos campos Zona de Armazenagem e Unidade de Medida Industrial da aba WMS e clique em Avançar.

6. A próxima tela é a de inclusão do cadastro de Sequência de Abastecimento para este produto, preencha os dados necessários e clique em Avançar.

7. É exibida a tela de conclusão com os seguintes itens marcados:

    • Dados iniciais obrigatórios
    • Dados complementares do produto
    • Sequência de abastecimento

8. Clique em Finalizar confirmando a inclusão dos registros.

Acompanhamento de Compras

Permite o acompanhamento das compras efetuadas pela empresa, por contrato de parceria, nos estágios intermediários e início da compra do bem/serviço até o recebimento, considerando o tempo de negociação e entrega pelo fornecedor, tempo de trânsito e tempo de análise de qualidade (CQ). Isso facilita o controle dos compradores nas seguintes decisções:

  • O melhor momento para remeter os pedidos ao fornecedor.
  • Definir os responsáveis pela cobrança.
  • Iniciativas para situações de atraso em um dos estágios da compra.
Filtros

Criação de Filtros

1. Para Criar um Filtro, acesse na rotina a opção Filtrar, na parte esquerda da tela.

2. Neste momento abre-se a tela de Filtro. Veja as opções dispostas no rodapé da tela, sendo:

    • Confirmar;
    • Excluir;
    • Adicionar;
    • Fechar;
    • Ações Relacionadas;

3. Clique em Adicionar. Na tela apresentada, observe o campo Tipo e ao lado dele utilize a lupa para visualizar todos os campos disponíveis para filtro.

4. Selecione o campo, estruture a expressão e clique em Confirmar.

5. O sistema volta à tela anterior, clique agora em Adicionar, na parte inferior esquerda da tela.

6. Utilize um dos operadores lógicos disponíveis ( E, OU) e selecione um campo que possua consulta padrão. Observe a lupa exibida ao lado direito do campo Expressão para seleção da consulta padrão.

7. Informe o nome do filtro com uma descrição aleatória. A não definição de um filtro faz com que o Sistema lhe atribua o nome ADVPL como nome do filtro. Clique em Confirmar.

8. Visualize a inclusão do filtro com a descrição definida. Clique novamente em Confirmar.

Edição de filtros

1. Identifique o filtro que se quer editar. Observe que ao lado esquerdo exixte o ícone de Edição.

2. Esta opção permite adicionar mais expressões aos filtros existentes.

3. Os Elementos disponíveis logo abaixo do Nome do Filtro são:

    • Aliq.ICMS maior que 10;
    • ou;
    • Tipo igual a "KT" (Opções: Substituir; Incluir antes; Incluir depois; Excluir);
    • ou; (Opções: Substituir, Incluir antes; Incluir depois; Excluir);
    • Grupo Igual a '0004';
    • Prazo Valid. Igual a 20; (Opções: Substituir, Incluir antes; Incluir depois; Excluir);

4. Clique em qualquer um dos Elementos e visualize na forma de pop-up as opções disponibilizadas.

5. Como exemplo utilize para o filtro em edição o Elemento Tipo igual a "KT" e Substituir.

6. Veja que o Elemento selecionado passa a ter destaque em outra cor e o campo Expressão assume, neste exemplo KT. Além disso o Elemento utilizado, também assume o nome do filtro efetuado.

7. O Sistema permite efetuar a substituição por outra expressão qualquer (envolvendo qualquer campo) por parênteses e operadores lógicos ( E, OU).

8. Dentro dos Elementos está disponível também a opção Excluir. Esta opção elimina o elemento do filtro.

9. Ao incluir uma função filtro incorreta a validação não é efetuada. O sistema exibe a tela informando Erro no conteúdo do Filtro.

10. A opção Modo Edição pode ser desmarcada para visualizar a expressão em texto e podendo copia-la.

Cópia de Filtros

1. Identifique o filtro que deseja copiar.

2. Acesse Ações Relacionadas/ Copiar.

3. Atribua um novo nome ao Filtro.

4. Verifique na tela a inclusão do Filtro.

Histórico de Alterações do Cadastro de Produto

Para habilitar o controle das alterações, é necessário configurar o parâmetro MV_HISTTAB com conteúdo igual a .T. Desta forma, cada alteração confirmada no Cadastro de Produtos é registrada na tabela Alterações Cadastrais (AIF).

O controle de alterações de produtos é realizado somente se a Descrição do Produto for modificada ou a Margem de Lucro for alterada (campos B1_DESC, B1_PICMENT E B1_PICMRET). A cada alteração confirmada nestes campos, um novo registro na tabela AIF será criado.

Procedimento de Utilização

A tabela Alterações Cadastrais (AIF) é utilizada pela equipe Fiscal, com o uso das funções:

  • MSCONHIST (MATXFUNC.PRX): consulta histórico de alterações;
  • MSGRVHIST (MATXFUNC.PRX): gravação do histórico de alterações (Clientes/Fornecedores e Produtos).

Tipos de Registros Gerados

  • Cabeçalho do arquivo
    Informações obtidas por meio do assistente de configuração da rotina.
  • Cabeçalho de GIA
    Informações obtidas por meio do Cadastro de Empresas e do assistente de configuração da rotina.
  • Totais dos Quadros I – Entradas e II - Saídas
    Informações obtidas por meio do Livro Fiscal, Cadastro de Clientes e Cadastro de Fornecedores.
  • Entradas de mercadorias, bens e/ou aquisição de serviços – Quadro I
    Informações obtidas por meio do Livro Fiscal.
  • Saídas de mercadorias, bens e/ou prestação de serviços – Quadro II
    Informações obtidas por meio do Livro Fiscal, Cadastro de Clientes e Cadastro de Fornecedores.
  • Rodapé do arquivo
    Informações obtidas durante o processamento das informações.
Integração Planejamento de Controle de Produção x Desenvolvedor de Produtos

O cadastro de Produto faz integração com o Cadastro de Item que fornece informações no Cadastro de Produto do módulo Desenvolvedor de Produtos (SIGADPR) replicando as informações.

Para isto é necessário ter configurado o parâmetro MV_INTDPR com o conteúdo em 1, no Desenvolvedor de Produtos.

Opção Alternativos

Estabelece um relacionamento entre produtos, caso haja a necessidade de substituição, quando a quantidade em estoque for insuficiente para a produção.

Essa relação é considerada sempre que o saldo disponível em estoque do produto, não suprir totalmente a necessidade para produção. A diferença não atendida pelo produto, pode ser atendida pelos produtos alternativos relacionados ao produto.

Procedimentos:

 Para cadastrar um produto alternativo:

  1. Em Manutenção do Cadastro de Produtos, selecione o produto desejado e clique em Alternativos.
  2. Preencha os campos para  associar um produto alternativo ao produto origem. 
  3. Confira os dados e confirme.
Opção Cópia

Facilita o cadastro de produtos com características semelhantes. O sistema apresenta todos os campos que foram configurados para um determinado produto previamente selecionado em uma janela de inclusão, possibilitando o cadastro de um novo produto.

Procedimentos:

Para cadastrar um produto utilizando a opção Copiar:

1. Em Manutenção do Cadastro de Produtos, posicione o cursor sobre o produto a ser copiado.

2. Clique em Copiar.

É exibida a tela de inclusão apresentando todos os campos preenchidos da mesma forma como foram preenchidos para o produto selecionado.

3. Informe o código e descrição do novo produto a ser cadastrado, e se necessário altere/preencha os campos que desejar.

4. Confira os dados e confirme a inclusão.

Opção Facilitador
Facilita a manutenção do cadastro de algumas tabelas, por meio de parametrizações que são solicitadas na execução do assistente de rotina. Essa opção está disponível nos seguintes cadastros:
  • Cadastros/TES Inteligente
  • Cadastros/Clientes
  • Cadastros/Fornecedores
  • Cadastros/Tipos de Entrada/Saída

Procedimentos:

1. No Configurador, em Parâmetros observe ou crie (se necessário), os seguintes parâmetros:


Nome TIpo Descrição

MV_A010FAC

Caracter

Informa os campos da tabela SB1 que não são considerados no padrão.

MA_A020FAC

Caracter

Informa os campos da tabela SA2 que não são considerados no padrão.

MV_A030FAC

Caracter

Informa os campos da tabela SA1 que não são considerados no padrão.

MV_A080FAC

Caracter

Informa os campos da tabela SF4 que não são considerados no padrão.

MV_A089FAC

Caracter

Informa os campos da tabela SFM que não são considerados no padrão.

Informações
titleImportante:

• Após o nome do campo inclua sempre a barra /, mesmo que seja o último parâmetro.

• Os parâmetros descritos acima são utilizados para adicionar campos específicos de usuários aos campos padrões pré-configurados da rotina.

Roteiro do Cálculo de PIS/COFINS

O Sistema avalia as definições das alíquotas para o cálculo do PIS/COFINS, mediante a seguinte prioridade de preenchimento:

Para Retenção:

1. Cadastro de Produtos - percentuais definidos nos campos Percentual COFINS e Percentual PIS;

2. Cadastro de Naturezas Financeiras - percentuais definidos na natureza financeira;

3. Parâmetros - percentuais definidos pelos parâmetros MV_TXPIS e MV_TXCOFIN.

Para o cálculo da CSLL, o Sistema avalia as configurações conforme a seguinte prioridade:

4. Cadastro de Produtos - percentuais definidos pelo campo Percentual CSLL;

5. Cadastro de Naturezas Financeiras - percentuais definidos para a natureza financeira.

Se os percentuais referentes à CSLL estiverem zerados, tanto no cadastro de Naturezas Financeiras como no cadastro de Produtos, o Sistema não realiza o cálculo da CSLL.

Para Apuração do PIS/COFINS:

1. Cadastro de Produtos - percentuais definidos nos campos Percentual COFINS e Percentual PIS;

2. Parâmetros - percentuais definidos pelos parâmetros MV_TXPIS e MV_TXCOFIN.

Exemplo: Configuração do cálculo da COFINS:

Parâmetros Utilizados:

Parâmetro Descrição

MV_TXPIS

Informa a alíquota de retenção/apuração do PIS.

MV_TXCOFIN

Informa a alíquota de retenção/apuração da COFINS.

MV_VRETCOF

Informa o valor mínimo para retenção da COFINS.

MV_VRETPIS

Informa o valor mínimo para retenção do PIS.

MV_VRETCSL

Informa o valor mínimo para a retenção da CSLL.

MV_DEDBPIS

Define os tributos que devem ser considerados para compor a base de cálculo do PIS. O conteúdo pode ser:

I= Somente ICMS - apenas quando houver crédito de ICMS. O Sistema deduz o valor do ICMS para compor a base de cálculo do PIS;

P = Somente IPI - apenas quando não houver crédito de IPI. O Sistema soma o valor do IPI para compor a base de cálculo do PIS;

S = Ambos - efetua o tratamento para o ICMS e IPI, conforme os conteúdos anteriores;

N = Nenhum - a base de cálculo do PIS é o total da nota, isto é:

Valor da Mercadoria + Frete +Seguros + Despesas Acessórias - Descontos - Redução (se houver).

MV_DEDBCOF

Define os impostos que devem ser considerados para compor a base de cálculo da COFINS. A configuração deste parâmetro deve ser realizada conforme descrição do parâmetro MV_DEDBPIS.

MV_TPALPIS

Indica como é obtida a alíquota do PIS para retenção:

1 = apenas do cadastro de naturezas;

2 = do cadastro de produtos, ou do cadastro de naturezas, ou do parâmetro MV_TXPIS (conteúdo padrão); o Sistema considera o primeiro percentual que estiver preenchido, nessa sequência de prioridade.

MV_TPALCOF

Indica como deve ser obtida a alíquota da COFINS para retenção:

1 = apenas do cadastro de naturezas;

2 = ou do cadastro de produtos, ou do cadastro de naturezas, ou do parâmetro MV_TXCOFIN(conteúdo padrão); o Sistema considera o primeiro percentual que estiver preenchido, nessa sequência de prioridade.

Conexões Conteúdo disponível a partir da versão 12.

Anotações

Conteúdo disponível apenas para a versão 12.

Principais Campos e Parâmetros:

...

Campo:

...

Descrição:

...

O estoque de segurança é tratado por produto e indica a quantidade mínima do saldo em estoque para evitar a falta produtos entre a solicitação de compra ou produção e o seu recebimento, nos casos em que ocorra consumo acima da média ou atraso no fornecimento. A quantidade definida como estoque de segurança é considerada no cálculo do ponto de pedido executado em Cálculo do Lote Econômico.

Pode ser informado através de uma fórmula cadastrada pela opção Fórmulas.

Exemplo:

O Estoque de Segurança deve ser 10% do Ponto de Pedido.

1. Cadastre em Fórmulas:

Código: XXX

Conteúdo: SB1->B1_EMIN * 0.1

B1_EMIN é o campo Ponto de Pedido.

2. Informe o código XXX no campo Form. Est. Seg.

Quando definida uma fórmula para cálculo do estoque de segurança, esta prevalecerá ao campo Segurança.

...

O armazém de processo é o armazém onde ocorre de fato a produção, comumente chamado de chão de fábrica.

A classificação do produto com método de apropriação direta ou indireta facilita o acompanhamento dos saldos nos armazéns, especialmente do armazém em processo quando a apropriação é indireta.

Apropriação D - direta

Produtos de apropriação direta são produtos de fácil controle e contagem, sendo requisitados diretamente ao seu local de armazenagem para consumo.

É todo material consumido no processo produtivo, possível de ser apropriado diretamente ao produto produzido, tais como: matéria-prima, peças, componentes prontos para montagem. Exemplo: madeira para fabricação de móveis.

Aplicação Prática

Para produzir uma determinada máquina são utilizados quatro parafusos. Os parafusos fazem parte da estrutura da máquina e são requisitados normalmente para sua produção. A cada máquina que a fábrica necessita produzir são requisitados exatamente quatro parafusos. Este produto caracteriza uma apropriação direta, a exata quantidade solicitada é a utilizada.

Apropriação I - Indireta

Os produtos de apropriação indireta são produtos de difícil controle e contagem, sendo requisitados normalmente em quantidade maior do que a necessária para um armazém de processo definido pelo parâmetro MV_LOCPROC. Por exemplo: tinta, cola e linha para fabricação de móveis.

À medida que os consumos ocorrem, esse saldo em processo é requisitado através do consumo teórico padrão (baixa pelo empenho). Estes produtos normalmente possuem um consumo real divergente do consumo teórico.

Aplicação Prática

Uma empresa vende cadeiras de madeira pintadas. A tinta faz parte da estrutura de produção das cadeiras, porém é muito difícil medir a quantidade exata de tinta que cada cadeira recebe. Seria também inviável solicitar esta quantidade no armazém toda vez que uma cadeira precisasse ser pintada. O produto tinta, nesse contexto, é um material que se enquadra na categoria de apropriação indireta.

Desta forma, quando é preciso montar uma cadeira, é requisitada ao armazém a lata inteira de tinta, que fica no armazém de processo, e é utilizada de acordo com a necessidade de produção de cadeiras da fábrica.

Help_button Importante:

Para mais informações consulte Configuração do Cálculo





Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Estoque de Segurança

O estoque de segurança é tratado por produto e indica a quantidade mínima do saldo em estoque para evitar a falta produtos entre a solicitação de compra ou produção e o seu recebimento, nos casos em que ocorra consumo acima da média ou atraso no fornecimento. A quantidade definida como estoque de segurança é considerada no cálculo do ponto de pedido executado em Cálculo do Lote Econômico.

Pode ser informado através de uma fórmula cadastrada pela opção Fórmulas.

Exemplo:

O Estoque de Segurança deve ser 10% do Ponto de Pedido.

1. Cadastre em Fórmulas:

Código: XXX

Conteúdo: SB1->B1_EMIN * 0.1

B1_EMIN é o campo Ponto de Pedido.

2. Informe o código XXX no campo Form. Est. Seg.

Quando definida uma fórmula para cálculo do estoque de segurança, esta prevalecerá ao campo Segurança.

Apropriação

O armazém de processo é o armazém onde ocorre de fato a produção, comumente chamado de chão de fábrica.

A classificação do produto com método de apropriação direta ou indireta facilita o acompanhamento dos saldos nos armazéns, especialmente do armazém em processo quando a apropriação é indireta.

Apropriação D - direta

Produtos de apropriação direta são produtos de fácil controle e contagem, sendo requisitados diretamente ao seu local de armazenagem para consumo.

É todo material consumido no processo produtivo, possível de ser apropriado diretamente ao produto produzido, tais como: matéria-prima, peças, componentes prontos para montagem. Exemplo: madeira para fabricação de móveis.

Aplicação Prática

Para produzir uma determinada máquina são utilizados quatro parafusos. Os parafusos fazem parte da estrutura da máquina e são requisitados normalmente para sua produção. A cada máquina que a fábrica necessita produzir são requisitados exatamente quatro parafusos. Este produto caracteriza uma apropriação direta, a exata quantidade solicitada é a utilizada.

Apropriação I - Indireta

Os produtos de apropriação indireta são produtos de difícil controle e contagem, sendo requisitados normalmente em quantidade maior do que a necessária para um armazém de processo definido pelo parâmetro MV_LOCPROC. Por exemplo: tinta, cola e linha para fabricação de móveis.

À medida que os consumos ocorrem, esse saldo em processo é requisitado através do consumo teórico padrão (baixa pelo empenho). Estes produtos normalmente possuem um consumo real divergente do consumo teórico.

Aplicação Prática

Uma empresa vende cadeiras de madeira pintadas. A tinta faz parte da estrutura de produção das cadeiras, porém é muito difícil medir a quantidade exata de tinta que cada cadeira recebe. Seria também inviável solicitar esta quantidade no armazém toda vez que uma cadeira precisasse ser pintada. O produto tinta, nesse contexto, é um material que se enquadra na categoria de apropriação indireta.

Desta forma, quando é preciso montar uma cadeira, é requisitada ao armazém a lata inteira de tinta, que fica no armazém de processo, e é utilizada de acordo com a necessidade de produção de cadeiras da fábrica.


Help_button Importante:

No cadastro Tipo de Movimentação é possível incluir um tipo de movimento que faça com que o Sistema desconsidere o tratamento especial dispensado a um produto com apropriação indireta. Dessa forma, a apropriação do produto passa a ser considerada direta.

Em quase todos os casos, é necessário efetuar o acerto de inventário de produtos de apropriação indireta, já que seu consumo real é quase sempre diferente do consumo teórico.



Pasta Cadastrais

Objetivo da tela:

Informar os dados de identificação do produto como código, tipo de produto, unidade de medida primária e secundária, uso de controles específicos por produto como uso de rastreabilidade, alçada, endereçamento e outras.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:


xxxxxx


Exemplo: Configuração do cálculo da COFINS:

  • Parâmetros Utilizados:

Parâmetro

Descrição

MV_TXPIS

Informa a alíquota de retenção/apuração do PIS.

MV_TXCOFIN

Informa a alíquota de retenção/apuração da COFINS.

MV_VRETCOF

Informa o valor mínimo para retenção da COFINS.

MV_VRETPIS

Informa o valor mínimo para retenção do PIS.

MV_VRETCSL

Informa o valor mínimo para a retenção da CSLL.

MV_DEDBPIS

Define os tributos que devem ser considerados para compor a base de cálculo do PIS. O conteúdo pode ser:

I= Somente ICMS - apenas quando houver crédito de ICMS. O Sistema deduz o valor do ICMS para compor a base de cálculo do PIS;

P = Somente IPI - apenas quando não houver crédito de IPI. O Sistema soma o valor do IPI para compor a base de cálculo do PIS;

S = Ambos - efetua o tratamento para o ICMS e IPI, conforme os conteúdos anteriores;

N = Nenhum - a base de cálculo do PIS é o total da nota, isto é:

Valor da Mercadoria + Frete +Seguros + Despesas Acessórias - Descontos - Redução (se houver).

MV_DEDBCOF

Define os impostos que devem ser considerados para compor a base de cálculo da COFINS. A configuração deste parâmetro deve ser realizada conforme descrição do parâmetro MV_DEDBPIS.

MV_TPALPIS

Indica como é obtida a alíquota do PIS para retenção:

1 = apenas do cadastro de naturezas;

2 = do cadastro de produtos, ou do cadastro de naturezas, ou do parâmetro MV_TXPIS (conteúdo padrão); o Sistema considera o primeiro percentual que estiver preenchido, nessa sequência de prioridade.

MV_TPALCOF

Indica como deve ser obtida a alíquota da COFINS para retenção:

1 = apenas do cadastro de naturezas;

2 = ou do cadastro de produtos, ou do cadastro de naturezas, ou do parâmetro MV_TXCOFIN(conteúdo padrão); o Sistema considera o primeiro percentual que estiver preenchido, nessa sequência de prioridade.


  • Cadastro de Produto

Informe os percentuais de COFINS, PIS ou CSLL, de acordo com a operação a ser realizada na nota fiscal, e se o produto calcula ou não, os impostos para retenção.

Campos: B1_PCOFINS, B1_PPIS, B1_PCSLL, B1_PIS, B1_COFINS e B1_CSLL (respectivamente, Percentual COFINS, Percentual PIS, Percentual CSLL, Calcula PIS, Calcula COFINS e Calcula CSLL).

Cadastro de TES

Para efeito de crédito/débito do PIS/COFINS, os campos Calcula PIS/COFINS e Credita PIS/COFINS devem estar configurados.

É importante ressaltar que para o cálculo correto do custo de entrada, no campo Cred. PIS/COF, informe se o imposto deve ser creditado ou debitado, e no campo Atu. Estoque deve estar configurado com Sim.

Cadastro de Naturezas

Informe a retenção/cálculo dos tributos (PIS, COFINS e CSLL) no módulo Financeiro.

Campos: ED_CALCCOF, ED_CALCPIS, ED_CALCCSL, ED_PERCCOF, ED_PERCPIS e ED_PERCCSL (respectivamente, Calcula COFINS, Calcula PIS, Calcula CSLL, Percentual COFINS, Percentual PIS e Percentual CSLL).

A natureza financeira deve ser informada obrigatoriamente no cadastro cliente. Já para o fornecedor, a natureza financeira pode ser informada no cadastro de fornecedores ou na digitação do documento de entrada.

  • Cadastro de Fornecedor

Nesse cadastro, é definido quem deve realizar a retenção dos tributos na entrada da nota fiscal.

Campos: A2_RECPIS, A2_RECCOFI e A2_RECCSLL (respectivamente, Recolhe PIS, Recolhe COFINS e Recolhe CSLL).

Exemplo:

Se estes campos estiverem configurados com Sim, significa que o fornecedor recolheu os tributos, assim, não serão gerados títulos dos impostos no módulo Financeiro. Neste caso, o Sistema não verifica as configurações da natureza financeira e do produto.

Se esses campos estiverem configurados com Não, significa que a empresa deve recolher os tributos, ou seja, no módulo Financeiro, serão gerados títulos do tipo TX com base na configuração do cadastro de produtos e naturezas

(para retenção dos tributos) e no cadastro de TES (para apuração do PIS/COFINS), respeitando o número de parcelas definido pela condição de pagamento.

  • Cadastro de Clientes

É definido em três campos se haverá o cálculo de PIS, COFINS e CSLL da nota fiscal de saída, considerando os cadastros de natureza financeira, produto e TES.

Campos: A1_RECPIS, A1_RECCOFI e A1_RECCSLL (Calcula PIS, Calcula COFINS e Calcula CSLL).

Estes campos podem ser preenchidos com:

  • Sim - são gerados títulos de abatimento (CF-, CS- e PI-) a favor do cliente, relativos aos valores de cada um dos tributos, indicando que o próprio cliente irá recolhê-los.
  • Não - não são gerados os títulos de abatimento, indicando que o cliente não irá recolher os tributos.

As configurações sobre o cálculo de PIS, COFINS e CSLL, nos cadastros de Clientes e Fornecedores, são utilizadas no cálculo da retenção destes tributos, não afetando suas apurações.

  • Nota Fiscal de Entrada

Ao lançar a nota fiscal de entrada, os valores do PIS, COFINS e CSLL podem ser visualizados na pasta Impostos. Nesta pasta, o Sistema irá demonstrar o Código, Descrição, Base do Imposto, Alíquota e Valor, sendo:

Código

Referente a

PIS

Retenção do PIS

COF

Retenção da COFINS

PS2

Apuração do PIS

CF2

Apuração da COFINS

CSLL

Essa informação é apresentada se os campos D1_VALIMP4D1_BASIMP4D1_ALQIMP4 estiverem criados.

Retenção da CSLL

Apesar dos cálculos de PIS, COFINS e CSLL já estarem implementados, a retenção destes tributos não era efetuada pelo Sistema. Esse tratamento passa a ser efetuado a partir da criação dos campos mencionados, neste documento, e da atualização do repositório do Microsiga Protheus.

A retenção ocorre no documento de entrada e na implantação manual de um título a pagar, diferenciando-se somente pelos parâmetros de cálculo dos tributos:

  • Títulos a Pagar

Na implantação de um título a pagar, o cálculo e a retenção ocorrem quando a natureza financeira indica o cálculo dos tributos e o fornecedor não os recolhe.

  • Documento de Entrada

No documento de entrada, o cálculo do tributo ocorre, utilizando-se a TES e o produto, conforme o exemplo descrito. A retenção também é efetuada quando a natureza financeira indicar o cálculo do tributo e o fornecedor não recolhê-lo.

Note que a diferença está no cálculo e não na retenção dos tributos.

  • Apuração de Impostos no módulo Financeiro

A Apuração de Impostos, no módulo Financeiro, atende a apuração de valores de PIS, COFINS e CSLL e a geração de títulos de impostos quando os valores retidos no período forem menores que os valores mínimos de apuração. A rotina apura IRRF, PIS, COFINS e CSLL.

Para apuração dos valores mínimos de recolhimento dos impostos PIS, COFINS, CSLL, quando de sua retenção conjunta (código de retenção 5952), é aplicado o somatório dos impostos dividido pela média simples dos valores contidos nos parâmetros MV_VRETPIS, MV_VRETCOF e MV_VRETCSLL, de acordo com a MP 135.

No caso da aplicação do código de retenção 5952 para os impostos, estes serão gerados separadamente (um titulo para PIS, um título para COFINS e outro para CSLL). Neste caso, eles devem conter o mesmo código de retenção e serão agrupados no momento da geração da DIRF ou impressão da DARF.

Exemplo:

Na implantação de uma DP, o valor de PIS é inferior ao mínimo de apuração, portanto, não será gerado o titulo de PIS.

Porém, se no período de apuração aplicado à rotina, os valores de retenção de PIS forem maiores que o mínimo de retenção, o título do PIS será gerado.

  • Vencimento dos títulos de PIS, COFINS e CSLL no Contas a Receber

A gravação das datas de vencimento dos títulos de PIS, COFINS e CSLL, gerados pelo contas a receber na forma de títulos de abatimento (CS-, CF- e PI-), serão iguais às datas de vencimento do título principal.

Essa alteração foi necessária para que os títulos sejam tratados corretamente no fluxo de caixa, ajustando a gravação da data dos títulos de impostos (títulos filhos) com a mesma data do título pai.

...

Pasta Cadastrais

...

Objetivo da tela:

...

Informar os dados de identificação do produto como código, tipo de produto, unidade de medida primária e secundária, uso de controles específicos por produto como uso de rastreabilidade, alçada, endereçamento e outras.

Principais Campos e Parâmetros:

...

Campo:

...

Descrição:

...



Desoneração Folha de Pagamento

...