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Campo:

Descrição:

Estoque de Segurança

O estoque de segurança é tratado por produto e indica a quantidade mínima do saldo em estoque para evitar a falta produtos entre a solicitação de compra ou produção e o seu recebimento, nos casos em que ocorra consumo acima da média ou atraso no fornecimento. A quantidade definida como estoque de segurança é considerada no cálculo do ponto de pedido executado em Cálculo do Lote Econômico.

Pode ser informado através de uma fórmula cadastrada pela opção Fórmulas.

Exemplo:

O Estoque de Segurança deve ser 10% do Ponto de Pedido.

1. Cadastre em Fórmulas:
Código: XXX

Conteúdo: SB1->B1_EMIN * 0.1

B1_EMIN é o campo Ponto de Pedido.

2. Informe o código XXX no campo Form. Est. Seg.
Quando definida uma fórmula para cálculo do estoque de segurança, esta prevalecerá ao campo Segurança.

Apropriação
Atendimento Call Center

Na opção Atendimento, do módulo Call Center, são utilizados os seguintes campos para a consulta das características do produto:

  • Observação

Campo tipo texto, onde são detalhadas as características do produto, com o objetivo de fornecer apoio ao atendente durante o Atendimento. Exemplo: propriedades do produto, facilidades/vantagens em obter o produto, etc.

  • Situação

Situação atual do produto (importado, lançamento, obsoleto, etc.).

Classe Selo

Caso o produto utilize Selo de Controle, é necessário selecionar sua classe, para escrituração no Livro de Registro do Selo Especial de Controle, conforme legislação do IPI.

Informações
titleImportante:

Esse campo deve ser criado pelo usuário conforme indicado no Tópico Procedimentos de Implementação.


No Cadastro de Produtos, o campo Selo Enq é utilizado para informar a classe de enquadramento do IPI para Bebidas e Cigarros.

Controle Contrato de ParceriaEsse controle é destinado às empresas que possuem Contrato de Fornecimento de Produtos por um determinado período, eliminando a necessidade da inclusão de diversas Solicitações de Compras e de realização de Cotações, agilizando o processo de compra.

No Contrato de Parceria, o usuário deve definir a cada sequência de item, o produto e a quantidade a ser adquirida para o período. Assim, é possível definir todos os itens a serem adquiridos durante o ano.

Procedimentos:

Para utilizar um produto em um Contrato de Parceria:

1. No Cadastro de Produtos, preencha o campo Contrato com S.
2. Cadastre o Contrato de Parceria, onde é definido a cada sequência de item, o produto e a quantidade a ser adquirida para o período. Assim, é possível definir todos os itens a serem adquiridos durante o ano.
3. Para efetuar o recebimento de um material com Contrato de Parceria, é necessário que antes seja executada a Autorização de Entrega ou Gera Autorização de entrega para realizar as baixas dos itens do Contrato de Parceira e registrar a autorização da compra.
Os produtos com Contrato de Parceria não podem ser utilizados em Solicitação de Compra, Pedido de Compra e Solicitação por Ponto de Pedido.

Os dados dos Contratos de Parceria são armazenados na tabela SC3 - Contrato de Parceria.

Controle de Alçadas

Para o controle dos direitos e limites de compras efetuadas pelos funcionários, o Microsiga Protheus possui o Controle de Alçadas, no qual permite realizar esse processo de forma prática e segura.

O controle de alçada é realizado através da configuração dos parâmetros:

  • MV_RESTSOL
  • MV_RESTCOM
  • MV_RESTINC
  • MV_RESTPED
  • MV_RESTNFE

É possível definir os produtos que serão controlados no Cadastro de Produtos e os funcionários envolvidos no processo de compras e das senhas dos funcionários no módulo Configurador.

Procedimentos:

Para utilização do controle de alçadas, observe os seguintes campos no Cadastro de Produtos:

  • Restrição

Utiliza o controle de restrições ao solicitantes na geração das solicitações de compras do produto.

Configure o parâmetro MV_RESTSOL como Sim e inclua as restrições no Cadastro de Solicitantes.

  • Gr. Compras

Informe o grupo de compradores padrão para este produto que utiliza o controle de alçadas.

Caso o solicitante não esteja cadastrado em nenhum grupo, o Sistema assume automaticamente o grupo de compradores padrão informado nesse campo. Se esse grupo não for informado, isso prejudicará o Controle de Alçadas.

Controle de Qualidade

O controle de qualidade é realizado mediante a avaliação do Cadastro de Produtos, Amarração Produto X Fornecedores, parâmetros do módulo Configurador, do TES e TM utilizados nas movimentações.

Procedimentos:

Para que o Sistema avalie a necessidade de enviar um produto para o controle de qualidade, no momento do recebimento ou na produção:

  • Configure o parâmetro MV_CQ com o número do armazém que representa o Controle de Qualidade.
  • Configure o parâmetro MV_DIRCQ com o diretório para gravação dos certificados de qualidade.
  • No Cadastro de Produtos, atribua uma nota mínima para o produto no campo Nota Mínima. Essa nota é comparada com a nota do fornecedor.
  • No campo Tipo de CQ do Cadastro de Produtos, defina se o controle de qualidade será feito pelo módulo de Compras e Estoque/Custos do Sistema Microsiga Protheus ou pelo módulo de Inspeção de Entrada do Sistema Quality.

Ao selecionar a opção M-Materiais a Liberação do Material enviado ao CQ, será realizada através dos módulos de Materiais (Estoque e Compras), em Baixas do CQ. Caso selecione Q-SigaQuality a liberação do material enviado ao CQ, será realizada no módulo Inspeção de Entrada, em Resultado, se o campo Tipo de C.Q. for igual a Q, na entrada de materiais os arquivos são gravados referente a entrega, e todo o controle será realizado no módulo Inspeção de Entrada.
Se o usuário utilizar o módulo de Inspeção de Entrada, o material será enviado ao armazém, definido pelo parâmetro MV_CQ, porém todo o controle é efetuado no módulo de Inspeção de Entrada, não sendo possível liberar ou rejeitar o material na Baixa do CQ dos módulos de Compras e Estoque/Custos.

  • No campo Produções CQ do Cadastro de Produtos, caso a empresa também trabalhe com produção (módulos Estoque/Custos e PCP), deve definir o intervalo de produções a ser considerado para o envio do produto para o CQ (Skip-Lote de produção). Por exemplo, se o valor preenchido for 10, a cada 10 produções, envia 1 ao CQ.
  • No campo Contr. Lote do Cadastro de Amarração de Produto x Fornecedor, defina a frequência de inspeção do produto pelo Controle de Qualidade para um determinado fornecedor (Skip-Lote de Compra) quando do recebimento do material, caso a nota do produto seja igual ou superior a nota de avaliação do fornecedor, caso queira controlar o envio de materiais ao C.Q. pelo Skip-Lote.
  • No campo Nota do Cadastro de Amarração de Produto x Fornecedor, defina uma Nota de avaliação do fornecedor para o produto, para controlar o envio de materiais ao C.Q. pela nota.
    Quando se trata de materiais enviados ao C.Q., inspecionados pelos módulos do Quality Protheus, não é necessário definir esse campo.
  • Em Documento de Entrada, utilize um TES que atualize o estoque.
    Dessa forma, cada produto possui uma pontuação mínima para o controle de qualidade. Na digitação da nota fiscal de entrada, é feita uma avaliação entre a pontuação da amarração Produto X Fornecedor e a pontuação do produto.

Caso a pontuação da amarração não atingir a pontuação do produto, este lote do material é enviado ao armazém do controle de qualidade (especificado pelo parâmetro MV_CQ); caso a pontuação da amarração atinja a pontuação mínima do Produto, esse lote do material passará pelo processo de avaliação do Skip-Lote.

  • Na Produção utilize um Tipo de Movimentação com Envio para CQ.

A transferência para o Armazém destinado ao controle de qualidade pode ser observada pela Consulta Produto.

  • A análise do produto deve ser registrada pela Baixa de CQ. É necessário incluir uma linha para registrar a liberação ou rejeição.
Endereçamento - Controle de Endereço

O Endereçamento permite o controle de estoque mais detalhado nos armazéns, ou seja, em qual prateleira, fila, etc., encontra-se seu produto.

Procedimentos

Para que um determinado produto use o controle de endereço:

  • O parâmetro MV_LOCALIZ deve estar preenchido com S;
  • O campo Contr. Ender do cadastro de Produtos, também deve estar preenchido com S.

Em qualquer entrada de produto, é gerado um registro de Saldo a Endereçar e, a partir de Endereçar Produtos, os produtos são direcionados para os locais físicos desejados.

Os endereços devem ser previamente cadastrados a fim de evitar erros de digitação no momento do endereçamento (opção Cadastro de Endereços).

Caso o produto use esse controle, o endereço deve ser digitado em todas as movimentações internas do Sistema, sendo que em notas fiscais de venda e em empenhos ela pode ser informada ou requisitada, automaticamente, de acordo com a prioridade definida em Prioridade de Endereçamento.

Informações
titleImportante:

O módulo Faturamento avalia os saldos por endereço no momento da liberação de estoque, se o parâmetro MV_GERABLQ tiver seu conteúdo preenchido com S (Sim). A liberação de estoque somente é permitida se houver saldo nos endereços relacionados.

Porém, se esse parâmetro for preenchido com N (Não), em Liberação de Pedidos, será efetuada a avaliação do saldo por endereços. Caso não haja saldo suficiente, será necessário diminuir a quantidade do pedido.

Potência de Lote

Os produtos que utilizam controle de rastreabilidade podem controlar também sua potência por Lote/Lote + Sublote. Esse controle permite identificar as características de potência do composto ativo de cada lote de um mesmo produto. Esse tipo de controle é muito utilizado por indústrias do ramo farmacêutico.

Procedimentos

Para controlar potência de lote:

  • Informe Sim no campo Contr. Potenc.
  • Para toda entrada de saldo desses produtos, que crie um novo lote/lote + sublote e informe a respectiva potência.
    Nos movimentos em que é informado um lote/lote + sublote já existente, a informação da potência é automaticamente informada pelo Sistema. As consultas de lote também apresentam essa informação.

Exemplo:

Uma indústria farmacêutica adquire de um fornecedor A, um quilo de um lote de um determinado composto químico. Neste quilo fornecido, na verdade, somente cinquenta por cento, ou seja, quinhentos gramas do lote são do composto requisitado, e o restante, os outros quinhentos gramas são impurezas. Assim, a potência deste lote é de 50%.

Já o fornecedor B utiliza outro processo de fabricação e consegue que a potência de seu lote desse mesmo composto químico, seja de 100%, o que significa que, requisitar ao fornecedor B um quilo desse lote corresponde, irá receber exatamente um quilo do composto químico, sem impurezas.

Com essa informação o Sistema pode calcular quanto ele deve requisitar, dependendo do fornecedor, para obter a quantidade que necessita.

Se a produção solicitar um quilo deste composto, é preciso requisitar, na verdade, dois quilos do fornecedor A ou um quilo do fornecedor B.

Rastreabilidade de Lote/Sublote

O controle de rastreabilidade permite traçar todo o caminho percorrido pelo produto na Empresa, impedindo a utilização de produtos com data de validade vencida.

O controle de rastreabilidade baseia-se na utilização de lotes que são atribuídos a um grupo de produtos no momento da entrada do produto no no Sistema. Esse número de lote acompanha o produto através dos diversos processos do Sistema tornando possível, por exemplo, saber quais lotes de matéria-prima foram utilizados na produção de determinado produto acabado.

Imagine que sejam encontrados problemas na matéria-prima deste produto acabado. Com o controle de rastreabilidade ativo, é possível saber com muito mais precisão quais matérias-primas foram empregadas em sua produção, pois a procura é restrita a determinados lotes, e não à toda quantidade do produto no estoque.

Para utilizar o controle de rastreabilidade por produto:

  • Definir o parâmetro MV_RASTRO que habilita o controle de rastreabilidade com S.

No cadastro de produtos:

  • Selecione um dos tipos de rastreabilidade, através do campo Rastro.
  • S - Rastreabilidade por sublote

Esse tipo de rastreabilidade possibilita um controle mais rígido e detalhado com a informação do lote e do Sublote a cada movimento realizado. O saldo é considerado de forma separada para cada sublote.

Exemplo:

É inviável requisitar 1600 peças do produto A, se existirem em estoque:

Sublote 00001 - 1000 peças;

Sublote 00002 - 600 peças;

É necessário, portanto, requisitar 1000 de um sublote e 600 de outro.

  • L - Rastreabilidade por lote

Na rastreabilidade por Lote, o saldo é aglutinado por lote, sendo que o sublote não é nem mesmo digitado em uma requisição. É possível, portanto, requisitar as 1600 peças de uma só vez.

É necessário informar apenas o número do lote nas movimentações, o número do sublote é ignorado.

  • A numeração dos lotes pode ser realizada das seguintes formas:
  • Por produto - define uma fórmula para cada produto através do campo Cód. Fórm. Lot. (B1_FORMLOT).
  • Padrão - define uma fórmula padrão para preenchimento dos lotes de todos os produtos no parâmetro MV_FORMLOT. Nesse caso, não informe o campo Cód. Fórm. Lot.
  • Em Documento de Entrada, é possível informar o número do lote manualmente.
Informações
titleImportante:

Caso não seja atribuída nenhuma numeração de lotes e o controle de rastreabilidade estiver ativo, o Sistema identifica na entrada do produto o lote pelo prefixo AUTO + numeração sequencial definida pelo parâmetro MV_PRXLOTE. Esse parâmetro não deve ser alterado pelo usuário.

O parâmetro MV_LOTVENC define se os lotes com data de validade vencida podem ser utilizados, impedindo que um determinado lote marcado ou vencido seja consumido automaticamente. A data de validade do lote é informada no recebimento do material.

Para bloquear/desbloquear os Lotes manualmente, utilize a opção Bloqueio de Lotes.

Se a empresa já utilizava controle de lotes antes da implantação do Sistema Microsiga Protheus, é necessário cadastrar os lotes dos produtos existentes em estoque, em Manutenção de Lotes para realizar o controle da movimentação.


Unidades de Medidas, Tipo e Fator de Conversão

Visão Geral do Programa

O Sistema permite a utilização de duas unidades de medidas:

• Unidade de medida padrão - utilizada em todos os movimentos desde a compra até a venda.
• Segunda unidade de medida - utilizada em transações em que as partes trabalham com unidades de medidas distintas, sendo obtidas a partir do fator de conversão determinado.
• Tipo de conversão - ddetermina como será obtida a segunda unidade de medida, se multiplicando ou dividindo a 1ª unidade de medida pelo fator de conversão.
• Fator de conversão - valor a ser aplicado na 1ª unidade de medida para obter a segunda unidade de medida, conforme o tipo de conversão.

Exemplo:

1ª Unidade de Medida = 3 Kg

Fator de Conversão = 1000

Tipo de conversão = Multiplicação

2ª Unidade de Medida = 3000 gramas

O Sistema controla o saldo nas 2 unidades, mas o custo unitário reflete o valor na unidade padrão.

Caso o produto não possua um fator de conversão fixo, como por exemplo, quando sofre variações por fatores físicos (umidade, calor, etc.), é possível informar a quantidade nas duas unidades de medida, digitando diretamente seus valores, sem o cadastramento do fator de conversão.

Apropriação 

Objetivo da tela:

O armazém de processo é o armazém onde ocorre de fato a produção, comumente chamado de chão de fábrica.

A classificação do produto com método de apropriação direta ou indireta facilita o acompanhamento dos saldos nos armazéns, especialmente do armazém em processo quando a apropriação é indireta.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Apropriação D - direta

Produtos de apropriação direta são produtos de fácil controle e contagem, sendo requisitados diretamente ao seu local de armazenagem para consumo.

É todo material consumido no processo produtivo, possível de ser apropriado diretamente ao produto produzido, tais como: matéria-prima, peças, componentes prontos para montagem. Exemplo: madeira para fabricação de móveis.

Aplicação Prática

Para produzir uma determinada máquina são utilizados quatro parafusos. Os parafusos fazem parte da estrutura da máquina e são requisitados normalmente para sua produção. A cada máquina que a fábrica necessita produzir são requisitados exatamente quatro parafusos. Este produto caracteriza uma apropriação direta, a exata quantidade solicitada é a utilizada.

Apropriação I - Indireta

Os produtos de apropriação indireta são produtos de difícil controle e contagem, sendo requisitados normalmente em quantidade maior do que a necessária para um armazém de processo definido pelo

parâmetro MV

parâmetro MV_LOCPROC. Por exemplo: tinta, cola e linha para fabricação de móveis.

À medida que os consumos ocorrem, esse saldo em processo é requisitado através do consumo teórico padrão (baixa pelo empenho). Estes produtos normalmente possuem um consumo real divergente do consumo teórico.

Aplicação Prática

Uma empresa vende cadeiras de madeira pintadas. A tinta faz parte da estrutura de produção das cadeiras, porém é muito difícil medir a quantidade exata de tinta que cada cadeira recebe. Seria também inviável solicitar esta quantidade no armazém toda vez que uma cadeira precisasse ser pintada. O produto tinta, nesse contexto, é um material que se enquadra na categoria de apropriação indireta.

Desta forma, quando é preciso montar uma cadeira, é requisitada ao armazém a lata inteira de tinta, que fica no armazém de processo, e é utilizada de acordo com a necessidade de produção de cadeiras da fábrica.

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Informações
titleImportante:

No cadastro Tipo de Movimentação é possível incluir um tipo de movimento que faça com que o Sistema desconsidere o tratamento especial dispensado a um produto com apropriação indireta. Dessa forma, a apropriação do produto passa a ser considerada direta.

Em quase todos os casos, é necessário efetuar o acerto de inventário de produtos de apropriação indireta, já que seu consumo real é quase sempre diferente do consumo teórico.


Pasta Cadastrais

Objetivo da tela:

Informar os dados de identificação do produto como código, tipo de produto, unidade de medida primária e secundária, uso de controles específicos por produto como uso de rastreabilidade, alçada, endereçamento e outras.

...

  • Cadastro de Grupo de Produtos X Fornecedor
  • O produto alternativo associado ao produto é sugerido em Ordens de Produção, quando o produto origem não for suficiente para atender à produção.
  • O relatório Relação da Posição do Estoque apresenta o produto relacionado ao seu respectivo produto alternativo.
  • Consulta Produto.
  • Cadastro de Produtos
  • Cadastro de Produto X Fornecedor
  • Integração Microsiga Protheus x Solum
  • Documento de Saída.
  • Integração Planejamento e Controle de Produção e Chão de Fábrica
  • Integração Microsiga Protheus com SoftSite
  • Licitações
  • Regra Licitação
  • Produtos
  • Fornecedores
  • Relação de Solicitações de Compras
  • Solicitação de Compras
  • Regras de Licitação
  • Licitações
  • Edital
  • Contratos
  • Cadastro de Guias de Selos de Controle
  • Livro de Registro do Selo Especial de Controle
  • Cadastros para o Controle de Alçada
  • Cadastro de Solicitantes
  • Compradores
  • Aprovadores
  • Grupo de Compras
  • Grupo de Aprovação
  • Consulte o tópico Cadastro de Amarração de Produto x Fornecedor.