Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Índice
maxLevel5
outlinetrue
indent8.1.1
exclude.*ndice
stylenone

Objetivo

Definir o agente causador do risco podendo ser físico, químico, biológico, ergonômico, acidente ou mecânico.

A rotina de Agentes (MDTA182) do sistema Microsiga Protheus apresenta uma listagem de agentes previamente cadastrados que, posteriormente, poderão ser inseridos como causadores de riscos na rotina de Riscos (MDTA180).

Informações
titleNota

Físico: compreender condições climáticas inadequadas e energias capazes de favorecer acidentes.

Exemplo: temperaturas extremas, ruídos altos e constantes, umidade, exposição à radiação e etc.

Químico: representados pela presença de substâncias, compostos ou produtos que podem penetrar no organismo de forma a causar prejuízos ao mesmo.

Exemplos: excesso de poeira, presença de gases, névoa, neblina, vapores e etc.

Biológico: dizem respeito à presença de microrganismos que podem contaminar o organismo, seja por inalação, ingestão ou contato com a pele.

Exemplos: fungos, parasitas, vírus, protozoários e etc.

Ergonômico: representados pelas atividades que exigem muito esforço físico ou condições psicológicas capazes de prejudicar a saúde do trabalhador.

Exemplos: séries intensas de repetições da mesma tarefa, controle rígido de produtividade, jornadas prolongadas e etc.

Acidente: eventos inesperados e indesejáveis que causam danos pessoais ou materiais (danos ao patrimônio) e que ocorrem de modo não intencional.

Exemplos: colisões e quedas indesejadas, lesões por tocar em algo afiado, quente, elétrico e etc.

Mecânico: presença de maquinário ou equipamentos capazes de proporcionar lesões entre outros prejuízos para o organismo.

Exemplos: trabalho com máquinas e equipamentos defeituosos, manuseio de corrente elétrica sem proteção, iluminação inadequada e probabilidade de explosões e incêndios.


na onde cada , Químico, Biológico, Ergonômico, Acidente ou Mecânico.Nela são apresentadas as informações de código e nome do agente de risco, grupo (Físico, Químico, Biológico, Ergonômico, Acidente e Mecânico), descrição do agente, substância ativa, meio de propagação, tipo do adicional de (Insalubridade ou Periculosidade), indica se a exposição ao agente de risco dará direito à adicional de insalubridade ou periculosidade, tipo de avaliação utilizada pelo agente (Quantitativo e Qualitativo). Para o agente Quantitativo, ao relacionar o Agente ao Risco e informar o valor 0,000 no campo Quantidade de Agente, esta informação será apresentada no campo 15.4 do relatório PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário). Para o agente Qualitativo, ao relacionar o Agente ao Risco e informar o valor 0,000 no campo Quantidade de Agente, o campo 15.4 do relatório PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário) apresentará a informação NA.

...








Informações
titleNota

Para que a configuração das parcelas seja na forma alfabética, é necessário que o parâmetro MV_1DUP tenha em seu conteúdo a letra A, entretanto, para divisão de parcelas de maneira numérica, informe a opção 1.