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A rotina de Agentes (MDTA182) do sistema Microsiga Protheus apresenta uma listagem de agentes previamente cadastrados que, posteriormente, poderão ser inseridos como causadores de riscos na rotina de Riscos (MDTA180).

Informações
titleNota

Físico: compreender condições climáticas inadequadas e energias capazes de favorecer acidentes.

Exemplo: temperaturas extremas, ruídos altos e constantes, umidade, exposição à radiação e etc.

Químico: representados pela presença de substâncias, compostos ou produtos que podem penetrar no organismo de forma a causar prejuízos ao mesmo.

Exemplos: excesso de poeira, presença de gases, névoa, neblina, vapores e etc.

Biológico: dizem respeito à presença de microrganismos que podem contaminar o organismo, seja por inalação, ingestão ou contato com a pele.

Exemplos: fungos, parasitas, vírus, protozoários e etc.

Ergonômico: representados pelas atividades que exigem muito esforço físico ou condições psicológicas capazes de prejudicar a saúde do trabalhador.

Exemplos: séries intensas de repetições da mesma tarefa, controle rígido de produtividade, jornadas prolongadas e etc.

Acidente: eventos inesperados e indesejáveis que causam danos pessoais ou materiais (danos ao patrimônio) e que ocorrem de modo não intencional.

Exemplos: colisões e quedas indesejadas, lesões por tocar em algo afiado, quente, elétrico e etc.

Mecânico: presença de maquinário ou equipamentos capazes de proporcionar lesões entre outros prejuízos para o organismo.

Exemplos: trabalho com máquinas e equipamentos defeituosos, manuseio de corrente elétrica sem proteção, iluminação inadequada e probabilidade de explosões e incêndios.

na onde cada informações de código e nome do agente de risco, grupo (Físico, Químico, Biológico, Ergonômico, Acidente e Mecânico), descrição do agente, substância ativa, meio de propagação, tipo do adicional de (Insalubridade ou Periculosidade), indica se a exposição ao agente de risco dará direito à adicional de insalubridade ou periculosidade, tipo de avaliação utilizada pelo agente (Quantitativo e Qualitativo). Para o agente Quantitativo, ao relacionar o Agente ao Risco e informar o valor 0,000 no campo Quantidade de Agente, esta informação será apresentada no campo 15.4 do relatório PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário). Para o agente Qualitativo, ao relacionar o Agente ao Risco e informar o valor 0,000 no campo Quantidade de Agente, o campo 15.4 do relatório PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário) apresentará a informação NA.

Utilize o botão Limite de Tolerância, para informar a intensidade, tempo máximo e grau de insalubridade (grau mínimo, grau médio, grau máximo) do agente de risco.

As contas a pagar são compromissos representados por compra de mercadorias, serviços, salários, impostos, aluguel, empréstimos, contribuições, máquinas, insumos para produção, entre outros.

A rotina de Contas a Pagar do sistema Microsiga Protheus controla todos os documentos, também chamados de títulos, pagos pela empresa e que podem ser: duplicatas, cheques, notas promissórias, adiantamentos, pagamentos antecipados, notas fiscais etc. As informações cadastradas contribuem na tomada de decisões sobre todos os compromissos da empresa que representam o desembolso de recursos e, também, estão atribuídas aos seguintes critérios:

  • Elaboração do fluxo de caixa.
  • Garantir o prazo de pagamento, inclusive considerando as possibilidades de conseguir descontos e, principalmente, evitar penalidades que resultam no ônus de multas e juros.
  • Priorizar pagamentos na hipótese de dificuldade financeira.
  • Identificar situações contratadas e não pagas.
  • Garantir a conciliação com os saldos contábeis.
Informações
titleNota

Os tipos de títulos identificam o numerário referente a uma determinada receita ou despesa. Eles devem ser definidos na tabela 05 (Tipos de títulos) do módulo Configurador ou na rotina Tipos de títulos.

A inclusão de um título na carteira a pagar pode ser feita de forma manual (inclusão individual dos títulos por meio de digitação) ou automática (a partir das notas fiscais de entrada, desde que, o módulo de Compras e/ou Estoque e Custos estejam integrados ao módulo Financeiro).

...

titleNota

Para que o título seja gerado automaticamente, é necessário que os módulos de Compras e/ou Estoque e Custos estejam implantados e integrados, pois, o processo depende do recebimento de documentos de entrada e dos pedidos de compras.

O cadastro de contas a pagar está elaborado da seguinte forma:

...

NF de entrada criada no módulo Estoque e custos

...

Títulos gerados no Contas a pagar

...

101010 A - 1.000

101010 B - 1.000

101010 C - 1.000

101010 D - 1.000

101010 E - 1.000

101010 F - 1.000

Para que a configuração das parcelas seja na forma alfabética, é necessário que o parâmetro MV_1DUP tenha em seu conteúdo a letra A, entretanto, para divisão de parcelas de maneira numérica, informe a opção 1.

Os títulos devem ser agrupados por natureza, permitindo assim, uma geração de resultados (relatórios) de forma estruturada e organizada, sendo uma poderosa ferramenta gerencial.

A opção de desdobramento permite a geração de diversos títulos a partir de um, tendo todos o mesmo valor (parcela) ou o valor dividido pelo número de parcelas (total).

O faturamento, quando integrado, gera títulos a pagar por meio da rotina de Atualização de Comissão. Esses títulos serão apresentados pelo padrão com a opção COM e seu prefixo será definido pela configuração do parâmetro MV_3DUPREF.

O sistema realiza o acompanhamento do histórico dos fornecedores, como maior saldo, média e maior atraso e o controle dos saldos a pagar como valor vencido, a vencer e outros.

Na quitação dos títulos, o sistema oferece facilidades no tratamento da empresa X Banco com pagamentos automáticos e emissão de cheques. A baixa dos títulos a pagar pode ser feita de forma manual ou automática, individual ou por lotes recebidos dos Bancos.

Os títulos que devem ser considerados para fins de fluxo de caixa podem ser controlados, pois, na inclusão de contas a pagar o sistema atualiza esse fluxo e efetua os lançamentos contábeis por meio de parâmetros definidos e dos lançamentos padronizados.

Mapa Mental

Conheça neste diagrama as informações que contemplam as funcionalidades da rotina: 

 Image Removed

Antes de iniciar o procedimento de inclusão, pressione a tecla [F12] para realizar a parametrização da rotina que contempla os seguintes critérios: 

...

Campo:

...

Descrição

...

Indica, por meio da seleção entre as opções Sim e Não, se o lançamento contábil deve ser exibido quando a contabilização for on-line.

Exemplo:

Sim.

...

Indica, por meio da seleção entre as opções Sim e Não, se devem ser contabilizados os títulos provisórios.

Exemplo:

Não.

...

Indica, por meio da seleção entre as opções Sim e Não, se devem ser exibidos os campos para digitação das contas a débito e a crédito no rateio do título.

Exemplo:

Sim.

...

Indica, por meio da seleção entre as opções Sim e Não, se a contabilização será on-line, ou seja, no momento da efetivação da transação um a um (inclusão de título, baixa, geração de cheque, exclusão etc) ou se será contabilizado off-line, onde todos os lançamentos não efetuados on-line são contabilizados em um processo de lote.

Exemplo:

Não.

...

Indica, por meio da seleção entre as opções Sim e Não, se deve gerar cheque para títulos de adiantamento. Dessa forma o sistema habilitara o campo Cheque na inclusão do pagamento antecipado e quando seu número é informado, ocorre a movimentação bancaria.

Exemplo:

Sim.

...

Indica o valor para ser utilizado no rateio de contas a pagar. Dispõe das opções Bruto (Valor do título mais os impostos) e Líquido (valor sem os impostos).

Exemplo:

Bruto.

...

Indica, por meio da seleção entre as opções Sim e Não, se os lançamentos contábeis do rateio devem ser aglutinados em uma única linha, desde que, as contas, centro de custo, item e classe de valor sejam iguais nos lançamentos efetuados.

Exemplo:

Não.

...

Indica, por meio da seleção entre as opções Sim e Não, se deve ser exibida a tela de rateio na exclusão do título.

Exemplo:

Sim.

...

Indica se deve gerar movimento bancário quando o campo Gera Chq.p/Adiant. estiver preenchido com a opção Não. Dispõe das opções:

  • Sim: adiantamento em dinheiro (com movimentação).
  • Não: adiantamento sem movimento bancário para envio de CNAB (DOC/TED).

Exemplo:

Não.

...

Para situações em que são utilizadas múltiplas naturezas, indica se o rateio será gerado como natureza/centro de custo. Para os valores dos impostos, será aplicado somente se a opção de rateio do valor for informada como liquido. Dispõe das opções Título e Título/Impostos.

Exemplo:

Título.

Página Inicial

Na página inicial da rotina, estão disponíveis as opções:

Deck of Cards
effectDuration0.5
historyfalse
idsamples
effectTypefade
Card
id1
labelIncluir

Permite a inclusão de informações dos agentes.

Ao selecionar esta opção, eleja a Filial desejada e clique em Ok.

As informações devem ser preenchidas de acordo com as orientações descritas em Principais Campos.

Card
id2
labelAlterar

Permite a alteração de informações dos documentos/títulos que devem ser pagos pela empresa.

Ao selecionar esta opção, eleja a Filial desejada e clique em Ok.

As informações devem ser ajustadas de acordo com as orientações descritas em Principais Campos.

Card
id3
labelVisualizar

Permite a visualização de informações dos documentos/títulos que devem ser pagos pela empresa.

Veja também outras funcionalidades disponíveis em  Outras Ações.

Card
id4
labelPesquisar

Permite a pesquisa de informações para o título selecionado com a utilização de filtros que as ordenam de acordo com a característica desejada.

Exemplo:

  • filial+prefixo+nro título+parcela+tipo+fornecedor+loja.
  • filial+ordem pagto.
Card
id5
labelExcluir

Permite a exclusão de um documento/título. Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em Outras Ações / Excluir.

Confira as informações disponíveis e clique em Confirmar.

Veja também mais funcionalidades disponíveis em Outras Ações.

Card
id6
labelLim. Tolerancia

A característica de um título provisório é sua inclusão na rotina de contas a pagar sem que a nota fiscal ou documento oficial estejam em poder da empresa. Desta forma, no momento em que o título provisório é substituído pelo original, é permitida a alteração de informações como valores, natureza, histórico, impostos etc. Também, é possível selecionar títulos de diferentes moedas para que sejam gerados na moeda desejada de acordo com os seguintes critérios:

  • Não converte: apenas os títulos da moeda selecionada são apresentados para a substituição.
  • Converte: são apresentados todos os títulos provisórios do fornecedor e os títulos marcados terão seus saldos convertidos para a moeda escolhida.

Ao acionar a opção Substituir informe número do fornecedor e loja do título. Se preferir, utilize o recurso de consulta padrão (por meio da tecla F3).

É exibida uma relação de títulos de acordo com o fornecedor selecionado do tipo PR.

Marque o título e confirme. Em seguida, o sistema disponibiliza a opção para fazer o cadastro do título a pagar.

Card
id7
labelImprimir Browse

Na página principal da rotina, estão disponíveis as opções:

Esta opção indica por meio de opções de cores e/ou símbolos a condição dos títulos.

Image Removed

Deck of Cards
effectDuration0.5
historyfalse
idsamples
effectTypefade
Card
defaulttrue
id1
labelIncluir

Permite a inclusão de informações dos documentos/títulos que devem ser pagos pela empresa.

Ao selecionar esta opção, eleja a Filial desejada e clique em Ok.

As informações devem ser preenchidas de acordo com as orientações descritas em Principais Campos.

Veja também mais funcionalidades disponíveis em Outras Ações.

Card
defaulttrue
id2
labelAlterar

Permite a alteração de informações dos documentos/títulos que devem ser pagos pela empresa.

Ao selecionar esta opção, eleja a Filial desejada e clique em Ok.

As informações devem ser ajustadas de acordo com as orientações descritas em Principais Campos.

Veja também mais funcionalidades disponíveis em Outras Ações.

Card
id3
labelExcluir

Permite a exclusão de um documento/título. Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em Outras Ações / Excluir.

Confira as informações disponíveis e clique em Confirmar.

Veja também mais funcionalidades disponíveis em Outras Ações.

Card
id4
labelVisualizar

Permite a visualização de informações dos documentos/títulos que devem ser pagos pela empresa.

Veja também outras funcionalidades disponíveis em  Outras Ações.

Card
id5
labelPesquisar

Permite a pesquisa de informações para o título selecionado com a utilização de filtros que as ordenam de acordo com a característica desejada.

Exemplo:

  • filial+prefixo+nro título+parcela+tipo+fornecedor+loja.
  • filial+ordem pagto.
Card
id6
labelSubstituir

A característica de um título provisório é sua inclusão na rotina de contas a pagar sem que a nota fiscal ou documento oficial estejam em poder da empresa. Desta forma, no momento em que o título provisório é substituído pelo original, é permitida a alteração de informações como valores, natureza, histórico, impostos etc. Também, é possível selecionar títulos de diferentes moedas para que sejam gerados na moeda desejada de acordo com os seguintes critérios:

  • Não converte: apenas os títulos da moeda selecionada são apresentados para a substituição.
  • Converte: são apresentados todos os títulos provisórios do fornecedor e os títulos marcados terão seus saldos convertidos para a moeda escolhida.

Ao acionar a opção Substituir informe número do fornecedor e loja do título. Se preferir, utilize o recurso de consulta padrão (por meio da tecla F3).

É exibida uma relação de títulos de acordo com o fornecedor selecionado do tipo PR.

Marque o título e confirme. Em seguida, o sistema disponibiliza a opção para fazer o cadastro do título a pagar.

Card
id7
labelCanc. Desdobr.

Permite excluir títulos com desdobramentos. Ao acionar esta opção, posicione o cursor sobre o título gerador do desdobramento que deve ser cancelado e confirme o procedimento.

Card
id8
labelVis. rateio

Essa opção permite a visualização dos rateios gerados na inclusão dos títulos a pagar.

Card
id9
labelAgendamento

Permite fazer o agendamento do vencimento do título. Basta informar a data desejada e confirmar.

Card
id10
labelConhecimento

Executa a rotina padrão da base de conhecimento do sistema com informações genéricas armazenadas em arquivos. Essas informações podem ser figuras, textos, planilhas ou qualquer tipo de arquivo que seja relevante.

Card
id11
labelLegenda
Card
id12
labelHistórico do Título

Apresenta informações sobre o log de processamento do título selecionado, bem como, possibilita a pesquisa de suas informações com a utilização de filtros que as ordenam de acordo com a característica desejada, como por exemplo, data+hora ou usuário+data+hora.

Por meio da opção Detalhes é possível visualizar com ênfase informações sobre data, hora, usuário, mensagem, processo e subprocesso.

Card
id13
labelTracker Contábil

Permite localizar e exibir os lançamentos contábeis a partir do documento que os originou.

Card
id14
labelDocumentos

Permite o controle de documentos quando o título está vinculado a eles.

Card
id15
labelRastr. Contrato

Esta opção permite consultar um contrato (e sua situação) relacionado a um título a pagar, bem como, quando o título foi gerado a partir de um documento de entrada composto por itens originados de mais de um pedido de compras com contrato.

...