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Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

De forma hierárquica temos:

Nível

Entidade Contábil

2

Centro de Custo

3

Item Contábil

4

Classe de Valor

O nível 1, não relacionado na tabela, se refere à Conta Contábil.

...

Informações
titleDica:

Se a nomenclatura de Centro de Custos foi alterada na opção Configuração de Custos, a tela exibida acima pode estar diferente.


Workflow centro de custo - Fluig

É possível realizar a aprovação por meio de workflow via Fluig. Para isto é necessário ter configurado e liberado o processo SOLCTT na rotina Gerador de Processos Fluig.


Desbloq. Centro de Custo

É possível realizar o desbloqueio manual, caso a conexão com o Fluig não esteja disponível em Outras Ações na opção Desbloq. Centro de Custo. Para isto é necessário configurar no cadastro de Usuários as permissões para o usuário.

Informações
titleImportante:
  • Ao incluir o centro de custo com o workflow do fluig ativado é necessário sempre o desbloqueio. Caso seja alterado o centro de custo, o workflow é reiniciado como bloqueado.
  • É possível excluir o centro de custo caso não tenha sido utilizado.


Integração TOTVS Educacional

Esta rotina disponibiliza a integração com o RM Classis x Backoffice Protheus, para isto veja mais detalhes em Integração TOTVS Educacional x Backoffice Protheus.


Reserve

É possível por meio do Centro de Custo exportar e atualizar o Centro de Custo para o Reserve. Esta integração ocorre por meio de arquivo XML.


Requisito

Configurar os parâmetros no Wizard Config.
A integração pode ocorrer das seguintes maneiras:

  • Via Schedule: com agendamento de data e hora para execução da exportação da carga inicial no Reserve e posterior atualização. Caso esteja com o parâmetro MV_RESEXP configurado com 2 = Offline ou 3=Online e Schedule.
  • Cadastro Centro de Custo: Caso o parâmetro MV_RESEXP esteja com 1=Online ou 3=Online e Schedule, a integração é realizada em tempo real.
Informações
titleImportante:
  • Caso o Centro Custo esteja Bloqueado, este é automaticamente excluído do Reserve, ao desbloqueá-lo é inserido novamente no Reserve.
  • Para as falhas de processo é gerado um log para envio de e-mail na rotina Log de Integração.
  • Os Centros de Custos sintéticos não são exportados.

Centro de Custos - CTBA180

Objetivo da tela:

Permite cadastrar Centros de Custo para visualização tradicional e a visualização com estrutura de árvore.

Se configurada a rotina Schedule e o Adapter EAI é possível a integração do TIN (TOTVS Incorporações) e Protheus para o envio e o recebimento de arquivos XML, de acordo com o XSD homologado pela Totvs®.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:




Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

C CustoEspecifica qual o código do centro de custo. O tamanho de um centro de custo pode variar entre 9 e 20 caracteres. O tamanho padrão é de 9 caracteres, sendo que para alterá-lo basta utilizar o Configurador.
Classe

Especifica a classe do centro de custo que pode ser:

  • 1 = Sintético: centros de custo totalizadores dos centros de custo analíticos;
  • 2 = Analítica: centros de custo que recebem os valores dos lançamentos contábeis.
Informações
titleImportante:

Ao contrário das contas contábeis, nas quais a classe sintética precisa existir para a emissão dos demonstrativos contábeis, essa regra não se aplica para os Centros de Custo. Porém, recomenda-se que os Centros de Custo sejam cadastrados da mesma forma que um Plano de Contas (níveis Analíticos e Sintéticos).

Cond. NormalIndica a classificação do centro de custo: 1-Receita ou 2-Despesa.
Desc. Moeda 1Indica a nomenclatura do Centro de Custo na Moeda 1. O SIGACTB permite o cadastro da descrição do Centro de Custo nas demais moedas. Para tal, coloque em uso o respectivo campo, por exemplo, a descrição na Moeda 3 utiliza o campo CTT_DESC03.
CC Bloq

Indica se o Centro de Custo está ou não bloqueado para os lançamentos contábeis. Se o Centro de Custo for bloqueado, nenhum lançamento contábil pode ser feito neste Centro de Custo.

Informações
titleImportante:

Se não for especificada nenhuma data de bloqueio, o Centro de Custo é considerado bloqueado para qualquer data. Para habilitar as datas de bloqueio use os campos CTT_DTBLIN e CTT_DTBLFI.

Dt. Ini. Exist.Especifica qual a data de início de existência para esse Centro de Custo. Não é permitido efetuar lançamentos contábeis que utilizem este Centro de Custo e possuam datas anteriores a esta.
C. Lucr/Perd.

Indica o Centro de Custo de Apuração de Resultado. Neste Centro de Custo informado lance os valores apurados de lucros e perdas durante o processamento da rotina especificada. O Sistema preenche automaticamente este campo com o mesmo conteúdo do campo Centro de Custo. Se este campo não for preenchido, a rotina Apuração de Resultado não considera este Centro de Custo para efeito de cálculo.

Utilize <F3> para selecionar um Centro de Custo já cadastrado.

C Ponte LP

Indica o Centro de Custo Ponte de Apuração de Resultado. Se informado, este Centro de Custo utiliza-se como contra-partida do lançamento contábil de Apuração de Resultado, deixando, desta forma, intactos os saldos do Centro de Custo, no qual se apurou a diferença. Se este campo não for preenchido, a rotina Apuração de Resultado não considera este Centro de Custo para efeito de lançamentos.

Utilize <F3> para selecionar um Centro de Custo já cadastrado.

Conf. Livros

Esse é o elo entre o Cadastro Configuração de Livros e o Centro de Custo. Informe qual/quais livro(s) pertencem a este Centro de Custo. Separe os códigos dos Livros por / (barra). Exemplo: 001/003/004

Quando em um relatório, for informado que se deseja obter o livro 001, esse Centro de Custo aparece nesse livro. Mas, quando informar o livro 002, esse Centro de Custo não aparece.

CC Superior

Indica qual é o Centro de Custo superior ao que está sendo cadastrado (dentro da hierarquia dos Centros de Custo). Este Centro de Custo é utilizado para calcular os valores dos saldos nos Centros de Custo sintéticos superiores.

Selecione <F3> para selecionar um Centro de Custo já cadastrado que será o Centro de Custo Superior. Este campo não precisa ser preenchido quando não existam Centros de Custo sintéticos no Plano de Centro de Custo.

Cód Red. CC

Indica um apelido para o Centro de Custo (que pode conter letras ou números) e que pode ser utilizado na digitação dos lançamentos contábeis, facilitando essa digitação. Se o código reduzido de sua empresa for menor que o sugerido pelo Sistema, altere no configurador o tamanho desse campo (CTT_RES) antes de iniciar o cadastro dos Centros de Custo.

Para utilizar o Código Reduzido de uma entidade configure o parâmetro MV_REDUZID. Ao configurar este parâmetro com S, o Sistema passa a considerar que a digitação de qualquer entidade contábil é feita pelo seu código reduzido. Ao manter o parâmetro com N, a digitação de qualquer código reduzido deve ser precedido de * (asterisco). Ao digitar o código reduzido, o Sistema o converte automaticamente para a entidade original.

Informações
titleImportante:

 

 

Todo e qualquer lançamento é gravado com os códigos das entidades originais.

Cnt Reg Niv1Indica qual a Contra-Regra de Nível 1, isto é, a regra de amarração utilizada durante o lançamento contábil. A Contra-Regra Nível 1 é a ligação entre uma entidade qualquer (neste caso o Centro de Custo) e a Conta Contábil. Este é um recurso que pode ser utilizado para evitar que Centros de Custo sejam lançados com Contas Contábeis erradas, por exemplo.
Regra Nível2Indica qual regra de amarração é utilizada durante o Lançamento Contábil. A Regra Nível 2 é a ligação entre uma entidade qualquer (nesse caso o Centro de Custo) e o Item Contábil. Este é um recurso que pode ser utilizado para evitar que entidades de Centros de Custo sejam lançadas em Itens Contábeis errados, por exemplo.
Regra Nível3

Indica qual regra de amarração é utilizada durante o Lançamento Contábil. A Regra Nível 3 é a ligação entre uma entidade qualquer (neste caso o Centro de Custo) e a Classe de Valor. Este é um recurso que pode ser utilizado para evitar que Centros de Custo sejam lançados em Classes de Valores erradas, por exemplo.

Para mais detalhes, consulte a rotina Amarrações.

Item Obrigat.Ao efetuar um Lançamento Contábil com este centro de custo, indique se o Item Contábil é informado obrigatoriamente. Caso esteja como Sim, ao efetuar o Lançamento Contábil e não digitar um Item Contábil, o Sistema não permite gravar, enquanto não for informado.
Cl. Vlr ObrigIndique se ao efetuar um Lançamento Contábil com este Centro de Custo a Classe de Valor deve ser informada obrigatoriamente. Caso esteja como Sim, ao efetuar o Lançamento Contábil e não digitar uma Classe de Valor, o Sistema não permite a gravação, enquanto não for informada.
Aceita Item

Indique se ao efetuar um Lançamento Contábil com este Centro de Custo o Item Contábil pode ser informado. Caso esteja como Não, ao efetuar o Lançamento Contábil e se digitar um Item Contábil, o Sistema não permite a gravação.

Aceita Cl.Vl

Indique se ao efetuar um Lançamento Contábil com este Centro de Custo a Classe de Valor pode ser informada. Caso esteja como Não, ao efetuar o Lançamento Contábil e se digitar uma Classe de Valor, o Sistema não permite a gravação.

% Empresa

É possível realizar o recolhimento diferenciado da contribuição previdenciária, de acordo com a atividade desenvolvida pelos funcionários. Para este controle podemos informar o percentual para um centro de custo.

Informe um percentual para um centro de custo no campo C. Custo, considerado no campo % Empresa ao executar o cálculo da Folha de Pagamento. Se está vazio, será considerado o percentual de desconto informado no parâmetro 14 - Encargos Empresa.

Rec.FaturInforme somente caso o centro de custo efetue recolhimento de forma diferenciada da empresa.
Ret.11%

Permite definir se os dados do Tomador de Serviço devem ser apresentados nos relatórios de Arquivos Magnéticos Legais. Informe S para utilizar os dados da filial onde o funcionário esta registrado, ou N para utilizar o CEI do Tomador.

Informações
titleImportante:

Anexo III, da Instrução Normativa 971: A empresa fica dispensada de elaborar a folha, GFIP, GPS e SEFIP por tomador, quando comprovadamente utilizar os mesmos segurados para atender várias empresas, alternadamente no mesmo período. São considerados serviços prestados alternadamente, aqueles em que a tarefa ou o serviço contratado seja executado por trabalhador ou equipe de trabalho em vários estabelecimentos, várias obras de uma mesma contratante ou de vários contratantes, por etapas, numa mesma competência, e que envolvem serviços que não compõem o Custo Unitário Básico (CUB).


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