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De forma hierárquica temos:

Nível

Entidade Contábil

2

Centro de Custo

3

Item Contábil

4

Classe de Valor

O nível 1, não relacionado na tabela, se refere à Conta Contábil.

...

Informações
titleImportante:

Somente no SIGACTB (Contabilidade Gerencial) e SIGAATF (Ativo Fixo) podemos configurar o nível de custos desejado, nos demais módulos o Sistema não permite cadastrar Item contábil nem Classe de Valor.


Integração RM Classis Net

Essa rotina dispõe da funcionalidade de integração com RM Classis Net.

Para detalhes técnicos sobre os Procedimentos de Implementação e Utilização, Sincronização de Tabelas entre as Bases e Parametrização para Geração, consulte o Manual de Integração Protheus x Classis, disponível no portal do TDN em http://tdn.totvs.com/pages/viewpage.action?pageId=6070320.

Veja também, as informações sobre Gestão Educacional.


Integração com TOTVS GFE

Para esta funcionalidade é necessário configurar via ESB e EAI o cadastro da tabela CTT - Centro de

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Custo com o GUH - Centro de Custo do TOTVS GFE. Lembrando-se que a rotina de Custos utiliza o padrão MVC.

Ao inserir um Custo podemos gerar um arquivo .xml, que pode ser exportado de forma assíncrona via TOTVS ESB para o TOTVS GFE.


Procedimentos

Para cadastrar custos (somente nos módulo SIGACTB e SIGAATF):

1. Acesse a rotina Centro de Custos. É exibida a janela Cadastro de Custos com as opções para a escolha do nível de custo a ser cadastrado:

  • C. Custos;
  • Item Contab.;
  • Cod. Cl. Valor;

2. Selecione a opção desejada.

É apresenta a tela para a manutenção.

3. Na janela de manutenção, tecle [F12] para configuração dos parâmetros envolvidos da rotina.

4. Configure-os conforme orientação do help de campo.

Informações
titleImportante:

Quando esse cadastro é acessado pelos módulos de Recursos Humanos, são apresentados campos referentes a tomadores de serviço, utilizados para apuração de SEFIP* e GPS* e estão detalhados no tópico Tomadores de serviço, em Conhecimento Específico dessa rotina.

* Uso exclusivo no Brasil

5. Observe o parâmetro:

Cadastro em Árvore: 

A apresentação do Centro de Custo/Item Contábil/Classe de Valor em estrutura de árvore é utilizada para facilitar a pesquisa e organização de dados.

  • Não - Utiliza o formato de manutenção padrão, não estruturado em árvore.
  • Sim - Torna padrão a estrutura em árvore para manutenção dos dados, a partir do próximo acesso ao cadastro.
  • Perguntar - A cada acesso ao cadastro, é exibida uma pergunta sobre o uso da estrutura em árvore, para manutenção dos dados.

6. Em seguida, clique em Incluir e preencha os dados conforme orientação do help de campo.

7. Confira os dados e confirme.

Dica
titleDica:

Se a nomenclatura de Centro de Custos foi alterada na opção Configuração de Custos, a tela exibida acima pode estar diferente.

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Ação:

...

Descrição:

...

Campo:

...

Centro de Custo - Entidade Contábil 

Objetivo da tela:

Permite cadastrar Centros de Custo para visualização tradicional e a visualização com estrutura de árvore.

Se configurada a rotina Schedule e o Adapter EAI é possível a integração do TIN (TOTVS Incorporações) e Protheus para o envio e o recebimento de arquivos XML, de acordo com o XSD homologado pela Totvs®.

...

Ação:

Descrição:


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

C Custo

Especifica qual o código do centro de custo. O tamanho de um centro de custo pode variar entre 9 e 20 caracteres. O tamanho padrão é de 9 caracteres, sendo que para alterá-lo basta utilizar o Configurador.

Classe

Especifica a classe do centro de custo que pode ser:

• 1 = Sintético: centros de custo totalizadores dos centros de custo analíticos;
• 2 = Analítica: centros de custo que recebem os valores dos lançamentos contábeis.
Help_buttonImportante:

Ao contrário das contas contábeis, nas quais a classe sintética precisa existir para a emissão dos demonstrativos contábeis, essa regra não se aplica para os Centros de Custo. Porém, recomenda-se que os Centros de Custo sejam cadastrados da mesma forma que um Plano de Contas (níveis Analíticos e Sintéticos).

Cond. Normal

Indica a classificação do centro de custo: 1-Receita ou 2-Despesa.

Desc. Moeda 1Indica a nomenclatura do Centro de Custo na Moeda 1. O SIGACTB permite o cadastro da descrição do Centro de Custo nas demais moedas. Para tal, coloque em uso o respectivo campo, por exemplo, a descrição na Moeda 3 utiliza o campo CTT_DESC03.
CC Bloq

Indica se o Centro de Custo está ou não bloqueado para os lançamentos contábeis. Se o Centro de Custo for bloqueado, nenhum lançamento contábil pode ser feito neste Centro de Custo.

Help_buttonImportante
Informações
titleImportante:

Se não for especificada nenhuma data de bloqueio, o Centro de Custo é considerado bloqueado para qualquer data. Para habilitar as datas de bloqueio use os campos CTT_DTBLIN e CTT_DTBLFI.

Dt. Ini. Exist.Especifica qual a data de início de existência para esse Centro de Custo. Não é permitido efetuar lançamentos contábeis que utilizem este Centro de Custo e possuam datas anteriores a esta.
C. Lucr/Perd.

Indica o Centro de Custo de Apuração de Resultado. Neste Centro de Custo informado lance os valores apurados de lucros e perdas durante o processamento da rotina especificada. O Sistema preenche automaticamente este campo com o mesmo conteúdo do campo Centro de Custo. Se este campo não for preenchido, a rotina Apuração de Resultado não considera este Centro de Custo para efeito de cálculo.

Utilize <F3> para selecionar um Centro de Custo já cadastrado.

C Ponte LP

Indica o Centro de Custo Ponte de Apuração de Resultado. Se informado, este Centro de Custo utiliza-se como contra-partida do lançamento contábil de Apuração de Resultado, deixando, desta forma, intactos os saldos do Centro de Custo, no qual se apurou a diferença. Se este campo não for preenchido, a rotina Apuração de Resultado não considera este Centro de Custo para efeito de lançamentos.

Utilize <F3> para selecionar um Centro de Custo já cadastrado.

Conf. Livros

Esse é o elo entre o Cadastro Configuração de Livros e o Centro de Custo. Informe qual/quais livro(s) pertencem a este Centro de Custo. Separe os códigos dos Livros por / (barra). Exemplo: 001/003/004

Quando em um relatório, for informado que se deseja obter o livro 001, esse Centro de Custo aparece nesse livro. Mas, quando informar o livro 002, esse Centro de Custo não aparece.

CC Superior

Indica qual é o Centro de Custo superior ao que está sendo cadastrado (dentro da hierarquia dos Centros de Custo). Este Centro de Custo é utilizado para calcular os valores dos saldos nos Centros de Custo sintéticos superiores.

Selecione <F3> para selecionar um Centro de Custo já cadastrado que será o Centro de Custo Superior. Este campo não precisa ser preenchido quando não existam Centros de Custo sintéticos no Plano de Centro de Custo.

Cód Red. CC

Indica um apelido para o Centro de Custo (que pode conter letras ou números) e que pode ser utilizado na digitação dos lançamentos contábeis, facilitando essa digitação. Se o código reduzido de sua empresa for menor que o sugerido pelo Sistema, altere no configurador o tamanho desse campo (CTT_RES) antes de iniciar o cadastro dos Centros de Custo.

Para utilizar o Código Reduzido de uma entidade configure o parâmetro MV_REDUZID. Ao configurar este parâmetro com S, o Sistema passa a considerar que a digitação de qualquer entidade contábil é feita pelo seu código reduzido. Ao manter o parâmetro com N, a digitação de qualquer código reduzido deve ser precedido de * (asterisco). Ao digitar o código reduzido, o Sistema o converte automaticamente para a entidade original.

Help_buttonImportante:

Informações
titleImportante:

Todo e qualquer lançamento é gravado com os códigos das entidades originais.

Cnt Reg Niv1Indica qual a Contra-Regra de Nível 1, isto é, a regra de amarração utilizada durante o lançamento contábil. A Contra-Regra Nível 1 é a ligação entre uma entidade qualquer (neste caso o Centro de Custo) e a Conta Contábil. Este é um recurso que pode ser utilizado para evitar que Centros de Custo sejam lançados com Contas Contábeis erradas, por exemplo.
Regra Nível2

Indica qual regra de amarração é utilizada durante o Lançamento Contábil. A Regra Nível 2 é a ligação entre uma entidade qualquer (nesse caso o Centro de Custo) e o Item Contábil. Este é um recurso que pode ser utilizado para evitar que entidades de Centros de Custo sejam lançadas em Itens Contábeis errados, por exemplo.

Regra Nível3

Indica qual regra de amarração é utilizada durante o Lançamento Contábil. A Regra Nível 3 é a ligação entre uma entidade qualquer (neste caso o Centro de Custo) e a Classe de Valor. Este é um recurso que pode ser utilizado para evitar que Centros de Custo sejam lançados em Classes de Valores erradas, por exemplo.

Para mais detalhes, consulte a rotina Amarrações.

Item Obrigat.Ao efetuar um Lançamento Contábil com este centro de custo, indique se o Item Contábil é informado obrigatoriamente. Caso esteja como Sim, ao efetuar o Lançamento Contábil e não digitar um Item Contábil, o Sistema não permite gravar, enquanto não for informado.
Cl. Vlr ObrigIndique se ao efetuar um Lançamento Contábil com este Centro de Custo a Classe de Valor deve ser informada obrigatoriamente. Caso esteja como Sim, ao efetuar o Lançamento Contábil e não digitar uma Classe de Valor, o Sistema não permite a gravação, enquanto não for informada.
Aceita ItemIndique se ao efetuar um Lançamento Contábil com este Centro de Custo o Item Contábil pode ser informado. Caso esteja como Não, ao efetuar o Lançamento Contábil e se digitar um Item Contábil, o Sistema não permite a gravação.
Aceita Cl.VlIndique se ao efetuar um Lançamento Contábil com este Centro de Custo a Classe de Valor pode ser informada. Caso esteja como Não, ao efetuar o Lançamento Contábil e se digitar uma Classe de Valor, o Sistema não permite a gravação.
% Empresa

É possível realizar o recolhimento diferenciado da contribuição previdenciária, de acordo com a atividade desenvolvida pelos funcionários. Para este controle podemos informar o percentual para um centro de custo.

Informe um percentual para um centro de custo no campo C. Custo, considerado no campo % Empresa ao executar o cálculo da Folha de Pagamento. Se está vazio, será considerado o percentual de desconto informado no parâmetro 14 - Encargos Empresa.

Rec.Fatur

Informe somente caso o centro de custo efetue recolhimento de forma diferenciada da empresa.

Ret.11%

Permite definir se os dados do Tomador de Serviço devem ser apresentados nos relatórios de Arquivos Magnéticos Legais. Informe S para utilizar os dados da filial onde o funcionário esta registrado, ou N para utilizar o CEI do Tomador.

Informações
titleImportante:

Anexo III, da Instrução Normativa 971: A empresa fica dispensada de elaborar a folha, GFIP, GPS e SEFIP por tomador, quando comprovadamente utilizar os mesmos segurados para atender várias empresas, alternadamente no mesmo período. São considerados serviços prestados alternadamente, aqueles em que a tarefa ou o serviço contratado seja executado por trabalhador ou equipe de trabalho em vários estabelecimentos, várias obras de uma mesma contratante ou de vários contratantes, por etapas, numa mesma competência, e que envolvem serviços que não compõem o Custo Unitário Básico (CUB).


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titleImportante:

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