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FAT0007_Emitir_Nota_de_Devolução_de_Compra

Produto:

Microssiga Protheus

Ambiente:

SIGAFAT - Faturamento

Passo a passo
Ocorrência:

DEFINIÇÃO DE CENÁRIO:

Se o produto ao qual deu entrada foi

 efetivamente

efetivamente comprado, e por um motivo qualquer esta compra não é mais devida, sendo necessário devolver a compra;

s

Então caracteriza uma movimentação de Devolução de compra. Siga o procedimento indicado nesta FAQ

iga o procedimento abaixo

.

Caso tenha sido entrada de determinado produto (de Cliente ou Fornecedor) do qual se sabe que deverá ser devolvido (exemplo: entrada para concerto, beneficiamento, movimentação de vasilhame, etc)

Então caracteriza uma movimentação que controla Poder de Terceiro. Neste

, então neste caso, consulte o procedimento da FAQ:

 

FAT0057_Emissão_

Emitir

de_Nota_de_Devolução_de_

Terceiro

Terceiros_Retorno


IMPORTANTE:

Para emitir um Documento de Devolução no módulo Faturamento, por meio da emissão de um Pedido e Documento de saída, é necessário que sejam informados NF, Série e Item originais, de forma a estabelecer relacionamento com o Documento Original a ser devolvido.

Isso porque, a possibilidade de se realizar tal operação sem o devido relacionamento anula a integridade de dados no sistema (inclusive, o SEFAZ rejeita documento transmitido sem devidos relacionamentos, como alguns casos de rejeição 327 / 328).

Obs: O indicado é que, se houver grande demanda de tal operação em seu negócio, e se for considerado inviável pela própria instituição incluir a Nf de Entrada no sistema apenas quando houver necessidade de devolve-lá (ajustando internamente as interferências na regra de negócio como estoque/custos); que se alimente previamente o volume / um período de Documentos de Entrada/ Saída na ocasião de implantação do módulo, reduzindo impactos quando se fizer necessário registrar operações relacionadas.

Outra alternativa é incluir a nota de saída pela rotina MATA920 - NF Manual de Saída na qual não há integração com o ERP (ou seja, caso não seja necessário alimentar os módulos Financeiro

 e 

e Estoque), na qual é permitido registrar a nota de Origem manualmente, sem que a mesma esteja lançada no sistema (visto que esta rotina não realiza as integrações, sendo específica para

 o

o lançamento manual de documentos fiscais de saída nos Livros Fiscais).

Conhecimento:

PREMISSAS:

-
  • A NF de Origem (NF de entrada) deve estar devidamente lançada nos documentos de Entrada como Tipo Normal;
- O
  • O TES não deve controlar Poder de Terceiro (F4_PODER3 = Não controla);
-
  • O
  • TES
  • utilizado
  • na
  • Nota
  • de
  • Entrada
  • deve
  • possuir
  • em
  • seu
  • cadastro
  • o
  • TES
  • compatível,
  • de
  • Saída,
  • caracterizando
  • a
  • Devolução
  • (registrar
  • no
  • F4_TESDV);
- O
  • O TES registrado no campo F4_TESDV
também não
  • também não deve controlar Poder de Terceiro (F4_PODER3 = Não controla);
-
  • O CFOP da NF de Entrada deve ser um CFOP que caracteriza operação de compra;
-
  • Nas tabelas SC6 - Itens do PV, SC9 - Liberação e SD2 - Itens Doc. de Saída, não devem conter registros com o campo "XX_NFORI" preenchido para a NF/Item/Quantidade em questão consumindo todo o saldo; caso contrário, o sistema irá associar que já fora realizada a Devolução (Já há outro Pedido de Venda para Devolução dessa Nota) e o processo não será devidamente realizado;
-
  • O ambiente deve estar atualizado conforme Portal do Cliente para contemplar as últimas correções realizadas nos Fontes envolvidos no processo.


PROCESSO:

-
  • Acessar Pedido de Venda - MATA410;
-
  • Incluir > Cabeçalho > Tipo: Devolução de Compra;
-
  • Preencher Fornecedor e Código do Produto;
-
  • Localizar o campo "NF Original" (C6_NFORI), dar enter e "F4";
-
  • Sistema irá exibir as NFs de entrada para que selecione a NF que deseja devolver;
-
  • Ao confirmar, sistema carrega Pedido de Venda (com os dados da NF de Origem) para que seja completado, liberado e Preparado Doc. de saída
.

  • Obs:
-
  • Se desejar, ao invés de incluir o Pedido Manualmente, pode ser realizado de modo automático:
    • Acesse Pedido de Venda - MATA410 > Ações relacionadas > Retornar;
    • Selecione se o retorno é de Fornecedor ou Cliente e relacione a Entidade;
    • Preencha o intervalo de datas no qual a nota pode ser localizada (atenção às datas registradas. Este parâmetro irá inibir a apresentação de certas notas na rotina);
    • Tipo de seleção: Por fornecedor permite realizar marcação de "n" notas desta entidade a retornar / Por documento permite realizar a seleção de uma nota específica desta entidade a retornar;- O sistema exibe as NFs de entrada para que marque / selecione a(s) NF(s) que deseja devolver;
    • Ao confirmar, o sistema carrega Pedido de Venda (com os dados da NF de Origem) para que seja completado. Após confirmar, saia da tela com Filtro das notas de entrada e localize o Pedido gerado. (OBS: Consulte também: FAT0041_Botão_Retorno_no_Pedido_de_Vendas_não_demonstra_ação)
-
  • O CFOP utilizado deve ser um CFOP que o SEFAZ considera válido para NFs de Devolução para que não resulte em Rejeição;
-
  • A Tag FinNFe do xml a ser transmitido deverá ser gerado com conteúdo 4 (que indica "Devolução") de forma a ser compatível com o CFOP de Devolução e não ocasionar Rejeição 327 / 328;
- O
  • O CFOP
  • não
  • pode
  • estar
  • contido
  • no
  • parâmetro
  • MV_DEVCFOP
  • (este
  • parâmetro
  • armazena
  • CFOPs
  • que
  • não
  • são
  • de
  • devolução
  • e
  • faz
  • com
  • que
  • a
  • Tag
  • FinNFe
  • seja
  • gerada
  • com
  • conteúdo
  • 1
  • ao
  • invés
  • de
  • 4);
-
  • Atente-se ao campo F4_AJUSTE no TES, pois caso esteja indicando se tratar NF de ajuste, irá gerar A Tag FinNFe com conteúdo 3.
-
  • Há no Cabeçalho o campo C5_MENNOTA onde podem ser registradas observações informativas para serem levadas como complemento na Nota.
Observação

OBSERVAÇÕES:

  • Se a Nota de Entrada foi lançada pela Rotina NF Manual de Entrada MATA910, então, no Pedido de Venda é preciso informar manualmente os campos C6_NFORI , C6_SERIORI , C6_ITEMORI
    Neste caso, se considerar viável, a Devolução também poderá ser lançada pela rotina NF Manual de Saída MATA90 realizando o relacionamento com a Nota de Origem manualmente.

INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR:

Pare
  • Para realizar uma devolução sem quantidade, apenas de valor (Casos em que, por exemplo, o Fornecedor registrou incorretamente um valor superior, na Nota de entrada e já passou o prazo de cancelar):
-
  • Registrar um TES de devolução compatível, conforme premissa, no qual, F4_QTDZERO = Sim
-
  • Ajustar a quantidade para 0
- Os
  • Os valores unitário e Total devem respectivamente conter a diferença de Valor que deve ser "devolvida"

 

Considerações


CONSIDERAÇÕES:

  • Caso
  • identifique
  • que
  • a
  • nota
  • de
  • entrada
  • foi
  • lançada
  • de
  • forma
  • errada
  • em
  • comparação
  • às
  • premissas
  • mencionadas
  • acima
  • (por
  • exemplo
  • com
  • um
  • TES
  • que
  • não
  • está
  • devidamente
  • configurado);é
  • necessário
  • excluir
  • o
  • documento
  • de
  • entrada
  • e
  • lançar
  • novamente,
  • para
  • então
  • gerar
  • o
  • Pedido
  • e
  • Nota
  • de
  • saída.
  • Não
  • é
  • possível
  • apenas
  • alterar
  • algo
  • no
  • TES
  • pois
  • o
  • comportamento
  • não
  • será
  • mudado
  • visto
  • que
  • a
  • alteração
  • foi
  • depois
  • de
  • ter
  • lançado
  • a
  • Nota
  • e
  • realizados
  • devidos
  • relacionamentos.
  • Não
  • é
  • procedimento
  • correto
  • alterar
  • o
  • cadastro
  • de
  • um
  • TES!
  • Caso
  • identifique
  • que
  • lançou
  • a
  • nota
  • com
  • um
  • TES
  • que
  • não
  • está
  • de
  • acordo
  • com
  • o
  • especificado,
  • o
  • correto
  • é
  • localizar
  • outro
  • TES
  • cadastrado
  • que
  • atenda
  • aos
  • requisitos,
  • ou
  • então,
  • incluir
  • o
  • cadastro
  • de
  • um
  • novo
  • TES
  • para
  • atender
  • à
  • necessidade;
  • e
  • então,
  • realizar
  • o
  • lançamento
  • com
  • o
  • TES
  • correto.
  • Porém,
  • deixar
  • o
  • outro
  • TES
  • intacto
  • (pois
  • alterações
  • comprometem
  • o
  • histórico
  • de
  • movimentações
  • no
  • sistema).
  • Se
  • validar
  • a
  • nota
  • de
  • entrada
  • e
  • estiver
  • correta
  • nos
  • requisitos,
  • tanto
  • Tipo
  • da
  • nota
  • quanto
  • os
  • TES
  • com
  • devidas
  • amarrações,
  • é
  • possível,
  • que
  • algum
  • TES
  • tenha
  • sofrido
  • alteração
  • no
  • cadastro
  • (justamente
  • o
  • processo
  • que
  • não
  • é
  • indicado).
  • Desta
  • forma,
  • para
  • fins
  • de
  • TESTE,
  • inclua
  • uma
  • nova
  • nota
  • de
  • entrada
  • igual
  • a
  • nota
  • em
  • questão
  • (mesmo
  • Cliente/produto/TES)
  • e
  • refaça
  • o
  • processo.
  • Poderá
  • validar
  • que,
  • se
  • as
  • amarrações
  • de
  • TES
  • estiverem
  • corretas,
  • de
  • acordo
  • com
  • o
  • orientado
  • aqui,
  • o
  • processo
  • será
  • concluído
  • corretamente.
 

  • Sendo
  • assim,
  • será
  • de
  • qualquer
  • forma,
  • necessário
  • excluir
  • a
  • nota
  • de
  • entrada
  • e
  • lançar
  • novamente
  • para
  • alimentar
  • as
  • devidas
  • tabelas
  • relacionadas.