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...

Esta rotina disponibiliza a integração com o RM Classis, para isto veja mais detalhes em Integração TOTVS Educacional x Backoffice Protheus.

Mão de Obra para Controle de Custo:

Para apurar e ratear o custo da mão de obra envolvida na fabricação do produto, pela Integração Contábil no recálculo do custo médio, utilize duas metodologias:

1. Apuração do custo da mão de obra valorizada em um único centro de custo.

Nesse método, somente um produto pode ser integrado a cada centro de custo.

Para tanto:

1. Cadastre um centro de custo para integração (exemplo: 10200).

...

3. No processamento do recálculo do custo médio, se a pergunta Calcula MOD está configurada com Sim, todo valor gerado para o centro de custos é absorvido pelo produto.

Exemplo: Código do produto mão de obra.

Image Modified4






2. Apuração do custo de mão

...

de

...

obra valorizada e rateadas no mesmo centro de custos.

O mesmo centro de custo pode ser associado a mais de um produto, desde que os grupos contábeis sejam distintos para cada produto.

Para tanto:

1. Cadastre um centro de custo para integração (exemplo: 10200).

...

3. No processamento do recálculo do custo médio, se a pergunta Calcula MOD está configurada com Sim, todo valor gerado para o Centro de custo e grupo de contas associado é absorvido pelo produto.

Exemplo: Código de produto mão de obra

...

:

Produto

M00000001

Descrição

Mão de obra de montagem

Tipo

MO

Unidade

HR

CC p/ Custo

10200 (CC produção de parafusos)

Gr. Cnt Custo

00000001 (Grupo de metais)

Produto

M00000002

Descrição

Mão de obra de embalagem

Tipo

MO

Unidade

HR

CC p/ Custo

10200 (CC produção de parafusos)

Gr. Cnt Custo

00000002 (Grupo de plásticos)

Comparação entre as duas metodologias:

Método 1

Código do produto fixo MOD + centro de custos.

Um centro de custos pode ser integrado a um único produto. 

...


Outras Ações/Ações Relacionadas:
 

  • Após o nome do campo inclua sempre a barra /, mesmo que seja o último parâmetro.
  • Os parâmetros descritos acima são utilizados para adicionar campos específicos de usuários aos campos padrões pré-configurados da rotina
    1. .

    Ação:

    Descrição:

    Incluindo um ProdutoÉ possível realizar a manutenção em Complementos de Produtos, nos cadastros de produtos e atualizar os seus dados complementares em uma única tela, conforme configuração dos parâmetros exibidos pela tecla [F12].

    Para isso, antes de incluir ou alterar um produto, na janela de manutenção de Cadastros de Produtos, tecle [F12]. É apresentada a janela Parâmetros, configure a pergunta Prod. e Complemento com a opção Sim.

    É apresentada a tela de manutenção do cadastro de produtos subdividida em pastas: Produto e Complemento.

    A operação de cadastro dos produtos pode se tornar mais ágil por meio da opção Cópia do menu da janela de manutenção de produtos.

    O parâmetro MV_AVALINT contempla a integração com a mensagem única ativa e a utilização de mensagem Item na versão 1.000. Quando ele estiver habilitado com conteúdo igual a .T., ao incluir um produto, o valor interno

    gravado será apenas o código do produto, caso contrário, é gravada a filial + código do produto. Se o conteúdo for igual a .F., continua a regra padrão existente.

    Procedimentos

    Para incluir um produto:

    1. Em Produtos, clique em Assistente WMS.

    2. É apresentada a tela com o objetivo da rotina, clique em Avançar.

    Em seguida é exibida a tela de inclusão do cadastro de Produtos, subdividida nas seguintes pastas:

      • Cadastrais
      • Impostos
      • MRP/Suprimentos
      • Pasta CQ
      • Atendimento
      • Direitos Autorais
      • Garantia Estendida
      • Outros

    3. Preencha as informações necessárias e clique em Avançar.

    4. Logo após é apresentada a tela de inclusão do cadastro de Dados Complementares do produto, subdividida nas pastas:

      • Cadastrais
      • Vendas
      • Logística
      • Wms
      • Outros

    5. Preencha as informações necessárias, incluindo dados nos campos Zona de Armazenagem e Unidade de Medida Industrial da aba WMS e clique em Avançar.

    6. A próxima tela é a de inclusão do cadastro de Sequência de Abastecimento para este produto, preencha os dados necessários e clique em Avançar.

    7. É exibida a tela de conclusão com os seguintes itens marcados:

      • Dados iniciais obrigatórios
      • Dados complementares do produto
      • Sequência de abastecimento

    8. Clique em Finalizar confirmando a inclusão dos registros.

    Acompanhamento de Compras

    Permite o acompanhamento das compras efetuadas pela empresa, por contrato de parceria, nos estágios intermediários e início da compra do bem/serviço até o recebimento, considerando o tempo de negociação e entrega pelo fornecedor, tempo de trânsito e tempo de análise de qualidade (CQ). Isso facilita o controle dos compradores nas seguintes decisções:

    • O melhor momento para remeter os pedidos ao fornecedor.
    • Definir os responsáveis pela cobrança.
    • Iniciativas para situações de atraso em um dos estágios da compra.
    Filtros

    Criação de Filtros

    1. Para Criar um Filtro, acesse na rotina a opção Filtrar, na parte esquerda da tela.

    2. Neste momento abre-se a tela de Filtro. Veja as opções dispostas no rodapé da tela, sendo:

      • Confirmar;
      • Excluir;
      • Adicionar;
      • Fechar;
      • Ações Relacionadas;

    3. Clique em Adicionar. Na tela apresentada, observe o campo Tipo e ao lado dele utilize a lupa para visualizar todos os campos disponíveis para filtro.

    4. Selecione o campo, estruture a expressão e clique em Confirmar.

    5. O sistema volta à tela anterior, clique agora em Adicionar, na parte inferior esquerda da tela.

    6. Utilize um dos operadores lógicos disponíveis ( E, OU) e selecione um campo que possua consulta padrão. Observe a lupa exibida ao lado direito do campo Expressão para seleção da consulta padrão.

    7. Informe o nome do filtro com uma descrição aleatória. A não definição de um filtro faz com que o Sistema lhe atribua o nome ADVPL como nome do filtro. Clique em Confirmar.

    8. Visualize a inclusão do filtro com a descrição definida. Clique novamente em Confirmar.

    Edição de filtros

    1. Identifique o filtro que se quer editar. Observe que ao lado esquerdo exixte o ícone de Edição.

    2. Esta opção permite adicionar mais expressões aos filtros existentes.

    3. Os Elementos disponíveis logo abaixo do Nome do Filtro são:

      • Aliq.ICMS maior que 10;
      • ou;
      • Tipo igual a "KT" (Opções: Substituir; Incluir antes; Incluir depois; Excluir);
      • ou; (Opções: Substituir, Incluir antes; Incluir depois; Excluir);
      • Grupo Igual a '0004';
      • Prazo Valid. Igual a 20; (Opções: Substituir, Incluir antes; Incluir depois; Excluir);

    4. Clique em qualquer um dos Elementos e visualize na forma de pop-up as opções disponibilizadas.

    5. Como exemplo utilize para o filtro em edição o Elemento Tipo igual a "KT" e Substituir.

    6. Veja que o Elemento selecionado passa a ter destaque em outra cor e o campo Expressão assume, neste exemplo KT. Além disso o Elemento utilizado, também assume o nome do filtro efetuado.

    7. O Sistema permite efetuar a substituição por outra expressão qualquer (envolvendo qualquer campo) por parênteses e operadores lógicos ( E, OU).

    8. Dentro dos Elementos está disponível também a opção Excluir. Esta opção elimina o elemento do filtro.

    9. Ao incluir uma função filtro incorreta a validação não é efetuada. O sistema exibe a tela informando Erro no conteúdo do Filtro.

    10. A opção Modo Edição pode ser desmarcada para visualizar a expressão em texto e podendo copia-la.

    Cópia de Filtros

    1. Identifique o filtro que deseja copiar.

    2. Acesse Ações Relacionadas/ Copiar.

    3. Atribua um novo nome ao Filtro.

    4. Verifique na tela a inclusão do Filtro.

    Histórico de Alterações do Cadastro de Produto

    Para habilitar o controle das alterações, é necessário configurar o parâmetro MV_HISTTAB com conteúdo igual a .T. Desta forma, cada alteração confirmada no Cadastro de Produtos é registrada na tabela Alterações Cadastrais (AIF).

    O controle de alterações de produtos é realizado somente se a Descrição do Produto for modificada ou a Margem de Lucro for alterada (campos B1_DESC, B1_PICMENT E B1_PICMRET). A cada alteração confirmada nestes campos, um novo registro na tabela AIF será criado.

    Procedimento de Utilização

    A tabela Alterações Cadastrais (AIF) é utilizada pela equipe Fiscal, com o uso das funções:

    • MSCONHIST (MATXFUNC.PRX): consulta histórico de alterações;
    • MSGRVHIST (MATXFUNC.PRX): gravação do histórico de alterações (Clientes/Fornecedores e Produtos).

    Tipos de Registros Gerados

    • Cabeçalho do arquivo
      Informações obtidas por meio do assistente de configuração da rotina.
    • Cabeçalho de GIA
      Informações obtidas por meio do Cadastro de Empresas e do assistente de configuração da rotina.
    • Totais dos Quadros I – Entradas e II - Saídas
      Informações obtidas por meio do Livro Fiscal, Cadastro de Clientes e Cadastro de Fornecedores.
    • Entradas de mercadorias, bens e/ou aquisição de serviços – Quadro I
      Informações obtidas por meio do Livro Fiscal.
    • Saídas de mercadorias, bens e/ou prestação de serviços – Quadro II
      Informações obtidas por meio do Livro Fiscal, Cadastro de Clientes e Cadastro de Fornecedores.
    • Rodapé do arquivo
      Informações obtidas durante o processamento das informações.
    Integração Planejamento de Controle de Produção x Desenvolvedor de Produtos

    O cadastro de Produto faz integração com o Cadastro de Item que fornece informações no Cadastro de Produto do módulo Desenvolvedor de Produtos (SIGADPR) replicando as informações.

    Para isto é necessário ter configurado o parâmetro MV_INTDPR com o conteúdo em 1, no Desenvolvedor de Produtos.

    Opção Alternativos

    Estabelece um relacionamento entre produtos, caso haja a necessidade de substituição, quando a quantidade em estoque for insuficiente para a produção.

    Essa relação é considerada sempre que o saldo disponível em estoque do produto, não suprir totalmente a necessidade para produção. A diferença não atendida pelo produto, pode ser atendida pelos produtos alternativos relacionados ao produto.

    Procedimentos:

     Para cadastrar um produto alternativo:

    1. Em Manutenção do Cadastro de Produtos, selecione o produto desejado e clique em Alternativos.
    2. Preencha os campos para  associar um produto alternativo ao produto origem. 
    3. Confira os dados e confirme.
    Opção Cópia

    Facilita o cadastro de produtos com características semelhantes. O sistema apresenta todos os campos que foram configurados para um determinado produto previamente selecionado em uma janela de inclusão, possibilitando o cadastro de um novo produto.

    Procedimentos:

    Para cadastrar um produto utilizando a opção Copiar:

    1. Em Manutenção do Cadastro de Produtos, posicione o cursor sobre o produto a ser copiado.

    2. Clique em Copiar.

    É exibida a tela de inclusão apresentando todos os campos preenchidos da mesma forma como foram preenchidos para o produto selecionado.

    3. Informe o código e descrição do novo produto a ser cadastrado, e se necessário altere/preencha os campos que desejar.

    4. Confira os dados e confirme a inclusão.

    Mais informações em: Inclusão manual de ordem de produção.

    Filtrar

    Quando acionado, permite criar um filtro.

    Procedimentos:

    1. Acessar na rotina a opção Filtrar, na parte esquerda da tela.
    2. Neste momento abre-se a tela de Filtro. Veja as opções dispostas no rodapé da tela, sendo:
      - Confirmar;
      - Excluir;
      - Adicionar;
      - Fechar;
      - Ações Relacionadas;
    3. Clique em Adicionar. Na tela apresentada, observe o campo Tipo e ao lado dele utilize a lupa para visualizar todos os campos disponíveis para filtro.
    4. Selecione o campo, estruture a expressão e clique em Confirmar.
    5. O sistema volta à tela anterior, clique agora em Adicionar, na parte inferior esquerda da tela.
    6. Utilize um dos operadores lógicos disponíveis ( E, OU) e selecione um campo que possua consulta padrão. Observe a lupa exibida ao lado direito do campo Expressão para seleção da consulta padrão.
    7. Informe o nome do filtro com uma descrição aleatória. A não definição de um filtro faz com que o Sistema lhe atribua o nome ADVPL como nome do filtro. Clique em Confirmar.
    8. Visualize a inclusão do filtro com a descrição definida. Clique novamente em Confirmar.
    Edição de Filtros

    Quando acionado, permite adicionar mais expressões aos filtros existentes.

    Procedimentos:

    1. Identifique o filtro que se quer editar. Observe que ao lado esquerdo exixte o ícone de Edição.
    2. Os Elementos disponíveis logo abaixo do Nome do Filtro são:
      - Aliq.ICMS maior que 10;
      - Tipo igual a "KT" (Opções: Substituir; Incluir antes; Incluir depois; Excluir);
      - (Opções: Substituir, Incluir antes; Incluir depois; Excluir);
      - Grupo Igual a '0004';
      - Prazo Valid. Igual a 20; (Opções: Substituir, Incluir antes; Incluir depois; Excluir);
    3. Clique em qualquer um dos Elementos e visualize na forma de pop-up as opções disponibilizadas.
    4. Como exemplo utilize para o filtro em edição o Elemento Tipo igual a "KT" e Substituir.
    5. Veja que o Elemento selecionado passa a ter destaque em outra cor e o campo Expressão assume, neste exemplo KT. Além disso o Elemento utilizado, também assume o nome do filtro efetuado.
    6. O Sistema permite efetuar a substituição por outra expressão qualquer (envolvendo qualquer campo) por parênteses e operadores lógicos ( E, OU).
    7. Dentro dos Elementos está disponível também a opção Excluir. Esta opção elimina o elemento do filtro.
    8. Ao incluir uma função filtro incorreta a validação não é efetuada. O sistema exibe a tela informando Erro no conteúdo do Filtro.
    9. A opção Modo Edição pode ser desmarcada para visualizar a expressão em texto e podendo copiá-la.
    Cópia de Filtros

    Quando acionado, permite efetuar a cópia de Filtros.

    Procedimentos:

    1. Identifique o filtro que deseja copiar.
    2. Acesse Ações Relacionadas/ Copiar.
    3. Atribua um novo nome ao Filtro.
    4. Verifique na tela a inclusão do Filtro.
    Incluindo um Produto

    É possível realizar a manutenção em Complementos de Produtos, nos cadastros de produtos e atualizar os seus dados complementares em uma única tela, conforme configuração dos parâmetros exibidos pela tecla [F12].

    Para isso, antes de incluir ou alterar um produto, na janela de manutenção de Cadastros de Produtos, tecle [F12]. É apresentada a tela Parâmetros, configure a pergunta Prod. e Complemento com a opção Sim.

    É apresentada a tela de manutenção do cadastro de produtos subdividida em pastas: Produto e Complemento.

    A operação de cadastro dos produtos pode se tornar mais ágil por meio da opção Cópia do menu da tela de manutenção de produtos.

    O parâmetro MV_AVALINT contempla a integração com a mensagem única ativa e a utilização de mensagem Item na versão 1.000. Quando ele estiver habilitado com conteúdo igual a .T., ao incluir um produto, o valor interno gravado será apenas o código do produto, caso contrário, é gravada a filial + código do produto. Se o conteúdo for igual a .F., continua a regra padrão existente.

    Procedimentos:

    Para incluir um produto:

    1. Em Produtos, clique em Assistente WMS.
    2. É apresentada a tela com o objetivo da rotina, clique em Avançar.
      Em seguida é exibida a tela de inclusão do cadastro de Produtos, subdividida nas seguintes pastas:
      - Cadastrais
      - Impostos
      - MRP/Suprimentos
      - Pasta CQ
      - Atendimento
      - Direitos Autorais
      - Garantia Estendida
      - Outros
    3. Preencha as informações necessárias e clique em Avançar.
    4. Logo após é apresentada a tela de inclusão do cadastro de Dados Complementares do produto, subdividida nas pastas:
      - Cadastrais
      - Vendas
      - Logística
      - Wms
      - Outros
    5. Preencha as informações necessárias, incluindo dados nos campos Zona de Armazenagem e Unidade de Medida Industrial da aba WMS e clique em Avançar.
    6. A próxima tela é a de inclusão do cadastro de Sequência de Abastecimento para este produto, preencha os dados necessários e clique em Avançar.
    7. É exibida a tela de conclusão com os seguintes itens marcados:
      - Dados iniciais obrigatórios
      - Dados complementares do produto
      - Sequência de abastecimento
    8. Clique em Finalizar confirmando a inclusão dos registros.
    Copiar

    Facilita o cadastro de produtos com características semelhantes. O sistema apresenta todos os campos que foram configurados para um determinado produto previamente selecionado em uma janela de inclusão, possibilitando o cadastro de um novo produto.

    Procedimentos:

    Para cadastrar um produto utilizando a opção Copiar:

    1. Em Manutenção do Cadastro de Produtos, posicione o cursor sobre o produto a ser copiado.
    2. Clique em Copiar.
      É exibida a tela de inclusão apresentando todos os campos preenchidos da mesma forma como foram preenchidos para o produto selecionado.
    3. Informe o código e descrição do novo produto a ser cadastrado, e se necessário altere/preencha os campos que desejar.
    4. Confira os dados e confirme a inclusão.

    Mais informações em: Inclusão manual de ordem de produção.

    Facilitador

    Facilita a manutenção do cadastro de algumas tabelas, por meio de parametrizações que são solicitadas na execução do assistente de rotina. Essa opção está disponível nos seguintes cadastros:

    • Cadastros/TES Inteligente;
    • Cadastros/Clientes;
    • Cadastros/Fornecedores;
    • Cadastros/Tipos de Entrada/Saída.

    Procedimentos:

    1. No Configurador, em Parâmetros observe ou crie (se necessário), os seguintes parâmetros:

    NOMETIPODESCRIÇÃO
    MV_A010FACCaracterInforma os campos da tabela SB1 que não são considerados no padrão.
    MA_A020FACCaracterInforma os campos da tabela SA2 que não são considerados no padrão.
    MV_A030FACCaracter

    Informa os campos da tabela SA1 que não são considerados no padrão.

    MV_A080FACCaracter

    Informa os campos da tabela SF4 que não são considerados no padrão.

    MV_A089FACCaracter

    Informa os campos da tabela SFM que não são considerados no padrão.


    Informações
    titleImportante:

    Após o nome do campo inclua sempre a barra /, mesmo que seja o último parâmetro.

    Os parâmetros descritos acima são utilizados para adicionar campos específicos de usuários aos campos padrões pré-configurados da rotina.



    Acompanhamento de Compras

    Quando acionado, permite realizar o acompanhamento das compras efetuadas pela empresa, por contrato de parceria, nos estágios intermediários e início da compra do bem/serviço até o recebimento, considerando o tempo de negociação e entrega pelo fornecedor, tempo de trânsito e tempo de análise de qualidade (CQ).

    Isso facilita o controle dos compradores nas seguintes decisções:

    • O melhor momento para remeter os pedidos ao fornecedor.
    • Definir os responsáveis pela cobrança.
    • Iniciativas para situações de atraso em um dos estágios da compra.
    Histórico de Alterações do Cadastro de Produto

    Para habilitar o controle das alterações, é necessário configurar o parâmetro MV_HISTTAB com conteúdo igual a .T. Desta forma, cada alteração confirmada no Cadastro de Produtos é registrada na tabela Alterações Cadastrais (AIF).

    O controle de alterações de produtos é realizado somente se a Descrição do Produto for modificada ou a Margem de Lucro for alterada (campos B1_DESC, B1_PICMENT E B1_PICMRET). A cada alteração confirmada nestes campos, um novo registro na tabela AIF será criado.

    Procedimento de Utilização

    A tabela Alterações Cadastrais (AIF) é utilizada pela equipe Fiscal, com o uso das funções:

    • MSCONHIST (MATXFUNC.PRX): consulta histórico de alterações;
    • MSGRVHIST (MATXFUNC.PRX): gravação do histórico de alterações (Clientes/Fornecedores e Produtos).

    Tipos de Registros Gerados

    • Cabeçalho do arquivo
      Informações obtidas por meio do assistente de configuração da rotina.
    • Cabeçalho de GIA
      Informações obtidas por meio do Cadastro de Empresas e do assistente de configuração da rotina.
    • Totais dos Quadros I – Entradas e II - Saídas
      Informações obtidas por meio do Livro Fiscal, Cadastro de Clientes e Cadastro de Fornecedores.
    • Entradas de mercadorias, bens e/ou aquisição de serviços – Quadro I
      Informações obtidas por meio do Livro Fiscal.
    • Saídas de mercadorias, bens e/ou prestação de serviços – Quadro II
      Informações obtidas por meio do Livro Fiscal, Cadastro de Clientes e Cadastro de Fornecedores.
    • Rodapé do arquivo
      Informações obtidas durante o processamento das informações.
    Integração Planejamento de Controle de Produção x Desenvolvedor de Produtos

    O cadastro de Produto faz integração com o Cadastro de Item que fornece informações no Cadastro de Produto do módulo Desenvolvedor de Produtos (SIGADPR) replicando as informações.

    Para isto é necessário ter configurado o parâmetro MV_INTDPR com o conteúdo em 1, no Desenvolvedor de Produtos.

    Opção Alternativos

    Estabelece um relacionamento entre produtos, caso haja a necessidade de substituição, quando a quantidade em estoque for insuficiente para a produção.

    Essa relação é considerada sempre que o saldo disponível em estoque do produto, não suprir totalmente a necessidade para produção. A diferença não atendida pelo produto, pode ser atendida pelos produtos alternativos relacionados ao produto.

    Procedimentos:

     Para cadastrar um produto alternativo:

    1. Em Manutenção do Cadastro de Produtos, selecione o produto desejado e clique em Alternativos.
    2. Preencha os campos para  associar um produto alternativo ao produto origem. 
    3. Confira os dados e confirme
    Opção FacilitadorFacilita a manutenção do cadastro de algumas tabelas, por meio de parametrizações que são solicitadas na execução do assistente de rotina. Essa opção está disponível nos seguintes cadastros:
    • Cadastros/TES Inteligente
    • Cadastros/Clientes
    • Cadastros/Fornecedores
    • Cadastros/Tipos de Entrada/Saída

    Procedimentos:

    1. No Configurador, em Parâmetros observe ou crie (se necessário), os seguintes parâmetros:

    Nome TIpo Descrição

    MV_A010FAC

    Caracter

    Informa os campos da tabela SB1 que não são considerados no padrão.

    MA_A020FAC

    Caracter

    Informa os campos da tabela SA2 que não são considerados no padrão.

    MV_A030FAC

    Caracter

    Informa os campos da tabela SA1 que não são considerados no padrão.

    MV_A080FAC

    Caracter

    Informa os campos da tabela SF4 que não são considerados no padrão.

    MV_A089FAC

    Caracter

    Informa os campos da tabela SFM que não são considerados no padrão.

    Informações
    titleImportante:
    Roteiro do Cálculo de PIS/COFINS

    O Sistema avalia as definições das alíquotas para o cálculo do PIS/COFINS, mediante a seguinte prioridade de preenchimento:

    Para Retenção:

    1. Cadastro de Produtos - percentuais definidos nos campos Percentual COFINS e Percentual PIS;

    2. Cadastro de Naturezas Financeiras - percentuais definidos na natureza financeira;

    3. Parâmetros - percentuais definidos pelos parâmetros MV_TXPIS e MV_TXCOFIN.

    Para o cálculo da CSLL, o Sistema avalia as configurações conforme a seguinte prioridade:

    4. Cadastro de Produtos - percentuais definidos pelo campo Percentual CSLL;

    5. Cadastro de Naturezas Financeiras - percentuais definidos para a natureza financeira.

    Se os percentuais referentes à CSLL estiverem zerados, tanto no cadastro de Naturezas Financeiras como no cadastro de Produtos, o Sistema não realiza o cálculo da CSLL.

    Para Apuração do PIS/COFINS:

    1. Cadastro de Produtos - percentuais definidos nos campos Percentual COFINS e Percentual PIS;

    2. Parâmetros - percentuais definidos pelos parâmetros MV_TXPIS e MV_TXCOFIN.

    Para mais informações consulte: Configuração do cálculo da COFINS.

    Vendas

    Quando acionado, é apresentada a tela para a configuração dos parâmetros para Geração automática de OPs.

    Mais informações em: Geração automática de OPs.

    ...

    Sugestão para o cadastramento do produto genérico:

    Cadastro de Produtos

    Código

    999999

    Descrição

    Produto Genérico

    Tipo

    ME

    Unidade

    UN

    Armazém Pad.

    01

    No Módulo Configurador, atualize o conteúdo do parâmetro MV_PROGEN com o código do produto genérico cadastrado.

    ...

    Sugestão de cadastramento do produto:

    Cadastro de Produtos

    Código

    999912

    Descrição

    Transporte ICMS 12%

    Tipo

    ME

    Unidade

    UN

    Armazém Pad.

    01

    Aliq. ICMS

    12


    Além disso, é importante relacionar o código do produto que será utilizado no cálculo de impostos com o tipo de documento a ser aplicado. Este relacionamento deve ser efetuado na Configuração de Documentos.

    Para o tipo de documento 2-CTRC o relacionamento código do produto e docto. de transporte é obrigatório.

    Exemplo:

    Cadastro de Configuração de Documentos

    Docto. Transporte

    2

    Descrição

    CTRC

    Série

    UNI

    Cód. Produto

    999912

    Des. Produto

    TRANSPORTE ICMS 12%

    Âncora
    Definições
    Definições

    ...