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  • 3509 - Manutenção O. S. Veicular - DR.

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Manutenção O. S. Veicular - 3509

Visão Geral do Programa

Esta rotina tem como objetivo realizar a gestão das comissões dos funcionários, contemplando os seguintes processos: apuração e fechamento do acerto da comissão,  emissão de relatórios de comissões fechadas e emissão de relatórios de comissões geradas por meio da rotina 3503 - Manter Ordem de Serviço. Estes processos irão facilitar a análise da comissão de cada funcionário por serviço prestado.



Objetivo da tela:

Tela inicial da rotina.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Apurar Comissão

A rotina realiza a apuração das comissões dos funcionários, de acordo com as ordens de serviço fechadas e faturadas que tiveram valor de comissão gerado. Esse processo somente pode ser executado mediante permissão de acesso liberada por meio da rotina 530 - Permitir Acesso à Rotina.

1. Acione o ícone Apuração de Comissão e, na tela aberta em seguida, selecione a opção Apurar Comissão;

2.  Informe os filtros de pesquisa Filial e Período;

3. Informe o filtro Código Funcionário, conforme necessidade e clique o botão Pesquisar. A pesquisa é efetuada de acordo com as ordens de serviços fechadas e faturadas que tiveram valor de comissão cadastrado na rotina 3501 - Cadastrar Serviço e gerado na rotina 3503 - Manter Ordem de Serviço;

4. Selecione na planilha a(s) comissão(ões) que deseja apurar e clique o botão Processar;

5. Na mensagem de confirmação aberta em seguida, selecione a opção Sim. Dessa forma, a rotina realiza os seguintes processos:

5.1 Gera a apuração da comissão (OS com serviços que não contenham apuração gerada) e cria um sequencial para controle do processo;

5.2 Caso exista vale gerado para o período informado também será realizada sua apuração;

5.3 Caso seja identificado pela rotina que já existe uma apuração gerada, porém não acertada, é questionado se deseja sobrepor a apuração existente. Se a opção for para sobrepor a apuração, a rotina irá gerar uma nova apuração (OS com serviços que não contenham apuração gerada e as que estão geradas no período), de acordo com os filtros informados, e irá também criar um sequencial para controle do processo, excluindo a apuração sobreposta. Será então gravado no serviço que foi gerada apuração para ele.

Acertar Comissão 

 A rotina realiza o acerto das comissões apuradas, de acordo com as ordens de serviço fechadas e faturadas que tiveram valor de comissão gerado. Esse processo somente pode ser executado mediante permissão de acesso liberada por meio da rotina 530 - Permitir Acesso à Rotina.

1. Acione o ícone Apuração de Comissão e, na tela aberta em seguida, selecione a opção Acertar Comissão;

2. Informe os filtros de pesquisa Filial e Período;

3. Informe o filtro Código Funcionário, conforme necessidade (campo não obrigatório);

4. Clique o botão Pesquisar;

5. Selecione na planilha a comissão que deseja acertar;

6. Informe os campos Conta comissão de venda, Data Vencimento e Cód. Caixa/Banco;

7. Em seguida, clique o botão Fechar;

8. Na mensagem de confirmação exibida em seguida, selecione a opção Sim. Dessa forma, a rotina gera e armazena os dados da apuração e cria um sequencial para controle do processo.

Observações:

  • Caso o valor da comissão a receber seja negativo, será gerado um vale para o funcionário no valor da comissão líquida, com a data de vencimento, banco/caixa para vales, informados nos referidos campos (item 5), e os vales do período da apuração serão acertados;
  • Caso o valor da comissão seja positivo, será gerado um contas a pagar para a empresa quitado no valor da comissão líquida a receber
Emitir Relatório de Acerto Comissão

A rotina realiza a emissão de relatórios dos acertos de comissões abertas e fechadas. Esse processo somente pode ser executado mediante permissão de acesso liberada por meio da rotina 530 - Permitir Acesso à Rotina.

1. Acione o ícone Apuração de Comissão e, na tela aberta em seguida, selecione a opção Relatório de Acerto de Comissão;

2. Informe os filtros de pesquisa Filial e Período;

3. Informe o Código Funcionário conforme necessidade de busca das informações;

4. Marque o Tipo de relatório a ser emitido: Analítico ou Sintético;

5. Marque uma das opções de Quebra para o relatório: Número OS ou Funcionário;

6. Marque uma das opções do campo Status da comissão: Aberto ou Fechado. Marque uma das opções do campo Status da comissão: Aberto ou Fechado;

7. Em seguida, clique o botão Emitir.

Emitir Comissão Por Relatório

A rotina realiza a emissão de relatórios de comissões que tiveram seu valor cadastrado pela rotina 3501 - Cadastrar Serviço e gerado pela rotina 3503 - Manter Ordem de Serviço. Os relatórios podem ser do tipo Analítico ou Sintético e possuem quebra por número de OS ou funcionário. O layout dos relatórios pode ser alterado mediante permissão de acesso liberada por meio da rotina 530 - Permitir Acesso à Rotina.

1. Acione o ícone Comissão por Relatório;

2. Informe os filtros de pesquisa Filial e Período;

3. Informe o Código Funcionário conforme necessidade de apresentação das informações;

4. Marque o Tipo de relatório a ser emitido: Analítico ou Sintético;

Observações:

  • O relatório Analítico irá gerar as seguintes informações: filial, período, data de emissão do relatório, número da OS, código do funcionário, nome do funcionário, valor do serviço, valor da comissão, e percentual da comissão. Também irá gerar os totalizadores de valor total das OS, valor total do funcionário a receber a comissão, valor total dos vales abertos no período, valor líquido a receber da comissão (valor total do funcionário - vales feitos pelo funcionário dentro do período selecionado);
  • O relatório Sintético irá gerar as seguintes informações: código da filial, período, data de emissão do relatório, quantidade de OS, código e nome funcionário, valor total dos serviços, valor total da comissão, valor total dos vales, percentual comissão, valor líquido a receber.

5. Marque uma das opções de Quebra para o relatório: Número OS ou Funcionário;

6. Em seguida, clique o botão Emitir.



Conteúdos Relacionados:


Assunto:

Descrição

Como Incluir Uma Ordem de Serviço 3509?

Para incluir uma ordem de serviço na rotina 3509, realize os seguintes procedimentos:

1. Na rotina 3509, clique o botão Nova OS;

2. Preencha os campos da caixa Dados ordem de serviço, como:

  • Filial;
  • N° OS;
  • Dt. Inclusão e Dt. prev. término;
  • Cliente,
  • RCA.

Image Added


3. Clique o botão Adicionar;

4. Na tela Adicionar Serviços O.S, acesse a aba Levantamento / Serviços;

5. Clique a ícone Image Added e na tela Pesquisar Produto, selecione o código desejado clicando duas vezes sobre o produto e, em seguida, clique Confirmar;

6.






Validar Parâmetro Data de Processamento - Por Filial

A rotina 3509 valida/considera o parâmetro 4069 - Data do próx. fechamento do dia (por Filial), da rotina 132 Parâmetros da Presidência. Este parâmetro determina a data do sistema, ou seja, data de emissão da nota e esta data é atualizada diariamente através da execução do agendamento da rotina 820 - Atualizações de Dados do Sistema. Sendo assim, caso parâmetro 4069 seja informado/preenchido:

  • Considera/valida a data informada no mesmo;
  • Caso parâmetro 4069 não seja informado/preenchido, a rotina 3509 considera a data informada no parâmetro 1449 - Data do próx. fechamento do dia(parâmetro geral).

Para mais informações acesse o documento DT Validar Parâmetro Data de Processamento - Por Filial.



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Links dos principais conceitos e processos.


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