Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Produto:

TOTVS Gestão Contábil

Versões:

12.1.18

Ocorrência:

Cadastro de Histórico Padrão

Ambiente:

Novo Modelo BackOffice

Passo a passo:

Definição do Processo:

O cadastro de Históricos Padrões tem como finalidade a utilização de expressões iguais para o registro de fatos semelhantes, simplificando a inclusão dos lançamentos contábeis.

Estes históricos podem conter em suas descrições apenas um texto ou a combinação de textos mais variáveis.

Atenção:

Nos parâmetros do sistema (Ambiente> Parâmetros> Parâmetros / Totvs Gestão Contábil> Lançamentos> Histórico Padrão> Contábil / Lançamentos / Histórico Padrão / Tipo de Código de Histórico Padrão), deve-se definir o tipo de código a ser utilizado no cadastro dos Históricos Padrões, indicando quais caracteres poderão ser utilizados para os códigos, sendo eles: Qualquer caracter, Apenas Letra ou Apenas Número.


DESENVOLVIMENTO/PROCEDIMENTO:

1- Para inclusão do Histórico Padrão ir em: Cadastros> Cadastros / Históricos Padrões> Padrões / informe o Código e a Descrição que desejar:


Após cadastrar o histórico padrão, na inclusão das partidas, no campo Histórico, basta informar o código do histórico desejado que o sistema carrega automaticamente sua descrição:


2- Para otimizar ainda mais a inclusão das partidas dos lançamentos, na Descrição do histórico padrão poderão ser incluídas as variáveis sendo: " # ", que poderão ser substituídas por quaisquer caracteres e " @ ", que poderão ser substituídas apenas por número, devendo ser incluído um @ para cada número a ser incluído, muito utilizada para datas.

E também as variáveis pré-definidas que buscam informações na base de dados.

Veja o exemplo abaixo:

Cadastramos outro histórico padrão informando o complemento como obrigatório e solicitamos algumas variáveis pré-definidas (número do documento, dia atual, mês atual e ano atual do lançamento)

Ressaltamos que marcada a opção complemento obrigatório, obrigatoriamente terá que informar algo no complemento do histórico da partida.

Selecione a variável desejada na opção: Variáveis pré-definidas e clique na seta azul, veja que as varíáveis irão ser apresentadas na posição que desejar de acordo com o campo descrição informado:


Ao informar o código do histórico padrão, veja como ficará na partida do lançamento:


3- Outro exemplo é quando informamos as variáveis " # e " @ " segue abaixo:


Na inclusão das partidas ao incluir o código do histórico será possível informar os dados e a data desejar:


4- Utilizando a opção: Não Permite Complemento, esta opção quando marcada, não permitirá cadastrar complemento nas partidas que estiverem utilizando este histórico. Outro detalhe é que, caso este histórico já tenha sido utilizado em outra partida sendo informado o complemento, este não poderá ser marcado esta opção, onde deverá ser criado um novo código de histórico, segue abaixo:


Repare que na partida informando o código de histórico padrão, o campo complemento ficará bloqueado:


5- Para a opção de Histórico de Fechamento, deverá ser criado um novo código de histórico, onde este provavelmente será utilizado no processo de Transferência de Grupos Contábeis:



Veja como ficará as partidas do processo de Transferência de Grupos Contábeis, onde foi informado o histórico de fechamento:


Observações:

Obtenha mais informações e também variáveis pré-definidas de outros módulos através do link: http://wikihelp.totvs.com.br/WikiHelp/CTB/CTB.historicosPadroes.aspx