Histórico da Página
...
- Código: Código do Indicador. O usuário deve informar um código diferente para cada Indicador, permitindo valores alfanuméricos, exemplo: 1, 2, 3, A, B e etc. (tamanho do campo: 10 caracteres).
- Descrição Abreviada:Descrição Abreviada do Indicador. O usuário deve digitar a descrição abreviada para cada Indicador que será cadastrado; (tamanho do campo: 10 caracteres).
- Descrição Completa: Descrição Completa do Indicador. O usuário deve digitar a descrição completa para cada Indicador que será cadastrado; (tamanho do campo: 50 caracteres).
- Tipo de Resultado: Forma de representação do resultado para o Indicador.
- Mapa: Resultado expresso em Mapa. Desde que a aplicação esteja configurada para utilização de mapas e os Locais de Produção que terão o resultado possuem Shape importado.
- Mapa de Calor: Resultado expresso em Mapa de Calor. Desde que a aplicação esteja configurada para utilização de mapas e os Locais de Produção estejam com os polígonos definidos. Para Mapa de Calor é necessário também possuir Coordenada (X e Y) com seu respectivo valor a ser expresso.
- Consulta: Resultado expresso em Consulta.
- Consulta para Filtro: Resultado expresso em Consulta para Filtro. O tipo de resultado "Consulta para Filtro" é expresso em forma de caixa de diálogo (pop up), a qual possui uma tabela cujas colunas são definidas conforme as configurações dos campos pertencentes à guia "Campos" do Cadastro de Indicadores. Este tipo de resultado pode ser utilizado como filtro na Consulta de Indicadores.
- Gráfico – Linhas: Resultado em Gráfico de Linhas.
- Gráfico – Barras com Linhas: Resultado expresso em Barras e Linhas.
- Gráfico –Área: Resultado em Gráfico de Área.
- Gráfico –Colunas ou Barras: Resultado em Gráfico de Colunas ou Barras.
- Gráfico – Pizza: Resultado em Gráfico de Pizza.
- Gráfico –Gauge - Velocímetro: Resultado em Gráfico de Gauge.
- Processamento: Será executado o processamento que estiver definido no comando SQL, por exemplo: Stored Procedure, INSERT FROM SELECT ou qualquer outro comando SQL válido.
- Totvs Reports: Relatório criado pelo Totvs Reports. Para utilização desse tipo de resultado se faz necessário a instalação e configuração do Totvs Reports. A configuração do Totvs Reports no PIMS Multicultivo localiza-se em: Administração > Configurações Gerais - Filtro: Grupo de Configuração (47 Totvs Reports).
- Atualizar Resultado a cada: Intervalo de tempo em que o resultado do indicador será atualizado automaticamente. Caso não seja informado nenhum intervalo de tempo indica que o resultado não será atualizado automaticamente.
Demais Validações:
- Quando configurado que o tipo de resultado do Indicador for “Totvs Reports”:
- Campos: Legenda e Coleção de Cores ficarão desabilitados.
- Guia 'Propriedades'
- Campo 'Relatório': Será obrigatório informar um Relatório válido no Totvs Reports.
- A guia 'Comando SQL', ficará desabilitada.
- Guia “Filtros” será obrigatório relacionar o Filtro com o Parâmetro do Relatório do Totvs Reports.
- Campo "Comando Sql (Condição)" ficará desabilitado.
- Guia 'Campo', ficará desabilitada.
- Botão "Validar" valida a existência do Relatório no Totvs Reports e os Filtros relacionados com os Parâmetros.
Demais Campos:
- Botão "Validar" valida a existência do Relatório no Totvs Reports e os Filtros relacionados com os Parâmetros.
Demais Campos:
- Legenda: Legenda: Legenda que será utilizada para representar o intervalo de valor em que enquadra um determinado valor de um campo dentro da consulta. A Legenda deve estar previamente cadastrada e para o Tipo de Resultado "Mapa de Calor" deve ser do tipo "Proporcional", caso contrário deve ser do tipo "Faixa de Valores". Será obrigatório informar a Legenda para representar os seguintes resultados: Mapa, Gráfico de Linhas (estilo: Com Faixa de Valores) e Gráfico Velocímetro (Gauge). Para o Tipo de Resultado "Mapa de Calor" é opcional informar a Legenda, se não informada será utilizada legenda padrão do sistema. Para os demais resultados e estilos, o campo Legenda fica desabilitado e sem valor.
...
- Campo para Valor: Nome do campo na consulta que identifica o Valor que será representado no Gráfico. Por exemplo, num Gráfico de Área por Cultura pode ser o campo QT_AREA_PROD. Para gráfico do tipo Pizza é necessário informar uma Série (apenas uma). (tamanho do campo: 30 caracteres).
- Estilo: Definição de Estilo do Gráfico de acordo com o tipo de Resultado definido para o Gráfico. Ao clicar sobre a imagem de exemplo do estilo, é aberta uma nova janela com exemplo do gráfico.
- Pizza Básico: Gráfico de pizza básico.
- Pizza com Gradiente: Gráfico de pizza com gradiente.
- Pizza com Legenda: Gráfico de pizza com Legenda na parte inferior.
- Campo para Série: Nome do campo na consulta que identifica a Série que será representada no Gráfico. (tamanho do campo: 30 caracteres).
...
- Unidade de Medida: Unidade de Medida do campo para Valor na consulta. Por exemplo, num Gráfico de Área por Cultura, onde o campo QT_AREA_PROD tem a Unidade de Medida '%' – (Percentual). A Unidade de Medida deve estar previamente cadastrada.
...
- é aberta uma nova janela com exemplo do gráfico.
- Pizza Básico: Gráfico de pizza básico.
- Pizza com Gradiente: Gráfico de pizza com gradiente.
- Pizza com Legenda: Gráfico de pizza com Legenda na parte inferior.
- Campo para SérieCampo para Valor: Nome do campo na consulta que identifica o Valor a Série que será representado representada no Gráfico. Por exemplo, num Gráfico de Produção Colhida pode ser o campo PESO_LIQUIDO. (tamanho do campo: 30 caracteres).
...
- Unidade de Medida: Unidade de Medida do campo para Valor na consulta. Por exemplo, num Gráfico de Produção ColhidaÁrea por Cultura, onde o campo PESOQT_AREA_LIQUIDO PROD tem a Unidade de Medida 'T%' – (ToneladaPercentual). A Unidade de Medida deve estar previamente cadastrada.
Propriedades –Totvs Reports–Gráfico Velocímetro (Gauge)
Campos Obrigatórios:
- Campo Relatório: Campo que identifica um relatório válido para Valor: Nome do campo na consulta que identifica o Valor que será representado pelo Totvs Reports.
Comando SQL
Objetivo: Informar o comando SQL que será utilizado para o Indicador.
...
- no Gráfico. Por exemplo, num Gráfico de Produção Colhida pode ser o campo PESO_LIQUIDO. (tamanho do campo: 30 caracteres).
Demais Campos:
- Unidade de Medida: Unidade de Medida do campo para Valor na consulta. Por exemplo, num Gráfico de Produção Colhida, onde o campo PESO_LIQUIDO tem a Unidade de Medida 'T' – (Tonelada). A Unidade de Medida deve estar previamente cadastrada.
Propriedades –Totvs Reports
Campos Obrigatórios:
- Campo Relatório: Campo que identifica um relatório válido que será representado pelo Totvs Reports.
Exemplo:
- Comando SQL: Comando SQL a ser executado para o Indicador. Se forem utilizados Filtros para o Indicador, as condições de filtro SQL estarão definidas junto ao filtro. A validação do comando SQL e de todas as informações do Indicador pode ser realizada através do botão "Validar". Caso o comando SQL tenha referência a comandos GROUP BY, HAVING, ORDER BY, UNION, etc, o comando deve ter a cláusula <WHERE> referenciada através numatag, e esta, será substituída pelas condições de filtro SQL definidas, juntamente com os comandos WHERE e AND.
Exemplo:
SELECT CAMPO1, VALOR FROM (
SELECT CAMPO1, SUM(VALOR) VALOR
FROM TABELA
<WHERE>
GROUP BY CAMPO1
HAVING SUM(VALOR) > [VALOR]
UNION
SELECT CAMPO1, SUM(VALOR) VALOR
FROM TABELA2
<WHERE>
GROUPY CAMPO1)
HAVING SUM(VALOR) > [VALOR]
ORDER BY CAMPO1
Substituir a tag<WHERE> pelo conteúdo abaixo, de acordo com os filtros criados para o Indicador com referência as condições do Comando SQL informado:
WHERE (ID_UNIDADEADM = [UNIDADEADM])
AND (DT_OPERACAO >= [DATAI])
AND (DT_OPERACAO <= [DATAF])
AND (FG_ORCCST = 'C')
O filtro [VALOR] utilizado na cláusula HAVING será criado sem informação do Comando SQL (condição) que aplica o filtro, para não ser colocado automaticamente nas condições dos filtros.
Filtros
Objetivo:Informar e configurar os filtros que poderão ser utilizados para o Indicador.
...