Versões comparadas

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Produto:

Microsiga Protheus

Versões:

11 e 12

Passo a passo:

O Portal Protheus disponibiliza serviços na Web para agilizar e facilitar o compartilhamento de informações entre seus clientes, fornecedores, parceiros, usuários internos e externos; toda a comunicação entre os servidores Web e os servidores Corporativos é efetuada através de Web Services.

Para habilitar os WebServices é necessário que o Serviço HTTP esteja ativo. Este serviço permite que as informações sejam publicadas na WEB.
Assim, a configuração inicia-se habilitando o serviço HTTP e configurando a porta aos quais todos os outros serviços dependentes deste irão utilizar para a publicação das informações.

Observação: Os serviços devem ser configurados pelo WIZARD (SRVWIZARD), pois a cada módulo WEB instalado são descompactados arquivos importantes no diretório informado na configuração. Estes arquivos são de extensão exclusiva da Microsiga, os *.MZP, e que apenas com o Wizard será possível a correta instalação.


Aviso
titleAviso: Alteração de comportamento

Alteração efetiva a partir da LIB Label 20170208, com o font XmlWsCvs.prw de data igual ou superior a 29/03/2017, nas versões 11 e 12 do Protheus.

Para atender a orientação de mercado, os serviços SOAP do Protheus não retornam mais o stack completo de error.log.

Ao ocorrer um erro no sistema, é gerado um SoapFault 500, somente com a mensagem “Internal Server Error”. O envio do error.log pelo canal HTTP não será mais realizado.

O erro ainda poderá ser verificado no sistema através dos arquivos de log do appserver.exe.

Fonte: http://tdn.totvs.com/pages/viewpage.action?pageId=311632028



Para configurar, siga o procedimento abaixo:
- Primeiramente, baixe os Arquivos de portais no Portal do Cliente, e descompacte na pasta Systemload


Expandir
titlePara Protheus 11, clique aqui...

- Portal do Cliente: http://suporte.totvs.com
- Menu Downloads e Atualizações
- Linha Protheus
- Microsiga Protheus Versão 11
- Todos
- Categoria: Arquivos de portais
- Baixe o arquivo ARQUIVOS DE PORTAIS

Obs.: se não estiverem aparecendo as versões, em "Filtros de pacotes" selecione "Todos pacotes disponíveis" e selecione a categoria novamente.



Expandir
titlePara Protheus 12, clique aqui...

- Portal do Cliente: http://suporte.totvs.com
- Menu Clique em Downloads e Atualizações
- Linha Na opção Outras linhas de Produto selecione Protheus
- MICROSIGA PROTHEUS VERSÃO 12 FRAMEWORK.1.XX (onde XX é a versão da sua release)
- Todos
- Categoria: Arquivos de portais
- Baixe o arquivo ARQUIVOS DE PORTAIS
Obs.: se não estiverem aparecendo as versões, em "Filtros de pacotes" selecione "Todos pacotes disponíveis" e selecione a categoria novamente.




- Após baixar e descompactar o arquivo, abra o Smartclient, e no Programa Inicial, digite: SRVWIZARD

 
 

- Clique 2 vezes em Servidor Internet (HTTP/FTP) para expandir, clique em HTTP, e verifique se a caixinha Protocolo Habilitado está marcada, e confirme a Porta de Conexão (recomendamos que seja diferente de 80, que é a porta padrão do HTTP, e é utilizada por serviços do Windows).



- Após a confirmação, clique em Módulos Web e então clique em Novo Módulo



- Em Módulo Web, selecione WS - Microsiga Protheus Web Services
- Em Nome da Instância digite ws
- O Diretório Raiz das imagens será preenchido automaticamente
- Em Selecione o Environment, clique e selecione o ambiente do Protheus que será utilizado
- Marque a caixinha Habilitar processos na Inicialização do Servidor, e clique em Avançar



- Na tela Configuração de Hosts X Empresas/Filiais, em Hosts, digite o endereço, porta e pasta da instância do Webservice, conforme exemplo: localhost:8079/ws (não digite o "http"). Caso o servidor não seja local, digite o IP do servidor.
- Em Selecione a Empresa/Filial, selecione a Empresa que estará vinculada a este Webservice, então clique em Relacionar. A ligação entre o Host e a Empresa será listada em Relacionamentos
- Clique em Avançar



- Na tela Configuração de usuários, em Mínimo Usuários e Máximo Usuários, que é a quantidade de threads que será aberta em execução (Mínimo) e a quantidade de threads que será aberta em espera (Máximo), digite as quantidades desejadas e clique em Finalizar



- Será exibida uma janela de confirmação da criação do Módulo Web. Clique em Sim



- Ao final será exibido um aviso solicitando a reinicialização do Protheus para que a configuração entre em vigor. Clique em Fechar
- Após configurar o Webservice, é necessário configurar o Portal. Clique novamente em Módulos Web e clique em Novo Módulo
- Em Módulo Web selecione PP - Portal Protheus
- Em Nome da Instância digite pp
- O Diretório Raiz das imagens será preenchido automaticamente
- Em Selecione o Environment, clique e selecione o ambiente do Protheus que será utilizado
- Marque a caixinha Habilitar processos na Inicialização do Servidor
- Em URL do Protheus Web Services, preencha o endereço que foi criado na etapa anterior para o Webservice. No nosso exemplo: http://localhost:8079/ws
- Clique em Avançar



- Na tela Configuração de Hosts X Empresas/Filiais, em Hosts, digite o endereço, porta e pasta da instância do Portal, conforme exemplo: localhost:8079/pp (não digite o "http"). Caso o servidor não seja local, digite o IP do servidor.
- Em Selecione a Empresa/Filial, selecione a Empresa que estará vinculada a este Portal (geralmente será exibida apenas uma opção Todas as Empresas e Filiais), então clique em Relacionar. A ligação entre o Host e a Empresa será listada em Relacionamentos
- Clique em Avançar



- Na tela Configuração de usuários, em Mínimo Usuários e Máximo Usuários, que é a quantidade de threads que será aberta em execução (Mínimo) e a quantidade de threads que será aberta em espera (Máximo), digite as quantidades desejadas e clique em Finalizar



- Será exibida uma janela de confirmação da criação do Módulo Web. Clique em Sim



- Ao final será exibido um aviso solicitando a reinicialização do Protheus para que a configuração entre em vigor. Clique em Fechar

- Após essa configuração, finalize o Totvs Wizard e reinicie o Protheus para que as alterações passem a vigorar. O arquivo appserver.ini será alterado com essas configurações, e a parte da configuração HTTP, WebService e Portal deve ficar semelhante ao exemplo abaixo:

Bloco de código
titleAppserver.ini
linenumberstrue
[HTTP] 
ENABLE=1 
PORT=8079
PATH=C:\TOTVS 12\Microsiga\help-online
Environment=P12

[localhost:8079/ws]
ENABLE=1
PATH=C:\TOTVS 12\Microsiga\protheus_data\web\ws
ENVIRONMENT=P12
INSTANCENAME=ws
RESPONSEJOB=JOB_WS_01010101
DEFAULTPAGE=wsindex.apw

[JOB_WS_01010101]
TYPE=WEBEX
ENVIRONMENT=P12
INSTANCES=1,1
SIGAWEB=WS
INSTANCENAME=ws
ONSTART=__WSSTART
ONCONNECT=__WSCONNECT
PREPAREIN=01,010101

[ONSTART]
JOBS=JOB_WS_01010101,JOB_PP

[localhost:8079/pp]
ENABLE=1
PATH=C:\TOTVS 12\Microsiga\protheus_data\web\pp
ENVIRONMENT=P12
INSTANCENAME=pp
RESPONSEJOB=JOB_PP

[JOB_PP]
TYPE=WEBEX
ENVIRONMENT=P12
INSTANCES=1,1
SIGAWEB=PP
INSTANCENAME=pp
ONSTART=STARTWEBEX
ONCONNECT=CONNECTWEBEX
ONEXIT=FINISHWEBEX
WEBSERVICELOCATION=http://localhost:8079/ws


- Após reiniciar o Application Server, para testar se o serviço dos Webservices iniciou corretamente, abra o endereço do WebService no navegador (Internet Explorer, que é o navegador homologado para Portais e Webservices), conforme exemplo: http://localhost:8079/ws