Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Totalizadores

Através da rotina

...

"Cadastro de Totalizadores

...

" o usuário poderá cadastrar os totalizadores e acumuladores para os campos padrões existentes nos ítens da planilha ou da visão orçamentária.

Os campos padrões já existentes nos itens da planilha ou visão orçamentária são os seguintes:

...

  • Classe Orçamentária

...

  • Centro de Custo

...

  • Item Contábil

...

  • Classe de Valor

...

  • Operação

Se for necessário, também pode-se criar um totalizador para um campo de usuário. Para tanto selecione a opção

...

"Outro

...

" no

...

"Assistente de Inclusão

...

" e identifique o campo de usuário desejado do item da planilha ou da visão orçamentária.


...

Procedimentos

Para configurar os totalizadores

...

  1. Acesse no menu principal a opção Totalizadores.

...

  1. Especifique em qual tipo de cadastro de totalizador ou acumulador deseja efetuar a manutenção:

...

  • Totais da planilha orçamentária (tabela AKK).

...

  • Totais da visão orçamentária (tabela AKQ).

3.

...

Para cadastrar um novo totalizador e acumulador, acesse a opção

...

"Incluir

...

".

4.

...

Ao iniciar o

...

"Assistente de Inclusão

...

", selecione um campo padrão para gerar o totalizador e o acumulador. O sistema apresentará a tela para

...

"Selecionar o Campo

...

" conforme as seguintes opções:

...

  • Classe Orçamentária

...

  • Centro de Custo

...

  • Item Contábil

...

  • Classe de Valor

...

  • Operação

...

  • Outro

A opção

...

"Outro

...

" somente deve ser utilizada caso queira um campo totalizador que não seja sugerido pelo sistema, ou no caso de se tratar de um campo customizado pelo usuário.

5.

...

Após selecionar o campo para totalização, o sistema exibe as perguntas conforme a seguir, para que se informe o título referente às pastas do totalizador e do acumulador. Estas pastas serão criadas no cadastro dos itens da planilha e na visão orçamentária.

...

  • Total por?

...

  • Cumulado Por?

6.

...

Após informar os títulos das pastas, o sistema exibe uma tela com as perguntas a seguir, para os campos do sistema que compõe o totalizador e o acumulador.

...

  • Entidade Origem?

...

  • Ordem Pesquisa?

...

  • Campo Origem?

...

  • Descrição?

...

  • Campo Destino?

Somente será necessário preencher manualmente estes campos se no

...

"Assistente de Inclusão

...

" a opção utilizada foi

...

"Outro

...

" (vide item 4).

Para os totalizadores padrões, estas informações de origem e destino serão preenchidas automaticamente pelo sistema.

7.

...

Ao confirmar a operação clicando no botão

...

"Finalizar

...

" o sistema criará automaticamente o Bloco ADVPL do campo selecionado para o totalizador e o acumulador e que será visualizado na planilha e na visão orçamentária.

8.

...

Após confirmar o cadastro dos totalizadores, serão criadas duas pastas nos cadastros da planilha ou da visão orçamentária com os títulos informados no item 5.