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  • Antigo - Manual de Instalação do Portal de Mobilidade via instalador

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Âncora
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Outubro/2017INSTALADOR PORTAL MOBILEVersão 20145PIMS CS – Manutenção Automotiva
Âncora
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Âncora
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Histórico de Revisão

Data

Versão

Descrição

Autor

06/09/2016

1.0

Versão Inicial

João Vinícius Sonsim da Silva

19/10/2016

1.1

V12.1.14

João Vinícius Sonsim da Silva

19/12/2016

1.2

V12.1.15

João Vinícius Sonsim da Silva

28/07/2017

1.3

V12.1.17

João Vinícius Sonsim da Silva

06/10/2017

1.4

V12.1.18

João Vinícius Sonsim da Silva

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

03/04/2017

1.5

v12.1.20

João Vinícius Sonsim da Silva










  1. Sumário

Introdução
Requisitos de Software para o Portal de Mobilidade
Requisitos de Hardware para o Portal de Mobilidade
Observação
Informações Importantes
Instalação
Atualização
Informações adicionais

LISTA DE FIGURAS
Figura 1 - Menu Parâmetros Iniciais
Figura 2 - Menu Instalação
Figura 3 - Menu Banco de Dados
Figura 4 - Menu Acesso
Figura 5 - Resultado dos testes
Figura 6 - Informações da Licença
Figura 7 - Dados usuário admin
Figura 8 - Botão Setup Concluído
Figura 9 - Menu Parâmetros Iniciais
Figura 10 - Menu Instalação
Figura 11 - Resultado dos testes
Figura 12 - Editar Permissões do site no IIS
Figura 13 - Aba segurança
Figura 14 - Alterando permissões de usuário
Figura 15 - Removendo "Somente Leitura"
Figura 16 - Executando scripts de atualização do banco de dados
Figura 17 - Menu administrador
Figura 18 - Menu Importar Licença
Figura 19 - Importar chave de licença
Figura 20 - Importar Serviços
Figura 21 - Importação de Serviços

...


Plataforma: Necessário um servidor para a instalação do Portal, não necessariamente dedicado, que possua uma arquitetura de 32 ou 64 bits. É recomendado utilizar uma arquitetura de 64 bits, já que esta arquitetura suporta a utilização de mais de 4GB de RAM, tendo-se assim um melhor desempenho do servidor.

  • Sistema operacional: exige-se a utilização do Windows Server 2008 ou Windows Server 2012. O sistema operacional também deve ser compatível com a arquitetura do Servidor 32 ou 64 bits.
  • Memória RAM: 4GB disponíveis por instância;
  • Processador: Dual Core 2.0 GHZ ou XEON 2.0 GHZ
  • Espaço em Disco: 10GB (o espaço em disco total leva em conta os espaços requeridos pela instalação do .NET, pelo Servidor de aplicações IIS. Entretanto, caso o servidor armazene o banco de dados do PIMS, deve ser considerado à parte o espaço necessário).
  • Rede: É necessário que o Servidor esteja em Rede, tanto para acesso interno ou externo. O acesso externo é necessário para que os dispositivos, que estão no campo, tenham acesso aos cadastros.

...


Os Acessos ao Portal e aos serviços usam o Protocolo HTTP.

Âncora
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Informações Importantes

...

  • ID do cliente (campo obrigatório)
    • Deve conter a ID única do cliente registrada na Totvs para uso do Portal de Mobilidade. Essa ID deve ser fornecida ao cliente junto com o fechamento do contrato.
  • E-mail
    • Inserir o e-mail para o qual deseja que seja enviada o Código da licença de uso do Portal de Mobilidade. O código é único e exclusivo e contém a quantidade de dispositivos liberados, os aplicativos e o tempo liberado para uso do Portal de Mobilidade.
  • Código da Licença (campo obrigatório)
    • Inserir o código enviado pela TOTVS
  • Escolha o local para instalar o Portal (campo obrigatório)
    • Indique o diretório onde o Portal de Mobilidade será instalado. O diretório sugerido é C:\inetpub

Como fazer:

  1. Insira a ID do cliente e clique no botão . A ID será enviada aos servidores da TOTVS para validação, após alguns segundos o instalador receberá uma resposta, caso a ID seja válida será exibido na frente do campo o ícone , caso a ID não seja válida será exibido o ícone , se não foi possível realizar a comunicação com os servidores TOTVS será exibido o ícone . Somente é permito prosseguir com a instalação caso a ID do cliente seja válida ou se não foi possível realizar a comunicação com os servidores da TOTVS.
  2. Caso ainda não possua a chave de licença, preencha o campo E-mail com o e-mail no qual deseja receber a chave e clique no botão , caso o e-mail tenha sido enviado para a TOTVS o seguinte ícone é exibido , se não foi possível enviar o e-mail para a TOTVS o ícone é exibido. Caso não receba uma resposta da TOTVS com a chave favor entrar em contato pelo telefone (18) 3302-1200.
  3. Em posse da chave de licença insira no campo Chave e clique no botão . Caso a chave seja válida o seguinte ícone é exibido , se se a chave não for válida o ícone é exibido. Somente é possível prosseguir com a instalação se a chave de licença for válida.
  4. Escolha o diretório para a instalação do Portal de Mobilidade. O diretório sugerido é C:\inetpub, caso queira escolher outro diretório, basta digitar o caminho desejado, ou procurar um diretório clicando no ícone .

...


Antes de iniciar o processo de atualização do Portal de Mobilidade é necessário parar o Site no IIS (Internet Information Service) e aguardar no mínimo 5 minutos antes de iniciar o processo de atualização.
Menu Parâmetros Iniciais

Âncora
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Figura 9 - Menu Parâmetros Iniciais
O menu parâmetros iniciais permite escolher o aplicativo PIMS (PIMS Cana ou PIMS Multicultivos), o SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados) do Pims, a operação que será realizada Instalação ou Atualização e o tipo da instalação (Teste ou Produção). Para atualizar o Portal de Mobilidade, selecione o Aplicativo PIMS, selecione o SGBD, marque a opção atualização e clique no botão para indicar onde está instalado o Portal de Mobilidade que será atualizado, e selecione o tipo de instalação (Teste ou Produção), após, clique em Avançar. O idioma do instalador segue o idioma do Sistema Operacional.




Menu Instalação

Âncora
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Figura 10 - Menu Instalação
No menu instalação é necessário realizar as seguintes configurações:

  • ID do cliente (campo obrigatório)
    • Contém a ID única do cliente registrada na Totvs para uso do Portal de Mobilidade. Essa ID é recuperada das configurações atuais do Portal de Mobilidade
  • E-mail
    • Inserir o e-mail para o qual deseja que seja enviada a chave de licença de uso do Portal de Mobilidade. A chave é única e exclusiva e contém a quantidade de dispositivos liberados, os aplicativos e o tempo liberado para uso do Portal de Mobilidade.
  • Chave (campo obrigatório)
    • Inserir a chave enviada pela TOTVS
  • Escolha o local para instalar o Portal (campo obrigatório)
    • Indica o local da instalação do Portal de Mobilidade que será atualizada.

Como fazer:

  1. Caso ainda não possua a chave de licença, preencha o campo E-mail com o e-mail no qual deseja receber a chave e clique no botão , caso o e-mail tenha sido enviado para a TOTVS o seguinte ícone é exibido , se não foi possível enviar o e-mail para a TOTVS o ícone é exibido. Caso não receba uma resposta da TOTVS com a chave favor entrar em contato pelo telefone (18) 3302-1200.
  2. Em posse da chave de licença insira no campo Chave e clique no botão . Caso a chave seja válida o seguinte ícone é exibido , se se a chave não for válida o ícone é exibido. Somente é possível prosseguir com a instalação se a chave de licença for válida.

...


Instalação em ambiente de teste
Para realizar a instalação em ambiente de teste é necessário entrar em contato com a TOTVS para que seja gerada uma ID de cliente com liberação de instalação ou atualização de um ambiente de teste. Após negociado com a TOTVS será liberada uma ID e Chave de licença contendo os aplicativos que forem negociados e o ambiente de teste ficará disponível por 30 dias a partir da data de geração da chave de licença. A instalação do ambiente de teste deve ser realizada em no máximo 24 horas após a liberação da chave de licença, pois, ela é válida apenas por 24 horas após a sua geração. Se não for possível realizar a instalação dentro das 24 horas, será necessário entrar novamente em contato com a TOTVS para geração de uma nova chave de licença.
Liberar permissões de acesso ao diretório de instalação do Portal de Mobilidade através do IIS
Após clicar em "Validar" na tela de Acesso (Figura 4) a tela de resultado dos testes é exibida (Figura 10).

Âncora
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Figura 11 - Resultado dos testes
Havendo erros ou não, antes de corrigir ou concluir a instalação, execute os seguintes procedimentos:

  • Abra o IIS (Internet Information Service), clique com o botão direito sobre o nome do Site Portal de Mobilidade e clique em "Editar Permissões"

...



Âncora
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Figura 14 - Alterando permissões de usuário

  • Clique na aba "Geral", desmarque o atributo "Somente Leitura", clique no botão "Aplicar" e depois no botão "OK"

...


Atualizar o banco de dados
Após concluir a instalação abra a url http://localhost/Setup/Base.aspx (onde localhost é o endereço principal de acesso ao Portal de Mobilidade. Feito isso serão executados os scripts de atualização do banco de dados.

Âncora
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Figura 16 - Executando scripts de atualização do banco de dados



Importar Licença através do Portal de Mobilidade
Caso o servidor de onde será instalado o Portal de Mobilidade não possua acesso ao servidor da Totvs localizado no IP 189.16.105.147 será necessário realizar manualmente a importação da Licença através do Portal de Mobilidade. Para isso vá até o menu "Administrador" (Figura 16).

Âncora
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Figura 17 - Menu administrador
Navegue até o item "Importar Licença" (Figura 17).

Âncora
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Figura 18 - Menu Importar Licença
Na tela seguinte (Figura 18) inclua a sua chave de licença e clique em "Importar Configuração", caso não seja possível importar, solicite junto a Totvs o arquivo da sua licença, para importa-lo clique em "Upload License" e indique o arquivo enviado pela Totvs. Após isso o Portal de Mobilidade terá toda as informações referentes a duração da licença, quantidade de dispositivos e aplicativos liberados.

Âncora
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Figura 19 - Importar chave de licença
Importação de serviços
Após realizar a instalação é necessário fazer a importação dos serviços que serão utilizados no Portal, para isso vá até o menu "Administrador" (Figura 16). Navegue até o item "Importar Serviços" (Figura 19).

Âncora
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Figura 20 - Importar Serviços
Na próxima tela escolha os serviços que deseja importar, atentando-se para sempre manter a origem e os destinos iguais, ou seja, quando a origem for "Manfro", o destino deve ser "Manfro", como na Figura 20.

Âncora
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Figura 21 - Importação de Serviços
Caso não seja possível realizar a importação dos serviços através da comunicação com os servidores Totvs, solicite junto a Totvs os arquivos para que seja realizada a Importação Manual, para isso, indique a Totvs quais os serviços serão importados. Após recebidos os arquivos, vá até a seção Importação manual, indique qual o serviço a ser importado, clique em Upload Serviços e encontre o arquivo referente ao serviço.
Alterando formato da data do client Oracle
Deve-se verificar no regedit a seguinte chave: HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Wow6432Node\ORACLE\KEY_OraClient10g_home1\NLS_LANG
A chave NLS_LANG deverá ficar com valor igual AMERICAN_AMERICA.XXXXXXXX

Deve-se criar neste diretório abaixo a chave NLS_DATE_FORMAT com valor igual DD/MM/YYYY.
HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Wow6432Node\ORACLE\KEY_OraClient10g_home1

Formato de Data do Windows
Neste passo deve-se verificar o formato de data do Windows. Entrar em Painel de Controle>>>Região e Idioma>>>Configurações Adicionais>>>Data
O formato de data deverá estar como dd/MM/aaaa


Configurando a manipulação de arquivos .apk no IIS
A partir da versão 12.1.14 do Portal de Mobilidade o gerenciamento dos aplicativos dos dispositivos móveis passou a ser realizado diretamente pelo Portal.
Para que essa gerencia possa ser realizada corretamente, é necessário configurar o IIS para manipular arquivos com a extensão .apk, para isso, siga os passos a seguir:

  • Abra o IIS
  • Clique no site PortalMobile
  • Encontre a opção "Tipo de MIME", como na imagem abaixo:


  • Clique em adicionar e acrescente o seguinte "Tipo de MIME"
    • Extensão: .apk
    • Tipo: application/vnd.android.package-archive

...