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Ação:

Descrição:

Gerar Cotação

Quando acionado possibilita a geração de cotações para a oportunidade de venda.

Nota
titleNota:

Geração de cotações para oportunidades de venda de Prospects/Leads

O CRM permite criar oportunidades de venda para Cliente do ERP ou Prospect/Lead - inexistente no ERP linha Datasul. Para Cliente, a cotação é gerada diretamente para o cliente ERP da oportunidade de venda e as regras são as mesmas, como se a geração fosse efetuada pelo próprio ERP DATASUL.

Devido a inexistência de Prospect/Lead no ERP, o CRM gera as respectivas cotações para o cliente genérico do módulo Cotação de Venda - Veja mais informações sobre cliente genérico em: Parâmetros Cotações Vendas - QO0301 – Cliente Estadual.

Informações
titleImportante:

Quando a cotação é aprovada, é necessário cadastrar as demais informações do Prospect/Lead para que seja convertido em Cliente (informações obrigatórias do ERP), acessar a cotação de venda vencedora e alterar de cliente genérico para o novo cliente gerado (antigo Prospect CRM), acessar a oportunidade de venda e fechar.

Parâmetros envolvidos

- Código do Prospect ou Lead; - Nome Abreviado Prospect ou Lead; - Tabela de Preço ERP; - ID da Oportunidade; - ID da Campanha do CRM.

Desta forma quando estamos trabalhando com PROSPECT ou LEAD a Cotação é gerada para o cliente genérico e quando a cotação é aprovada o cliente deve:

- Entrar no CRM, incluir as informações no PROSPECT ou LEAD necessárias para ele virar CLIENTE (informações obrigatórias do ERP); - Entrar na Cotação de Venda vencedora e alterar do cliente genérico para o novo CLIENTE gerado (antigo prospect CRM); - Entrar na Oportunidade de Venda e fechar.

O CRM permite criar oportunidades de venda para Cliente do ERP ou Prospect/Lead - classificação esta inexistente no ERP linha Datasul. Devido a inexistência da classificação no ERP, o CRM gera as cotações de Prospect/Lead para o cliente genérico do módulo Cotação de Venda. Veja mais informações sobre cliente genérico em: Parâmetros Cotações Vendas - QO0301 – Cliente Estadual.

A oportunidade de venda pode sofrer atualizações conforme as movimentações da cotação. Para isso, é necessário validar no programa Alterar Parâmetros os seguintes parâmetros no CRM:

  • Ignora itens perdidos na geração de cotação/pedido?: Quando ativo, os produtos perdidos da oportunidade são desconsiderados no momento que é gerada uma cotação/pedido com base na oportunidade de venda.
  • Movimentar a oportunidade ao movimentar a cotação?: Quando ativo indica que deve ser movimentada a oportunidade de venda do CRM ao ser movimentada a cotação de venda, ou seja, ao cancelar a cotação a oportunidade no CRM é movimentada para fase 'Perdida', ao liberar a cotação a oportunidade de venda é atualizada para a fase 'Fechada' - significa que a cotação foi ganha e assim a oportunidade deve ser fechada como vencedora. Para que essas movimentações sejam executadas, é necessário parametrizar definir na estratégia de venda as fases para 'Cotação Gerada', 'Fechada' e 'Perdida'.

Outros parâmetros envolvidos são:

  • Total de cotações por oportunidade: O CRM possibilita a geração de cotações de venda para uma mesma oportunidade, com quantidade limitada de acordo com este parâmetro. Porém, quando for efetuada a geração da cotação de venda, não será possível analisar a cotação que movimentou a oportunidade, pois existirá várias cotações para a mesma oportunidade de venda que estão em fases diferentes.
  • Abrir tela progress de Cotação (QO0310)?: Este parâmetro funciona somente para o CRM Metadados/Flex. Quando ativo, indica que deve ser aberta a tela progress de cotação (QO0310), caso contrário deve ser aberta a tela metadados de cotações.
  • Obrigatório item na oportunidade para geração de cotação: Quando ativo indica que será obrigatório informar os itens na oportunidade para gerar a cotação de venda.

Gerar Pedido de Venda

Quando acionado é possível gerar um pedido de venda para a oportunidade.

Nota
titleNota:

Para poder gerar pedido de venda por intermédio da oportunidade e seguir o mesmo fluxo do ERP, o cliente da oportunidade deve ser um cliente do ERP. O fluxo envolve ações importantes como: completa pedido, liberação, bloqueios, validações, faturamento e cancelamento.

A cada movimentação do pedido de venda no ERP, a oportunidade relacionada pode ser atualizada caso estiver ativo o parâmetro 'Movimentar oportunidade ao movimentar o pedido de venda?', no programa Alterar Parâmetros. Quando ativo, indica que deve ser movimentada a oportunidade de venda do CRM ao movimentar o pedido de venda. Dessa forma o CRM terá o seguite comportamento:

  • Atendimento: Quando o pedido for atendido, a oportunidade de venda será movimentada para 'Fechada' (Vencedora).
  • Cancelamento do Pedido: Quando o pedido de venda for cancelado, a oportunidade de venda será movimentada para 'Perdida'.
  • Suspensão: Quando o pedido for suspenso, a oportunidade de venda será 'Suspensa'.
  • Reativação: Quando o pedido for reativado, a oportunidade de venda será 'Reativada'.

Além do parâmetro de movimentação, há também os seguintes parâmetros envolvidos:

  • Obrigatório item na oportunidade para geração de pedido de venda: Quando ativo indica que será obrigatório informar os itens na oportunidade para gerar o pedido de venda.
  • Abrir tela progress de Pedido (PD4050)?: Quando este parâmetro estiver selecionado significa que após a geração do pedido de venda o CRM irá abrir a tela PD4050 com o pedido de venda gerado. Isto para CRM metadados/Flex.
  • Ignora itens perdidos na geração da cotação ou pedido de venda?: Quando ativo, irá desconsiderar os produtos perdidos da oportunidade no momento que for gerada uma cotação/pedido com base na oportunidade de venda.
Informações
titleImportante:

É necessário atentar-se as seguintes restrições:

  • PD4000: Não possui os campos 'Campanha' e 'Oportunidade' na tela para que seja feita alguma manutenção;
  • QO0310: Não possui os campos 'Campanha' e 'Oportunidade' na tela para que o usuário faça alguma manutenção;
  • PD4050: Quando o parâmetro 'O CRM está integrado ao ERP - Datasul 11 (EMS)? - Integração On-Line' está ativo, a aba 'CRM' fica visível para que seja possível selecionar a campanha e/ou a oportunidade desejada. Dessa forma, mesmo que a inclusão do pedido de venda seja feita por esta tela, poderá ser informado a qual campanha e oportunidade este pedido pertence;
  • O CRM não controla inclusão e exclusão de itens do pedido ou cotação, ou seja, ao incluir/excluir um item na cotação ou pedido de venda relacionado a oportunidade, o item não é incluído/excluído da oportunidade de venda.
Lista de CotaçõesExibe e disponibiliza para detalhamento e exclusão os contatos da oportunidade de venda.
Lista de Pedidos de VendaExibe e disponibiliza para detalhamento e exclusão os contatos da oportunidade de venda.
Calcular( ? )

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