Histórico da Página
Linha de Produto: | Microsiga Protheus ® | ||||||||||||||||||
Segmento: | Serviços | ||||||||||||||||||
Módulo: | Contabilidade Gerencial - (SIGACTB) | ||||||||||||||||||
Rotinas: |
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Situação/Requisito: | Na geração da Escrituração Fiscal Digital - Contribuições, registros M400 e M800, se faz necessário informar a conta contábil de receita utilizada nos itens da Nota Fiscal de Saída. | ||||||||||||||||||
Solução/Implementação: | Realizada melhoria no cadastro de Lançamento Padrão (CTBA080), com a criação do campo CT5_CTAREC na tabela de lançamento padrão (CT5), onde é possível indicar a conta contábil de receita do lançamento contábil de registro dos itens da Nota Fiscal de Saída (lançamento padrão 610), essa informação será salva na tabela itens de venda da NF (SD2). | ||||||||||||||||||
Requisito/Story/Issue (informe o requisito relacionado): | DSERCTR1-8746 DSERCTR1-7563 | ||||||||||||||||||
País(es): | Brasil | ||||||||||||||||||
Banco(s) de Dados: | Todos homologados pelo Protheus | ||||||||||||||||||
Tabelas Utilizadas: | CT5- Lançamento Padrão SD2- Cabeçalho das NF de Saída | ||||||||||||||||||
Sistema(s) Operacional(is): | Todos homologados pelo Protheus | ||||||||||||||||||
Documentos de referência: | |||||||||||||||||||
Documentos relacionados: |
Descrição
No cadastro de Lançamento Padrão (CTBA080), com a criação do campo CT5_CTAREC na Tabela de Lançamento Padrão (CT5), onde é possível indicar a conta contábil de receita do lançamento contábil de registro dos itens da Nota Fiscal de Saída (lançamento padrão 610), essa informação será salva na Tabela Itens de Venda da NF(SD2).
Procedimento para Implantação
Importante (Apenas para clientes com Garantia Estendida )
Antes de executar o compatibilizador informe o U_UPDCTB é imprescindível:
- Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório PROTHEUS_DATA\DATA, se versão 10, ou \PROTHEUS11_DATA\DATA, se versão 11) e dos dicionários de dados SXs (diretório PROTHEUS_DATA_SYSTEM, se versão 10, ou \PROTHEUS11_DATA\SYSTEM, se versão 11).
- Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
- Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
- Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
- O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.
Atenção O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente! A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto, antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:
Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS! |
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- Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client (se versão 11), digite o nome do compatibilizador no campo Programa Inicial. Descreva se o compatibilizador deve ter uma data específica ou superior para que a atualização nos dicionários seja efetuada corretamente. Importante: Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a 12/04/2018.
- Clique em OK para continuar.
- Após a confirmação é apresentada a janela para seleção do compatibilizador. Selecione o programa U_UPDCTB
- Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
- Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
É apresentada uma mensagem explicativa na tela. - Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
- Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
- Clique em OK para encerrar o processamento.
- Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
Atualizações no Dicionário de Dados
- Criação de Campos no arquivo SX3 – Campos:
- Tabela CT5 - Lançamentos Contábeis
Campo | CT5_CTAREC |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 1 |
Decimal | 10 |
Formato | |
Título | Cta Receita |
Descrição | Conta de Receita |
Nível | 1 |
Opções | 1=Não;2=Débito;3=Crédito |
Inicializador padrão | "1" |
Validação | Pertence("1|2|3") |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Não |
Help | Indica se o lançamento contábil gerado possuirá a conta de receita principal e se estará no campo de débito ou crédito, esta informação será utilizada na geração do EFD-Contribuições |
Procedimento para Utilização
1. No módulo Contabilidade Gerencial (SIGACTB), acesse Atualizações / Entidades / Lançamento Padrão.
Insira ou altere o Lançamento Padrão 610 (Inclusão de NF - Itens) informando na Aba Entidades corretamente as contas Débito e Crédito , além do valor a ser contabilizado, na aba Valores.
Na aba Outros, configure o campo Cta. Receita (CT5_CTAREC), com as seguintes opções:
- Crédito: Obterá a conta do campo CT5_CREDIT para gravação no D2_CTAREC;
- Débito: Obterá a conta contábil do campo CT5_DEBITO para gravação no D2_CTAREC;
- Não: Não considerará o lançamento gerado. Esta opção indica que o lançamento contábil não envolve a conta de Receita.
2. No módulo SIGAFAT, caso nos parâmetros de geração do Documento de Saída, a contabilização for off-line, é necessário executar a rotina Miscelânea / Fechamento / Contabilização OffLine de Documentos de Saída (CTBANFS);
3. A contabilização dos documentos de saída através do LP 610 analisará o conteúdo do campo CT5_CTAREC e efetuará a gravação do campo D2_CTAREC, que será usado na rotina de Apuração da EFD-Contribuições;
Obs: Para o processo de Preparação dos Documentos de Saída será necessário ter pedidos de venda liberados por crédito e estoque, sendo que os produtos podem estar ou não configurados com o código da atividade (B5_CODATIV) e INSS Patron. (B5_INSPAT). Após a Preparação dos Documentos de Saída (Notas Fiscais de Saída), deverá ser efetuada a contabilização, pelo lançamento padrão 610, onde este lançamento deverá estar configurado indicando a conta contábil de receita (CT5_CTAREC), a qual será levada ao item contabilizado (D2_CTAREC).